NVIDIA prepara-se para abandonar o suporte aos drivers de 32bits

18 Comentários

O evoluir dos sistemas operativos garantem a segurança e a chegada das mais recentes novidades. É por isso normal que as empresas acompanhem essas atualizações.

A NVIDIA foi a mais recente a colocar um ponto final no passado e empurrar os utilizadores para o futuro. Vai abandonar a criação de drivers para sistemas de 32bits, fechando um ciclo em todos os sistemas operativos onde está presente.



Segundo as informações da própria NVIDiA, a versão 390 dos seus drivers vai ser a última a ter suporte para 32bits.

Daqui em diante, tanto no Windows, Linux e FreeBSD, os utilizadores só vão poder atualizar os seus drivers se tiverem sistemas com arquitetura de 64bits.

É claro que caso não tenham um destes sistemas, os utilizadores devem atualizar os seus sistemas operativos para que tenham suporte para 64bits.

As razões para manter estes sistemas são várias, mas pouco lógicas na maioria dos casos. Os sistemas de 32bits conseguem também correr aplicações de 16 bits, o que por vezes se torna necessário em algumas situações.

Claro que os sistema de 64bits são mais seguros, têm uma performance melhor e, no global, conseguem ter menos problemas de execução, o que é razão suficiente para que seja a arquitetura de eleição.

A decisão da NVIDIA é lógica e vem abrir o caminho para que seja mais simples de desenvolver os drivers, não tendo de manter sistemas mais antigos e que podem não ser simples de atualizar

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Ui prearem a cuz deles vao ja crucifica los

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Precisas de um teclado novo. Dou-te o meu que recebi um mais fixe este ano.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom dia….E BOM NATAL 🙂

    Só uma dúvida….tendo eu o windows 10 a 32 bits….posso actualizar para o de 64 ?

    1. Avatar de RM
      RM

      Se o CPU fôr de 64 bits sim, mas o W10 (x64) tem que ser reinstalado. Bom Natal.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Sou um pouco básico nestas coisas….mas outra dúvida que tenho é ….tendo uma licença original do windows 10 32 bits poderei actualizar para um de 64 bit ?

        1. Avatar de paulo
          paulo

          Sim, mas tem que ser a mesma versão Home ou Pro. Você baixa no site da Microsoft https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Obg pelas dicas 😉 Vou já tratar de fazer uma pen usb de instalação.

            Abraço

    2. Avatar de KNIGHT
      KNIGHT

      Sergio, sim pode, porem terá que fazer uma instalação, se der faça uma instalação limpa.

  3. Avatar de informado
    informado

    Surreal. Nvidia faz-me lembrar aquela de uma outra empresa dos milhões, bilhões e triliões… que retirou o suporte e actualizações ao Iphone 4. Ainda tenho o meu Iphone 4s e funciona na perfeição! Quanto a esta Nvidia vai aprender depressa que com o Linux as coisas não são sempre como querem.

    1. Avatar de José Luís Ribeiro Lopes
      José Luís Ribeiro Lopes

      Fds estamos a falar de retirar suporte a 32 bits, não ao. Linux. Se tu ainda tens um sistema de 32 bits de certeza que não precisas de drivers novas da nvidia.
      E já agora para que é que a Apple ia continuar a suportar um dispositivo com 7 anos? Para não falar que uma atualizacao para o software moderno ia o deixar pior, não melhor.

  4. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Faz a empresa muito bem! Mas estamos em 2001 ou em 2017???
    Ridiculo ainda existir aplicações que não aproveitam as vantagens que 64 bits trás(e não me refiro só a se poder utilizar mais memória).

  5. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    decisão mais que bem tomada, e já devia ter sido há mais tempo, não faz qualquer sentido manter suporte a uma plataforma que tem os dias contados, já houve mais que tempo para haver transição da plataforma x32 para a x64…

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ainda existe malta com 32 bit? loll

    1. Avatar de KNIGHT
      KNIGHT

      Típico de humano que não serve para nada, vir debochar de outras pessoas pq usam 32 bits é lamentável, postura de pessoa atrasada.

      Assim como o ps3, sim tem um monte de gente que ainda tem.

  7. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Lamentável.

    Ou seja quem não tem pc ‘bom’ esta ferrado.
    Alias reparei que essas empresas de placa de vídeo e jogos estão indo no mesmo caminho que os governantes, políticos.

    Espero que a AMD não siga esse caminho.

    1. Avatar de José Luís Ribeiro Lopes
      José Luís Ribeiro Lopes

      PC “bom”? Se tens um PC que não aguenta 64 bits o PC não é “não bom” é só velho para caralho, e se é assim tão velho não precisas de drivers novas da nvidia

    2. Avatar de ACS
      ACS

      se tens o pc que nao aguenta com um SO novo de 64 bits entao também nao precisas de drivers. quem é que precisa de novos drivers 32 bits?