Intel apresenta os novos processadores Broadwell-U

42 Comentários

Será que estes processadores serão um flop? Saiba porquê!

Com um volume recorde de vendas em 2014, a Intel continua a apostar forte na evolução dos processadores e também nalgumas áreas que o próprio mercado das tecnologias já considerava obsoletas (ex. mercado dos PCs).

Em plena CES 2015, a Intel deu a conhecer (com atraso de meses) os novos processadores Broadwell-U – a quinta geração dos processadores Core – concebidos para portáteis, híbridos, ultrabooks, Chromebooks, 2 em 1, AIOs e também mini-PCs.

intel_core_broadwelll_y_series_system-on-chip_soc


A Intel apresentou nada mais que catorze modelos distintos Broadwell-U, Core i7, Core i5, Core i3, Pentium e Celeron. Dez dos processadores têm um TDP (Thermal Design Power) de 15W com gráfica Intel HD. Os restantes quatro têm um TDP de 28W e vêm com gráfica Intel Iris PRO.

intel_01

Os chips de quinta geração seguem o mesmo desenho dos de quarta geração (Haswell) mas são produzidos através de um novo processo de fabricação de 14 nanómetros.

De referir ainda que os chips de quinta geração garantem melhor performance ao nível gráfico 3D, conversão de vídeos mais rápida e também uma melhor autonomia das baterias.

Têm ainda 1.3 mil milhões de transístores (um incremento de 35% comparativamente aos Haswell) e são também 37% mais pequenos.

Haswell vs. Broadwell 2-1200-80

Todos os modelos Core Broadwell-U incluem CPU, GPU e controladora de memória no mesmo chip, com dois núcleos e quatro threads de processamento nativo com Hyper-Threading, com frequências de trabalho distintas.

intel_04

Aqui ficam todos os detalhes dos modelos anunciados

Modelos Core i5 e i7 (15W)

intel_001

Modelos Core i3, Pentium e Celeron (15W)

intel_002

Modelos Core i7, i5 e i3 (28W)

intel_003

Apesar destes novos processadores Broadwell-U serem uma boa notícia, os fabricantes de PCs ficam numa posição de dúvida, uma vez que, de acordo com Kirk Skaugen, vice-presidente sénior e director-geral do grupo PC Client da Intel, no segundo semestre de 2015 deverá chegar o Intel Skylake, que terá uma nova arquitectura.

Via Intel

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiag0
    Tiag0

    Li o artigo todo e continuo sem perceber porque vao ser um flop…os ganhos sao poucos mas 30% + de performance grafica e mais 1h30 de autonomia parecem excelentes noticias para o surface pro 4

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu explico…Flop porque no segundo semestre de 2015 deverá chegar o Intel Skylake, logo os fabricantes podem esperar por esses…logo estes podem nem sequer ser considerados

      1. Avatar de Vitalie solomon
        Vitalie solomon

        isto sao apenas especualçoes, a intel qd chegar o 2 semestre pode adiar o lançamento do skylake. a nvidia tb fez +- o mesmo com a serie 800 dos portateis e mesmo assim se venderam mtos portateis destes com novos graficos

        1. Avatar de Vitalie solomon
          Vitalie solomon

          ah, e qd chegar a 5 geraçao os da 4 geraçao tb vao baixar de preço, por isso, há que aproveitar uma vez k a difenreça de desempenho entre 4 e 5 geraçao nao sao assim tao notaveis

          1. Avatar de m4x
            m4x

            Não contes com isso.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Intel já disse que não vai adiar. Contudo tem outras formas de controlar a situação, por exemplo através dos preços

      2. Avatar de rdgprime
        rdgprime

        Quer isso dizer que os fabricantes vão deixar de lançar novos modelos de computadores até sair a nova geração de processadores Intel???
        Ou em alternativa vão usar a geração passada (4ª) em vez desta nova (5ª) só porque a próxima chega ainda esta ano??

        Acho ridículo o título da notícia porque mesmo não sendo uma revolução em relação aos actuais processadores, toda a melhoria é bem vinda e se ei de comprar um pc novo, que venha com a mais recente geração do processador

      3. Avatar de Vitor Dias
        Vitor Dias

        A Intel nao é o Continente. Não fazem sacos de arroz e esperam que os clientes vão lá comprar. Certamente se foi construido vai ser utilizado, nao vão ficar a espera que Microsofts e Googles achem o processador engraçado e que comprem.

    2. Avatar de Black
      Black

      “no segundo semestre de 2015 deverá chegar o Intel Skylake, que terá uma nova arquitectura.”
      Acho que é por isto.
      Será que vale a pena construir um sistema com esta arquitetura se daqui a uns meses vai ser obsoleta?

    3. Avatar de Li o artigo todo
      Li o artigo todo

      no segundo semestre de 2015 deverá chegar o Intel Skylake, que terá uma nova arquitectura.

      1. Avatar de Tiag0
        Tiag0

        a broadwell foi feita para tablets/ultrabooks, a proxima geracao e mais focada em desktops…basta anunciarem o surface pro 4 com 2 usbs 3.0, hdmi e 11h de bateria que perco a cabeca

        1. Avatar de mc
          mc

          quando anunciarem usb 3.1 e SEM hdmi, avisem…

    4. Avatar de Francisco
      Francisco

      Meu caro Tiag0

      Ler tudo até ao fim 🙂

  2. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Os preços dos cpu são mesmo espectaculares…

    O i7 5650U a custar o mesmo do 5550U, quem no seu perfeito juízo compra um cpu mais fraco ao preço do topo de gama???

    1. Avatar de ec
      ec

      O 5650U vai ser comercializado nos EUA/CAN, o 5550U na Europa.

    2. Avatar de Alex Alex
      Alex Alex

      Economia de energia.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    5ª geração – Notebooks e computadores 2-1

    6ª geração – Desktops (digamos, algo mais potente)

    Não percebo a razão de dúvida de “flop”, o que eu mencionei, está no roadmap oficial da Intel.

  4. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Ca venham os 14nm, que isto anda demasiado estagnado e a Intel anda a abusar nos preços

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Podes sempre optar por comprar AMD. Foi o que eu fiz já há muito tempo e estou plenamente satisfeito. Mesma qualidade, preço mais justo na minha opinião. Não preciso de Intel para nada.

      1. Avatar de Flávio
        Flávio

        Em portáteis?? Aconselhei diversas pessoas a comprarem portateis com aqueles A8’s e A10’s da AMD e nenhuma delas está satisfeita, eles parecem bons em specs mas a performance real é horrível!

        Em desktops a história já é outra e uso AMD há bastantes anos.

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Tenho um portátil com AMD A8 quad-core e sim, estou bem satisfeito com ele. É superior a um i5, na minha modesta opinião e ao preço de um i3 dual core.
          Em desktop, AMD FX é de topo.
          A tal superiodade da Intel face à AMD, em 12 anos nestas andanças a usar várias máquinas com ambas as marcas, nunca a vi.

          A única diferença vê-la a minha carteira.

          Já agora, por pura curiosidade como estão as novas gráficas da Intel? Aqui há uns anos, ter Intel HD Graphics era não ter placa gráfica que se visse, mas imagino que tenham melhorado.

      2. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Segundo ouço dizer, os Intel são superiores aos AMD. Daqui por umas semanas vou montar um pc às peças e ainda ando indeciso se deva optar por Intel ou AMD, mas a maioria do pessoal (supostamente entendidos na matéria) aconselham Intel.

    2. Avatar de Tiag0
      Tiag0

      ja la vai o tempo que era preciso um bom processador, hj em dia o mais importante e ter um disco ssd e qq processador voa. Boa grafica para jogos, um ssd e 8gb de ram e corro os jogos todos com um i3

      1. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Qual é a gráfica que tens?

  5. Avatar de Rui C
    Rui C

    Os preços ainda vão ser revistos não se enervem. 🙂

  6. Avatar de Tiag0
    Tiag0

    As pessoas ainda vao baixar as calcas a apple quando lancar o A9 e substituir os intel..os melhores processadores do mercado

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Aqui está um comentário com experiencia.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      já tens melhores processadores que os intel para dispositivos moveis…

      Além das diversas opções…a Nvidea apresentou o Nvidea Tegra x1, este sim já é a 64 bits…e é um canhão 🙂

      Se comprar chomebook, vou esperar por um com este processador.

      A Apple já teve bons processadores, mas a IBM parou o investimento, e a coisa ficou meia de lado…no entanto agora com os ARM não sei se a Apple iria de novo para os power(que actualmente são os melhores do mercado…mas caros como tudo!)..

      O que ela pode fazer é o óbvio, ou seja desenhar um processador para desktop/laptop com base ARM,e a Apple até deve poder aproveitar muita coisa dos proc’s actuais que tem no mobile..

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Por acaso, tive pena que a Apple tivesse abandonado a arquitectura PowerPC.

        Continua a ser uma arquitectura RISC muito interessante do ponto de vista da performance. Mas aparentemente já não está na moda. Está tudo a convergir para x64.

        Mesmo no mundo das consolas onde a PowerPC dominava, agora só a Nintendo é que a manteve na Wii U e com os resultados que se sabe. Os jogos passaram a ser quase todos feitos para x64 e portar para PPC é agora uma complicação extra que deixa a consola da Nintendo em muito maus lençóis no que toca a receber jogos de terceiros.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Ganha um pouco de juízo.

  7. Avatar de Luis Meleiro
    Luis Meleiro

    então e o suporte às memorias DDR4?

    1. Avatar de m4x
      m4x

      Isso só vem nos Skylake (nos mainstream), já se sabia isso há muito.

  8. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Caramba, 14nm!

    22nm são tanto como um fila de cerca de 50 átomos de cílica – agora, 14nm…
    Dizem os cientistas que daqui a cinco anos já teremos esgotado o limite de tamanh mínimo para os transístores, é que, ainda antes de chegarmos ao 1nm, a Mecânica Quântica entra em acção e tudo já é demasiado instável. Já hoje são implementadas formas de corrigir instabilidades que já se fazem sentir.

    Eu sei que não tem a ver com o tópico, mas 14nm é incrivelmente pequeno.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      14 nm é o tamanha do gate…os transístores são muito maiores que isso 🙂

      1. Avatar de Sérgio V.V.
        Sérgio V.V.

        Sim, eu sei, só não entrei em mais pormenores porque não eram relevantes para a conversa. Onde quero chegar é que o gate não pode diminuir para sempre e está prestes a atingir o limite.

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    provavelmente ja esgotaram…. mas ainda nao esta na comercialização….

  10. Avatar de João Reis
    João Reis

    Ainda vai durar mais 2 anos o meu i7 920 🙂 desde 2009 a bombar sem problemas, so troquei fonte, disco e grafica por razoes obvias de desgaste, o nucleo do PC intacto.

    INTEL FTW

  11. Avatar de lmx
    lmx

    Eu quero é novas archś adaptadas a realidade actual, e não essa manta de retalhos que a intel vende.

  12. Avatar de filipe
    filipe

    Processadores com terminação em U(BGA) em vez de M(LGA) são bastante mais fracos quer na Durabilidade quer na potencia real,sendo assim para quem escolhe estes processadores para os seus portáteis vai acontecer o mesmo que acontece com os chips gráficos da nVidia ou ATi ou seja optar por duas opções Reballing ou reciclagem.
    este tipo de processadores no meu entender só se justifica a sua utilização nos tablets.

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      tenho um macbook que começou a dar problemas de grafica e muito provavelmente deve ser em relação a isto.
      Conheces alguem que tenha analise destes casos e assitencia em reballing?
      É que a solução da apple é a normal, trocar a board toda (board + cpu + grafica )

  13. Avatar de Alex
    Alex

    BGA’s? E eu a pensar que iam aparecer mini-boards para ter um debaixo da tv