Mineração com placas gráficas deixará de ser rentável em breve, diz relatório

46 Comentários

Atualmente há uma insana procura por placas gráficas para a mineração de criptomoedas. Os modelos mais apetecíveis são os de alta performance destinados sobretudo ao mundo dos jogos.

No entanto um recente relatório adianta que a mineração de criptomoedas através das GPUs gaming vai em breve deixar de ser rentável.



Minerar com gráficas? Em breve poderá deixar de valer a pena

De acordo com um recente relatório da JPR (John Peddie Research), consultora especializada no mercado das GPUs, as placas gráficas topo de gama devem tornar-se obsoletas para a prática de mineração de criptomoedas já em breve.

O estudo revela que a próxima mudança da arquitetura da criptomoeda Ethereum para a versão 2.0 vai limitar os rendimentos conseguidos com as GPUs. Desta forma, a mineração através destas placas gráficas, que necessitam de um alto consumo energético, vai assim deixar de ser algo viável.

Uma das alterações na Ethereum é a passagem de um sistema Proof-of-Work (PoW) para o sistema Proof-of-Stake (PoS). Desta forma, a moeda digital tem como objetivo tornar-se mais eficiente ao mesmo tempo que depende menos da energia elétrica. Estas medidas podem ajudar a evitar situações como as que aconteceram no Irão, onde a mineração de criptomoedas provocou cortes na energia elétrica.

As alterações na arquitetura Ethereum estão previstas para o próximo ano de 2022.

Segundo John Peddie, presidente da JPR:

 Ethereum, a criptomoeda mais adequada para a mineração através de GPUs, terá a versão 2.0 muito em breve, tornando as placas gráficas obsoletas. O utilizador teria que ser muito insensato para investir atualmente numa GPU topo de gama, com um alto consumo de energia, para minerar criptomoedas.

O estudo demonstra ainda que as vendas de GPUs no quatro trimestre de 2020 aumentaram 20,5% em comparação ao trimestre anterior. E uma significativa fatia dessa percentagem deve-se à mineração de criptomoedas, sobretudo da Ethereum.

Para contornar esta situação, a Nvidia e a AMD já se encontram a trabalhar em placas destinadas em exclusivo à mineração de criptomoedas.

Pode consultar o relatório completo aqui.

Leia também:

Hackers já terão conseguido desbloquear a gráfica RTX 3060 para minerar criptomoedas

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Não chamaria de 2022 “em breve”…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não? 🙂 é já ali…

    2. Avatar de Thomas
      Thomas

      Concordo. Até 2022 é demasiado tempo. A tecnologia esta a subir de preço mas as graficas devido a isto esta demasiado caro. Estao a custar 3x mais do que o preço normal.

      1. Avatar de say
        say

        Cara, você compra uma 3070 hoje (13k), tem o retorno do investimento somente em 7 meses minerando Ethereum, pronto, na hora de começar a realmente fazer dinheiro com a placa de vídeo que comprou já 2022

  2. Avatar de Elektro
    Elektro

    Boas noticias!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Hehe esses estudos percebem tanto de cryptos como eu de babá de camelo.

    Se este mês as cryptos subirem 20% continuar a valer a pena, se em Abril subir 100% continua a valer a pena…
    Resumindo tudo se resume ao valor do mercado(procura /oferta) e isso ninguém sabe o futuro senão mudavam de profissão e en vez de relatórios ganhavam milhões em venda ou compra…

    1. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      mais ou menos.
      aqui neste caso está relacionado com o gas fee que vai descer imenso. vai descer muito mais do que o valor que a ETH possa aumentar no curto prazo. 😉 é mais isso.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        Tiago não, não é nada disso…

  4. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Não é novidade

  5. Avatar de behemot
    behemot

    OFFTOPIC , cuidado com a atualização do w10 KB5000802 , tem causado bastantes BSoD…especialmente com certas impressoras…. e ainda por cima é automática….

    1. Avatar de JL
      JL

      Suspender atualizações durante 7 dias.
      A Microsoft está a suspender a atualização KB5000802.

      1. Avatar de Behemot
        Behemot

        Sim eu sei, eu já instalei… Não tenho impressora… Correu bem… Mas procuro informar-me sobre o que é que está a instalar no meu portátil e quando escrevi ainda não tinha saído a noticia aqui no pplware.

  6. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Finalmente!
    Esses mineradores limpam tudo. Uma pessoa quer uma RTX 3090 para jogar minecraft e não arranja em lado nenhum.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu sei que o teu comentário de jogar minecraft com uma RTX 3090 foi no gozo, mas no geral estás certo. E quem precisa delas para trabalhar está ainda mais tramado. Não, as Quadro não são solução pois são demasiado caras e não compensam para uma equipa pequena.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Como é que é suposto jogar Minecraft 4k ultrawide com Ray tracing?

  7. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Se contabilizarmos o preço da electricidade em Portugal com o preço das gráficas não é fácil rentabilizar hoje em dia!

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Hugo, falas por experiência?
      Ē que eu posso falar.
      Apenas com uma placa (RTX 2060), consigo ter um rendimento de quase 300% já descontando o preço da energia.
      9 centimos de noite e 17 cêntimos de dia o kW.

      1. Avatar de EC
        EC

        Não percebi … Fazes 26 cents (9+17) ao dia de rendimento ou de custo de eletricidade?
        É que se for de rendimento, então não é lá muito rentável – menos de 100 euros ao ano em 24/7

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Custo de energia, óbvio. Está escrito no comentário que é Kw

      2. Avatar de VP
        VP

        Redin que tarifário é que tens para pagar tão pouco? Eu com potencia contratada de 4.6KVa, e já com o desconto debito directo pago 0.11 em vazio e 0.22 fora vazio.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          GoldEnergy bi-horario semanal.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Isso não vai ser assim, pois cortaram as rtx 3060 para etherium, mas continua a funcionar nas outras moedas, quem escreveu esse relatório sabe tanto disso como de astronomia

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Nem mais LOL.. ETH vai reduzir bastante as gas fees ok, teoricamente será menos rentável.. no entanto ao reduzirem as gas fess o valor da moeda vai disparar certamente.. Resumindo, recebes menos rewards ao minerar (em ETH), no entanto esse ETH que recebes vale mais.. ao final do dia vai-se manter praticamente igual. Quando ethereum passar a proof of stake (talvez daqui a 2 anos), outra moeda proof of work irá dar replace, no worries.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Isso já a Cardano (ADA) faz e bem

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          Também é só mesmo isso, que faz, não faz mais nada…
          E Ethereum também já tem PoS, quando lançou a fase 0 do ETH 2.0.

  9. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Se vale tanto a pena minerar, porque não fazem as contas de cabeça??? lol…

  10. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Já agora, pergunto aos bots que aqui defendem as criptocoisas, quanto já levantaram em dinheiro real???? É que eu ainda não vejo muitos Ferraris a circularem por aí. Ou será que nunca mais trocam as vossas criptocoisas por dinheiro real porque acham que ele vai desaparecer? Lol, que cómicos….

    1. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      para o teu comentário só tenho uma resposta- LOLLLLLLLLLLLLLLLLLL
      Já agora se ficasse milionário não comprava um ferrari, aliás fica era bem caladinho, ninguém precisa de saber quanto tenho na conta nem o que tenho.

    2. Avatar de José
      José

      deixa de ser criptotrasado

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Depende do valor que possas gastar. Ultimamente tem dado para ganhar uns trocos, ainda a semana passada tive um retorno de 20%. Comprei Bitcoins a x e vendi a x *1.20.

      Não é muito mas sempre é mais dinheiro que as más inguas ganham.

    4. Avatar de traveller
      traveller

      Ferrari é para mentecaptos ainda se for por um Tesla vá lá que não vá mas isso já vais poder comprar com criptocoisas não necessitas de trocar por dinheiro real. Só não sei bem o que é dinheiro real porque ainda o ano passado tinha 50milhoes de kwanzas e não conseguia trocar por nada enquanto criptocoisas até tenho um cartão visa da conta de bitcoins que dá para usar em qualquer loja que aceite visa. Já agora queria comprar uma PS5 e não consigo será porque andam a minerar com PS5? acho que não.

    5. Avatar de Victor
      Victor

      Santa ignorância, mas eu respondo-te. Ontem levantei 85€ e nem vamos a meio do mês. Essa história dos Ferraris são os burlões do Youtube que passam essa imagem. E quem de facto os tem foi à conta de burlas como um miúdo coreano fez ou de quem minerou bitcoins por 2008/2009 e que já as vendeu.
      Atualmente o que se vai gastar numa GPU mais vale comprar Bitcoins e deixar quieto a render, e ver quanto está daqui a 5 anos. Quem teve sorte que conseguiu comprar a bom preço no ano passado, digamos que a mineração paga-me a luz, o pacote de internet e ainda sobra para deixar render. É uma questão de estudo e pesquisa, não é nenhuma ciência.

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    As crypto baseadas em ProofOfWork estão cada vez mais centralizadas. Daqui a pouco só uma dúzia de empresas têm tecnologia e capital o suficiente para minerar. O sonho da descentralização terminou mal, felizmente há ProofOfStake.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      POW cada um pode ter um node em casa, como é que isso torna a descentralização um sonho? lol.. Ninguém vai a casa de cada pessoa desligar cada node, no máximo poderão dar shutdown numa ou outra farm, e nascem outras tantas noutro ponto do planeta.

      POS isso sim, é muito menos descentralizado uma vez que fica tudo em clouds bem conhecidas, como AWS, Googles etc.. O governo Americano decide dar shutdown por exemplo, e lá se vai a maior parte da network.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        RPG não percebes nada do assunto… Quem quiser ter um PoS node em casa, também o pode fazer.

  12. Avatar de buuuuu
    buuuuu

    Estranho esta cadência de notícias de que a Nvidia tentou bloquear a mineração nos seus drivers + notícias de estudos que apontam que a mineração deixará de ser rentável + ataques permanentes à sustentabilidade dos diferentes sistemas.
    Pergunto eu, haverá uma propaganda em curso contra a existência das criptomoedas, propaganda essa comprada pela banca tradicional?

    1. Avatar de Victor
      Victor

      O maior problema além da volatilidade, que a torna sem utilidade para uso geral, é que provoca escassez de moeda circulante. Os bancos centrais imprimem moeda (fiat) e distribuem para fazer girar a economia. O que acontece é que as cryptos tiram esse dinheiro (fiat) da circulação diminuindo assim as trocas comerciais e aumentando a pobreza. Muita gente vai morrer com as wallets cheias de BTC á espera que atinja o valor de 1 milhão de dólares / BTC.

      1. Avatar de buuuuu
        buuuuu

        Mas imagino que o papel impresso (notas), se tiver de perder o valor também perde! Basta haver um colapso financeiro! As trocas comerciais desde sempre existiram e não acredito que deixem de existir, só que antes possivelmente transaccionavam-se bens de outra natureza material (gado, alimentos, etc).

        Mas com estas notícias parece-me é haver uma concertação de interesses de mandar a moeda virtual ao ar. E, no entanto, do lado oposto, há visionários a apostarem nela fortemente (i.e. Elon Musk).
        É como os interesses do petróleo a quererem mandar abaixo o processo de electrificação.
        O que se calhar esta malta da estratosfera financeira ainda não percebeu é que há possibilidade de coabitar com outras realidades virtuais e serem felizes na mesma!

  13. Avatar de paulo
    paulo

    voces sao uns visionario do crl ! a amd e nvidea estao a desenvolver chips para uso der mineracao ha parva!!! o este artigo esta mais avancado do que les ! acham que o POW vai acabar a raven coin esta ai e outyras vao aparecer este artgigo é criado sem o minimo de conhecimento na area!

  14. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Fazem umas quantas novas moedas e está o problema resolvido. Por algum motivo há mais de 500 criptomoedas. Se não dá para minar uma viram-se para outra com a dificuldade mais baixa.

    1. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      ha 8600 moedas… mas gostei da aproximação de + de 500 moedas 🙂

  15. Avatar de Victor
    Victor

    Pois, mas não existe só Ethereum lol

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Estou a surfar na onda do Cardano (ADA) e não está mal.

  16. Avatar de Pedro Lucas
    Pedro Lucas

    Aos anos que se fala da mudança do paradigma pow para pos. Aproveito para sugerir que vejam a STORJ, uma cloud distribuida com base no espaço livre dos nossos discos. Em vez de fritarem as vossas GPU, gastarem uma porrada de energia e aquecerem o espaço + o ruído, basta alocarem 500GB ou mais na vossa máquina (24h uptime claro) e fazem umas massas em tokens STORJ/Ethereum. Eu não me posso queixar, fiz umas centenas de STORJ o ano passado.

    1. Avatar de Cardona
      Cardona

      @Pedro Lucas estive a ver os requisitos minimos para se ser um Host e não é para todos. Não é só o espaço livre em disco, que isso até se arranja facilmente, mas o pior é a velocidade de Up/Down exigido e isso é que já não se arranja assim tão facilmente…

  17. Avatar de int21h
    int21h

    Boa, pode ser que desça o preço e possam ser usadas para algo útil, PyTorch e TensorFlow por exemplo.