O Android Oreo já conseguiu chegar a 0,2% dos smartphones

39 Comentários

O domínio do Android como sistema operativo móvel dos dispositivos móveis é indiscutível. Está presente em cada vez mais smartphones e não para de crescer.

Se esta posição é clara dentro do seu universo, existe muita dispersão e muitas versões ativas. O mais recém elemento desta família chegou agora a um valor visível, com uns ainda curtos 0,2%.

Android Oreo

Lançado em agosto deste ano, o Android Oreo é ainda um exclusivo dos equipamentos da Google. Isso está patente nos números que a gigante das pesquisas mostrou agora, referentes ao mês de outubro. Com dados recolhidos nos 7 primeiros dias do ano, a presença do Android Oreo é ainda marginal e representa apenas 0,2%.

Quem continua a manter o domínio é, por incrível que pareça, o Android Marshmallow, que mesmo assim é uma versão recente dentro da esfera do Android. Esta versão reclama já 30%, tendo ainda assim perdido para as versões mais recentes.

Versão Nome API Mês passado Este mês Mudança
2.3.3 – 2.3.7 Gingerbread 10 0,6% 0,6%
4.0.3 – 4.0.4 Ice Cream Sandwich 15 0,6% 0,6%
4.1.x Jelly Bean 16 2,4% 2,3% -0,1
4.2.x 17 3,5% 3,3% -0,2
4.3 18 1,0% 1,0%
4.4 KitKat 19 15,1% 14,5% -0,6
5.0 Lollipop 21 7,1% 6,7% -0,4
5.1 22 21,7% 21,0% -0,7
6.0 Marshmallow 23 32,2% 32,0% -0,2
7.0 Nougat 24 14,2% 15,8% 1,6
7.1 25 1,6% 2,0% 0,4
8.0 Oreo 26 0,2% 0,2

Quem mais ganhou com as perdas das restantes versões, e praticamente todas perderam menos o Android Oreo, foi a versão Nougat, que assim se prepara para em breve ser a mais usada de todas. Esta versão teve este mês um crescimento de 1,6 pontos percentuais.

A maior dessas perdas vem do Android Lollipop (5.1), que sozinha perdeu 0,7 pontos percentuais. Os 0,6 pontos perdidos pelo Android KitKat são também relevantes.

Android Oreo

Curiosa é a presença (firme) das versões mais antigas, com o Gingerbread e o Ice Cream Sandwich a manterem um honrosos 0,6% e os últimos lugares da lista.

A presença do Android Oreo, que está ainda apenas no Pixel e nos Nexus, e os ganhos do Nougat mostram que o Android está a renovar-se e os utilizadores estão a ter acesso mais cedo às novas versões, quer por atualizações, quer por compra de novos equipamentos.

Fonte

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Fragmentação continua um problema. Tenho o 7.1.1 mas pelo menos ja recebo mensalmente os patch de seguranças atualizados. Agora o Android O tem o Project Treble. Talvez isso ajude a mudar isto.

    1. Avatar de Alfredo Gorgel
      Alfredo Gorgel

      Se a Microsoft não consegue resolver por completo a fragmentação, mesmo sendo muito mais fácil atualizar um computador do que um smartphone, imagina a dificuldade da Google. Iniciativas não faltam, mas dificilmente será tudo suprido. A estratégia é priorizar empresas que tem um bom histórico de atualizações, como os aparelhos da Xiaomi, os Pixels da própria Google ou optar por custom roms, que não são tão difíceis de instalar e garantem longo suporte.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        É mais fácil actualizar um computador que um smartphone??? O.o

        1. Avatar de Wooden
          Wooden

          Fiquei a pensar o mesmo… gostava de perceber porquê…

  2. Avatar de Helder
    Helder

    E o iOS?

    Aposto que está pior,

    1. Avatar de censo
      censo

      O artigo fala do iOs ? O artigo é sobre iOs ? …

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Há uns tempos criticaste o facto de os artigos de iOS, Mac, Apple, etc., serem comentados por users de Android, Windows, etc.. Já é o segundo artigo não Apple em 24horas em que és o 1º a comentar e todos os artigos não Mac dos ultimos días, a maioria relacionados com os lançamentos da google obviamente, têm uma avalanche de comentários teus.
      É um bom indicador do teu nível de corência.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Isso é tudo verdade, Mas ele deve ser a pessoa mais coerente neste espaço e vive num mundo binário se é Apple é bom se não é Apple é mau.
        Da mesma forma que para ele isto é um mau artigo, pelo simples facto de não abordar Apple.

    3. Avatar de Rui Barbosa
      Rui Barbosa

      Está mais ou menos como o Helder, mais do mesmo…

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      o iOS 11 saiu há duas semanas e já vai com 41% de quota de mercado

      https://mixpanel.com/trends/#report/ios_11/from_date:-29,report_unit:day,to_date:0

      1. Avatar de Pedro Simões

        Convenhamos que noutras versões esses números já andavam bem mais altos por esta altura

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Estamos a falar de 0.2% no Android Oreo (que saiu há mais de um mês), vs 41% no iOS (que saiu há duas semanas).
          De qualquer das formas, a adopção mais lenta tem duas explicações: o facto da procura por novos iPhones ainda não ter atingido o pico, já que o iPhone X ainda não saiu; e a remoção de 32bit que impossibilitou alguns aparelhos mais antigos de transitarem. Em Agosto do próximo ano o iOS 11 estará em 92/93% dos dispositivos activos. O mesmo não se vai poder dizer do Oreo.

          1. Avatar de Alfredo Gorgel
            Alfredo Gorgel

            Estamos falando de uma empresa atualizando um único aparelho que ela mesmo fabrica e do outro lado um sistema multiplataforma, usado por centenas de fabricantes pelo mundo. Para piorar, estamos comparando um sistema que detem mais de 65% do mercado, contra outro que possui 32% (Segundo o netmarketshare), ou seja, em números, a percentagem do Android sempre será maior.

            Ao fim, ainda temos a questão que o Android vem até em celular de papelão, enquanto o IOS é exclusivo de um caro e luxuoso aparelho da Apple.

            Diante de tudo isso, você realmente acha sua comparação válida?

          2. Avatar de jona
            jona

            o oreo é feito pela google….que actualiza os seus aparelhos e disponibiliza ao resto dos fabricantes..os melhores demoram 3 meses a implementar as alteracoes para darem no seu hardware….nao sei qual é o problem aqui..ah espera…o ios que é feito pela apple e so ela pode vender aparelhos IOS…tem os SO actualizados mais cedo wowowowowow a serio??? isto duma companhia que tem o monopolio do software que desenvolve ao contrario da google que OFERECE a toda a gente….mas isso continuem a investir em companhias que querem tudo para eles…

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Alfredo Gorgel @jona
            Eu não quero saber das razões pelas quais o Android é fragmentado. O que me interessa como consumidor é saber se é ou não fragmentado. E de facto é.
            Como tal, para uma pessoa que quer manter o sistema actualizado, tem iPhones e um conjunto restrito de telemóveis Android.

        2. Avatar de Luis Neves
          Luis Neves

          Convém confirmar as afirmações e realmente ao fim de duas semanas a adopção do iOS 11 mantém-se aos níveis do iOS 10 e acima de actualizações anteriores.

          http://info.localytics.com/blog/two-weeks-after-release-iphone-7-ios-10-showing-high-adoption

          1. Avatar de Pedro Simões

            Fontes de dados diferentes geram resultados diferentes. Mas ainda assim, meto o iOS 11 ao nível do iOS 10 e abaixo do iOS 9.

  3. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Normal que ainda apareçam ice-cream sandwich ali no meio. Comprei um Honda civic em Jan 2017 e adivinhem só o que aquilo trazia… android puro 4.0.4 !
    Inadmissível… Pelo menos podiam meter apple car ou android auto ou qualquer ceninha da marca…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Como assim, Android 4.0.4? O infosystem do carro é android puro??

    2. Avatar de Nazaré Menezes
      Nazaré Menezes

      Falsificação

  4. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    viva à fragmentação.
    só mais uns anos e teremos 20 androids diferentes no mercado, prejudicando os developers, deixar as apps mal optimizadas e com milhares de linhas de códigos.
    quanto ao SO, o UI da xiaomi e a abertura das apps conseguem ser mais rápido que iOS e não preciso de meter aqui vídeos outra vez.
    a google só tem de aprender a optimizar o que tem, especialmente API da câmara fotográfica e lançar a cada 1 ano e meio ou 2, assim os androids ficavam muito menos fragmentados e ainda mais estáveis e rápidos.

    1. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      Concordo, tem de mudar o paradigma para ser considerado alternativa. Muitos como eu compram Apple e preferem ficar 3/4 anos com o mesmo telefone, mas com suporte e segurança no dia seguinte para todos. Postei o meu ponto de vista mais abaixo, vai de encontro com o teu.

  5. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    O Android Oreo já está disponível nos Sony XZ1 e XZ1 Compact (que já foram lançados nos EUA e começam a ser enviados amanhã para quem os adquiriu em pré-venda em Portugal). Fica a nota Pplware 🙂

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Xperia esses lindos smartphones com design de 2011

    2. Avatar de Catarina Leal
      Catarina Leal

      Xperia, esses lindos smartphones que ninguém usa

  6. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    A ser verdade, a Sony já tinha saído do mercado mobile. Parecem-me me ótimos equipamentos e sugiro que se foquem em algo mais positivo do que isso. Verão que se sentem mais felizes…

  7. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Enquanto a Google não mudar o paradigma do Android para poucos, a maioria vai continuar a preferir gastar mais dinheiro só para ter acesso ao iOS que é uma das grandes vantagens em comprar Apple.

    Suoprte dura em média 5 anos mas quando saiem os patches é para todos, as operadoras não tocam neste modelo de distribuição.

    Como digo, Android como está não oferece a sensação de segurança. Quem tem iOS não está 100% seguro mas sabe quando é descoberto alguma artimanha, na semana seguinte sai um patch para todos os aparelhos comprados há 4 anos para cá.

    Gostava de puder usar Android no meu smartphone principal, mas precisa de melhorar em tudo, linguagem de programação mais próxima do processador e abertura no dia de lançamento para todos os modelos.

    Defendo isto há uns anos, Android só será concorrência quando decidirem fornecer um software género iOS, mais fechado mas mais optimizado em todos os aspectos, até nos updates. Nem que haja uma versão Premium de um Android e garanta isto. Quem paga muito quer ter o melhor software.

    Dito isto termino por dizer que o meu telefone ideal seria Samsung/Huawei com iOS. Muitos pensam como eu, é dificil abdicar da privacidade e segurança que o iOS nos dá. A Google tem de deixar de bisbilhotar nos dados e oferecer software mais fechado mas muito mais seguro e atualizavel.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Para ter bom software e melhor que o iOS tens o Windows 10 Mobile… não precisas de correr muito.

      1. Avatar de Joao Reis
        Joao Reis

        Melhor em que sentido? Estou a falar de actualizações constantes de segurança e performance. Nunca vi um Windows Mobile com 4 ou 5 anos de suporte, pelo contrário, arrumam com o suporte muito cedo. Além disso, Windows nunca foi seguro.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Melhor no sentido de ser pior. É incompreensível como se defende um sistema como o Windows mobile nesta altura do campeonato.

        2. Avatar de Victor F.
          Victor F.

          “Melhor em que sentido? Estou a falar de actualizações constantes de segurança e performance”

          Falas do que não sabes, se coisa que nunca faltou foram actualizações mensais de segurança e performance.
          Agora o paradigma é outro e as actualizações são mais frequentes na versão insider.

          Acredito que muita gente não está bem a ver o que diz quando critica o Windows Phone… malditas marcas que se lembraram de fazer mais do que um automóvel…

      2. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Sim, era melhor é mais seguro, não era!?

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      Quem te diz a ti que a Apple não sabe nada de ti se tiveres um iPhone? Lembro-me agora por alto as mentiras da Apple acerca da iCloud, por exemplo.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        A Apple recolhe bastantes dados/informacao dos seus utilizadores com uma política muito semelhante ao Windows10. Com a introdução do iOS 10 a Apple começou a recolher informacoes acerca dos Hábitos de utilizacao dos utilizadores, o mesmo acontece com o Safari do macOS High Sierra.

        Segundo eles a recolha de informacao é feita utilizando Differential privacy, sem a qual machine learning (A11 Bionic?) seria muito dificil.

        Differential privacy significa que conseguem estudar os hábitos de um grupo sem ter acesso aos dados de uma pessoa específica, mas ao mesmo tempo eles dizem o oposto.

        Segundo o Site da Apple:
        At times Apple may make certain personal information available to strategic partners that work with Apple to provide products and services, or that help Apple market to customers.

  8. Avatar de V.T.
    V.T.

    Como já aqui foi escrito, como quer alguém comparar dois SO’s que na sua essência são do mais díspar que se podia encontrar? Um é fechado, de uma só marca para uma só marca, outro é aberto de uma marca para milhares de marcas. E mesmo assim, o Android consegue incrivelmente superar o iOS.

    1. Avatar de Wooden
      Wooden

      A responsabilidade é da Google. A Microsoft fornece drivers para quase tudo no Windows. Quando aparece uma nova versão não precisas de estar à espera anos para actualizar o windows, basta pagares o SO (que até era gratuito na última vez). Tirando PCs com anos de existência, tudo ou quase tudo, é possível actualizar.
      A diferença é a Google numa perspectiva de crescimento para ganhar à Apple não impôs regras, enquanto que a Apple não permite alterações pela operadoras, como a Google permite.

  9. Avatar de Wooden
    Wooden

    Android 2.3 (+-7 anos de mercado) com 3x mais quota que a última versão. Fantástico!

    Nada a temer, progressivamente serão lançados modelos com Android 8 e o pessoal começa a actualizar nas lojas. É um conceito diferente de actualização de software lol