Intel vai passar a produzir processadores ARM

12 Comentários

Começou ontem a conferência anual da Intel, o Intel Developer Forum, onde a gigante dos processadores apresenta ao público as suas mais recentes criações e inovações.

Várias novidades já surgiram, mas uma delas deixou a plateia surpresa. Brian Krzanich, o CEO da Intel, anunciou que a empresa vai passar a produzir processadores ARM e a integrá-los nos seus chipsets.

Intel

Esta é uma novidade que poucos esperavam que viesse a acontecer num futuro próximo. A Intel e a ARM são concorrentes declarados no mercados dos dispositivos móveis, com cada um dos processadores a procurar ser o mais eficiente e performante possível.

O acordo estabelecido entre as duas empresas vem assim dar à Intel o acesso a toda a tecnologia da ARM, para que possa fazer uso de toda a sua tecnologia de produção de 10nm e consiga produzir chipsets com a melhor PPA (power, performance, area) possível.

Já existem clientes de peso interessados em adquirir estes novos chipsets equipados com processadores ARM. A LG será uma das primeiras marcas a ter acesso, seguidas depois por várias outras, menos conhecidas.

Intel ARM

Depois de ter desistido de produzir os seus processadores dedicados ao mercado móvel, a gigante tecnológica volta a posicionar-se num lugar de destaque na industria ao conseguir este acordo com a ARM. Poderá assim combater com as empresas que eram até à pouco concorrentes de peso e com quem tinha dificuldades em competir.

Pode ser também a porta que a empresa esperava para conseguir entrar na produção de processadores para a Apple. Há muito que se fala de uma possível parceria para que a Intel possa produzir os processadores para o iPhone e outros produtos Apple, mas que até agora não tinha forma de ser concretizada.

Esta jogada estratégica mostra que a intel soube dar a volta ao mercado e conseguir criar novas oportunidades de negócio, mesmo que para isso tenha de recorrer a um concorrente, que domina de forma total o mercados dos processadores para dispositivos móveis.

Intel

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Decisão muito tardia.
    Ele já sabiam que precisavam disto há muito tempo…

  2. Avatar de Techguy
    Techguy

    A qualcomm que se cuide… Agora tem um concorrente com as mesmas armas

    1. Avatar de Gama
      Gama

      Isto não tem nada a ver com concorrer com a Qualcomm, isto é para concorrer com as fábricas, como a TSMC ou a Samsung, que produzem chips para outros clientes. A Qualcomm até pode vir a usar as fábricas da Intel

      1. Avatar de Techguy
        Techguy

        Cetro, a Qualcomm pode até fazer isso, tal como a Apple implementa componentes da Samsung. Mas achas que a Intel vai por de lado a oportunidade de lançar os seus próprios SoCs no mercado para dispositivos móveis e ser um concorrente de peso à Qualcomm?

        1. Avatar de Gama
          Gama

          O acordo com a ARM parece se cingir a optimização de fabrico nas fábricas da Intel para os licenciados da ARM, não diz em lado nenhum que a Intel adquiriu uma licença para fazer o que dizes. Aliás a ARM fala que o acordo é com uma divisão específica da Intel, a Intel Custom Foundry, a parte responsável para fabricar o que os clientes querem.
          A Apple implementa componentes da Samsung?

          1. Avatar de enese
            enese

            Sim o ecrã de alguns equipamentos apple é Samsung o processador também e muitos outros componentes electrónicos que estão lá dentro escondidos também são.

          2. Avatar de Gama
            Gama

            enese, no contexto do que foi dito o que dizes é bastante diferente. O processador não é da Samsung é da Apple, que usa o TSMC e a Samsung para fabricar.

  3. Avatar de Necroman
    Necroman

    “Se não podes vencê-los, junta-te a eles!”
    Um chipset ARM numa board de desktop ou laptop, juntamente com o chipset x86 era interessante… Como é que ainda ninguém se lembrou disso?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Qual é o interesse disso?

      1. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Acesso a tudo o que é software feito para as duas arquitecturas numa só máquina. Ao estilo do que a Apple fez nos anos 90.

        1. Avatar de Alguem
          Alguem

          Isso ia trazer demasiados bugs… A Microsoft já está a tornar isso possível de uma maneira bem melhor com as apps universais.

  4. Avatar de Zé

    Boas notícias. Só peca por tardia. A Wiggle que se cuide!