Só a Apple está a conseguir crescer no mercado de PCs que continua a perder nas vendas

25 Comentários

O mercado de PCs tem estado a oscilar e a desacelerar de forma muito visível. Cada vez menos se vendem PCs e as marcas tendem a procurar formas de conseguir crescer neste terreno cada vez mais complexo.

Os dados mais recentes da IDC mostram novamente um cenário de perda, mas com uma alteração importante. A Apple foi a única a conseguir crescer neste campo e fê-lo de forma muito diferenciada dos números da concorrência.

Apple PCs mercado vendas 2022

Mercado dos PCs com comportamento instável

O mercado dos PCs tem estado a apresentar um comportamento anormal nos últimos anos. Apesar de ter disparado a procura durante a pandemia, esta não foi suficiente para garantir o crescimento esperado e que seria natural acontecer.

Os números mais recentes, referentes a terceiro trimestre de 2022, mostram que a quase totalidade do mercado abrandou nas vendas de forma significativa. Esta queda ficou nos 15%, comparado ao ano anterior, totalizando 74,2 milhões de unidades. A única que se destaca pela positiva é a Apple, que acelerou nas vendas.

As 5 principais empresas, remessas de PCs tradicionais em todo o mundo, participação de mercado e crescimento ano a ano, terceiro trimestre de 2022
Empresa Remessas do 3T22 Participação no Mercado no 3T22 Remessas do 3T21 Participação no Mercado no 3T21 Crescimento 3T22/3T21
1. Lenovo 16.880 22,7% 20.129 23,1% -16,1%
2. HP 12.706 17,1% 17.603 20,2% -27,8%
3. Dell 11.963 16,1% 15.184 17,4% -21,2%
4. Apple 10.060 13,5% 7.174 8,2% 40,2%
5. ASUS 5.540 7,5% 6.011 6,9% -7,8%
Outros 17.103 23,0% 21.218 24,3% -19,4%
Total 74.252 100,0% 87.319 100,0% -15,0%
Fonte: Rastreio trimestral de dispositivos de computação pessoal (PCs) da IDC, 10 de outubro de 2022

Vendas abradam para as principais marcas

As principais empresas do mercado tiveram um trimestre de quebra e a HP foi a que mais se destaca pela negativa, com uma perda de cerca de 28%. Também a Dell e a Lenovo tiveram um comportamento similar, mas com valores diferentes. Estes ficaram nos 21% e 16% respetivamente.

A participação da Apple no mercado de PCs, que inclui desktops, notebooks e estações de trabalho, agora é de 13,5%, contra 8,2% no mesmo trimestre do ano passado. Isso deixa a Apple como o único fornecedor com remessas crescentes, um aumento de 40% em relação ao período homólogo

Apple PCs mercado vendas 2022

Vendas da Apple em 2022 analisadas

Estes números da Apple são impressionantes, mas devem ser analisados. Os dados atuais estão a ser comparados com o período anterior à chegada dos novos MacBook Pro com o SoC M1 Pro e Max. Também nos dados agora revelados estão agora os novos MacBook Air com o SoC M2.

Ainda assim, este terceiro trimestre de 2022 foi para a Apple muito positivo. A marca está prestes a conseguir conquistar mais uma posição no mercado de PCs, ultrapassando a Dell se este cenário se mantiver. Resta saber como vai reagir o mercado, depois de meses de altos e baixos.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    As pessoas cada vez mais procuram qualidade que dure muitos anos e nisso a Apple domina principalmente em portateis e smartphones ou tablets. Em desktops acaba por ser igual

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Discordo da tua afirmação, qualquer computador recebe Windows até agora pc que não deviam receber Windows 11 instalas com a maior das facilidades, posso dar o meu exemplo Imac finais de 2012, por causa da gráfica AMD deixou de receber atualizações e uma das principais aplicações com que trabalho deixou de funcionar tive de ir comprar um Imac novo.
      Ainda instalei as versões mais recentes de forma pirateada mas não funcionava de forma normal.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Discordo da tua opinião, qualquer pc recebe Windows até mesmo os que já não deviam receber o Windows 11 é com a mais das facilidades que se consegue instalar.
      Posso dar o meu Exemplo Imac finais de 2012, devido à gráfica AMD, deixou de receber atualizações, mesmo instalando de forma pirata o funcionamento do mesmo não era igual e a aplicação que mais utilizo deixou de ser suportada pela versão do MacOs, tive de comprar um Imac novo, tenho vários computadores antigos com o Windows 10 e dois com Windows 11.

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Quem quer uma maquina potente ou com custo/benefício alto e que dure muito tempo, não compra de nenhuma dessas marcas nem apple, compra as peças e monta, e essas vendas das marcas nao refletem essa escolha.

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    (nada a ver: monitor nessa foto está bem camuflado!)

  3. Avatar de JoanaM
    JoanaM

    As pessoas nos ultimos 2 anos devido a pandemia investiram muito em PCs e isso é facto. Nao é expectavel que apos 1 ou 2 anos andem a trocar de pc.

    Ja na Apple o segmento é diferente pois soa clientes que por norma querem o mais recente mesmo que o que têm atualmente funcione bem. Dai que vende sempre mesmo quando nao é preciso. Nao é que durem menos ou sejam piores, simplesmente é a filosofia do cliente Apple o que é bom para a marca.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      ideia saída donde? Será assim tão complicado de aceitar que a Apple consegue ter novos clientes Mac e ter crescimento no número de utilizadores?
      E se assumes que já era um hábito/norma então tens que assumir que afectava as vendas desde sempre, levando a que o crescimento seguisse padrões já vistos anteriormente em circunstâncias semelhantes, e por isso já teria atingido uma zona de equilíbrio em termos de volume de vendas. Mas o que estes números mostram é um crescimento muito acima do que tem sido normal nos últimos anos, e com o volume de vendas a ser muito superior a qualquer outro período na sua história.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        90% dos clientes Apple são profissionais. Com a pandemia, não precisaram de pagar 11000 euros por um computador e monitor. Com o regresso à “vida activa” precisaram de novos equipamentos. Os restantes são pessoas comuns que usam o equipamento para editar vídeos e pouco mais. Foi por isso que a Microsoft colocou o Office no IOS… e que afundou o editor de texto e a folha de cálculo da Apple para fora do top 100 de apps usadas.
        Mesmo assim, a Apple não consegue chegar aos 8% do mercado. Nem sequer consegue estar à frente do segmento profissional.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          muito tu adoras inventar!

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Acho que não podemos desassociar o facto de termos estado em teletrabalho e falta de pc para entrega teremos de aguardar mais algum tempo para ver se o aumento das vendas continua a subir, no meu trabalho temos encomendas para 300 portáteis e estamos a receber às mijinhas, não há pc para entrega.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          O efeito da pandemia verificou-se em 2020 e 2021, e foi transversal a todo o mercado de PCs. No entanto, o crescimento já estava a estagnar no final de 2021 e desde o início do ano de 2022 que as vendas globais estão em queda. As vendas da Apple dum momento para o outro crescerem muito acima do que tem sido o seu normal nos últimos 12 meses, dá a entender que o valor desse crescimento já não tem nada a ver com a procura para teletrabalho.
          A explicação advirá mais duma associação de diferentes factores. Para além de continuar a ter um crescimento na procura, a Apple terá sofrido um efeito de correcção nas vendas pelas falhas na produção (fábricas fechadas na China) no trimestre anterior, ou seja parte da procura do trimestre anterior acabou por passar para este trimestre. Não me admirava que metade deste crescimento advenha dessa correcção.

          1. Avatar de owrk
            owrk

            não sei bem quem é que inventa mais aqui, simplesmente o mercado pc desktop já não é o que era e vai continuar a decair, só vai para a apple quem tem mesmo necessidade disso, o resto não.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            “só vai para a apple quem tem mesmo necessidade disso”?
            Há milhares de milhões de utilizadores de PC, é assim tão difícil de acreditar que alguns milhões escolham mudar para um Mac?
            A entrada de novos utilizadores na plataforma está documentada.

    2. Avatar de mamba
      mamba

      >Ja na Apple o segmento é diferente pois soa clientes que por norma querem o mais recente mesmo que o que têm atualmente funcione bem. Dai que vende sempre mesmo quando nao é preciso.

      Source: dude, trust me

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        E há outra diferença. Um portátil Mac com 2 anos vale dinheiro em 2ª mão, enquanto que outras marcas não vale quase nada (e ninguém quer comprar).

  4. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Notícia demasiado confusa e nada elucidativa.
    Juntar no mesmo parágrafo, laptops com desktops e “estações de trabalho”, é de quem não faz ideia do que está a analisar.
    É que não tem pés nem cabeça estes números agregados.
    As marcas Dell e Lenovo, por exemplo, têm fortíssima adesão no mercado profissional (empresas), quer em desktops quer em laptops, já no mercado doméstico (para ter em casa), a Lenovo tem vasta oferta, mas a Dell nem por isso.
    Só este pequeno exemplo meu chega para perceber que ver um mercado como global, só de quem não faz uma única venda, porque as marcas sabem bem o que andam a fazer.
    A Apple, tem números até baixos, nada impressionantes, como referem.
    Basicamente a Apple aposta muito no mercado doméstico, e tenta ter uma presença no mercado profissional que nos EUA, é relativamente maior que na Europa ou na Ásia.
    Portanto, não faz sentido o que é escrito aqui, a não ser que se queira pintar uma realidade maravilhosa para a marca preferida.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      +1
      Palmas maravilhoso

    2. Avatar de Castro
      Castro

      onde é que é confuso? Este tipo de análise é feito há décadas por várias empresas de análise de mercado e têm significado para quem quer olhar para o desempenho global destas empresas.
      E muito sinceramente fazes maior confusão no que dizes, ao teres um problema com juntar “laptops com desktops e “estações de trabalho”, para depois vires falar em mercado profissional e doméstico, em que cada um desses mercados mistura “laptops com desktops e “estações de trabalho” (sim também há vendas de estações de trabalho para o mercado doméstico).

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        Lá por a empresa x ou ily fazer uma análise assim, não significa que faça grande coisa.
        Ver um mercado apenas somando as vendas totais, é simplesmente a pior forma de se olhar para um mercado de vendas.
        Sendo que hoje em dia, as empresas têm um peso ainda maior no mercado dos desktop, ainda mais em “estações de trabalho”, não faz sentido não segmentar a análise.
        E porquê?
        Porque as empresas têm ciclos de actualização de hardware, com contratos assinados muitas vezes por largos e largos anos.
        Portanto, se a Apple, ou a Lenovo, ou a Dell num certo trimestre “venderam” mais desktops, isso quer dizer exatamente o quê?
        Castro, tentar esmagar tudo num número é a pior forma de se fazer star enganado, porque além de se estar enganado, nem se percebe da extensão do quanto enganado se está.
        Cumprimentos

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Saber se vende mais ou menos ao lado de dados sobre os receitas de vendas permite fazer uma análise mais profunda às margens dos fabricantes e sobre a sua saúde financeira, etc! Todos os dados são importantes.

  5. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    “Portanto, não faz sentido o que é escrito aqui, a não ser que se queira pintar uma realidade maravilhosa para a marca preferida.”

    Por ai a um mês fizeram aqui uma noticia em que faziam crer que o mercado dos desktops estava perto do juizo final, agora fazem um parecido onde, como dizes, juntam alhos com bugalhos para no final dizerem que a Apple vende que dói.
    Falta aqui ver uma outra realidade, as muitas e muitas pessoas que não compram desktops já feitos.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      É possível ver as vendas de CPUs da AMD e Intel para PCs. Esses números estão em queda também, como seria de esperar após o efeito da pandemia. Se calhar a realidade não é bem aquilo que pensas.

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    O problema é que na Apple têm de andar sempre a investir em dongles, adaptadores, etc, etc… E ao fim de uns tempos updates acabam.
    Tenho ali um laptop com um Core 2 duo a correr Windows 10 sem problema enquanto o MacBook deixou de poder instalar um novo MacOS/OSX e só serve de pisa papéis… O mac é mais recente caso queiram saber.

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Longe de ser pisa papéis não ter o último MacOS…
      Se estas tão desapontado, porque não metes bootcamp nisso e esqueces o macOS?
      A propósito, tenho ali um portátil Windows com 8 cores que a Microsoft não deixa instalar o Windows 11.
      Como podes ver, dá para os dois lados…