DOOM já corre no Bloco de Notas do Windows? Afinal onde é que este jogo não pode correr?

5 Comentários

Um dos maiores clássicos da indústria dos videojogos é o mundialmente conhecido DOOM. Este jogo, lançado pela id Software e criado por John Carmack, John Romero e outros, conquistou rapidamente os mais jovens e todos os que são adeptos de first-person shooters.

Este jogo tem sido a escolha de muitos programadores para criarem as suas propostas e trazê-lo para outras plataformas. São já imensos os dispositivos onde pode ser jogado, mas agora há uma novidade. O DOOM chegou novamente ao Windows e já pode ser jogado no Bloco de Notas.

DOOM Bloco Notas Windows jogo

Este jogo, que é um caso de sucesso na indústria, foi lançado em 1993 e depressa conquistou o seu espaço. Tal como outros títulos, seguiu uma série de sequelas e foi mostrando que tinha muito para dar aos utilizadores, reinventando-se e criando novos cenários.

Para lá deste sucesso, o DOOM foi a escolha de muitos para mostrar as suas capacidades. Assim, o leque de plataformas onde o DOOM já pode ser jogado é demasiado grande, com propostas a correr em calculadoras, relógios e todo um leque de dispositivos onde não era esperado.

Agora o DOOM volta a mostrar-se como a escolha para algo completamente diferente. O DOOM foi colocado a correr no Bloco de Notas do Windows, sem que o seu criador tivesse de alterar este executável de base do sistema da Microsoft.

Este jogo corre a 60fps e pode ser jogado de forma completa, sem que, no entanto, Sam Chiet tenha revelado como foi possível ter o DOOM a correr no Bloco de Notas do Windows. Ficou prometido que para dentro de dias poderá surgir uma versão acessível a todos.

Este feito parece ter impressionado muitos e revelado que afinal há ainda espaço para o DOOM em novos dispositivos e em novos espaços. Foi de tal forma importante que o próprio John Romero deu os parabéns a por esta sua conquista.

Esta é a prova de que o DOOM parece estar cada vez mais ativo e presente no dia a dia. A cada ano surgem novos espaços e novas propostas para este jogo que desde 1993 tem sido um dos mais usados e que atravessou várias gerações.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    60fps! Muito melhor que várias versões para consolas dos anos 90, em especial a Atari Jaguar!

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    É realmente um jogo revolucionário, já agor aconselho a ver o documentário High Score na netflix.
    Fala sobre a evolução dos jogos, entrevista várias pessoas incluindo os criadores do DOOM, e acima de tudo faz-nos viajar de forma bem porreira aos anos 80 e 90.

  3. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    https://github.com/doomemacs/doomemacs

    Estou a brincar, obviamente que conheço o jogo e tbm conheço o Doom Emacs.

    Mas têm aqui, o Doom a correr no Emacs tbm:
    https://www.reddit.com/r/emacs/comments/f2c99b/you_can_play_doom_inside_emacs_using_eaf/

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Vi o vídeo… fiquei a precisar de ir a uma consulta na MultiOpticas!

  5. Avatar de Doomguy
    Doomguy

    Life is temporary, but Doom… Doom is eternal.