Microsoft Mobile Mouse 3500, uma pérola na palma da mão

43 Comentários

Por vezes, o pequeno se revela grande, e com o novíssimo rato Microsoft Mobile Mouse 3500, é precisamente isso que acontece.
Revelado há pouco mais de um mês pela Microsoft, este pequeno rato wireless, parece prometer bastante pouco, e numa primeira e superficial análise a impressão com que se fica é que se trata de apenas mais um… mas… no entanto, e como podem ver nas seguintes linhas, a realidade não é bem assim…

Com uma dimensão de apenas 9,5cm x 5,7cm este pequeno espécime apresenta-se como uma pérola no que toca a relação tamanho-eficiência. Com as suas características muito particulares que passaremos a analisar, torna-se sem dúvida um caso sério de sucesso e a ter em conta na altura de comprar um novo rato para acompanhar o seu portátil.

Tecnologia BlueTrack™

Adoptando a tecnologia BlueTrack que combina harmoniosamente o seu “olho” óptico com a precisão milimétrica do seu laser, este rato óptico apresenta-se apto a funcionar na quase totalidade de superfícies (apenas não funciona nas de vidro, ou espelhadas), transformando-se assim numa autêntica preciosidade para todos os que necessitam de grande portabilidade. Realmente, não tivémos grandes problemas em quaisquer tipos de superficies, exceptuando nas indicadas como não suportadas. Experimentámos o rato também a uma distâncias até aos 5 metros e o mesmo funcionou bem.

Plug-And-Go Nano Transceiver

Uma das suas principais características, além do seu tamanho reduzido, prende-se com o facto do seu receptor USB, ter apenas 1cm aproximadamente de comprimento. Tal dimensão reduzida traduz-se numa grande mais-valia, pois torna-se assim desnecessário o frequente tira-pôe do receptor cada vez que se desliga e liga o portátil. A pen USB uma vez retirada da porta USB pode ser guardada na parte inferior do próprio rato, onde existe uma ranhura própria para o efeito. No entanto, o acto de remover a pen pode-se tornar algo complicada, também pela sua reduzida dimensão. A sua instalação no sistema operativo é extremamente simples e transparente ao Utilizador, não requerendo qualquer interacção humana. É sem qualquer exagero uma grande mais valia.

Durabilidade da Pilha

Segundo as suas especificações, uma simples pilha pode durar até 8 meses continuamente ligado, no entanto tais valores deverão ser bastante afectados se o rato tiver uso frequente. Apresenta também um indicador de bateria fraca, o que se torna bastante prático como aviso de que se deve comprar pilhas.

Interruptor ON/OFF

A existência dum botão para ligar/desligar o próprio rato é uma mais-valia, pois assim possibilita uma maior poupança da sua pilha. No entanto, pode-se tornar frequente o esquecimento de que ainda se encontra ligado, uma vez que a luz azul do seu leitor óptico (constantemente ligada) não é muito forte nem irradia muita luminosidade. De resto, é extremamente prático.

Rato para ambas as mãos

Uma das maiores vantagens deste rato prende-se também com o facto de ser um rato ergonómicamente preparado para canhotos, não perdendo de qualquer forma todo o seu conforto. Embora seja um rato pequeno, torna-se impressionante o conforto que nos transmite no seu uso.

Durante os testes, não tivemos quaisquer tipos de problemas com Windows XP, nem Windows Vista. Não nos foi possível testar com Windows 7, mas a própria Microsoft garante total compatibilidade com o seu mais recente Sistema Operativo.

Sistema Operativos suportados (dados indicados pela Microsoft):

(Windows® 7, Windows Vista®, Windows XP (excluding Windows XP 64-bit), Mac OS X v10.4 –10.6)

Em tipo de conclusão podemos afirmar que este rato é, definitivamente, um forte candidato a braço direito de qualquer portátil de trabalho. Suportou alguns dias de grande intensidade de trabalho de escritório, passando também por alguns jogos e portou-se muito bem, especialmente em termos de fiabilidade.

PROS:

  • Diversidade de Superfícies suportadas
  • Dimensão reduzida do rato e do Nano Transceiver
  • Precisão de movimento
  • Conforto geral e, para ambas as mãos
  • Poupança de energia com interruptor ON/OFF

CONTRAS:

  • Pen USB reduzida (uma das mais valias) pode-se tornar difícil de extrair das portas USB.
  • Botões do rato algo frágeis

Homepage: Microsoft Mobile Mouse 3500

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Uma pérola sem duvida, sobretudo a tecnologia BlueTrack, só que eu sempre prefiro os ratos bluetooth para o portátil, sendo que é só emparelhar e, a partir daí não é preciso mais ligações.Há quem argumente que é preciso o bluetooth estar sempre activado e consome mais bateria, mas o dispositivo radio ligado no USB também consome.

    Se houvesse este bichinho em bluetooth é que era catita.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boa Noite!

      Eu tenho o Xai mouse da SteelSeries e de todos aqui falado é o que tem melhores características, comparado com os da logitech é mais barato e de melhor conforto e qualidade, Ambidextro, 5001 fps, memoria interna, lcd e grava até 3 profiles…
      Custa 65 euros no novo atalho e 90 euros na media markt.
      Mais informações no Site da SteelSeries…
      È um rato para gamers sim mas da para muitas outras coisas, tem um laser espectacular da em TODAS AS SUPERFÍCIES.
      Mais informações perguntem.
      tem muitas outras características para trabalhos de alta precisão.

  2. Avatar de Ghost
    Ghost

    Não me faz trocar o meu M705 da logitech ;), aliás não traz mesmo nada de novo… 🙁
    o que poderia revolucionar era as superfícies de vidro para fazer concorrencia ao Logitech MX

  3. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    Acho que melhor que o MagicMouse da Apple simplesmente não existe! 😀
    Comprei recentemente um e já não me vejo a utilizar outro tipo de rato.

    1. Avatar de mcosta
      mcosta

      já agora tou curioso.. é assim tao bom e tal… consegues pousar a mao no rato?? xD pa se for por ser brankinho nao ha nada que um pincel nao faça.

  4. Avatar de Hugo Madeira

    Comprei há pouco tempo um MS Wireless Mobile Mouse 4000 (deve ser a versão acima do referido no artigo) e estou bastante satisfeito. Encontrei somente um pequeno e curioso bug: a função de zoom no MS Office 2007 Word (tecla ctrl+roda do rato) não funciona nada bem. Apesar de ter o portátil actualizado e os drivers para o rato também serem os mais recentes. E tenho amigos com o mesmo rato que detectaram o mesmo problema. Achei curioso um rato da Microsoft com um bug de funcionamento num produto também da Microsoft.

    1. Avatar de nfu
      nfu

      E eu tenho o 6000 e também estou muito satisfeito.

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Um rato como deve ser, não é como aquelas mariquices de gamers, com 20 botões :b

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Tal como referiste esses ratos são de gamers e foram feitos com um único propósito… também dizem que o magic mouse da apple é muito bom mas experimenta lá usa-lo para jogos… cada macaco no seu galho. O rato ideal é aquele que se adapta às tuas necessidades e não te deixa ficar mal. Neste momento até tenho 2 ratos ligados no pc, um desses de gamers e um normal, tinha apenas o normal mas depois de jogar um bocado battlefield bad company 2 senti a necessidade de ligar o rato de gamer.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        para jogos tens um pc windows 😉

  6. Avatar de a Friend®

    Nunca gostei muito da qualidade do material, embora varie BASTANTE de modelo para modelo.

    Da coisa que me chamou a atenção é ser ambi-destro. É que as vezes torna-se dificil encontrar ratos de jeito que dê para usar para qualquer mão. (Sou canhoto).

    De vários ratos que tive até hoje, o melhor comprei há 3 anos e ainda funciona na perfeição. Logitech G3. Foi-me caro como tudo, mas tem uma qualidade impressionante, precisão laser, e o material de topo.

    Digam o que disserem, há uma diferença ENORME entre ratos de 10 euros, de 30 e 60.

  7. Avatar de Almeida
    Almeida

    Um rato de mesma qualidade, mas com suporte bluetooth é o Microsoft Notebook Mouse 5000.

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      É verdade, andei a espreitar e deve ser bom, mas nem tem BlueTrack e 90€ é muita fruta, uso um toshiba (bluetooth) que vai dando para os gastos.

  8. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Comprei o meu por 5 euros e 70 cêntimos, e funciona. E não é dessas miniaturas que dão caimbras nos dedos ao fim de uma hora.

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Ups. por acaso foram 4.70 e não 5.70 :/

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    e quanto tempo dura as os baterias em ratos com bluetooth? Eu tinha um com baterias recarregaveis via usb e tinha de andar sempre com o cabo usb, pois ao fim de poucos dias já estava descarregado

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Aí não posso responder por enquanto, uso-o há 2 meses e tal e ainda não troquei as pilhas, mas como também tem botão on/off nem sempre está ligado.

  10. Avatar de grooman
    grooman

    Não estou a ver em que este é melhor que o já antigo:
    Logitech VX Nano

    Microsoft, sempre a inovar…

    1. Avatar de 2B
      2B

      Concordo plenamente contigo. Não vejo nenhuma inovação comparando com o Logitech VX Nano. É apenas a Microsoft a fazer concorrência com a Logitech.

  11. Avatar de bruno
    bruno

    não percebi bem este artigo!
    fazem uma analise a um rato sem referirem a resolução? o preço?
    na página oficial em meia dúzia de palavras a análise está mais completa!

    1. Avatar de LH
      LH

      “Homepage: Wireless Mobile Mouse 3500”

      Muito bem, sabes ler!!!!!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      para isso faziam copia do texto da homepage, isto e um resumo e tao muito bom. continua pplware

  12. Avatar de kekes
    kekes

    Acabei de comprar um Logitech Performance Mouse MX e chego aqui, pumba uma analise a um rato XD

    Por acaso estou muito satisfeito com a compra que fiz mas este parece ser muito bom também.

    1. Avatar de Jorge Castro
      Jorge Castro

      Podes falar em preços, kekes 🙂
      Estou á procura de um até 60€.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Pois 😛 eu arranjei o meu novo no ebay por 70€ mas eles andam a venda por 100€
        É um bocado puchado, mas gosto muito do seu desempenho e da rodinha que basta um pouquinho de força e ela roda até a querermos parar 😛 e em conjunto com um pad de Gel, não quero outra coisa, é muito conforto no meu pulso 😀

        Tambem tens este http://www.logitech.com/index.cfm/mice_pointers/mice/devices/6536&cl=us,en que é muito confortavel de usar tambem não tem é a pala, mas o laser é o mesmo e tudo e são sempre e são menos 20€ e ao preço da libra aproxima-se do teu limite na amazon http://www.amazon.co.uk/Logitech-Anywhere-Mouse-Tracks-Glass/dp/B002MUKKY2/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1270160403&sr=8-1 no ebay deves arranjar mais barato mas tens de tar em cima da coisa 😛

        Estes dois foi os que andei com o olho em cima; optei pelo Performance.

        1. Avatar de Jorge Castro
          Jorge Castro

          Obrigado kekes 😀

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não sei em relação a outros, mas tenho um rato laser de marca branca(Mitsai mod: M6121G) a laser e também funciona em qualquer superfície com extrema exactidão, desde paredes rugosas, a mesas desprotegidas passando mesmo por edredões, não sei se têm a tal tecnologia BlueTrack, mas têm o mesmo formfactor o mesmo tipo de usb, o mesmo indicador de pilha fraca e o mesmo interruptor, e custou 24€. Até agora não tenho razões de queixa a não ser o facto de também levar pilha AA o que lhe acrescenta um bocado de peso.

  14. Avatar de ELEC
    ELEC

    Tenho um, e recomendo a sua utilização. A relação preço/qualidade é bastante agradável.

  15. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Não troco o meu Arc por nada :p

  16. Avatar de Diogo Lourenço
    Diogo Lourenço

    Sou o feliz proprietário de um Logitech MX Revolution.. nenhum rato (nem msm o mx air) me fariam trocar.. pelo menos até agora.. é caro, sim, mas no meu sentido, vale cada centimo…

  17. Avatar de rui
    rui

    tenho o 4000: é muito bom e muito práctico

  18. Avatar de oliveira

    ola a todos tenho um 3000 e por 25 euros vale a pena

  19. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Gosto mais do meu Logitech MX REVOLUTION

  20. Avatar de R. Campachi

    Interessante!

    A MS é a maior fabricante de software (SO) e também faz hardwares de qualidade.

    Até os ratos (Mouse) Ópticos mais simples são bons e resistentes.

    Alguém lembra dos Microsoft SideWinder game controllers?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_SideWinder

    1. Avatar de lmx
      lmx

      falas em hardware de qualidade…hehehe…ainda não viste a xbox ai é que te passavas pela negativa claro!!!

      cmps

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Estas é das coisas que só testando é que temos uma idea concreta da eficacia desse rato… Eu tenho, Cordless Desktop® MX™ 3200 Laser da Logitech e estou mt satisfeito com o conjunto em si, o rato não é bem igual ao revolution (https://pplware.sitedev.pt/hardware/rato-reaccionario-de-tao-revolucionario/ ) mas é igualmente eficaz, ao principio entranha-se mas depois entranha-se de tal forma que já estranho quando pego noutro rato qualquer… Mas acerca de 6 meses comprei uma mesa gráfica wacom e digo-vos que agora mal uso o rato e teclado, estando mesmo a pensar vender o este conjunto ( http://www.logitech.com/index.cfm/keyboards/keyboard_mice_combos/devices/140&cl=roeu,en ):Se alguém tiver interessado só quero 50€ (custou.me 95€)está como novo tem 1 ano, super estimado e tem a caixa e tudo o que vinha! interessados entrego em mão em Lisboa! Abraço a todos!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Já me esquecia… aos interessados, luis1977@gmail.com :)!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        ops! nem o meu email sei… lol… então é este lppf1977@gmail.com Abraço!

  22. Avatar de dajosova
    dajosova

    Talvez por nunca me ter decidido a comprar um rato sem fios, penso que prefiro um bom rato mas com fios.

    Sem fios só se for para usar num pc media center na sala, por exemplo.

  23. Avatar de Johnny
    Johnny

    ATENÇÃO: é conhecido um grave defeito neste mouse, ao fim de algum tempo o recptor nano literalmente frita e deixa de funcionar. Pondo inclusive a integridade da porta USB em risco. Eu tive dois que apenas duraram 1 semana e entre os meus colegas já conseguimos queimar 5. Se não acreditam procurem no google por “Microsoft Usb mobile mouse super hot”. Mas foi uma pena adorei o rato, adorei a tecnologia Bluetrack e principalmente o preço.

  24. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Comprei há 1 ano um rato da mitsai a 14 €, muito, mas MUITO mesmo, parecido com este, que é fantástico. Não sei qual será o preço deste, mas duvido que ande perto dos 14 € que dei pelo mitsai. Até agora só tenho a dizer maravilhas dele, aconselho a qualquer pessoa.

    É claro que se o preço deste não for muito puxado, será certamente um excelente rato..

  25. Avatar de Bruno Leonardo

    Eu comprei recentimente esse mouse, sou design gráfico e digo com todas as letras ele é ÓTIMO, simplesmente perfeito tem uma grande economia da bateria seu design é lindo e sua qualidade insdiscutivelmente é a melhor…
    sem dúvidas é uma exelente aquisição para quem quer ter um produto de boa qualidade.

  26. Avatar de Henrique Pereira
    Henrique Pereira

    O meu Mouse (Rato) microsoft 3500 vive travando apos um periodo parado. Só volta a funcionar se troco a bateria !