OSMC – Um media center para o seu Raspberry Pi

23 Comentários

Nas últimas semanas temos dado destaque a alguns media centers que estão disponíveis gratuitamente. Como sabemos, neste segmento o Kodi é provavelmente o projecto mais popular, mas há outros que valem bem a pena experimentar como é o caso do OSMC, mais direccionado para o Raspberry Pi e Apple TV.

Depois de apresentarmos o PLEX e o Emby, a nossa sugestão de hoje vai para o OSMC.

OSMC – Um media center para o seu Raspberry Pi

O OSMC (Open Source Media Center) é um projecto open source, criado em 2014, que é baseado no Linux Debian e no Kodi Media Center.

Tal como outras plataformas existentes neste segmento, o OSMC permite a organização e reprodução de vídeos, visualização de fotografias e oferece uma interface simples e muito elegante.

OSMC – Um media center para o seu Raspberry Pi

Principais características do OSMC

  • Simples e fácil de usar
  • Gratuito
  • Instalação em poucos minutos
  • Sistema de actualizações simplificado
  • Enorme comunidade
  • Interface fantástica

O OSMC está disponível para vários dispositivos, dos quais se destacam o Raspberry Pi 1 / Zero, Raspberry Pi 2, Vero e a Apple TV 1. Para criar os instaladores, basta que aceda à página do projecto e escolha em que sistema operativo (ex. Windows, OSX ou Linux) o pretende isntalar. Na página do projecto existem também já algumas imagens disponíveis aqui.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Skin
    Skin

    Uso desde que o Raspbmc foi descontinuado e recomendo. Prefiro usar o OSMC do que o Openelec porque acho-o mais customizável.

    1. Avatar de Cláudio Castro
      Cláudio Castro

      O Raspbmc não foi descontinuado, apenas mudou de nome para OSMC porque passou a ser compatível com outros aparelhos para além do Raspberry Pi.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Apenas tento ser prestável, mas o Openelec e o OSMC (a nivel de kodi) são iguais. O que um faz, o outro faz, e vice versa. O heavy work esta todo no linux por tras, que ai sim existem diferenças.

      O OSMC já vem com a skin instalada, salvo erro é a Conq com ligeiras alterações estéticas.

      Continuo a preferir o Openlec pela rapidez, pelo menos no raspberry 1. No 2 nunca esperimentei o OSMC honestamente.

  2. Avatar de André
    André

    Já usei e gosto muito! Mas ainda assim prefiro (e juro que não é para fazer publicidade) o Pipplware. Tem o kodi e ainda tem o xfce! Faz o mesmo que o OSMC e ainda mais.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      O PiPplware é um sistema operativo como o Raspbian. O OSMC pode ser usado como software num sistema operativo, tal como o Kodi, ou pode ser instalado com um OS per se, tal como o Kodi, não esquecendo que o OSMC é totalmente baseado no Kodi, partilhando inúmeras funções e até apps móveis para iOS, Android e Windows Phone.

      1. Avatar de Diogo Santos
        Diogo Santos

        O Pipplware é baseado no Debian Jessie assim como o Raspbian e o OSMC. O Kodi é “apenas” um programa e pode ser instalado em qualquer sistema operativo Linux. Podes usar exactamente as mesmas funções e apps que usas para o OSMC como para o Pipplware.

  3. Avatar de Josué Faria
    Josué Faria

    Uso desde que saiu e recomendo, com o RPi2 pode-se usar uma skin mais “bonita” 😉 tipo AEON nox

  4. Avatar de Cláudio Castro
    Cláudio Castro

    O OSMC não é um Media Center diferente do Kodi. É a mesma coisa, mas com uma skin personalizada pela equipa da OSMC. Trada-se de uma versão de Linux dedicada ao Kodi, mas é exactamente a mesma coisa. O mesmo pode ser dito do OpenELEC. Ambos funcionam no Raspberry Pi e ambos correm o mesmo software de media center.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      O OSMC, para ser mais exacto, é um sistema operativo desenvolvido especificamente para ser um Media Center e, inclui o Kodi, que é uma aplicação.

        1. Avatar de Cláudio Castro
          Cláudio Castro

          Permitam-me corrigir-vos mais uma vez. O Kodi não é uma aplicação que corre no OSMC. O OSMC é o Kodi. Mais pormenorizadamente, o OSMC é uma distro Linux que corre o Kodi, tal como o OpenELEC. Se não acreditam, instalem o OSMC e mudem a skin. Sim, dá para fazer algumas coisas, mas todas através da linha de comandos. A plataforma gráfica do OSMC é só o Kodi.

          O artigo é enganador, porque leva o leitor a pensar que são duas coisas distintas, quando não é bem assim. O leitor Tico, por exemplo, pergunta como instalar o Kodi no OSMC.

          O artigo devia ser reescrito, porque não é claro no que pretende mostrar ao vosso público-alvo. Sugeria algo mais como “OSMC, mais uma distro para correr o Kodi no Raspberry Pi”.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Estás a ler coisas que não estão escritas em lado nenhum! “O OSMC (Open Source Media Center) é um projecto open source, criado em 2014, que é baseado no Linux Debian e no Kodi Media Center”. O que não percebes aí?

  5. Avatar de Invision
    Invision

    Eu prefiro o openelec para o RPi2, é mais rapido nas tarefas que interessam, tipo ver filmes atraves de share smb ou nfs, boot e etc. Mas o osmc é mais bonito sim, mas pode-se personalizar a skin do openelec também

  6. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Testei há uns meses a imagem 2015.11-1 no RPi2 e ainda estava um bocado “verde” comparado com o OpenELEC 5. Crashes um bocado random e muitos add-ons não estão disponíveis para esta distro mesmo utilizando a SuperRepo, por isso têm de ser compilados à mão.

    Para um power user é melhor (especialmente se estiver familiarizado com distribuições debian), mas para utilizadores que preferem fazer tudo pela interface gráfica é mais complicado.

  7. Avatar de Tico
    Tico

    Como é que se instala o kodi dentro deste media center?

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Não é necessário instalar o KODI, todo o sistema operativo, pelo menos a parte gráfica, funciona com base no KODI.

      KODI = Aplicação Media Center
      OSMC = Sistema operativo dedicado a correr o KODI como media center.

    2. Avatar de Cláudio Castro
      Cláudio Castro

      Tico, o OSMC é uma distribuição de Linux dedicada a correr o Kodi no Raspberry Pi e alguns outros aparelhos. Não é preciso instalar o Kodi, porque ele é o que o OSMC corre.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        É que o kodi tem uma limitação ao reconhecer os discos superiores a 250gb, no pipplware dá para editar através do sudo nano /boot/config.txt para adicionar a linha “max_usb_current=1” (sem as aspas, claro) para reconhecer os mesmos, tenho um cartão de 2gb e quero aproveitar para por o osmc, será que também dá para fazer o mesmo (isto é acrescentar a linha para reconhecer os discos)?

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      O OSMC, enquanto Media Center baseado no Kodi, não dá para instalar o Kodi por cima de si.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        o iptv também funciona no osmc (com as mesmas bases para kodi)?

  8. Avatar de Zaark
    Zaark

    Uso-o já desde o Verão do ano passado no meu RPi2 e recomendo vivamente.

    Faltou apenas referir uma coisa acerca do OSMC no artigo: a (quase?) totalidade das apps móveis desenvolvidas para o Kodi funcionam com o OSMC. Por exemplo, eu controlo o OSMC com o Kodi Assist para Windows Phone. 😉

  9. Avatar de Tico
    Tico

    Já tentei instalar o osmc de duas formas, a primeira a partir do windows correndo a aplicação do osmc para esta plataforma, depois de instalar no cartão microsd e colocar no raspberry fica com o ecrã todo preto (aparece antes disso o simbolo do osmc e uma espécie de quadrado com 4 cores igual ao que aparece no kodi, mas depois ao ficar com o ecrã preto nada muda), a segunda forma usada para instalar foi a partir da imagem recorrendo ao Win32DiskImager, depois de instalar no cartão microsd e colocar no raspberry fica com o ecrã a dizer que está a formatar e não avança mais de +- 25% (não aparece percentagem), alguém sabe ajudar?

  10. Avatar de Bruno Gama
    Bruno Gama

    Eu utilizo já há bastante tempo no meu Rasp2.
    É bem rápido e prático. As atualizações são automáticas e nunca tive nenhum problema.