Switch TP-Link: Mais 8 portas a Gigabit no router do operador

17 Comentários

Cada vez mais os routers domésticos são mais compactos e com mais tecnologia. No entanto, estes equipamentos, devido ao seu reduzido tamanho, têm cada vez menos portas Ethernet. Além da box da TV, da central de segurança, da smartTV e da box Android… onde ligar outros equipamentos que apenas têm ligação à rede através da interface RJ45?

A solução passa por um Switch! Hoje damos a conhecer o Switch TP-Link TL-SG1008D.



Hoje em dia quando se fala em soluções de comunicação para casa e até para o escritório, a tecnologia Wi-Fi é de imediato apontada como a preferida. No entanto, são ainda vários os equipamentos que não possuem suporte para ligar a redes Wi-Fi e, além disso, há equipamentos que necessitam de uma ligação estável e com a melhor largura de banda.

Para quem necessita de mais portas RJ45 para ligar os equipamentos à rede a solução passa por adquirir um, de preferência pequeno e já com portas a Gigabit. Neste segmento a nossa sugestão vai para o Switch TP-Link TL-SG1008D que disponibiliza 8 portas a 10/100/1000 Mbps (Auto-Negociação, com suporte para Auto MDI / MDIX, ou seja, elimina a necessidade de usar cabos cruzados).

O Switch TP-Link TL-SG1008D não tem qualquer ventoinha, o que significa que é um equipamento que não faz barulho. Além disso, como já referido, este switch da TP-Link é extremamente compacto (180 x 90 x 25,5 mm), inclui tecnologia Green da própria TP-Link (economia de energia em até 80%), suporta 802.3X Flow Control, 802.1p/DSCP QoS, e tem 8K associados à Tabela de MAC Address.

Em termos de energia este equipamento ronda os 4.63W (máximo). Cada interface de rede tem associado um LED que indica se a porta tem link ou então se está a transmitir ou a receber dados. Este equipamento não necessita de qualquer configuração… basta ligar e está pronto a ser usado.

Além da ligação ao router do operador, este pequeno mas robusto equipamento pode ser usado em outros cenários.

TP-LINK TL-SG1008D

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Isso é bom para quem tem o router da MEO Technicolor V3 (Preto e branco por baixo) é só ligar o switcher a porta 4 e ligar os respectivos equipamentos que queiramos que tenham a maxima velocidade contratad

  2. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Mais 7 portas a Gigabit.
    Uma já está a ser utilizada para uplink.

    1. Avatar de rui
      rui

      mais 6 porque gasta uma também do lado do router do operador.
      agora metam lá 6 equipamentos ligados a transferir uns para os outros a ver os gigabits que conseguem 🙂

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Atinge o minimo dominador comum que são as portas dos equipamentos.
        Em todo o caso : 16 Gbps

        Abc

        1. Avatar de rui
          rui

          duvido q esta gama da tplink tenha asics para isso, na gama equivalente de 10/100 já era uma sorte passarem dos 200/300mbps

  3. Avatar de José
    José

    8 portas a gigabit, significa que comunica a gigabit com o router e as outras 7 portas fazem multiplexagem?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Tudo ligado ao switch interliga-se a 1 Gbit / Porta. Mas tudo ligado ao router de internet conecta-se a tudo no switch dividindo 1 única porta gigabit.

      O ideal é ligar tudo de cabo ao switch e assim a ligação router internet ao switch de 1 Gbit é toda para a internet + Wi-Fi

    2. Avatar de Hugo Neto
      Hugo Neto

      Ora nem mais 🙂 Mas eles não sabem isso.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Claro, o switch disponibiliza 8 portas a Gigabit. Para a LAN criada tens cada porta a Gigabit. Para acesso à Internet e até comunicação com rede Wifi, as comunicações fluem pela porta Gigabit que liga ao router (que também é Gigabit nos routers novos).

  4. Avatar de João Silva
    João Silva

    Isto fazia mais falta há uns anos quando os routers da PT só tinham uma porta RJ45…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E hoje só tem 1 porta Gigabit, ou seja este switch faz todo o sentido

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu esgoto com facilidade as portas Ethernet: TV, NVIDIA Shield TV, impressora, PC, NAS e às vezes mais algum dispositivo.

  5. Avatar de joao
    joao

    Prefiro o TL-SG108, aliás, tenho este e tenho o TL-SG105, este ultimo tem IGMP snooping, coisa que os outros não têm. este protocolo é importante para ligar boxes de operadores, pois sem ele, elas travam.
    só é pena terem a entrada de energia na traseira, não é tão pratico ao arruma-lo, este TL-SG1008D nesse aspecto está melhor concebido

    1. Avatar de k
      k

      IGMP snooping

      Podes ter acabado de me responder a algo que já ando a perguntar à muito tempo e nunca encontrei NINGUÉM que me soubesse dizer.

      Um grande obrigado.

  6. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Pena que o botão COMPRAR do link que mencionam no artigo, vá para um site brasileiro… Não está à venda em Portugal?