Nokia, Sony e Ericsson retiram-se do Mobile World Congress 2021

9 Comentários

O Mobile World Congress 2021 é um dos mais relevantes eventos de tecnologia mundiais que viu a sua edição de 2020 ser cancelada devido à pandemia provocada pela COVID-19. Este ano, apesar de tudo, há data marcada e regras mais restritas.

A organização estima que esta edição conte com a participação de 50 mil pessoas de 28 de junho a 1 de julho. A evolução da pandemia poderá, no entanto, ditar uma vez mais o seu cancelamento, mas há empresas que já se estão a afastar.

Nokia, Sony, Ericsson e Oracle retiram-se do Mobile World Congress 2021

Pandemia afasta empresas do Mobile World Congress 2021

Vivemos tempos difíceis e de grande incerteza, mas uma coisa que já entendemos é que juntar muita gente num espaço limitado é nefasto para a propagação da doença COVID-19.

Ainda assim, havendo cumprimento de regras básicas de etiqueta respiratória, utilização de máscaras, havendo distanciamento social, é possível realizar eventos em segurança. Mas será que isto é válido para qualquer tipo de evento?

A organização do Mobile World Congress anunciou recentemente que quer realizar o evento de forma presencial, esperando receber cerca de 50 mil participantes. No entanto, o investimento de uma empresa para participar num evento deste tipo é bastante elevado e as limitações a que estão sujeitas poderão não compensar.

Numa época em que a comunicação através de plataformas digitais faz cada vez mais sentido e chega a um público cada vez mais diversificado, são já várias as empresas que se estão a afastar do evento.

Depois da Sony, seguem-se a Ericsson, a Nokia e outras

A Sony foi a primeira fabricante de smartphones a afirmar que não teria presença física no MWC 2021.

A Sony Mobile tomou a decisão de não participar do MWC 2021. À medida que o mundo muda cada vez mais em direção a oportunidades digitais e online para prevenir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a Sony Mobile irá comunicar-se de maneiras que podem fornecer notícias sobre os nossos produtos a um público mais amplo.

A Nokia veio também declarar que não iria estar presente fisicamente, ainda que estivesse a preparar ações online para o evento.

A saúde dos nossos funcionários, clientes e parceiros é de suma importância para nós. Dada a natureza internacional do evento e com o lançamento global da vacina ainda em fases iniciais, tomamos a decisão de participar apenas no evento virtual.

A Ericsson, dentro da mesma linha de pensamento, já veio também fazer declarações semelhantes. Em causa, claro, mantém-se as questões de saúde pública relacionadas com a COVID-19.

Há mais empresas que também já declararam o afastamento (físico) do evento e, certamente, que nos próximos dias serão mais as que se vão juntar ao movimento. A GSMA, organizadora do MWC já veio a público declarar que compreendia as motivações e que estaria a trabalhar numa plataforma online robusta para ajudar à comunicação de todos os que não iriam estar no evento, empresas, imprensa ou apenas curiosos.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Retenham bem o nome destas 3 empresas : Nokia,Sony e Ericsson.Ou muito me engano ou estas 3 empresas hão-de estar a dar as últimas no segmento móvel,de certeza absoluta. 😐

    1. Avatar de SergioM
      SergioM

      Engana-se pois a Nokia e a Ericsson são duas gigantes no mundo das telecomunicações e tão cedo as coisas não vão mudar. Estas duas empresas têm uam grande quota de mercado nas infraestruturas das operadoras móveis.

    2. Avatar de SSD
      SSD

      A Nokia ainda está a renascer e a crescer, a Sony está se calhar no melhor momento em termos deste mercado específico e a Ericsson já há alguns anos que só aposta nas infraestruturas, sendo que é a segunda ou terceira maior empresa a nivel mundial no ramo e com o 5G provavelmente só vai crescer ainda mais. Acho que esse comentário foi um pouco exagerado.
      Há várias outras empresas que também decidiram não se apresentar no evento devido há pandemia, Facebook, Oracle e muitas que ainda não confirmaram que se especula que se juntem á lista como Intel, LG, Qualcomm. Neste caso não há motivos ocultos por trás.

      1. Avatar de SEPOL
        SEPOL

        Boa noite…
        “A Nokia ainda está a renascer ….”??? eu acho que as pessoas ainda pensam na Nokia com a empresa do antigamente e associada aos telemóveis. Actualmente os telemóveis Nokia são a marca dos telemóveis fabricados pela empresa HMD (www.hmdglobal.com) e Nokia é uma empresa de telecomunicações e em certas áereas é lider de mercado (www.nokia.com).

    3. Avatar de Peace
      Peace

      Perdeste uma excelente oportunidade de estar calado. Quando não se sabe do que se fala não se manda bitaites.

    4. Avatar de SEPOL
      SEPOL

      Na noticia https://visao.sapo.pt/exameinformatica/2021-03-11-nokia-e-samsung-assinam-acordo-para-partilha-de-patentes/ é dito…..

      “O portefólio da Nokia inclui 20 mil famílias de patentes e 3500 destas são consideradas essenciais para o 5G, recorda a Reuters. O valor total desta propriedade intelectual está avaliado em 129 mil milhões de euros.”

      Se calhar a Nokia não está a dar as ultimas ….as pessoas precisam é de ter conhecimento antes de comentarem…

  2. Avatar de Vasco Davida
    Vasco Davida

    Só grandes marcas. Do ano de 2006. Eheheheheh.

    1. Avatar de Vasco Damorte
      Vasco Damorte

      Quando não tens noção do que estas a dizer devias-te manter no silencio.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    As três juntas nao valem uma Apple, nos smartphones estao falidas ha ja alguns anos.