Nvidia aumenta a produção da sua placa gráfica GeForce GTX 1650

12 Comentários

Os gamers de todo o mundo estão a frustrar devido à escassez de placas gráficas, em especial das da nova linha GeForce RTX 30 da Nvidia. Para além das dificuldades mesmo inerentes à produção de chips, também a compra massiva para a mineração de criptomoedas contribuiu para esta falta de stock nas prateleiras.

No entanto há boas notícias vindas da Nvidia. A fabricante norte-americana vai aumentar a produção das suas placas gráficas GeForce GTX 1650. Pelo menos assim os consumidores poderão comprar algum exemplar.




Se procura uma das novas placas gráficas da Nvidia, nomeadamente a GeForce RTX 3060, RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090, então para já esqueça. A escassez de chips afetou significativamente este mercado e estes modelos estão praticamente desaparecidos das prateleiras.

Mas, na falta de stock para estes modelos, a Nvidia vai empenhar-se em trazer mais quantidades de outra linha.

Nvidia aumenta a produção da GeForce GTX 1650

Apesar de não ser exatamente aquilo que os consumidores procuram, a Nvidia vai apostar no aumento do fabrico das placas gráficas GeForce GTX 1650. Esta GPU é baseada na arquitetura Turing e conta com um processo de fabrico de 12 nm da TSMC.

Desta forma, a Nvidia vai pelo menos conseguir colocar no mercado algum stock de chips gráficos para colmatar as necessidades dos gamers.

As últimas notícias indicam que a escassez de placas gráficas pode prolongar-se até ao final de 2021. Já a falta de stock de chips pode durar até ao segundo semestre de 2022. Por este motivo, os utilizadores que procurem com urgência uma placa gráfica, vão ter que se sujeitar àquilo que chegar às prateleiras.

GeForce RTX 3080 da Nvidia

Segundo os relatórios, o stock da GeForce GTX 1650 vai aumentar entre o mês de abril e maio deste ano. Esta GPU conta com 896 núcleos CUDA, 56 TMUs e 32 ROPs a uma frequência Turbo de 1665 MHz. Traz consigo 4 GB de memória GDDR5 de 8 GHz e uma interface de memória de 128 bits, oferecendo uma largura de banda de 128,1 GB/s.

Esta gráfica chegou em abril de 2019 pelo preço sugerido de 149 dólares. No entanto atualmente pode ser encontrada à venda nos EUA por 399 dólares. Espera-se então que o aumento do stock também faça baixar os preços.

Leia também:

TSMC vai investir 100 mil milhões de dólares para aumentar a produção de chips

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Que giro, apagaram o meu comentário sobre uma observação no artigo.

  2. Avatar de k
    k

    Que comédia. É um chip ultrapassado que faz 0 sentido produzir. E dizer que é para “colmatar as necessidades dos gamers” é atirar areia aos olhos do povo quando depois por trás não vendem a lojas que realmente fazem um esforço para realmente vender a gamers, para poder vender a miners. Já sabemos que é capitalismo e que o miner é melhor cliente do ponto de vista da nvidia mas pelo menos não tentem tapar o sol com uma peneira com estas manobras esfarrapadas de relações públicas.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Os miners pagam mais que os gamers por uma gráfica? A gráfica custa 400€, os miners pagam 1000€ por essa gráfica e os gamers só pagam os 400€.

      1. Avatar de k
        k

        Não percebi o teu ponto de vista. Não foi o que eu disse e o que tu disseste não fez sentido.

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “A gráfica custa 400€,…” Como ?? Esta placa gráfica arranja-se por 160 euros,pelo menos a da marca Gigabyte.Quais 400 euros,quais quê.Uma placa gráfica lançada há 2 anos ?? Você não deve estar bom da cabeça.

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Ainda bem que comprei uma 1070ti em 2017, ainda vai dando pra jogar 1080P a 60fps

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É uma placa que já tem 2 anos.Já está ultrapassada.

    1. Avatar de Pegulho
      Pegulho

      Nem toda a gente tem dinheiro para as mais recentes e mais potentes. Ao contrário do que acham, há muita gente ainda a comprar esta placa. Sejamos honestos, para muita gente, é mais que suficiente para jogar um fifa, fortnite, warzone que são os focos da maioria dos miúdos.

  5. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Review’s ao Cyberpunk 2077 pedem 7G de Vram em 1080, qualidade Ultra. Para determinados jogos para não haver stutter… uma gpu com pelo menos 6G de Vram será o minimo, tudas as outras gpu com menos Vram serão para office e vídeo. Por isso acho que é uma má aposta.

  6. Avatar de Sérgio Gomes
    Sérgio Gomes

    Passou dois meses desde da publicação dessa notícia.
    Sim é possível comprar uma gtx 1650.
    Mas a mais barata custa 299€. Quer dizer o dobro do preço antes da pandemia.
    Assim, não dá
    Era bom se a Pplware conseguisse saber se os revendedores estão a ter mais stock dessa carta e quanto é que eles pagam por ela.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pelo que sei, continua a haver uma falta enorme de placas. Há uma procura, para lá da loucura das criptomoedas, ao nível empresarial e ninguém garante stock a mais de 24 horas. Os preços já nem se discutem, estão muito inflacionados, mas, como me disseram, “querem querem, não querem, há quem queira”.

      1. Avatar de Sérgio Gomes
        Sérgio Gomes

        Obrigado pela resposta Vítor,
        Sim, se os stocks ficam na mesma, não há possibilidade de ver os preços baixarem.
        Estou a ver que vai-se ter de esperar uns bons dois anos para ver a produção aumentar significativamente com a abertura de novas fábricas de chips :-/
        Mesmo assim, vou aguardar alguns meses para ver se com o lançamento da versão desktop da rtx 3050 e de uma possível rx 6400, os preços das placas como a gtx 1650 ficam mais acessiveis.