Raptoreum: a nova criptomoeda que é minerada com processadores AMD Ryzen

18 Comentários

O mercado das criptomoedas continua em alta com cada vez mais pessoas interessadas em investir e/ou minerar as moedas digitais. Neste segmento existem já moedas mais populares como as Bitcoins e Ethereum.

No entanto, recentemente, foi revelada mais uma criptomoeda que está a chamar a atenção dos mineradores. Trata-se da Raptoreum e pode ser minerada através de processadores, sendo que os mais procurados são os CPUs AMD Ryzen devido ao cache L3. Além disso, também já são conhecidos sistemas de mineração desta nova criptomoeda.



Raptoreum: a criptomoeda minerada com CPUs AMD Ryzen

Parece que a criptomoeda Ethereum tem agora um camarada de viagem. A Raptoreum é uma recente moeda digital que tem ganho cada vez mais força. No entanto, ao contrário da Ethereum e de outros exemplos, esta criptomoeda não é minerada através de placas gráficas, mas sim de processadores. E como são muito dependentes do tamanho do cache L3, então os processadores da linha AMD Ryzen 9 e AMD Ryzen Threadripper estão no TOP dos CPUs mais procurados pelos mineradores desta moeda.

À semelhança da Ethereum, também nesta nova moeda não são normalmente usadas ASICs que, por sua vez, se destinam à extração de Bitcoins. Os criadores da Raptoreum dedicaram-se a um método de mineração por CPUs alimentado pelo algoritmo de mineração GhostRider de forma a manter a rede blockchain desta moeda livre de ASICs.

E como interessa a esta criptomoeda o tamanho do cache L3, os CPUs mais procurados são os AMD Ryzen Threadripper ou então também os EPYC 7742 para servidores. No entanto, a fabricante de hardware fabrica estes dois em menores quantidades. Desta forma, o foco dos mineradores vira-se para as linhas Ryzen 9 5000 e 3000.

Relativamente ao valor, no CoinMarketCap, a Raptoreum vale à data de escrita deste artigo 0,03611 euros. Mas, através do gráfico seguinte, podemos comprovar o aumento dessa valorização e movimentação ao longo dos últimos dias.

Já há sistemas de mineração de Raptoreum

Tal como seria de prever, não tardaram a surgir as primeiras imagens de sistemas de mineração da Raptoreum.

Assim, segundo as últimas informações, temos o exemplo de alguém que já adquiriu 28 processadores AMD Ryzen 9 juntamente com 28 motherboards ASUS Prime X570-P, sendo que cada uma está avaliada em cerca de 180 euros.

Veja o vídeo deste sistema em ação:

A informação foi revelada pelo site El Chapuzas Informatico, tendo esta chegado através do utilizador da Twitch ToroTocho.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JR
    JR

    Neste momento já se ultrapassou, a toneladas de tempos, PoW e agora lançam isto com intuição de fazer o que já os grandes projectos fazem em PoS?
    Hummm… Shitcoin

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      POW será sempre mais seguro, por algum motivo o Ethereum anda há anos para passar a POS e nada
      já agora vê a Kadena que é POW e depois diz se é uma shitcoin

      1. Avatar de JR
        JR

        Não disse contrário.
        Mas agora esclarece me:
        Kadena possui as mesmas funções que esta. Já tem muito mais terreno e evolução (sem falar das parcerias e do “rug” pull que teve logo no inicio)
        Qual e a diferença das duas a nivel de funções? Nenhuma
        Sem falar que existem outras quantas com as mesmas funções em PoW ja com mais tempo de vida e funções similares.
        Por isso shitcoin

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          tambem nao disse o contrário desta ser shitcoin ou não, sei que ainda ha espaço para crescer para várias. não se pode limitar e dizer que as actuais vão ser definitivas

          a diferença pode ser logo na velocidade, tokenomics etc etc
          onde viste a info da rug pull da kda?

  2. Avatar de Mitra
    Mitra

    Mais criptolixo, agora é moda todos os dias aparecem centenas de criptos, tokens, NFT que a sua utilidade real é zero!
    O problema é que muito pessoal novo adere e depois ficam a ver navios e deitam a culpa a blockchain/criptos mas a culpa é só deles porque se estudassem iriam perceber que hoje em dia apenas alguns projectos tem interesse para a sociedade o resto é só SCAM!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na verdade para a sociedade não tem interesse nem utilidade real.
      O único interesse de qualquer cripto é só a sua volatilidade para fazer dinheiro fácil.
      Na última década fiz alguns investimentos e tive bons retornos mas recentemente levantei tudo e agora vejo-me só a investir em shitcoins, em poucas horas facilmente se duplica o investimento, melhor que o dinheiro estar parado no banco. No entanto para quem não sabe o que faz facilmente pode perder tudo em scams ou dead ends.

      1. Avatar de PedroLeal
        PedroLeal

        Ensina sfv
        A duplicar o dinheiro em poucas horas, deixo de precisar de trabalhar daqui a 15 dias 🙂

      2. Avatar de Mitra
        Mitra

        Tem sim, a blockchain tem projectos muito úteis para a sociedade que já estão em prática hoje em dia em muitas coisas.
        Se não os conheces é só culpa tua.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          claro que há, desde armazenamento aos jogos até ao Porn
          estes 2 últimos vão impulsionar as crypto a outro nível

        2. Avatar de SergioM
          SergioM

          Ele estava a falar de criptomoedas e não da blockchain.

  3. Avatar de Roter
    Roter

    “À semelhança da Ethereum, também nesta nova moeda não são usadas ASICs”!!! Como assim, o que existe mais é ASICs em Ethereum

    1. Avatar de cross
      cross

      Por favor, informe-se antes de comentar. Eth é minerado em GPUs.

      1. Avatar de SestoPT
        SestoPT

        Em vez de dizeres “bacoradas”, informa-te tu…
        O que não faltam por ai são carradões de ASICs a minerar Ether…
        Olha ai um bom exemplo:
        https://www.asicminervalue.com/miners/jasminer/x4
        135€ por dia… o problema e o preço hiperinflacionado a que estão a venda e também conseguires comprar 1…

  4. Avatar de Podence
    Podence

    Depois de promover Chia e ICP, cá está o Pplware a falar de mais uma vigarice. Com a quantidade de projectos legítimos que por aí andam… enfim.

    1. Avatar de Leão
      Leão

      Mesmo podiam falar do airdrop do ENS que é muito mais interessante e só falam em minerar cripto…

  5. Avatar de Morfive
    Morfive

    Dasss com a falta de componentes como tem estado os governos deviam proibir o uso deste tipo de moeda podia ser que esta malta arranja-se um trabalho a serio e subertudo mais normal…

  6. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Finalmente os Zen3 vão ter uso já que acabaram de ser cilindrados pelos Alder Lake.

    1. Avatar de Rick
      Rick

      Cilindrados? 8% melhor em 1080p 12900k vs 5950x? Em mult 5950x ainda ganha? Foi preciso um ano e tal e consumir balurdios de watts para conseguir passar de leve a 1080p? 2k/4k ela por ela . Zen3+ além de consumir menos vai limpar o chão de novo 3.