Chegou o RetroPie 3.0: O teu Raspberry Pi é uma consola de jogos

10 Comentários

O RetroPie é um projecto que transforma o pequeno computador Raspberry Pi em uma multi consola de jogos vintage.

É desenvolvido sobre um sistema Linux Raspbian, mas o que faz o RetroPie especial é que ele vem com um conjunto de mais de 20 emuladores de praticamente todas as consolas de videojogos que saíram nos anos 70, 80 e 90. Desta forma poderão jogar todos os vossos jogos retro favoritos, desde Atari até à Playstation passando, pela Amiga, NES/SNES, Mega drive, etc, de forma mais fácil que nunca. Isto tudo com suporte à maioria dos gamepads e joysticks disponíveis no mercado.

RetroPie-Gear


O RetroPie é muito popular na comunidade DIY (faça você mesmo) o seu próprio sistema de jogos. É usado regularmente em projectos que envolvam consolas de jogos caseiros, arcadas personalizadas e unidades de jogos móveis. É compatível com Raspberry Pi A, A +, B, B + e Raspberry Pi 2 B. Após cerca de 6 meses de desenvolvimento desde a versão 2, o RetroPie 3.0 já está disponível, e as novidades são muitas.

retro_00

Principais Novidades:

  • Configuração do controlador automático para o RetroArch a partir do Emulation Station.
  • Novo sistema de configuração de directório única por consola assim como configuração única por emulador e ROM.
  • Várias ferramentas de configuração acessíveis através da interface Emulation Station, incluindo a configuração de Wi-Fi, um editor de configuração, gestor de arquivos, configurações de áudio e muito mais.
  • Novo menu de configuração por sistema e por jogo para definir a saída de vídeo, configuração de emulador padrão e mais.
  • Suporte básico a controladores nos menus do RetroPie.
  • Opção para adicionar ROMs/Jogos via USB, sem necessidade de acesso à rede.
  • Vários emuladores adicionados, agora com mais de 20 + ports.
  • Virtualgamepad em fase experimental, que permite usar um dispositivo móvel (smartphone etc) como gamepad.
  • Variadas melhorias e correcção de bugs da versão 2.6.

mega

Actualmente o PiPplware 4.1 incluí o RetroPie 3.0 RC 1 que conta já com quase todas estas novidades, mas em breve sairá uma nova versão com o RetroPie 3.0, Kodi 15.1 e mais novidades.

Com o RetroPie cada vez melhor já não há desculpa para não adquirir o nosso kit Raspberry Pi 2 e começar já a jogar os seus jogos retro favoritos.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Para quando está previsto o novo PiPlware já com tudo versões finais?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Tudo o que está no PiPplware são versões finais, menos o RetroPie que é a 3.0 RC 1, que era a ultima versão que estava disponível no momento do lançamento. O PiPplware 4.2 deverá sair logo a seguir ao lançamento do Kodi 15.1.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Obrigadíssimo 😉

  2. Avatar de FGoncalves
    FGoncalves

    esta versão já permite configurar facilmente botões ligados aos GPIOs para utilizar como comando?

  3. Avatar de Alisson Seraggioto
    Alisson Seraggioto

    Sabem me dizer se funciona em alguma distribuição Linux, tipo Linux Mint, Ubuntu,etc…

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Se te referes a distribuições Linux x86, não. Funciona apenas em distribuições Linux baseadas no Raspbian, para o Raspberry Pi.

      1. Avatar de Alisson Seraggioto
        Alisson Seraggioto

        Quais distribuições que funcionam?

  4. Avatar de Jose cross
    Jose cross

    Boas estou interessado no raspberry pi mas numa versão mas polivalente e ke fosse possível actualizar tanto a nivel de software como hardware. Agradecia se podessem indicar e onde posso adquirir este equipamento.
    Abrigado

  5. Avatar de paulo
    paulo

    Estou com dois problemas no retropie.
    1.º Não tenho audio, o RPi está ligado à TV por HDMI.
    Defini o audio para HDMI na config.
    2.º Alguns jogos lagam muito, como por exemplo o Shinobi.
    Alguem confirma?

    PS: Já agora qual a melhor versão de roms mame para o retropie?