MySQL Workbench: Nunca foi tão fácil gerir bases de dados

23 Comentários

O MySQL Workbench é uma fantástica ferramenta que permite o desenho e gestão de base de dados. Com esta app pode criar diagramas EER, gerar scripts SQL, gestão de utilizadores, fazer consultas às bases de dados, backups, gestão de privilégios, criar funções e muito mais.

Hoje vamos ensinar a instalar esta ferramenta no Ubuntu.

Logotipo MySQL Workbench


O MySQL Workbench foi criado pela MySQL AB e é sem dúvida uma ferramenta muito completa e útil para quem trabalha com bases de dados. A par do MySQL Workbench podem também sempre usar o popular phpMyAdmin.

Principais funcionalidades:

  • Criação de diagramas EER
  • Criação de  Scripts SQL
  • Catálogo da Base de dados
  • Visualização total do Dashboard
  • Informações sobre o objeto selecionado
  • Gestão de ligações a servidores MySQL
  • Forward Engineering e Engenharia Reversa

O MySQL Workbench no Ubuntu

Como instalar o MySQL Workbench no Ubuntu?

Para proceder à instalação do MySQL no Ubuntu devem obter o pacote de instalação aqui ou então usar o seguinte comando:

wget https://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQLGUITools/mysql-workbench-community-6.3.9-1ubuntu16.04-amd64.deb

Para instalar usem o seguinte comando:

sudo dpkg -i mysql-workbench-community-*.deb

Nota: Devem ter o python instalado. Se tiverem problemas com dependências usem o comando sudo apt-get install -f

Depois de instalado, basta procurar na Dash do sistema por Workbench.

A ferramenta disponibiliza um assistente para criar ligações ao sistema de gestão de base de dados. Tudo é simples e sem complicações.

Depois de ligado ao gestão de base de dados, neste caso o mariaDB, podem fazer as mais diversas operações ao nível das bases de dados, tabelas, privilégios, etc.

Para quem trabalha frequentemente com bases de dados, esta ferramenta é sem dúvida uma mais ajuda em toda a gestão das mesmas. Experimente, pois está disponível para Windows, Linux e até macOS.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    A ferramenta é muito boa sim senhor, mas atenção que tem tanto de bom, como de bug’s.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Quais os bug’s que detectou ?

      1. Avatar de David
        David

        Por exemplo, a ultima que me aconteceu:
        (a criar um modelo) Adicionar uma FK (por engano) para um schema que não existe (apontar para a.bcd por engano em vez de a_bcd , acho que foi assim que aconteceu) e ao dar conta do erro, apagar esse fk e fazer bem feito. “o gajo” ficou com isso lá registado em algum lado mesmo sem eu ver em lado nenhum, e o problema só se manifestou quando fiz o export do sql.
        Não sei se me consegui explicar.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Isso foi mais um bug de usuário hehehe

  2. Avatar de Mathias Grimm
    Mathias Grimm

    Quero deixar registrado que nunca utilizei uma aplicação como o Workbench que travasse tanto.
    Se puder corra do Workbench. No Mac pelo menos ele só causa dores de cabeça.

    As funcionalidades deles são todas muito boas mas o programa trava toda hora.
    Essa e a experiência de todos que conheço e que utilizam essa ferramenta.

    O desenvolvimento dele também parece estar estagnado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nunca experimentei no macOS, mas fica o registo.

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Até agora não tenho razão para queixas. Já usei varias versões e nunca tive nenhum problema.

    3. Avatar de Asantos
      Asantos

      Concordo, e tanto em mac como em windows. O pior GUI de BD que já usei.
      Simplesmente pára de funcionar!
      Há outras coisas que me fazem imensa confusão com por exemplo, que sentido faz alterar o valor de um campo e de seguida ter de dar mais não sei quantos cliques para ir aplicar a a mudança, wtf???
      Vão dizer, “é por protecção e tal…”, gostava de ter dados concretos sobre quantas vezes esta “protecção” impediu que um utilizador realizasse mudanças erradas. Nas primeiras 3 ou 4 vezes, até acredito que olhem para as alterações para confirmar que está tudo certo mas a partir daí é “next,next,next…”
      E a tal mensagem de “MySQL server has gone away” é a cereja no topo do bolo. hihihi (sei que podemos configurar o idle mas mesmo assim é uma chatice até configurar isto)

      Para windows recomendo HeidiSQL (suporta MySQL e SQL Server)
      Para mac Sequel Pro

  3. Avatar de Paulo Lopes
    Paulo Lopes

    utilizo profissionalmente para gestao de multiplas bases de dados em multiplos servidores, mas como ja foi referido tem (muitos) bugs e algumas limitacoes quando a base de dados e grande (> 1000000 de linhas numa tabela) nao faz muito sentido porque toda basicamente e uma GUI pra comunicar com o servidor, e toda a informacao e la processada e so depois mostrada no ambiente grafico.

    outro problema comun e quando se tem varias ligacoes abertas, a applicacao bloqueia completamente.

    acho uma solucao extremanete interessante pra windows porque apesar de todos os problemas ate e estavel. no mac nao consigo usar porque bloqueia completamente o sistema. linux nunca exprimentei.

    acho excelente para quem esta a iniciar e pra ter um ambiente grafico de trabalho que ajuda muito e com as configuracoes corretas no servidor a conexao e extremamente segura (via ssh e porta 3306 fechada)

    nao deixo de concordar com os comentarios e tb achar que o desenvolvimento esta estagando

    deixo uma opcao mais limitadas mas muito boa pra mac Sequel Pro, que e free.

    quem gosta de ter tudo num IDE, aconselho o php storm (pra quem desenvolve em php) que e muito bom mas e pago
    link -> https://www.sequelpro.com/

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      PHP Storm é top, as em alternativa, está aí o Sublime Text 3, que apesar de pago, na versão trial nunca deixa de funcionar. Apenas aparece por vezes um quadro a lembrar para comprar uma licença. Com 3 ou 4 plugins instalados, é a framework de eleição para desenvolver em Laravel, por exemplo.
      Pequena footprint de 22 MB, quase instantâneo no arranque, ao contrário do PHP Storm. Uma ferramenta simplista, mas muito interessante para desenvolver código em diferentes linguagens.

  4. Avatar de Luis Batista
    Luis Batista

    Eu também já usei essa ferramenta (em Windows), mas devido aos diversos bugs optei por procurar alternativas, a que, para mim, funciona bem e sendo gratuita, é o HeidiSQL: https://www.heidisql.com/

    Em constante atualização, além de funcionar com MySQL, lida também com PostgreSQL e MS SQL Server.

    Experimentem e digam de vossa justiça.

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Eu voto nesta… apesar de a última actualização estar a demorar (quer dizer… há versões novas todas as semanas/meses, mas são Nightly Builds).

      Ainda assim, devo usar o heidiSQL todos os dias! 🙂

    2. Avatar de MATHIAS GRIMM
      MATHIAS GRIMM

      Heidiql e realmente muito bom! No windows o utilizava, e ate no mac via wine, mas atualmente no mac utilizo sequel pro

  5. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Outra ferramenta para este fim, free, mas bem simples, é o Database.net (http://fishcodelib.com/database.htm). Suporta multiplos SGBDs, pode até funcionar em modo Portable e não tem tantos bugs como o MySQL Workbench (claro que também não tem as toneladas de funcionalidades). A minha experiência com o MySQL Workbench também não foi a melhor.

  6. Avatar de JP
    JP

    So faltou o menu global funcionar no Ubuntu :/

  7. Avatar de Lino
    Lino

    Dbeaver é recente mas tem estado a desenvolver rápido.
    http://dbeaver.jkiss.org/

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Parece bastante interessante 🙂

  8. Avatar de wellingtno elias
    wellingtno elias

    Pessoal estou com um problema com o banco de dados, o arquivo ibdata1 esta corrompido, alguém pode me passar um link que contenha um tutorial de como resolver? Eu preciso dos dados que estão nesse arquivo, eu sei que se copiar o arquivo de um backup ira funcionar o banco, ou se apagar o mysql cria um novo, o problema é que o bakup é muito antigo, preciso descobrir uma forma para recuperar o arquivo, se puderem me ajudar, agradeço.

  9. Avatar de Davidson da Silva
    Davidson da Silva

    O Workbench conta com algumas melhorias, principalmente visuais, com relação a outras ferramentas de gerenciamento desse mesmo banco. Aqui será mostrado o processo de conexão e criação de bancos de dados e tabelas pelo modo visual (sem scripts). http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-novo-mysql-workbench/25939

    1. Avatar de José Maria Oliveira simões
      José Maria Oliveira simões

      O Workbench tem incluido um CASE que ajuda muito na fase de analise. Pode-se criar visualmente as tabelas e as relações visualmente. Depois é só usar o gerador e importar depois para a base de dados atravez do script com comandos DDL, DML , DCL e TCL. Também se pode fazer a engenharia reversa da base de dados e obter o desenho da mesma. Depois é só fazer a impressão para juntar à documentação.