TSMC decide mesmo aumentar o preço dos seus chips, exceto para a Apple

16 Comentários

A TSMC é a maior fabricantes de semicondutores do mundo e tem como clientes algumas das mais poderosas marcas do segmento tecnológico. No entanto, a empresa de Taiwan tenciona aumentar o preço dos seus chips no próximo ano de 2023. Mas a Apple e a Nvidia já se vieram opor a esta decisão.

Contudo, as mais recentes informações adiantam que a TSMC não recua neste aumento de preços, no entanto, parece que a Apple será (novamente) beneficiada.



TSMC vai aumentar preços, mas a Apple terá algumas vantagens

A Apple foi a primeira a recusar o aumento dos preços dos chips da TSMC para o ano de 2023, seguindo-se a Nvidia com a mesma atitude. Esta subida dos preços, entre 6% e 9%, deve-se essencialmente à inflação e ao facto de a queda nos envios de produtos estar a provocar um aumento do stock dos mesmos o que, no fundo, significa dinheiro empatado para as fabricantes, algo que deve ser evitado ao máximo, dada a recessão que se espera que chegue nos próximos tempos.

Mas as informações recentes indicam que a TSMC não vai voltar atrás na sua decisão e vai mesmo aumentar o preço dos seus chips… no entanto, parece que este aumento ver ser efetivamente aplicado e sentido por todas as suas clientes, à exceção da Apple.

A marca da maçã é, de longe, a maior cliente da fabricante de Taiwan, correspondendo a quase 50% de toda a sua produção. Em termos de comparação, a Apple representa uma percentagem de encomendas superior às da AMD e Nvidia juntas.

Por esse motivo, a empresa de Tim Cook será beneficiada neste processo de aumento de preço no sentido em que poderá aceder a um desconto, o qual se vai traduzir numa subida de valor de apenas 3% no caso da marca de Cupertino. Já empresas como a Intel terão um aumento de 6%, enquanto que nomes como a Qualcomm e a MediaTek vão ver alguns dos seus chips a ficar 9% mais caros.

Já há um ano, a TSMC tinha anunciado um aumento de preços entre 10% e 20%, sendo que para a Apple essa subida foi de apenas 3%.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    Já era de esperar. A Apple tem contratos mais privilegiados com a TSMC, domina sempre desde o início o volume de produção nos processos mais caros.

    1. Avatar de PauloS
      PauloS

      Nao esquecer que foi gracas a Apple que a TSMC se tornou no que é hoje. A gorillaGlass é outra.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Felizmente mesmo com tais aumentos deve continuar a ser infinitivamente mais barato que construir as fábricas, comprar as máquinas, contratar os trabalhadores, lidar com greves, lidar com sindicatos, tudo lá nos EUA.
    Por isso vão ter de pagar e calar.

    Admira-me o contrato com a Apple não aumentar também ao mesmo nível das outras, não é como se a Apple tivesse alternativas viáveis… ou fosse gastar milhares de milhões para fazer a sua própria fábrica… aquilo é uma empresa de espremer toda a gente para ganhar ao máximo… os aumentos de custos na produção são reflectidos no preço pago pelo consumidor e até com um ligeiro aumento de lucros se for necessário, pelo que a empresa nunca sai prejudicada a menos que não consigam enganar gente suficiente nas vendas de determinado produto, o truque é só arredondar o preço para cima e acabar em 99.

    1. Avatar de PauloS
      PauloS

      Nao aumenta a Apple por uma razao de gratidao. Foi a Apple que deu a mao a TSMC para chegar onde chegou. O chip A9 para o iphone 6s era feito pela samsung e pela tsmc que na altura estava até atrasada com 16nm contra 14nm. Foi a Apple que investiu e fez a empresa crescer e hoje tem prioridade pelo tratamento que ja foi alvo da Apple. A gorila glass é igual, estava na falencia e foi a Apple que recuperou a empresa e a catapultou para o sucesso. No mundo dos negocios a gratidao é das melhores ferramentas para o sucesso, nunca cuspir no prato de quem nos deu a mao.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        :S inventa menos se faz favor! em negócios destes não há lugar para gratidão.
        gorila glass não é uma empresa, é um produto da Corning que já era uma empresa de grande dimensão muito antes dos smartphones – nada de falências!

        1. Avatar de PauloS
          PauloS

          Se nao sabes o que dizes mais valia estares calado! A apple é a maior financiadora da TSMC, por isso tem prioridade sempre! Um ignorante como tu devia era aprender com quem sabe, e eu que estou por dentro dos negócios da Apple sei do que falo.

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Mas vai ser graças à Apple que vai perder clientes. Se houver beneficiados então os outros vão para os concorrentes.
            Apple has RIP TSMC

          2. Avatar de V.T.
            V.T.

            Para o Palinho são todos ignorantes… Avé César!

          3. Avatar de Castro
            Castro

            com esse tipo de discurso podemos concluir que não sabes do que falas.

          4. Avatar de PauloS
            PauloS

            Samaelgor claro que nao. Ve-se mesmo que n percebes muito do assunto. A TSMC é a maior e melhor fabricante de chips do mundo, as outras preferem ser a 2a e 3a opcao mesmo sabendo que a Apple tem prioridade do que irem para outra fabricante. A propria intel e nvidia sabem que a Apple tem prioridade e mesmo assim pagaram e bem para ser a TSMC a fabricar os seus chips. A Amd é outra que precisa da TSMC e nao vai mudar!

          5. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Então eu é que não sei? Mas afinal és tu que não sabes? A AMD fez negocio com a Samsung para que esta faça os chips AMD de 3 nanometro. Caso não saibas ainda os chips da Tesla e da Qualcomm também são produzidos pela Samsung. Cada vez mais os clientes deixam a TSMC.

          6. Avatar de PauloS
            PauloS

            Oh samuelGor a AMD passou para a samsung porque a TSMC é que os rejeitou pois ja faz para Apple, Intel e Nvidia que sao muito mais relevantes! A samsung n presta, e basta ver os exynos como sao sempre o soc mais fraco do mercado

    2. Avatar de Castro
      Castro

      É a Apple que na prática ajuda em boa parte do financiamento da TSMC para as novas fábricas para os chips da Apple, pagando adiantado. Pagar adiantado dá muitos privilégios (nos contratos), e provavelmente será mais dispendioso do que o que as outras empresas no fim têm que pagar.

  3. Avatar de oh
    oh

    Faz sentido. Boa decisão na minha opinião. Nãos faz sentido prejudicar o melhor/principal cliente.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas a Nvidia ja veio dizer que tambem quer os chips mais baratos. Como e que vai ficar essa historia ? Divorcio anunciado ? Vamos ver.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      O pplware tem que fazer update aqui a noticia, visto a Apple ja ter aceite o aumento dos precos.
      Nao ha ca almocos gratis, esta tudo mais caro.