Sabe quanto custa à Samsung fabricar o Galaxy S8?

36 Comentários

Antes de qualquer conta que se possa fazer em termos de fabrico, apenas referir que o Samsung Galaxy S8, de 64GB, em Portugal custa a módica quantia de 800 euros.

Segundo a IHS Markit, o novo Samsung Galaxy S8 equipado com 64GB (memória flash NAND) fica mais caro de fabricar comparativamente ao seu antecessor. Sabe quanto custa à Samsung fabricar o novo Galaxy S8?

Galaxy S8 Pplware

Quando falamos nos nossos Galaxy S8 e Galaxy S8+, estamos a falar em dispositivos topo de gama com as mais recentes tecnologias em muitos dos seus componentes. Se em Portugal o S8 custa cerca de 800 euros e o S8 Plus cerca de 900 euros, também espelha o nível onde a Samsung quer posicionar estes equipamentos, mas não só!

O nosso mercado, devido aos impostos, poderá castigar o consumidor mas, mesmo assim, o valor do equipamento num mercado mais brando, no que toca a impostos, como é o mercado dos Estados Unidos, este smartphone também é caro e, o exemplo que foi dado, o Galaxy S8, custa no país de Donald Trump cerca de 720 dólares.

Baterias para Galaxy S8

 

Mas quanto custa, afinal, fabricar o Galaxy S8?

O site Business Wire citou o IHS Markit que decidiu fazer as contas aos componentes que fazem parte do novo topo de gama da empresa sul-coreana. O modelo com 64GB de armazenamento custa, exatamente, 301,60 dólares para ser fabricado. Esse custo sobe para os 307,50 dólares quando adicionado o valor da mão de obra e os processos seguintes até chegar ao embarque.

De facto, é um valor elevado, isto porque se o Galaxy S7 tinha um preço em Portugal de cerca de 700 euros, a verdade é que o novo é mais caro 100 euros. À data, o Galaxy S7 custou à Samsung 264,16 dólares a fabricar. Se fizermos as contas, há um aumento de custo bruto de cerca de 44 dólares. Já no caso do Galaxy S7 edge, o preço de fabrico deste saiu mais caro e a diferença já diminui para apenas 36,29 dólares.

 

Mas por que razão o S8 é mais caro que o S7?

O site não pormenoriza, não detalha os componentes nem o seu preço, contudo dá alguns exemplos que poderão “justificar” esse aumento de preço. Um dos componentes citados são as memórias flash NAND e DRAM. Estas combinadas custam à Samsung 41,50 dólares. No caso das novas baterias e, provavelmente, a Samsung mesmo investindo em algo mais seguro, cada unidade de 3.000 mAh custa 4,50 dólares, mas estas têm a mesma capacidade das apresentadas no Galaxy S7 (poderão é não ser do mesmo tipo).

Além do que é referido, sabemos que o novo ecrã quebra algumas barreiras que no caso do Galaxy S7 não foram tão acentuadas, e isso poderá ser igualmente um ponto de incremento do preço. Também o novo software e serviços, como a Bixby, deverá pesar nas contas, outra grande diferença que no modelo anterior não pesou.

Embora o Galaxy S8 e S8 Plus tragam novos recursos e os componentes mais recentes, a câmara traseira continua a ser só uma, essencialmente o mesmo módulo da câmara encontrado no Galaxy S7 no ano passado. O iPhone 7 da Apple, o recém-lançado LG G6 e muitos OEMs chineses estão há algum tempo a promover câmaras duplas como um recurso-chave.

Devido à colocação assimétrica do sensor traseiro de impressão digital, teria sido provável que o projeto da câmara dupla fosse gorado no último minuto no ciclo do projeto. Portanto… a câmara não terá sido também o motivo do aumento do preço de custo.

 

Lucros, impostos e despesas

O utilizador olha para o preço de fabrico, 307 dólares, e olha para o valor de venda, 720 dólares, e questiona então a razão para que o preço de venda seja mais do dobro. Será tudo lucro?

Claro que não! Estes 413 dólares, aproximadamente, de diferença ainda deverá pagar a investigação e desenvolvimento, o marketing, a logística e, óbvio, uma parte será o lucro da empresa. Todos os custos associados desde que o dispositivo é embalado e colocado no contentor para ser exportado estão ao cargo da empresa e são pagos com a diferença. Depois, quando vai comprar, ainda há que ter em conta os impostos para os cofres do Estado e a margem de lucro das várias empresas envolvidas na venda ao consumidor final.

Depois de saber estas informações, qual seria, para si, o preço justo do Samsung Galaxy S8?
Leia também:

Análise: Samsung Galaxy S8 | S8+, a revolução

Partilhar:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Quando comparamos o S8 a primeira comparação não deveria ser o S7 edge e não o o S7 normal?

  2. Avatar de ddd
    ddd

    um preço justo seria algures entre os 500\600€ e não mais que isso, 800\900€ é um abuso já, tudo bem que é um flagship mas não exageremos, suporte a oficial ao fim de 2 anos chapeu, e ao fim de um ano já está desatualizado com a saida de novo sucessor…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O facto de não ser o modelo mais atual não significa obrigatoriamente que é um modelo desatualizado. O S7 Edge saiu no ano passado, por exemplo, e continua a ser um dos melhores smartphones atualmente, apesar de já não ser o mais recente

      1. Avatar de badanas
        badanas

        Vai sonhando Carlos…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Ninguém é obrigado a comprar quando sai para o mercado. Esperas 6 a 8 meses e já o compras quase 40% mais barato e com sorte numa promoção que ainda acrescenta mais qualquer coisa para além da baixa de preço.

  3. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Eu sei que com alfandega e tudo comprei o meu Vernee Thor por um total de 140€

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      Paulo Oliveira
      Eu comprei um Apollo Lite à 15 dias… nem problemas com alfandega tive. é muito superior ao meu Galaxy A3, que me custou 350€, galaxy este que é feito de plastico… o Vernee é feito de metal, camera de 16MP, resolução e cores incriveis, flash duplo, USB tipo C… mal o recebi encostei logo o Galaxy A3…´
      esta gente que só fala em Samsung galaxy e iphone com certeza nunca ouviu falar na marca Vernee, pode ser chinesa, não quero saber, é mais barato e a qualidade ainda é melhor que muita coisa que aí anda a custar 400€…
      só não sei como tiveste que pagar alfandega, o meu Apollo Lite veio por via terrestre, depois de sair do HK2 em Hong Kong passados 5 dias depois já cá estava em casa, a alfandega nem lhe tocou.

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        Tive que pagar 35 Euros de Alfândega, e o mais grave é que apesar da encomenda ter vindo da Holanda, como veio de armazém de Hong Kong tive que pagar a Alfandega

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas, tendo em conta o meu s7edge, funcionalidades, qualidade a um nível geral e a bateria, este smartphone quando foi lançado só devia ter custado 400€. Tenho outro smartphone marca bq aquários u Plus e posso dizer que a nível geral é melhor que o Samsung que eu tenho. Dou alguns exemplos como a autonomia da bateria, o facto de conseguir colocar um cartão de como memória interna e assim fazer atualizações à vontade…………. a única coisa que eu menos gosto no bq é a câmera…☺ evidente que devido ao samsung ter um ecrã com mais qualidade também gaste mais bateria… mas desde que troquei para Samsung que ao fim de quase um ano a bateria só me dura 1 manhã com pouca utilização e sempre a ser carregado no carregador de origem, assim como evito carrega lo até ao 100%.

    1. Avatar de W00T
      W00T

      E carregas com fast charging? Esse pode ser o problema, o fast charging não deve ser utilizado como “método normal” de carregamento mas em emergências.

      Podes carregar até 100% desde que não o deixes a 100% durante muito tempo.

  5. Avatar de F. Melo
    F. Melo

    Esqueçam a Samsung. Huawei P10 Plus.

    1. Avatar de ddd
      ddd

      estou há espera da nokia, com o nokia 8 e 9, até la vou vendo os desenvolvimentos…

      1. Avatar de blimb
        blimb

        a nokia já não é a mesma coisa, anda com mediateks, vai ganhar má imagem e ir ao fundo como a bb

        1. Avatar de RP3
          RP3

          espera e verás se vai ao fundo…

      2. Avatar de badanas
        badanas

        A Nokia agora é Chinesa…nada haver com a Nokia Finlandesa.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Em média também temos ordenados baixos relativamente a outros países mais desenvolvidos, por isso também os achamos mais caros do que deveriam ser.

    1. Avatar de Delta
      Delta

      A comparação aqui é com o preço de custo.

  7. Avatar de fabs
    fabs

    Comprei ele la nos estados unidos, la estava um preço mais barato mesmo passando para o real. Uma coisa que ainda nao me acostumei foi o botao,ele nao existe ,mas uma coisa eu amei: a camera é mttttttt boa melhor que o meu iphone 7! Super recomendo!!

    1. Avatar de Katie Alves
      Katie Alves

      Mas ainda não esta a venda so sai dia 28 😉

    2. Avatar de MAC
      MAC

      Comprou ele? Então dá ele para mim, senão eu mato ele! Só gostava de saber quem é esse tal de ele.

  8. Avatar de fernando
    fernando

    E aqui no lixo do Brasil q tá custando 4000 reais, ainda tem bestas q pagam por aqui.

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    Quanto custam VERDADEIRAMENTE os Apple ?
    Fico há espera (ansiosamente) pelo artigo !!!

    “em Portugal custa a módica quantia de 800 euros.”, qual é o PORTUGAL onde vive o autor do artigo ?
    Modica !!!
    EXORBITANTE, Desmesurada, isso sim
    Nem todos neste “jardim”, sao Eng. informáticos ou CEO de uma treta qualquer. Para colocar de lado 800€, exige umas quantas restrições a grande maioria dos Portugueses, bem sei que o fazem voluntariamente, pudera, mais faltava.
    O preço até poderia ser entendivel, mas já o nao é o facto de as marcas com o único intuito COMERCIAL, procederem a renovação (face-lift) dos mesmos num curtíssimo período de tempo, levando a sua desvalorização e consequente troca. Argumentam, com inovação, mas na pratica é mentira, exceptuando casos pontuais.
    Querem andar na moda…há que andar de bicicleta, a pé, poupar e dar o ouro ao bandido.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e olha que mesmo Eng. informáticos…

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ao custar esse valor não significa que tem que fazer sacrifícios para o comprar, significa que talvez não o devam ter. Se um telemóvel custa mais de 50% do ordenado mensal líquido então devem esconder outros modelos mais em conta.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Já saíram dezenas de artigos deste tipo sobre produtos da Apple…
      Módica – provavelmente uma das palavras da língua portuguesa mais usadas em tom irónico em vez de no sentido literal

    4. Avatar de Joel
      Joel

      Os apple? O que são os apple?
      Se refere aos iphone a margem anda semelhante… não esquecer que a Apple ainda usa um SO proprietário, e o apoio ao cliente é considerado dos melhores do mercado….

      1. Avatar de Nelsonmarques
        Nelsonmarques

        Sim os Apple. Também não se refere à Samsung? SO proprietário! Ok, pode ser bom ou mau. Para mim, POR EXEMPLO, é merd….. o melhor apoio ao cliente? Nunca teve Apple de certeza, nem conhece ninguem que tenha. Só leu nas revistas

    5. Avatar de badanas
      badanas

      Alvega, iphone custa cá 770€…

  10. Avatar de Jose Seco
    Jose Seco

    Bla bla bla! Com ou sem impostos tudo em Portugal é caro tendo em conta os baixos salários da população em geral.

  11. Avatar de teotónio
    teotónio

    barato e bom é Alcatel

  12. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    O meu s7 edge que comprei com pré reserva em março 2016 tem bateria original e ainda aguenta á vontade 2 dias.
    E é um espectáculo de aparelho.
    Na minha opinião não existe uma tão grande diferença de design entre as duas últimas gerações galaxy s. O s7 edge não faz grande diferença para o s8 a nivel visual a não ser as margens superior e inferior, no resto é muito idêntico. O artigo diz que desde o s3 que não havia tão grande evolução. Isso é falta de conhecimento das pessoas que fazem o texto. S7 edge e S8 são idênticos visualmente. A grande evolução deu-se do S5 para o S6 e s6 edge principalmente. Correto?

  13. Avatar de Zequinha
    Zequinha

    Eu desde o dia 20 que tenho o S8+ o único problema que encontro nele é o facto da bateria se consumir muito rapidamente com Internet ligada, o carregamento é muito rápido

  14. Avatar de badanas
    badanas

    Eu cá vou para o Xiaomi MI5s 😉 250€

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Duvido que o custo seja esse, tudo fabricado na china, mão de obra extremamente barata, pode colocar esse custo pela metadade.

  16. Avatar de Miquelino Saraiva
    Miquelino Saraiva

    Nada como um One Plus 3…