Oracle acaba com Plugin Java Web (Applet)

76 Comentários

A Oracle anunciou que vai terminar com o suporte ao plugin web do Java, ficando já marcado como obsoleto a partir do JDK9. Esta acção poderá acabar com as aplicações Java na web, o que deixará muitos utilizadores descontentes.

java-pplware-720

De acordo com o blog da Oracle, o plugin web do Java deixará de ser suportado em breve. A data exacta ainda é desconhecida mas sabe-se que a partir da versão JDK9, o plugin web do Java já estará marcado como obsoleto.

O Google Chrome removeu o suporte a plugins NPAPI (tecnologia necessária à execução de applets Java) em Setembro de 2015. O Microsoft Edge também já não suporta o Java e, entretanto, também o Mozzila Firefox já informou que deixará de o suportar até ao final deste ano.

Assim, resta apenas o Safari e o Internet Explorer 11 como alternativas para quem necessita de utilizar a applet web do Java.

java_2

O Java, apesar de ser uma tecnologia já muito estabelecida é também a fonte de imensas falhas de segurança e surtos de malware.

É importante referir que em Portugal a grande maioria dos serviços públicos utiliza de alguma forma a tecnologia Java nas suas aplicações web, sendo este essencial para quem presta serviços na área financeira e jurídica assim como para o acesso às plataformas de compras do estado.

Caso trabalhe com Java para a web, está na altura de começar a pensar em alternativas.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Uiiiii.
    Entrega do IRS……
    Entrega do Relatorio Unico anual das empresas……
    Declaracoes de rendas e despesas de saude para os prestadpres destes Serviços……
    Se bem entendi…
    Ui Ui e Ui

    1. Avatar de António
      António

      Pelo menos o IRS, normalmente existe sempre uma aplicação Java que é possível instalar disponível para download (Windows, OSX, e Linux), aliás recomendo-a porque é mais rápida que usando o browser. Desde que entrego IRS online que a tenho usado.

  2. Avatar de pedro
    pedro

    Uiiiii.
    Entrega do IRS……
    Entrega do Relatorio Unico anual das empresas……
    Declaracoes de rendas e despesas de saude para os prestadpres destes Serviços……
    Se bem entendi…
    Ui Ui e Ui

  3. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Não faz falta nenhuma

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      Achas tu… Para fazer o IRS faz falta.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        existem alternativas.

      2. Avatar de Coiso Cenas
        Coiso Cenas

        Não, não faz. O que vai acabar é o suporte a Applets e não ao Java no teu sistema. Como tal, fazes o download da aplicação do site das finanças (que sempre existiu), instalas e corres a aplicação para entregar o IRS.

      3. Avatar de Rui Morais
        Rui Morais

        O estado assim como todas as outras empresas tem que se actualizar. Não pode ficar parado no tempo.
        Ao tempo que se fala disto estranho é que não tenho já uma solução de recurso….Mas da maneira que a coisas funcionam…..

      4. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Com HTML5, o Java não faz mesmo falta nenhuma a nível de web. Dá mais problemas do que resolve.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          não é o html5, são as linguagens que correm do lado do servidor.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            O pessoal agora anda todo com a fezada do HTML5 e JS que até se esquecem que existe Server Side code.

          2. Avatar de Carlos Ferreira
            Carlos Ferreira

            O que é eliminado é o suporte das applets web. O Java do lado servidor continua a ser válido, como é natural. Ou então não percebi o teu comment 🙂

          3. Avatar de lordcookies
            lordcookies

            pois, mas isso não usa o plugin Web do Java. Usa o JDK que está instalado no servidor…

        2. Avatar de Peter
          Peter

          Pois… “Java não faz mesmo falta a nível de web” : HTML 5 não é uma linguagem de programação é uma forma de estruturar e apresentar conteúdos web. Pelos comentários concluo que a maior parte do pessoal nunca programou nem sequer um “hello world”. Metade da internet depende de Java e o HTML5 é usado para criar interfaces que por sua vez têm muitas vezes um servidor Java do outro lado…
          O pessoal não percebe a diferença entre o que é uma plugin de browser e uma linguagem de programação que no caso da Java existe em bem mais de metade da web em quase todos os serviços financeiros e de gestão de informação do planeta.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Hello world loooool

          2. Avatar de Luis G.
            Luis G.

            nem mais Peter, na muge ! A maioria das pessoas que por aqui anda tem uma ignorância confrangedora sobre estas tecnologias, a programação e sobre a (excelente) Plataforma Java !… 🙂

    2. Avatar de Armando M.
      Armando M.

      Uma palavra para ti: Citius. Para tramitares acções judiciais, precisas de Java para web. Isto vai obrigar o nosso Ministério da Justiça a adaptar-se e a gastar mais uns milhões. E provavelmente vamos ficar sem sistema mais umas semanitas, o que depois em termos de andamento dos processos se reflectirá em atrasos de vários meses.

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Não havia uns iluminados de um empresa nacional que queriam fazer o Citius de raíz em C# ?
        Era a linguagem da moda na altura, hoje se calhar já vão propor fazer em Go 🙂 🙂 🙂

        1. Avatar de Marco
          Marco

          vai voltar a carga 😉

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Portal das Finanças trabalha com Java (entrega do IVA, IRS,…). Não se compreende como é que ainda não atualizaram para outra plataforma/linguagem. Vão deixar milhares de contribuintes sem forma de interagir com o Portal das Finanças.

    1. Avatar de Ping
      Ping

      Portal das finanças usa jsp!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mas a entrega de documentos usa Applets de Java.

      2. Avatar de Pinto
        Pinto

        Ora diz-me lá então o que significa JSP!

      3. Avatar de JL
  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O grande problema com esta decisão é o enorme investimento que Empresas e instituições, como o estado, terão de realizar para atualizar as suas plataformas. E no final esse investimento recairá sobre a forma de mais impostos…

  6. Avatar de Marco
    Marco

    o artigo é sobre Java e metem código Objective-C.

    1. Avatar de g0tH1C.X
      g0tH1C.X

      É só um exemplo de código..não interessa a linguagem…:P

      1. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        é.. mas não custava nada colocarem um imagem de código java.. é como falar de Ferraris e colocar uma imagem de um fiat.. é só um exemplo de um carro..

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Mas fazia algum sentido que Fiat e Ferrari é tudo do mesmo dono 😀

      2. Avatar de Marco
        Marco

        eu sei ;-), apenas a picar a malta do pplware.

  7. Avatar de mad
    mad

    e as finanças como vai fazer??? é tudo á base de java entregar declaraçoes e etc. Porra mais uma chatice para todos os portugueses.

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Agora é só convencer o Estado a substituir as suas plataformas Java, nomeadamente nas Finanças. Pois.

  9. Avatar de g0tH1C.X
    g0tH1C.X

    Finalmente!!! Já não era sem tempo! 🙂 Mas sim…muita coisa vai deixar de funcionar…Tenho que ter VMs com IE7 e 8 por serem o recomendado pelos fornecedores…:O

  10. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    E agora, Ministério das Finanças? Vamos deixar de entregar as declarações do IVA e do IRS?

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Estou mesmo a ver o estado a mudar as ferramentas que disponibiliza online.
    Se já eram da idade da pedra agora vão ficar completamente obsoletas.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Finalmente, pode ser desta que renovem as aplicações no site da Autoridade Tributária. Se bem que são meninos para lá deixar uma mensagem: “Por favor utilize Internet Explorer 9 ou inferior para enviar o seu IRS”

    1. Avatar de YaBa
  13. Avatar de josé
    josé

    Parece que finalmente o site do portal das finanças vai ser obrigado a substituir a porcaria da aplicação deles. Para um utilizador que entenda qualquer coisa, ainda consegue colocar aquilo a funcionar (porque as instruções que lá estão para a applet correr, aplicam-se a versões antigas dos browsers e nunca mais foram actualizadas). Agora para um utilizador comum, que não saiba muito mais do que ir ao google, vê-se aflito para conseguir correr a aplicação. Se o objectivo era facilitar a vida aos utilizadores, muito bem, é uma forma de evitar filas e deslocações e fazer tudo em casa… Mas a partir do momento que vissem que o java já não era uma boa alternativa dado que os browsers bloquearam a sua execução por predefinição, já há muito tempo deviam ter tratado de arranjar uma alternativa. Mas é o habitual… Faz-me lembrar aquelas estradas cheias de buracos em que em vez de serem arranjadas, coloca-se antes um sinal de aviso sobre as más condições da via… Fica mais barato! É preferível usar esse dinheiro para as obras do futuro gabinete do dr. Cavaco Silva… Pelo menos agora serão obrigados a mudar! Ou então volta tudo a ir tratar dos papéis às finanças, fica mais barato!

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aleluia!

    Pera, e a cena do IRS, como é que fica?

  15. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    Tendo em conta que as applets java sempre foram uma aberração.. parece-me uma decisão acertada. Além disso, quase já não são usadas.. é muito raro hoje em dia encontrar uma página que use applets java.

  16. Avatar de JJ
    JJ

    A muitas aplicações web usadas em empresas, que usam isto.
    Mas, também como não actualizam o Windows nem as aplicações a “anos”… não vai fazer grande diferença.

    Lá vai o governo gastar milhões para fazer uma nova versão do “programa” para enviar o IRS…

    1. Avatar de 3x7=21
      3×7=21

      Nas águas de gondomar (em 2010) o java estava com atualizações bloqueadas, senão o programa deles deixava de funcionar com as versões novas xd

  17. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    IMO, o titulo do artigo está incorrecto e é enganador.. “Oracle acaba com versão Java para web”.. java para a web.. até parece que a Oracle iria descontinuar o Java EE.. o que é claro é totalmente FALSO.

    1. Avatar de António Pinto
      António Pinto

      O título está correcto, apenas abreviado. Logo na primeira linha do texto está bem claro que se refere ao Plugin Web do Java, assim como está referido ao longo do restante artigo.

  18. Avatar de Tuga
    Tuga

    Quais são as alternativas?

  19. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Penso que o portal das finanças está faseadamente a mudar para HTML5, basta ver o e-factura, que é uma parte importante na posterior entrega da declaração de IRS. Vamos ver como será a entrega do IRS deste ano.

  20. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Pelo que li da notícia o que vai acabar é suporte para applets, coisa que actualmente alguns browsers não permitem executar. No entanto as aplicações Java Web Start irão continuar a funcionar. O portal das finanças sempre disponibilizou para download a aplicação para preenchimento e entrega de IRS.

    1. Avatar de António Pinto
      António Pinto

      Correcto Gabriel.

  21. Avatar de Peter
    Peter

    Que grande confusão vai nestes comentários. Alguém devia esclarecer que Java não é só a plugin do browser e por isso os serviços que correm em Java continuarão a fazê-lo de formas alternativas. As finanças por exemplo há muito que fornecem uma aplicação executável Java para entrega do IRS que dispensa browsers . E ainda há uma coisa chamada Java EE que permite que qualquer browser sem plugins interaja com um servidor onde as ações são executadas com praticamente a o mesmo fonte. Entenda-se que Java não é só uma plugin ( desde sempre mal amada e com razão).

    1. Avatar de Peter
      Peter

      ps: onde escrevi ” o mesmo fonte” queria dizer ” o mesmo código fonte”

  22. Avatar de rjorge
    rjorge

    Isto não vai obrigar milhentas empresas a alterações maciças de projectos acentes em Java EE?

    1. Avatar de António Pinto
      António Pinto

      Não, isto apenas afecta o Plugin Web do Java (client-side), todas as aplicações JDK e JEE vão continuar suportadas e de boa saúde.

  23. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quem está por dentro do assunto já sabia que a versão web do Java tinhas os dias contados, era uma questão de tempo. Agora alguém que me explique o porquê do nosso país adotar esta tecnologia para serviços obrigatórios, como o IRS? Uma tecnologia web com fim à vista tal como o flash. Quem toma este tipo de decisões? Isto é falta de incompetência… ou propositado. Mas claro que alguém vai lucrar com isto.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      É o mais fácil…
      Em Portugal, grande parte das empresas que desenvolvem sites, principalmente a uns 5/6 anos atrás, estavam pouco preocupas a tecnologia que usavam na construção de sites.

      Agora é que é um pouco diferente, com as novas gerações de programadores e de exigências. Mas, a uns anos… por exemplo, fazer um site com tabelas em vez de usar CSS era o mais comum por ai. E não é difícil de encontrar esses exemplos.

      1. Avatar de ....
        ….

        é “há” e não “a”!!!!

        1. Avatar de Zé

          É “à” e não “há” … “Há” é do verbo haver, em caso de duvida usa a palavra “existe” em vez do há e vês se a frase faz sentido, se não fizer é “à”.

          1. Avatar de JMF
            JMF

            Não, é mesmo “há” em vez de “a” ou “à”, porque é usado (2 vezes) em “há X anos”.
            Segundo a infopedia, haver = existir; ter decorrido (período de tempo).

            O verbo haver «emprega-se como impessoal, isto é, sem sujeito, quando significa existir OU QUANDO INDICA TEMPO DECORRIDO, casos em que se conjuga tão-somente na 3.ª pessoa do singular» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 534).
            E isto não é novidade do (des)acordo ortográfico!

    2. Avatar de JJ
      JJ

      “falta de incompetência”! -> Então é altamente competente 🙂

    3. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Uma das razões é por causa das pessoas poderem fazer o IRS em modo offline, e até faz sentido porque podes fazer o IRS em papel e papel não precisa de internet 😉

  24. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Atenção, acho que a maioria não percebeu. Isso só afeta o plugin java que corre no browser(cliente) o que corre no servidor não vai ser descontinuado. Do lado servidor o java é recomendado e ainda vai ser usado por muito e muito tempo.
    Realmente, a aplicação do IRS vai ter que ser re-implementada.

  25. Avatar de JLacerda
    JLacerda

    Convém esclarecer alguns mal-entendidos (que já se vêm nos comentários): o artigo refere-se, especificamente, à tecnologia Java Applets (que corre nos browsers como um plugin) e não à plataforma Java ou à linguagem Java (que são usados do lado do servidor). A plataforma/linguagem Java estão de boa saúde e recomendam-se. São usados em milhões de aplicações empresariais em todo o mundo sendo uma solução altamente fiável, escalável e em constante evolução.

    1. Avatar de claudio
      claudio

      +5 (dos poucos comentários inteligentes)

  26. Avatar de J.B.
    J.B.

    Python…. vai ser a solução

  27. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    O título está correcto, apenas abreviado. Logo na primeira linha do texto está bem claro que se refere ao Plugin Web do Java, assim como está referido ao longo do restante artigo.

  28. Avatar de ASilva
    ASilva

    Para leigos como eu, isto é muito confuso. Sobre a entrega do IRS, coloquei essa questão à Autoridade Tributária que teve a “amabilidade” de responder hoje e que transcrevo:

    ” AT
    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Informamos que os navegadores de internet que suportam Java neste momento são:
    – Para Windows (Internet Explorer e Mozilla Firefox)
    – Para Macintosh (Safari e Mozilla Firefox)
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
    [Portal Mensagem Saída] 29-01-2016 14:13:19″

    Em que ficamos?

  29. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gosto tanto quando os meus comentários são censurados

  30. Avatar de tiago
    tiago

    A começar em sistemas operativos, passando por browsers e bases de dados em java, o nosso governo tem muito que trabalhar… eles não, o pessoal da informatica… que só se vão lembrar de actualizar quando começar a dar o berro em massa… lol

  31. Avatar de jedi
    jedi

    Vai aqui uma confusão. E ainda por cima PPLWARE não explica o contexto bem, porque muitos que comentaram não perceberam. O que vai acabar é o componente responsável pela tradução e execução de programas java que executo no lado do cliente, ou seja, as Applets, Não VAI ACABAR JAVA PARA WEB . Isto porque existe outro componente faz esse tradução e execução no lado do servidor, a semelhança do PHP. Linguagens como Java e C# para além de serem executadas somente no lado cliente, podem correr no lado servidor sem depender cliente (como ter instalado plugin). os chamados Serverlets. Como por exemplo C# utiliza ou tem componentes do lado servidor através ASP.NET. Enquanto o JAVA, tem JSP e uma tecnologia mais recente JSF . Por isso pesquisem, mas pesquisem bem. Outra coisa, JavaScipt também têm lado de Servidor através de NodeJS, por isso não impede de fazer aplicações em HTML5 no lado de servidor. 😉 Atenção aos Título, não custava nada por exemplo colocar “Oracle acaba com Plugin Java Web (Applet). Mas pronto. 😉

    http://stackoverflow.com/questions/26089364/difference-between-applet-and-servlet-and-their-usages

    1. Avatar de Vítor M.

      Está tudo explicado, agora, é preciso é ler tudo. O que acrescentaste não acrescentaste, está lá 😉

  32. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Quero ver agora como é que vou fazer os testes de velocidade à minha internet(download/upload),em websites como o speedmeter.fccn./pt,o qos.sapo.pt/,e nos da NOS(http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx),e da Vodafone(speedtest-po.vodafone.pt/).E no speedtest.net salvamo-nos porque só exige o Flash Player da Adobe,se não estou em erro,mas se quisermos fazer o pingtest.net precisamos do Java.Além disso hoje saiu a build 103 da versão 9 do Java e nem consigo instalá-la.Corri o Revo Uninstaller Pro,desinstalei a anterior e nada.Não consigo instalar agora nenhuma versão de 64 bits.Deve haver qualquer bug,de certeza.Ou então pode ser qualquer bug que haja na minha versão do Windows Insider Pro Preview,a 14251,que saiu na Quarta-feira,dia 27 de Janeiro.Desde que sairam algumas anteriores builds que não consigo instalar nenhuma versão nova do JAVA 9.Estou pelos cabelos.Mesmo correndo o Ccleaner à procura de erros no registo que continua tudo na mesma. 🙁

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Yep isso é uma das situações chatas que não sei como vão resolver sem o plugin Java Applet :/, porque o HTML5 que toda a gente diz

      1. Avatar de Nuno Gonçalves
        Nuno Gonçalves

        que é o futuro, não tem maneira de aceder a essas definições do sistema, pelo menos por enquanto.

  33. Avatar de Andre Santos
    Andre Santos

    Ai que maravilha, tanto dinheirinho para o bolso de algumas empresas de outsourcing que trabalhem com o Min. das Finança e Justiça

  34. Avatar de Filipe S.
    Filipe S.

    Adeus Java e não vou ter saudades nenhumas. Foi uma das piores coisas que já inventaram a seguir ao Flash.

    1. Avatar de claudio
      claudio

      Pelo teu comentário vê-se que percebes mesmo do assunto!

  35. Avatar de Marco
    Marco

    sabem qual é a melhor parte? estão a ver os licenciamentos dos pagamento de serviços nos quiosques (principalmente telemóveis), pois… Já tive uma situação com um intermediário de uma operadora que me disse “tem de usar o ie8 ou 9, porque não suportamos mais nenhum browser, e tem de ter o java apto”. qd lhe disse que o cliente so tinha windows 8, a resposta foi: “n posso fazer mais nada”.