Marshmallow já corre em 10% dos dispositivos Android

59 Comentários

A luta constante do Android para conseguir manter-se actualizado, não tem funcionado da forma como a Google queria. Os fabricantes demoram a lançar as actualizações para os seus dispositivos e isso atrasa o crescimento das novas versões.

Mas, lentamente, a diferença entre versões tende a esbater-se e o Android Marshmallow, a mais recente, está agora num patamar confortável, ao ter atingido os 10%.

Marshmallow

Este valor pode parecer muito baixo, se for comparado com as restantes versões e até com o que a concorrência tem, mas a verdade é que os dados mais recentes, referentes a Junho, mostram que a última versão do Android está agora nos 10%. De Março até agora, o crescimento parece ter sido notável, já que há 3 meses este sistema apenas estava presente em 2,3% dispositivos.

Era espectável que este crescimento fosse feito à custa da versão anterior, o Android Lollipop, mas a verdade é que foi conseguido apenas com o decréscimo de versões bem mais antigas (Jelly Bean e KitKat). O Android Lollipop mantém-se nos 35,4%.

O crescimento do Marshmallow parece estar a resultar apenas de um factor. A idade de muitos dos equipamentos começa a ultrapassar a barreira dos 3 anos e por isso a maioria dos utilizadores opta por trocar por um mais recente.

Marshmallow

Ao fazê-lo, e se estivermos a olhar para as gamas médias e altas, é inevitável que seja o Android Marshmallow a estar presente nestes novos equipamentos que estão agora no mercado. Logo, é quase inevitável que seja o Marshmallow a crescer.

Será curioso ver como será o crescimento do Marshmallow agora que o Android N está prestes a chegar. Demorou um ano e meio para que o Lollipop conseguisse dominar o mercado Android e o mesmo deverá acontecer ao Marshmallow, mas isso apenas será possível de confirmar dentro de alguns meses.

O Android N não deverá ter impacto imediato e irá depender dos fabricantes para se impor, mantendo a tão inconveniente fragmentação dentro do universo Android.

Android Developers

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Uma coisa que nunca ninguem fala nas actualizaçoes sao o facto das operadoras dificultarem e muito, no meu caso, e ja nao é a primeira vez que me queixo, a MEO como ja nao vende o Z3 compact ja nao actualiza tambem.
    Ja agora alguem me pode expicar como funciona as actualizaçoes em arcas como a Xiaomi ou Meizu.

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Antigamente é que as atualizações dependiam da operadora, tipo nos Nokia com sistema Symbian… hoje em dia que eu saiba depende do fabricante, no entanto nunca mais comprei telefones bloqueados por isso já não sei se é disso…

      1. Avatar de joao
        joao

        Pois, mas ei como comprei bloqueado á MEO nao e actualizado porque eles ja n vemdem este modelo, no entanto o M ja saiu nesse modelo em Portugal dia 24 de Abril……por isso dependo da operadora, em aparelhos bloqueados

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        O que é que estás a dizer?! Nos Androids e antes nos Windows Phone, dependem da operadora.
        Agora é que os Windows Mobile já não dependem, mas os Androids continuam a depender (os bloqueados à operadora, claro).

    2. Avatar de IC
      IC

      João, tenho um Xiami MI5 e as actualizações não dependem da Vodafone. Ainda hoje actualizou.

      1. Avatar de joao
        joao

        As actualizaçoes sao feitas pela marca?

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Claro! Se não tem rom modificada pelas operadoras (como acontece em todos os modelos Androids bloqueados) como é que o update iria depender da operadora???

          1. Avatar de joao
            joao

            Sim tudo bem, como sabia perguntei

      2. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Mas a Vodafone não vende esse telemóvel! Ou seja é um telemóvel desbloqueado a qualquer operador. Quando o telemóvel é bloqueado a uma operadora as atualizações dependem da operadora. Por exemplo o telemóvel da minha esposa que é bloqueado à MEO apenas à uma mês atrás é que recebeu uma atualização disponibilizada para os aparelhos desbloqueados à cerca de um ano atrás…

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      XDA-Developers é sempre uma boa solução! 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ou cyanogen

  2. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Enquanto a Google não mudar as regras, este tipo de artigos não fazem qualquer sentido.

    A Google devia obrigar os fabricantes a disponibilizar pelo menos actualizações de segurança.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Quem tem de obrigar são os clientes! Se os clientes não se importam e continuam a comprar é porque não dão importância a isso.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      A Google não quer saber nada disso, quer é telemóveis baratos, para ter mais “clientes”.

  3. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Que comédia…. 10%? Daqui a pouco sai o android N e as pessoas nem chegaram a testar a versão anterior….

    1. Avatar de Fishmaster
      Fishmaster

      O mais engraçado é que estes 10% em numero total de equipamentos e superior aos 90% de outras empresas ( ͡~ ͜ʖ ͡°)

  4. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    As pessoas chegam a testar porque quando sair o android N, as pessoas mudam de telemóvel, mas depois como existe poucos ou são muito caros, vão para algum com Marshmallow, é por isso é que aparece esta percentagem de 10%. Existe tanto fabricante que lança telemóveis atuais, mas que se for preciso vem com a versão do android antigo.
    Depois temos o problema de updates, que não existe no android, la temos os nexus e os antigos motorolas que ainda vão dando cartas nesse nível. Agora tudo o resto chapeu.

    Cada versão do android dizem que fica mais optimizado e a melhor gerir a ram, mas para nada porque os telemóveis antigos que precisam dessas optimizações e melhorias nêm sai da versão que vem de fabrica do android, e os novos, andam a brincar as especificações, ja se fala em telemóveis com 4 e 6gb.. e octacores.

  5. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    E a Asus não consegue atualizar o Zenfone 2, ainda está no 5.0… Mas aquele monte de lixo que ela coloca no sistema tem umas 5 atualizações por dia.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Não sabias disso quando compraste asus?

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Não achei que era tanto!

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Se frequentas o Pplware não devia ser novidade nenhuma!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenho no meu Asus zenfone 2 o 6.0.1 há uma semana

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Qual o modelo do seu? A última notícia que li era que o primeiro a receber a atualização seria o zenfone 2 laser.

        O meu é o dengue 2 padrão, com 4GB de RAM, ZE551ML.

        Acho que está atrasando por conta do processador ser x86.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não é bem não conseguir. Não está para isso

  6. Avatar de Rei dos Petiscos
    Rei dos Petiscos

    Por isso é que eu desde 2011 só tenho Nexus. Nexus 6P a bombar Android N beta, super estável.

    O resto do pessoal normalmente só experimenta novas versões quando compra smartphone novo.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Além de que o Nexus 6p é um dos Androids mais bonitos do mercado.
      Android? Nexus ou Xiaomi (que tem a única interface Android não puro que é boa e muito bela).

      1. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Permite-me dizer que a EMUI da Huawei também não fica muito atrás mas a skin da Xiaomi é superior. No entanto o Huawei P9 é também um equipamento belíssimo, muito parecido ao Nexus 6P, que no final de contas também foi feito pela Huawei.

      2. Avatar de Rui
  7. Avatar de moveis
    moveis

    Aqui há gato tenho cá em casa 8 ou 9 dispositivos android com o so 4.4 e 5 e actualizações para eles estou na Batalha o único que vai actualizando é material chinoca, a Acer,Bq, Samsung, etc. não actualizaram

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Há gato onde? As marcas não prestam e deixam os clientes na mão. Curiosamente a Xiaomi dá um melhor suporte que marcas da modinha, como a Samsung.
      É irónico. Tomara a Samsung ter uma interface tão bonita e fluida como a MIUI e dar o suporte que a Xiaomi dá.

  8. Avatar de João Manuel Moutinho
    João Manuel Moutinho

    Hmmm pergunto-me se sairá para o huawei p8 lite.

    1. Avatar de Mourão
      Mourão

      Sim, vai sair.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Basta passares pelo xda que já têm lá disponível no tópico desse dispositivo..

      1. Avatar de João Manuel Moutinho
        João Manuel Moutinho

        E como posso fazer isso?

        1. Avatar de Ruben S
          Ruben S

          No caso de ser desbloqueado podes fazer forçar através da app hicare , caso sejá bloqueado terás que aguardar pela operadora .

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Já saiu. Atualizou pra o 6.
      O emui passa tb de 3.1, para a versão 4.

  9. Avatar de me and me
    me and me

    so gostava de saber quantos dispositivos esses 10% representam….

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      9% é nexus, os restantes 1% é outras marcas

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Muitos, mas os 90% que não o têm são muitíssimo mais

      Se tu vais fazer uma app, vais apontar a 100% do mercado (porque os 10% com o Marshmallow também a poderão usar) mas não usas as novas funcionalidades do Marshmallow ou apenas a 10% e usas.

      Ou ainda, porque é que achas que a Apple se gaba dos números altíssimos de atualizações para as últimas versões do iOS e o do OS X?

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Não se gaba ela dos modelos mais antigos que depois de atualizados ficam pior do que o que estavam, ou das funcionalidades que eles não recebem apesar de ser a “mesma” versão do SO.

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          LOL para ti! Antes ficar pior e ter a oportunidade de escolher se quero atualizar ou não, do que ficar na mão sem atualização.
          Deixa-te de tretas, Limbus, o único iPhone que não tem uma performance tão boa é o 4s, de 2011! E mesmo assim foi preciso chegar Setembro de 2015 para perder performance. Antes disso teve 4 anos de atualizações em que se portou bem.
          Já os Androids OFICIALMENTE não passam dos 2 anos, isto nos Nexus, porque 99% das outras marcas nem dois anos de suporte a atualizações dá.
          RIDÍCULO!

          1. Avatar de Adrien
            Adrien

            O Nexus 7 de 2013 ainda recebe atualizações mensais de segurança

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Bom, objectivamente o 4s da minha filha com as últimas actualizações do ios está cada vez mais lento. Antes até que estava bastante bem.

    3. Avatar de me and me
      me and me

      estava a falar em numero de unidades…
      100.000; 300,000…..

  10. Avatar de Southgaia
    Southgaia

    Já corre em 10%? Ou “ainda” corre em 10%?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Passou de 2,3% para 10%, por isso “JÁ corre em 10%”

  11. Avatar de Filipe Jardim
    Filipe Jardim

    As atualizações deviam vir diretamente da google e nunca das operadoras ou do fabricante do telefone….

  12. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    LOL.
    10%, 8 meses depois.
    90% do povo anda todo feliz com os seus telemoveis com specs de papel.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Sem contar que o N está aí à porta… LOL

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por falar em specs de papel.
      Ainda tenho um S4 a funcionar que dá baile ao Iphone 5 da minha namorada.
      Pode já não ter actualizações oficiais, mas para ficar naquele estado mais valia estarem quietos.
      Já sei que criticam a malta que anda a inventar com roms etc…
      A questão é, alguns forçam instalação de custom roms pra melhorarem o desempenho dos telemoveis, enquanto que outros gabam-se de ter actualizações que pioram o desempenho de dos dispositivos mais antigos. Eu sinceramente não percebo a quem querem chamar burro.
      Vejo vantagens nos Iphones, nos Androids…e só não conheço WP por isso nem comento, agora dizer que alguma destas marcas é de longe superior? Não posso.

  13. Avatar de Cesar5Silva
    Cesar5Silva

    Será que o Z3 vai receber o Android M? Tenho um modelo desbloqueado e nada de atualização. A minha namorada tem um S5 e já tem o Android 6 prai à um mês lol

  14. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Isto é o ppl todo com o CM13… xD
    Tou tentado a ir para o Xiaomi Mi5 Pro mas n tive a melhor experiência com o MIUI em outros devices… apps q n funcionam, outras que crasham… enfim…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Essa MIUI foi instalada por ti ou vinha de loja? É que o mei MI4c vinha com uma rom marada da loja, crashava o youtube, as menssagens ficavam cortadas a meio e sei lá o que poderia ter mais. Instalei uma rom nova de raiz e ficou perfeito 🙂

  15. Avatar de Joaquim Lopes
    Joaquim Lopes

    Se a noticia fosse sobre Windows Mobile o titulo seria “ultima versão do Windows Mobile ainda só corre em 10% dos Lumia”
    Se a noticia fosse sobre iOS o titulo seria “ultima versão do iOS ainda só corre em 10% dos iPhones”

    Também não deixa de ter alguma graça o pessoal falar em CM13 e afins, como se fosse a sua instalação fosse uma coisa ao alcance do comum dos mortais.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Já tive cyanogen e não é assim tão complicado, tão para “nerds”. Basta ler com atenção