VIA Technologies disponibiliza mini PC por 38 euros

33 Comentários

…com Android 2.3

Como referimos aqui, o segmento dos Mini PCs está a tornar-se numa oportunidade interessante de negócios para os mais diversos fabricantes. As características, consumo energético e interfaces disponibilizadas por estes mini equipamentos são muito atractivas e o preço de comercialização é também um factor que tem levado ao sucesso de muito destes projectos.

Depois do aparecimento do projecto Raspberry Pi (ver aqui), do Cotton Candy – Um mini-computador numa PenUSB e do AllWinner A10 MK802 – Um mini PC com Android 4.0 ICS , a VIA Technologies disponibilizou recentemente o seu mini PC por apenas 38 euros (à taxa de conversão actual). Vamos conhecer as características deste interessante mini PC.

apc_00

O MiniPC da VIA Technologies (baptizado de APC) é uma placa no formato Neo-ITX (170 x 85 milímetros), compatível com os chassis Mini-ITX e MicroATX e oferece ao utilizador um interessante poder computacional. O APC vem equipado com Android 2.3 e tem integrado um conjunto de interfaces que permitem a este equipamento seja ligado a um monitor ou por exemplo a uma TV. A versão do Android que equipa o APC sofreu algumas optimizações por forma a suportar a ligação de um rato e um teclado, trazendo também já algumas aplicações pré-instaladas. via_01

Ficha Técnica

Fabricante: VIA Technologies

Modelo: APC 8750

Preço: 49 dólares (+/- 38 euros)

Processador: VIA WonderMedia ARM 11 com Microporcessador a 800 Mhz

Memoria RAM: 512 MB DDR3

Memória de armazenamento: 2 GB NAND Flash

Tamanho: Neo-ITX (170 x 85 milímetros)

Outros:

  • Suporte para HD TV
  • Porta VGA e HDMI
  • 4 portas USB 2.0
  • 1 slod microSD
  • Porta RJ45 10/100 Mbps

O APC consome cerca de 4 Watts quando o sistema está em gestão de energia e cerca de 13,5 Watts quando o sistema está em carga máxima. Estes valores correspondem a cerca de 1/10 do consumo de um PC normal.

apc_05

Segundo informações oficial disponibilizadas no site da VIA Technologies, o APC estará a venda a partir de Julho de 2012 pelo preço já referido. Quando à chegada do equipamento ao mercado português, ainda não há qualquer informação.

Homepage: APC | Mais imagens

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    parece bom mas já ouvi falar muito mal da marca VIA

    1. Avatar de Soulless
      Soulless

      A VIA já foi uma marca onde se podiam esperar problemas à partida, na altura em que tive um AMD K6-2@400MHz. O chipset era super instável, só dava problemas, e o “flame” na internet à marca era constante. No entanto já tive depois disso uma outra board com chipset VIA que era suposto ser só para desenrrascar por uns tempos enquanto fazia transição do sistema para dual-core, etc. (que ainda por cima era uma board de upgrade, ou seja, suportava DDR1, DDR2, AGP e PCI Express) e esta veio mostrar-se como uma das boards mais estáveis que já tive… Nunca deu problemas, não era para grandes performances e tinha as suas limitações mas fora disso 5 estrelas. Tanto que ainda hoje funciona.
      Conclusão, todas as marcas tem os seus azares e são capazes do melhor e do pior. =)

      1. Avatar de Ace
        Ace

        Comparo a VIA com a ASRock, antigamente tinham fama de não serem grande espingarda, no entanto a qualidade aumentou substanciamente, mas como se sabe, a má fama custa a desaparecer.

        1. Avatar de carlos
          carlos

          os carpc sao na grande parte deles feitos com placas via e cpus via

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Deveria ter pelo menos 1Gb de Ram…
    Assim não terá uma vida util muito longa…

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Pra que queres 1gb a correr android 2.3?

  3. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Sou leigo na matéria, mas isso poderá vir a servir de media player?

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Sim mas torna-se um pouco foleiro apostar em algo que apenas debita 720p :S

      1. Avatar de Redin
        Redin

        E alem disso suspeito que nem sequer som digital tem. Um SPDIF optica ou coaxial.
        Se isto poder vingar ate mesmo a XBMC poderá ter uma participação para esta plataforma.
        É a minha aplicação de eleição.

  4. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Então e reprodução de vídeo em fullhd? é possível? E integração de uma placa whireless, placa de som externa etc? é possível como num PC normal? é que a ser possível seria fácil produzir um media center de qualidade com pouco dinheiro

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Full HD… Não me parece,ja que aparentemente está limitado plo CPU. Todos os dispositivos USB deven funcionar dese que existam drivers respectivos para ARM Linux, mas não sei se o dispositivo emite som plo HDMI.

  5. Avatar de antonio
    antonio

    seria interessante ter wireless e caixa.

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Caixa pode-se utilizar uma Mini-ITX que tambem é compativel (apenas chato elas serem tao cáras) e aind fica com espaço pra um HDD 2.5” extra
      Wireless tambem se pode usar uma pen USB

  6. Avatar de rafael
    rafael

    Como é que posso comprar um menino destes??

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Se lesses o artigo de ponta a ponta (e até não custa nada porque é bem pequeno), saberias que o aparelho estará à venda a partir de Julho, não havendo ainda data de comercialização em Portugal.

  7. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Pace-me ter pouco CPU, qual o GPU disto? Já podia vir co o ICS, prefiro o Cotton Candy ou AllWinner A10 MK802 que são apenas um pequeno stick que pode ser alimentado pelo próprio USB, com CPU e GPU mais potentes. Esses sim vão ser um briquedo para comprar.

  8. Avatar de Ace
    Ace

    Este MiniPC é no minimo esquizito, contem algumas vantagem em relação ao Rpi mas depois peca em outras cruciais para este segmento que deve vingar em ser utilizado para Mini Home Servers e Mini Media players.

    -Tem uma porta VGA que ajuda na connectividade mas a HDMI apenas suporta no max. 720p (AFAIK)
    -Tem entrade de energia directa de um transformador mas tambem para uma fonte, será necessário utilizar ambos?
    -4 Portas USB + Ethernet + MicroSD será tudo limitado pelo mesmo controlador USB?
    -512MB de RAM e processador ARM 800MHZ e não suporta full 1080p?

    1. Avatar de random
      random

      Se a memória não me falha, num outro artigo que li sobre este produto a resolução maxima suportada era 720p

      1. Avatar de Ace
        Ace

        Exacto, O Rpi que tem sensivelmente o mesmo CPU (aliás o do Rpi é ARM11 700MHz e este 800) com metade da RAM e suporta FullHD.

        Algo me diz que este CPU faz decoding do video por software enquanto o Rpi o faz plo GPU o que acelera bem as coisas

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Boas.
          O Raspberry tem um GPU Mali-400MP que provavelmente faz com que seja possível fazer os 1080p (mesmo na descompressão de filmes).

  9. Avatar de Viper

    Excelente artigo, parabéns. Não fazia ideia que um (mini)pc com este hardware seria tão económico.

    Só um pequeno pormenor, é corrigir microprocesssador em “Microporcessador a 800 Mhz”. E a palavra slot em “1 slod microSD”.

  10. Avatar de Blizard

    Esta placa tem características que lhe permitem perfeitamente ter ICS!

  11. Avatar de Paulo Ribeiro

    se fizer a pre-encomenda agora so chega em julho… não ha mais alternativas ? de preferencia em território portugues?

    1. Avatar de Nelson Bartolomeu
      Nelson Bartolomeu

      Alternativas idênticas penso que só existe esta, que é uma solução completa:
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/chegou-a-staples-o-gadget-mais-esperado-do-ano/

  12. Avatar de Tcoiso
    Tcoiso

    Acho que um Linux mais genérico seria mais indicado que o Android. Android é bom para telemóveis, tablets e afins. Para um dispositivo destes acho que lhe tira alguma versatilidade. Certamente não irão faltar guias de como instalar uma mini-distribuição Linux. Mas tendo em conta o preço, especificações e o trabalho extra, não será um concorrente à altura do Raspberry Pi.

    1. Avatar de RGD
      RGD

      Tcoiso, abordas uma questão que eu próprio ia colocar: porquê Android em vez de um Linux mais genérico? Penso ter lido (posso estar enganado) que android nem é assim tão leve quanto isso e que há distros linux mais leves. Será que escolheram Android por uma questão de marketing? É um SO tão famoso hoje em dia que mencioá-lo ajuda a vender.

  13. Avatar de Luis Ferreira
    Luis Ferreira

    Sem duvida que o dominio da microsoft está para acabar.Já estou a ver as possibilidades de um dispositivo do genero:controlo de casa inteligente,computador de bordo para carro e moto,media player.Acredito que este é apenas um de uma avalanche de dispositivos low cost maseados em Android que veem ai.

  14. Avatar de Paulo Costa

    Boas

    Bom, parece este site refere que o VIA MiniPC suporta Full-HD (1080p): http://liliputing.com/2012/05/via-apc-a-49-android-computer-with-an-arm11-cpu.html, agora na realidade é esperar pela descrição oficial das características/capacidades e por reviews.

    Vi um comentário (aqui: http://www.bit-tech.net/news/hardware/2012/05/23/via-apc-8750/1) que fala isto: “Note that the processor itself supports 1080p, but VIA has for no readily apparent reason decided to restrict it to 720p in the APC. Also, check out the stuff VIA is leaving unused: infra-red support, MPEG-TS decoding for DVB reception, camera input, TV/LCD/LVDS outputs, gigabit Ethernet (if you spend the cash adding in the required PHY), JTAG port, six UARTs, two I2Cs, two SPIs…”

    No próprio site da Wonder Media, indica que esse CPU/GPU (WONDERMEDIA PRIZM WM8750) suporta 1080p, entre outras características:
    – 800Mhz ARM1176JZF processor
    – OpenGL-ES 2.0 compliant graphics processor
    – Multi-standard 1080p video decoding engine
    – H.264 video encoding
    – DDR2/DDR3 DRAM interface
    – Multiple video interface including HDMI, LVDS, TV-out, DVO and VGA
    – Flexible networking and peripheral interface
    – Advanced hardware security engine

    Aqui: http://www.wondermedia.com.tw/en/products/platform/soc/wm8750/index.jsp

  15. Avatar de RGD
    RGD

    Acho que um dos factores decisivos para o sucesso destes mini PC será a adesão de uma boa comunidade de pessoas capazes de dedicar o seu tempo a desenvolver software (SO, aplicações) para correr no hardware específico do PC. O hardware deste pode ser o melhor de todos, mas se ficar “preso” ao android 2.3, imagino que não venha a ter muito sucesso.

  16. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Pergunta estúpida. Esse computador tipo banana serve exatamente para quê?

  17. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Para o pessoal mais entendido, eu quero construir um mini servidor, eu com este hardware e com o SO android (que é o que se usa com este pc) consigo colocar torrents/emule e partilha de ficheiros (colocando os discos via usb)?

  18. Avatar de Nuno Goncalves
    Nuno Goncalves

    Lançam uma board com 512MB de RAM e q vem com android 2.3 … tipo … produto novo com entrada direta pro museu.