Espanha: Todas as autoestradas vão começar a ser pagas

55 Comentários

Quando se fala em portagens, os portugueses têm a tendência de indicar o país vizinho como um exemplo. Com milhares de quilómetro de autoestradas, há várias delas gratuitas e/ou a preço reduzido. Mas tudo vai mudar.

Todas as autoestradas espanholas vão começar a ter portagens. Governo de Sánchez pondera cobrar um cêntimo por quilómetro.

Espanha: Todas as portagens vão começar a ser pagas


Esta é uma notícia mais ou menos surpreendente. Por um lado sabemos que recentemente algumas portagens passaram a ser gratuitas. Mas havia também já a informação de que o governo de Espanha iria introduzir portagens em 12 mil quilómetros, mais concretamente nas autovias. Esta medida está incluída no Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência que do governo de Pedro Sánchez.

Segundo o Observador, o Governo de Sánchez está a estudar dois modelos, um dos quais idêntico ao português. As ligações a Portugal serão afetadas. Segundo a previsão feita pelo El Mundo, poderão ser alvo de portagens as seguintes ligações a Portugal:

  • A5 (que liga Badajoz a Madrid) e que faz ligação em Portugal na zona de Elvas;
  • A52 (que liga Vigo a Villabrázaro) e que faz ligação em Portugal a partir de Valença;
  • A62 (que liga Ciudad Rodrigo a Burgos) e que faz ligação em Portugal na fronteira de Vilar Formoso;
  • A49 (que liga Ayamonte a Sevilha) e que faz a ligação em Portugal nas proximidades de Vila Real de Santo António.

Espanha: Todas as portagens vão começar a ser pagas

Relativamente ao sistema de portagens, como referido, poderá seguir o modelo português. No entanto, existe outro modelo em cima da mesa em que cada carro tem uma vinheta que obriga ao pagamento de uma determinada tarifa, tal como acontece na Suíça e na Áustria. A partir de que esta espécie de imposto é pago, os condutores podem circular por todas as autoestradas do país sem despender mais.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mitra
    Mitra

    Socialismo cada vez mais forte na Europa 🙁
    E os espanhóis que se preparem a seguir é o vouchers tipo como existe em países como venezuela e portugal…

    Não tarda nada ainda vamos ver reformas a ser pagas em vouchers!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Que comentário mais absurdo. Não tem a ver com socialismo…são exigencias da UE. Essa guerra de ideoligias é absurda porque hoje em dia todos os partidos são socialistas, todos os partidos são liberais.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        Sim os vouchers também são obrigações da UE!
        A UE serve como desculpa para tudo, até para uma das maiores cargas fiscais sobre combustíveis, eu tenho energia solar mas acredito que não tarda nada vão me querer cobrar o sol que está sobre o meu telhado…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Vauchers?? Mas que Vauchers???

      2. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        exigências da UE?

      3. Avatar de Vrael
        Vrael

        Ahahahahahaha cada vez mais o socialismo é =comunismo

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Achas que 1500 euros uma fortuna? Espera que te digam quanto descontam em impostos…

      4. Avatar de J
        J

        A UE agora exige colocar portagens? Todos os partidos Liberais? Zero sentido do inicio ao fim

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Tu não lês muitos jornais espahois pois não? Fica lá com a bola que é mais a tua praia..

      5. Avatar de Louro
        Louro

        Ainda bem entao que houve o Brexit, porque assim aqui no UK posso continuar a usar as auto-estradas sem pagar um unico centimo em portagens.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Mas sem gasolina nao vais a nenhum lado =D

      6. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        O CHEGA é fascista, não socialista LOL.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Engraçado, socialismo é ser de graça não ao contrário.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Exacto. Por isso é indiferente o rotulo que tem um partido. Todos acabam por fazer o mesmo, maquilhado de formas diferentes.

      2. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Nuno, és mais um que não entende o que é o Socialismo.
        É muito futebol, Big Brother e novelas nessa cabecinha não é?

        1. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Então explica-me lá sff. Queres falar do quê? Que modelo de socialismo gostarias de falar? Vamos focar nos assuntos económicos ou sociais também? Que livros leste para eu perceber que realmente me podes ajudar a perceber o que é socialismo. Vale a pena perder tempo contigo ou nem por isso?

        2. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          Jorge Santos, elucide-nos então a todos o que é o Socialismo e porque razão não funciona em lado nenhum.
          Estamos todos à espera da sua explicação. Eu pelos menos, estou.
          Aguardo.

      3. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        pois mas quando não há dinheiro para distribuir cobras impostos aos ricos que andam de autoestrada. Espanha e Italia estão tão mal como Portugal, a vantagem deles é que tem economias grandes.

        1. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          João Ferreira, cobra impostos aos ricos mas até um certo limite.
          Caso contrário põem-se todos na alheta.
          Veja o que o Hollande fez e as consequências que trouxe.
          Os super ricos pura e simplesmente saíram de França…

      4. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Sim, é tudo de graça e ninguém paga.
        Falta só o pormenor de saber de onde vem o dinheiro.
        Já sei, vem das cegonhas…
        Socialismo basicamente é, como rebentar com um país em poucos anos e meter tudo na miséria, para totós.
        A Venezuela era só um dos países mais desenvolvidos e com melhor nível de vida.
        Por isso tantos emigrantes Portugueses foram para lá nessa altura.
        Deram ouvidos ao Chavez, olhe como aquilo está agora.
        Não tenho pena nenhuma deles.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Espanha a seguir o exemplo de Portugal, vão pelo bom caminho vão Já antevejo os famosos cupões de alimentação à lá Venezuela, num futuro próximo

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Oh David, não diga essas coisas. Vamos repetir, virámos a página da austeridade. Vinte vezes.
        Então vc tb não sabe o quão bom é o Socialismo?
        Faça como eu, aguarde pelas explicações do Jorge Santos, que não devem demorar.

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Um cêntimo por KM é perfeitamente justo. Em Portugal, se não me engano, anda nos 6 cêntimos.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Depende dos casos, na A16 tem um troço que anda nos 20 ou 25 cêntimos o Km. Custa 1.05€ para fazer 4 ou 5 Km.

    2. Avatar de Paco
      Paco

      A2 – Troço São Bartolomeu de Messines Portagem Paderne 7Km = €1,15 = €0,16/Km

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Não conheço esses dois casos mas aposto que é como a ligação Sintra Cascais, que 2 km são 1.05€ na pratica paga-se a parte que não é taxada ou seja é estendida. Mas como excepções são excepções, o normal é ser 6-7 cêntimos por KM, um pouco menos nas Ex-Scuts por causa dos descontos, e mais nalguns casos específicos. Penso que 1 cêntimo por KM é super justo e tira os carros das estradas nacionais E se o pessoal for devagar, gasta muito menos que na estrada nacional acaba por demorar menos e gastar menos.

    3. Avatar de PML
      PML

      O valor médio varia entre os 8 e 9 cent. Claro que depois há troços muito mais caros (e geralmente os mais utilizados).

  3. Avatar de Taxista
    Taxista

    Portugal também é 1 cêntimo por km, depois com taxas (e tachos) fica um pouco mais caro.

  4. Avatar de Celso
    Celso

    Eu pergunto é a partir de quando …

  5. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Um valor completamente Natural, basta ver o seguinte exemplo:
    – Viseu – Chaves: A24 – 150km por apenas 6,70€
    Quase 0,05€ por km – Um assalto autentico.

    Mas também somos um país rico.

    1. Avatar de jose
      jose

      Porto Lisboa são 7 cent/Km :s

    2. Avatar de Fabio
      Fabio

      Em espanha por 150km por C-32 (75 km entre Barcelona e Lloret que custa 4,95 euros)

      Nem tudo é bom nem tudo é mau.

  6. Avatar de António
    António

    Nada de novo que se pague numa portagem, esse é o pressuposto.
    O título correto seria: Espanha: Todas as autoestradas vão começar a ser pagas.
    Portagem é a tarifa, valor ou taxa que é necessário pagar para usar certas vias de comunicação ou estruturas tais como autoestradas

  7. Avatar de Vrael
    Vrael

    1 cent/km para manter as estradas acho justo, 6€ por 600km acho justo, ida e volta ao Norte que deve ser metade fica por 100€ de portagens vs 6€ deles…

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Está tudo dito. Cobrar pela passagem nas estradas é uma coisa, outra coisa são os preços proibitivos praticados em PT.

      Os valores de ES, a serem os indicados no artigo, parecem bem razoáveis.

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Lisboa Porto: 316km
      Preço PT: 48€
      Preço ES: 31,6€

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        Correção: 3,6€

    3. Avatar de Fabio
      Fabio

      Dando a minha opinião, existiria na mesma diferenças.

      O valor de construção da A1 – não é valor de construção da A-66
      O desgaste da A1 – Não é o mesmo desgaste da A-66
      e penso que O valor Economico da A1 não é o mesmo do que a A-66.

      è normal que os valores possam ser diferentes. Contudo, pagaria na mesma mais em Portugal.

      1. Avatar de VP
        VP

        Se mais carros utilizam um auto-estrada maior é o desgaste até aqui nada de novo, mas também maior é a receita que essa auto-estrada produz

        Por sua vez o custo de manutenção de um autoestrada em Espanha é sempre superior que em Portugal, basta que o ordenado mínimo é maior, logo um funcionário de portagem em Espanha recebe mais, os tecnicos de manutenção de autoestrada recebem mais etc. O único custo superior em Portugal deve ser os combustíveis e custo eléctricos da iluminação.

    4. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      @Vrael, lisboa – porto pela A1, ida e volta sao cerca de 45€ para quase 600km, não estou a ver onde é que paga 100€, e muito menos estou a ver onde é que ide e volta ao norte é metade de 600km, faça lá bem as contas antes de escrever.

  8. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Ora, mais uma notícia sobre alta tecnologia.
    Cliques precisam-se.

      1. Avatar de João Ferreira
  9. Avatar de Thomas
    Thomas

    Li o titulo e la pensei que espanha iria ter preços como portugal….
    Vou ver os precos e vejo 6€ por 600Km e fico parvo! Assim até sabe bem pagar por estradas. Ja as fiz durante anos de graça nao me parece nada mau ter estes preços agora.
    Em portugal é uma M**** um gajo faz 250Km e tem de pagar 30€ (nao ando nas estradas a estes preços, sempre nacionais que se lixem).

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como o João disse, as portagens são uma imposição da Comunidade Europeia. A CE não quer que a conservação das estradas seja paga totalmente do orçamento de estado e quer que essas verbas sejam alocadas a outras áreas, inclusive a mobilidade sustentável. é uma forma mais justa de pagar quem utiliza. sinceramente, 0.01€ por km é perfeitamente justo e aceitável. em 600km vão pagar 6€. cá, por exemplo, Porto – Faro que são 550km custam cerca de 45€.

  11. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Tal como em Portugal, ninguém é obrigado a andar em auto-estradas.
    Em Portugal e em Espanha existem estradas fantásticas. Aproveitem-nas, como eu faço!
    Quando quero velocidade, tenho o SERVIÇO das auto-estradas que PAGO de boa vontade.
    Deixem-se de COMUNISMOS de quererem tudo de BORLA.

  12. Avatar de vitorino luis moura tavares
    vitorino luis moura tavares

    Esqueceram de dizer que paralelamente a via que parece as nossas vergonhosas auto estradas e não existe portagens. Faço as sempre que vou de férias.

  13. Avatar de xxx
    xxx

    Eu qd li a noticia até pensei que os preços iam ser como Portugal. 270km em autoestrada, 25 paus. Mas se consigo fazer quase 700 km na auto estrada mais cara e pagar apenas 7 euros…. pronto. De facto, continuamos a ser roubados aqui neste pais de shit!

  14. Avatar de paulo
    paulo

    o estado a resolver problkemas com dinheiro do povo! quando o subsidio acabar o problema continua
    !

  15. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Qualquer dia paga-se para respirar.

  16. Avatar de .
    .

    Acho piada as pessoas em geral.

    São uns catitas.

    Muitas vezes ouço ” eu nunca votei !” Mas queixam-se de tudo e mais alguma coisa….

    Outros que andam na estrada dizem ter visto isto e aquilo, que o sinal esta errado, o piso é mau, etc

    mas quando os questionamos se participaram afirmam nao ter que fazer o trabalho dos outros….

    E assim continuam com o mesmo mal todos os dias….

    No caso das directivas europeias é o mesmo….

    Imaginem que de um momento para o outro as pessoas, ou todos os europeus começarem a participar ao parlamento europeu aquilo que os governos não cumprem ou violam, assim como aquilo que a propria U.E. também falha e erra….tudo isto seria melhor…até nos casos mais gritantes, e obvios.

    Não vejo alternativas a não ser a participação mas conhece-se muito poucos caso disso…então parece que tudo esta bem e contente.

    Sendo assim siga para bingo!

    Catitas não? !

    Hahahahaha !!!!

    Vai mais um jogo de futebol?

    Bora ver o cromo no face ou no insta ou tiktok ou ainda no youtube , bora lá !

    Ou entao o jogo xpto da station ou aquela telenovela e serie …. sim, todos muito bons!

  17. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    As pessoas, realmente, pelo menos a maioria delas, tem um alto défice de entender a realidade presente e fazer, através do que aconteceu no passado, previsões para o futuro minimamente credíveis.
    Uma autêntica ausência de critério analítico e existencial.
    Por isso, estamos como estamos….
    O problema aqui nesta situação, não é saber se paga 1 cêntimo ou 100.
    O problema é apenas este.. algo que era gratuito, deixou de o ser.
    É este o problema… O que vcs não entendem é que a partir de agora os valores vão sempre subir.
    O que hoje é 1 amanhã é 10….
    Aos que dizem que bom que só paga 1 cêntimo…. se a ingenuidade pagasse imposto, estava penhorado até ás orelhas.
    By RatazanaDoPunjab

  18. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Só quero acrescentar, relativo a este tema, que os Espanhóis não são mansos como os Portugueses.
    Começam com ideias e aquilo vira uma batalha campal.
    Exemplos no passado não faltam.
    Eles por lá não comem e calam.