Vamos transformar o RPI num servidor de e-mail? (Parte II)

10 Comentários

O Raspberry PI é um projecto de sucesso nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc, etc.

Depois de ensinarmos a instalar o Citadel, hoje vamos ensinar a configurar o mesmo.

citadel_18

Citadel

O Citadel é um projecto de código aberto,alternativo ao MS Exchange,  que foi desenvolvido com o intuito de ser simples, versátil e completo. Apesar da ideia inicial deste projecto consistir na criação de um BBS  (bulletin board system), rapidamente o projecto cresceu e ganhou funcionalidades viradas para o serviço de -mail. Das funcionalidades que hoje suporta destaca-se:

  • Suporte para os protocolos: SMTP, IMAP e POP3.
  • Suporte para XMPP (Citadel pode funcionar como um servidor Jabber para mensagens instantâneas)
  • Interface Web muito intuitivo
  • Possibilidade de integrar com o spamassassin e ClamAV para filtragem de spam e vírus
  • Suporte para LDAP e Active Directory
  • Funcionalidade básicas de groupware (Calendários, Reuniões, catálogos de endereços, notas, tarefas)

Depois da instalação do Citadel, há algumas configurações que devem ser realizadas.

Veja a 1ª parte deste Tutorial

Configurar o domínio

Agora que temos o Citadel em funcionamento, há alguns passos que devemos fazer ao nível da configuração. Para começar, precisamos de configurar o nome de domínio. Para isso, fazemos o login, e clicamos no botão Administration.

Citadel_00

Depois nas configurações globais selecionamos a opção Domain names and Internet mail configuration

Citadel_02

Agora no campo seguinte configuramos o nome do nosso domínio.

Exemplo:  (pplware.no-ip.org sem o prefixo www.)

Citadel_03

Configuração de contas de utilizadores

Para criar, apagar ou editar contas de utilizadores, voltamos ao menu de Administração e escolhemos  (Adicionar, alterar, excluir contas de utilizador no painel de gestão de contas de utilizadores)

Citadel_04

No painel seguinte vamos a adicionar um novo nome de utilizador. Este nome de utilizador que configuramos vai servir para endereços de e-mail.

Citadel_05

No ecrã seguinte, adicionamos uma password e damos permissão para enviar e-mails. Clicamos no botão guardar alterações.

Citadel_06

Agora a nossa nova conta de e-mail tem acesso a calendários partilhados, notas, tarefas, chat, etc.

No final destas configurações, não nos podemos esquecer de abrir os portos onde funcionam os protocolos de e-mail no nosso router e redirecionar os pedidos para o nosso raspberry pi.

  • SMTP porto 25
  • IMAP porto 143
  • POP3 porto 110

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de adiemlaonun
    adiemlaonun

    Não conhecia, aparenta ser uma alternativa muito interessante ao caro MS Exchange.
    Bom artigo 🙂

  2. Avatar de joao
    joao

    Muito bom… posso usar como servidor de mail pessoal? sem estar associado a um dominio?

  3. Avatar de semente
    semente

    Por baixo o que é que esta solução usa? Postfix?

  4. Avatar de Xico
    Xico

    Muito bacano.. Vou testar..

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Afinal, sempre já tinham referenciado a utilização deste conceito com o RP. Pena que não dava para ser lembrado, visto que a primeira parte data de 19 de maio de 2014.
    Obrigado PPlware.

  6. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    Bem, tentei colocar um comentário com uma alternativa ao no-ip utilizado neste artigo contendo um link para um manual que criei, mas aparentemente não passou o crivo da censura…

    Para clientes PT (MEO e PT EMpresas) existe o serviço gratuito Dynip (ou DynDNS), infelizmente não posso partilhar o link para o manual que criei, pelo que podem procurar mais informação nos motores de busca…

    Como tinha dito no comentário não aprovado, vou ver se testo isto estes dias num dos meus RPI.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Posso ter acesso a esse teu manual ?

  7. Avatar de Victor Guerreiro
    Victor Guerreiro

    Boas, gostaria de saber o seguinte:
    fiz tudo certinho… abri as portas com sucesso, criei o DNS mas algo não funciona, ou seja ao meter o DNS criado e apontado para o RPI quando meto o “endereço_rpi_dns” não vai para a pagina do login do citadel mas sim para a pagina de login do router!
    quando meto “endereço_rpi_dns”:80 faz o mesmo
    ja testei “endereço_rpi_dns”:25/143/110 e nada de nada
    alguma sugestão??

    1. Avatar de Cidney
      Cidney

      Olá, tem que redirecionar as portas para o ip da Raspberry como citado no texto. Não só abrir, redirecionar tambem

  8. Avatar de Marcio
    Marcio

    nao vem com a opção administração…nao da pra configura