ZeroPhone custa 50 dólares e tem como base o Raspberry Pi Zero

15 Comentários

Cada vez há mais pessoas que levam a sério aquela velha máxima do “faça pela sua mão”. Desde o computador lá de casa até outros sistemas que estão montados para ajudar em várias tarefas de entretenimento, as pessoas querem ter uma palavra a dizer. Agora pode fazer o seu próprio telemóvel por menos de 50 euros.

Um grupo de programadores levou a coisa a sério e desenvolveu um projeto que permite construir um telefone móvel a partir de um Raspberry Pi Zero e deram-lhe o nome de ZeroPhone.

Raspberry Pi Zero na base do ZeroPhone


Esta pequena placa, que tem sido difícil de conseguir dada a sua procura, está na base deste projeto que tem como filosofia o Open Source. Aposta em materiais baratos (por cerca de 50 dólares no eBay conseguem-se todos os componentes) e permite a qualquer entusiasta destes meandros ter um telemóvel funcional que privilegia a privacidade, sem intromissão de operadoras ou fabricantes.

Mas o projeto não se fica pelo hardware. Pensem agora no que se pode desenvolver em termos de aplicações que podem correr em cima desta placa… um dia quem sabe se não poderá ter, por exemplo, ter o Pipplware, que vai já na sua versão 6:

Chegou o novo Pipplware 6 para o Raspberry Pi

 

ZeroPhone – Um telemóvel à sua medida, feito por si

Os responsáveis desta ideia basicamente estavam fartos do conceito atual dos smartphones. Estes estão sempre a ser mudados, sempre a evoluir no caminho do favorecimento dos fabricantes e das marcas por trás dos sistemas operativos e sempre tudo controlado (a privacidade) pelos fabricantes quer do hardware, quer do software.

Assim, decidiram meter a mão na massa e criaram um dispositivo Open Source que reunisse determinadas características basilares à liberdade de escolha. O ZeroPhone, baseado no Raspberry Pi Zero permite que adicione um modem 2G (que se pode substituir por um 3G), um módulo Wi-Fi, saída HDMI e de áudio, uma porta USB, um teclado numérico e um pequeno ecrã de 1,3 polegadas.

Claro que poderá não querer um ecrã tão pequeno, poderá querer um ecrã com multi-toque e com modernidade, mas isso é possível, essa riqueza está implícita neste projeto e por isso é que esta é a base de partida para onde lhe levar a imaginação, pese o facto de haver algumas limitações óbvias da própria placa que está na base de tudo isto, mas a imaginação poderá fazer deste equipamento muito mais que o ponto de partida.

 

Não, não vai haver uma campanha crowdfunding

Não é bonito, é verdade que não traz as linhas que marcam os lançamentos dos smartphones, nem tem aqueles toques de design elegantes que mostram o cuidado na sua criação.

Este telefone tem todos os componentes à mostra, todos eles estão bem à vista, pelo menos para já não tem um invólucro que cubra os circuitos. O resultado é um dispositivo em bruto e a placa de circuito impresso domina tudo. Mas tem o seu toque de sedução pois não tem uma mão comercial, industrial, por trás – pode ser do seu fabrico artesanal.

Este telefone pode fazer e receber chamadas, contudo, tem também a capacidade de executar pequenas aplicações escritas em Python (outras línguas podem ser adicionados no futuro) e que se podem visualizar num ecrã OLED monocromatico com uma resolução de 128×64 píxeis.

No Reddit, o projeto tem um sub-canal específico para se discutiu várias secções do projeto e espera-se que dentro de um mês haja uma campanha de financiamento coletivo para comprar estes telefones já construídos e prontos para uso por aqueles que querem investir nessa ideia tão atraente e diferente…

Via

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de abdu
  2. Avatar de Rui
    Rui

    Claro eu estaria intressado, com um pouco mais de elegancia mas estou das oprradores que não dão nada e nos obrigam constantemente a contractos ou não temos os melhores tarifários. Por exemplo o meu filho num país desta amada Europa, fez um contracto mas ofereceram-lhe o ultimo do Iphone (7) assim está bem aqui pagas e tens de fazer o contracto, raio que os parta ….

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Já ao tempo que não compro um telemóvel à operadora… E não tenho o zero phone!

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Obrigam a contratos? Só se quiseres!

      Portugal é o país de não haver contratos!

  3. Avatar de TheDude
    TheDude

    “…a sério aquela velha máquina do “faça por sua mão”. ”
    Não seria máxima? E faça por sua mão parece um termo brasileiro. Que aconteceu ao “faça você mesmo”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é tipo faça pela sua mão, faça por sua mão, faça você mesmo, faça com as suas mais… neste sentido como se usava dizer. A ideia era a pessoa meter as mãos à obra.

    2. Avatar de André
      André

      Sim, a expressão usada atualmente parece muito PT-BR.

      1. Avatar de XJarreta
        XJarreta

        André, aqui no Brasil também é “faça você mesmo”, claramente inspirada no inglês DIY…

        A frase “faça por sua mão” parece ser própria do Vítor mesmo… rsrs

        1. Avatar de Vítor M.

          Faça pelas suas próprias mãos… aaa vocês nunca ouviram? 😀 Lá está, têm de vir ao norte do país para aprender a falar 😀

    3. Avatar de Faustojcb
      Faustojcb

      Aqui no Brasil é Faça você mesmo. Achei que faça por sua mão era o comum aí em Portugal

      1. Avatar de Tiago Jordan
        Tiago Jordan

        Concordo com Faustojcb, no entanto ao ler os comentários percebe que não, A frase é clara e deu de identificar logo de cara!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Não percebi a parte da operadora. Funciona sem cartão SIM? Certamente que não.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Também conheço o NoPhone. https://www.thenophone.com

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      LOOOL não conhecia e ainda fiquei a toa será isto verdade? Mas sim aparentemente é… há cada uma……… xD

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Sim, é verdade e até posso confirmar que foram recebidos pelos shark tank. Eu vi esse episódio. Foi uma coboidada, foi o que foi… não se livraram de serem gozados. Mas no entanto admito que são corajosos, até porque esse novo produto que apresentam (a caixa vazia) do air phone ainda não existia nessa altura.