Apple prepara fim da geração dos conectores de 30 pinos?

28 Comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM
Este assunto já não é actual, já há muito tempo que se especula de que a Apple estivesse a fazer preparativos para por fim à sua linha de conectores, até para introduzir a tecnologia thunderbolt, no entanto nunca houve indícios que pudessem confirmar os rumores, até há dois dias atrás.


A Apple é das poucas empresas que gosta de dar aos seus produtos um design exclusivo e bonito, no entanto, como a tecnologia e as exigências do mercado, a empresa precisa de novos colaboradores com ideias inovadoras e exclusivas, então para isso, a empresa de Cupertino abriu duas vagas, uma para um novo Connector Design Engineer e outra para um novo Product Design Eng – Connector. E como ponto principal descrito na descrição do trabalho, estes cargos serão responsáveis pela pesquisa e criação de vários novos modelos de conectores e interfaces com recurso à mais recente tecnologia, sendo também obrigados a dar suporte aos produtos iPod.

Estes 30-Pin Dock Connectors foram introduzidos em 2003 juntamente com a terceira geração dos iPods, e a partir daí tornou-se standard dos produtos iDevices, no entanto, já está mais do que na altura da Apple arrumar esta geração num canto e adaptar uma interface universal, os Micro-USB.

Apesar destes rumores terem agora ganho mais força, continuam a ser rumores, mas a ideia da Apple criar uns conectores mais pequenos, ou adaptar o Micro-USB ou mesmo a sua conhecida tecnologia Thunderbolt, seria um excelente ponto para permitir novas ideias para novos designs dos iDevices futuros.

Como foi apresentado aqui, outras novas imagens foram reveladas do suposto iPhone 5, as imagens para além de mostrarem um grande ecrã e de uma grande redução da armação do equipamento, também mostram um novo tipo de conector que poderá ser um Micro-USB ou ser um micro 30-Pin Dock Connector.

Apesar de ainda nada ter sido confirmado, é iminente o fim da era dos 30-Pin Dock Connectors, no entanto, os novos conectores só poderão aparecer quando sair a nova linha de iPods, tal como aconteceu com os actuais conectores.

Acham que estes rumores podem deixar de ser rumores com a apresentação do iPhone 5?

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Respondendo a questão no fim do artigo, nem sim nem não, antes pelo contrário!

    Abraço,
    JPL

  2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Trocar os conectores de 30 pinos por micro-USBs seria uma escolha inteligente, visto que o mundo todo está a usar USB menos os iGadgets da Apple. Sempre critiquei a entrada “especial” dos Gadgets da Apple porque para fazer uma ligação com um computador na casa do amigo (por exemplo), arranja-se mais rápido um USB do que um cabo de iDevices. Afinal não é em vão que existem USB (Universal Serial Bus), supostamente deveria ser universal.

    Agora só lhes falta deixar o iPad/iPod/iPhone fazer ligação directa ao computador (tipo pen-usb) como todos os Smartphones fazem actualmente e aceitar os ficheiros Flash.

  3. Avatar de Mike
    Mike

    Expliquem-me uma coisa que ainda não entendi… Na europa, os terminais vendidos não têm de ter ficha standard ou seja micro USB?? entao por que raio a Apple ainda usa este sistema??

    1. Avatar de José Miguel Girão
      José Miguel Girão

      Porque fornece um adaptador com todos os telefones.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        bela treta… não me convence…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        No meu iPhone não veio nenhum adaptador, e é de 2012.

        1. Avatar de RaCcOn

          teve de vir um cabo de dados, até porque sem ele não conseguirias carregar o telefone 😉

    2. Avatar de Diogo Ribeiro
      Diogo Ribeiro

      Porque tem dinheiro, e lucra ao utilizar outro tipo de conectores que os standard

  4. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Já não era sem tempo.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Grande questão. Porque nao usam?

  6. Avatar de Galactus
    Galactus

    Lol, 1 unha maior do que todas as outras.

    1. Avatar de vitor soares
      vitor soares

      looool

    2. Avatar de RaCcOn

      Existe muita gente que usa 😉

  7. Avatar de Mike

    Espero bem que seja micro-usb.
    Só tinham a ganhar, principalmente pra desenrescar o carregamento da bateria, porque um gajo nem sempre tem o cabo proprietario connosco.

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    E quem tem montes de produtos com os conectores antigos, não vai poder comprar equipamentos novos?
    Um dos aspectos que sempre gostei na apple foi o seu conector unico ao longo dos anos, o que torna possível comprar apenas uma vez o adaptador para o carro, colunas, despertador,…
    Se trocarem irei ter que deitar os equipamentos fora quando quiser de trocar de ipod/iphone?

  9. Avatar de Hélio
    Hélio

    Não tem lógica nenhuma optarem por conectores standard. Um cabo sem ser original pode provocar problemas no equipamento, e mais não digo.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      problemas de que amigo??
      o cobre sofrer uma mutação???
      os pinos começarem a reproduzir-se???
      há coisas que eu não entendo…
      aquilo é fio cravado. não é mais nada. se tivesse algum tipo de eletrónica concordava mas não é o caso.

      1. Avatar de RaCcOn

        Creio que nunca tenhas tido problemas por usar cabos não originais…mas que eles existem existem…

        Agora, também existem cabos da concorrência para iphone etc etc, só que assim dificultam a vida a quem os “clona”.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Amigo, sei do que falo… é tudo uma grande treta… eles arranjam desculpas para tudo, para vender o misero cabo por uma pipa de massa, que nem 50 cêntimos vale.
          problemas por usar cabos alternativos? não há.
          se o cabo parte e o equipamento deixa de funcionar, compra-se outro. nos originais isso acontece todos os dias. se a ficha fêmea deixa de fazer contato, a primeira pergunta que fazem é essa… isso é a desculpa que usam.
          saliento mais uma vez que sei do que falo. sou responsável pela assistência técnica de algumas marcas a nível nacional, e conheço algumas dessas politicas de patetice.
          cumprimentos,

          1. Avatar de Hélio
            Hélio

            Assistência técnica?Marcas em Portugal?Está tudo explicado 😀 nem vou perder mais tempo

    2. Avatar de Re0
      Re0

      E na carteira da empresa que vende os originais…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que eu saiba os que Apple usa actualmente também têm concorrência de outras marcas.

  10. Avatar de Hélio
    Hélio

    O que o amigo Mike sabe sobre lei de joule e o aquecimento que pode provocar nas soldaduras dos conectores? E a secção do cobre (com uma condutância muitas vezes inferior) aplicada em cabos não originais? O que não entende é porque não tem conhecimento para o entender.
    Se a apple tem uma coisa boa é a qualidade, que vai desde o carregador até ao software.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Sim tudo bem, mas tambem não exageremos.

      O silicone do meu cabo de dados está quase todo desfeito, foi se desfazendo com o tempo. o silicone cinzento dos auriculares ja foi, e o que esta a tapar a junção do esquerdo e direito foi hoje.

      Sempre tive auriculares caros e nunca tive problemas.

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        Depende também do que consideras um auricular caro. Os auriculares da Apple não prestam.. simples.. nem os “in-ear” e não são muito caros..

        Nada como os fones da AtomicFloyd duram, duram, duram 😉 Mas são caros.. os da apple, já sabes que plastico e silicone nunca iria durar muito.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Amigo Hélio, nesse campo não me dá ensinamentos. aí tem de meter ao barulho muita outra coisa mais importante do que aquilo que fala… isso já mexe com qualidade de componentes eletrónicos e tudo o de mais.
      Caso não tenha ficado claro, eu falei em cobre e não em ligas made in china. Há muito bom material por ai a fora sem ter o logo de original e que tem qualidade muito superior aos produtos de marca da maça por exemplo, e entre outras. sublinho amigo de que não estou a falar de produtos orientais.
      Agora quanto a leis primórdias de eletrónica, não vá por ai que não me dá qualquer ensinamento.
      Cumprimentos,

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    O conectar de 30 pinos é usado pique permite a utilização fácil de periféricos. Não é por acaso que para disposirivos android não há quase proféticos. A ficha de 30 pinos consegue por exemplo disponibilizar uma porta serie. Pode parecer ridículo mas no mundo dos embebidos e muito mais impotente ter uma porta serie do que uma porta USB

    1. Avatar de Rui
      Rui

      @Sérgio: escreves a partir de um “i-mbebido”? Acho que te percebi… mas não tenho a certeza 🙂