Omega2 IoT: Servidor Linux por $5 do tamanho de uma cereja

11 Comentários

O segmento dos mini PCs têm vindo a crescer substancialmente e parece que o desafio actual é torná-los cada vez mais pequenos e potentes, até porque estamos em plena era da Internet das Coisas.

O projecto que apresentamos hoje chama-se Omega2 IoT e já está no Kickstarter à procura de financiamento.

Omega2_00


Omega2 IoT é um novo PC minúsculo que promete ser um sucesso no mundo da tecnologia. Este dispositivo custa apenas 5 dólares e tem um conjunto de especificações bastante interessantes das quais se destacam:

  • CPU a 580 Mhz
  • RAM: 64 MB
  • Memória de armazenamento: 16 MB
  • Wi-Fi integrado (b/g/n)
  • USB 2.0
  • Bluetooth 4.0 (módulo externo)
  • GPS (módulo externo)
  • 2G/3G (módulo externo)

Obviamente, tal como outros mini PCs, pode ainda ter outros componentes que funcionam através de módulos externos. Existe também uma versão Plus, que custa $9 e que tem 128 MB de memória RAM e 32 MB de memória de armazenamento. Esta versão tem ainda um leitor de cartões MicroSD.

omega2_02

Em termos de sistema operativo, o Omega2 IoT vem com uma versão adaptada do Linux e até tem suporte para o Apache. Destaque ainda para a integração com serviços na Cloud e até a uma loja de aplicações.

omega2_01

Veja o Omega2 IoT em acção

https://www.youtube.com/watch?v=tRPjpaLiXfc

Por agora este projecto procura financiamento e em apenas alguns dias superou as expectativas. Se chegar ao mercado, este projecto parece-nos que terá enorme sucesso, podendo competir facilmente com outros projectos dentro do mesmo segmento e de grandes fabricantes, como por exemplo a Intel.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Vamos la ver, estou a sonhar ou o máximo desta placa são 128MB RAM? Isto “anda” com 128RAM?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso mesmo, 128 MB de RAM :). O iPhone também não rola com “~1GB”? É tudo uma questão de optimização 🙂

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        128MB chegam perfeitamente para fazer grande parte das tarefas que toda a gente faz no dia-a-dia. (Isto era o que eu tinha à 8 anos atrás). Só é necessário garantir que o sistema operativo faz o minimo trabalho possivel sem descuidar da sua utilidade.

        Pedro, não vais comparar 1Gb com 128MB, pois não? Estamos a falar de uma razão 8 : 1…

        1. Avatar de Diogo Eiras
          Diogo Eiras

          Acho que se refere à diferença entre Android e iOS que se vê em dispositivos mais “topo de gama”.

  2. Avatar de Nimboos
    Nimboos

    O C.H.I.P. parece-me mais interessante e com um preço bem atractivo.
    https://getchip.com/pages/chip

    1. Avatar de Luis
      Luis

      De facto parece mais atractivo, contudo a forma de programação do ómega e incrível para usuários sem conhecimentos em programação , sabemos que se torna limitado, contudo aborda a programação na forma de módulos como se fazia a algum atras tempo com os autómatos , que a siemens penso eu criou um autómato programado por módulos que qualquer pessoa conseguia programar e fazer coisas incríveis para a altura o ómega proporciona isso ao nível de microcontroladores dando um 5 a zero ao popular Arduino, contudo ficarei sempre com os meus velhinhos Pic.

      1. Avatar de Nimboos
        Nimboos

        Olá Luis. Acredito que “a programação na forma de módulos” a que te referes seja a utilização do software Node-Red, que também está disponível para o Raspberry Pi e para o C.H.I.P. Ou seja, não é algo exclusivo do Omega.
        http://nodered.org/

        O Node-red só corre em máquinas com microprocessadores. Por isso é natural não existir este tipo de software em placas com microcontroladores tais como PIC ou AVR (como o Arduino Uno).
        No entanto é possível fazer programação de Arduinos com o Node-red.
        http://nodered.org/docs/hardware/arduino
        http://jekw.co.uk/category/node-red/

    2. Avatar de RDastr
      RDastr

      Ha pouca informação sobre esse CHIP, é preciso de um “carregador” para dar energia ao CHIP? genero o arduino? ou pelos $9 ja vem com ele?

      1. Avatar de Nimboos
        Nimboos

        Sim, é necessário um carregador (tipo dos smartphones) para alimentar o CHIP. E não vem incluído nos 9$. Saliento o facto do CHIP ser um mini computador. Ou seja, o CHIP vem com ambiente de trabalho Linux pré instalado. E pode-se trabalhar diretamente no CHIP como um convencional computador pessoal – sendo necessário um rato e teclado, e ligar o mesmo a um ecrã (ou televisão). Pelo que percebi, no caso do Omega é apenas possível aceder ao mesmo de forma remota via linha de comandos ou interface web (até porque este não tem hardware para mais).

  3. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Parece-me que o concorrente mais directo deste omega2 é raspberrypi Zero que tem um baixo consumo e os pinos GPIO para a malta brincar, se calhar o wifi integrado tanto num como no outro era uma mais valia para a malta interligar varios rpi_zero/omega2.

  4. Avatar de ja la foste
    ja la foste

    Alguem chegou a mandar vir um?