iPhone 5 com ecrã de 4” e formato 16:9?

42 Comentários

Quem acompanha o mundo da tecnologia conhece, e está de certa forma habituado, aos diversos rumores que antecedem um grande lançamento. Os lançamentos da Apple são talvez os maiores “alvos” destes rumores, e muito se tem vindo a especular acerca das características do próximo iPhone (ou Novo iPhone, ou iPhone 5).

Quase 2 anos depois do lançamento do iPhone 4, espera-se que design do próximo iPhone a chegar ao mercado seja completamente novo, e uma das características de que mais se tem falado e especulado é a dimensão do ecrã. Enquanto os outros fabricantes têm vindo a aumentar cada vez mais as dimensões dos seus dispositivos, chegando inclusive a ultrapassar a barreira das 5 polegadas, a Apple mantém o seu iPhone com um ecrã de 3,5” desde a sua primeira versão.

Não estará na altura de o ecrã do iPhone aumentar? Como poderá a Apple fazer isso? Quais serão as novas dimensões, qual será o formato adoptado, como ficará a densidade de pixeis (e consequentemente o retina display) com um aumento do ecrã? Fique a saber neste artigo algumas possíveis respostas!

 

Como já referi, muitas ideias têm surgido acerca da opção que a Apple irá tomar no que toca ao ecrã do iPhone. De todas as ideias, sugestões, rumores e especulações que têm aparecido nas últimas semanas, há uma que se parece estar a destacar: a possibilidade de o ecrã do iPhone aumentar apenas verticalmente, ficando com um formato 16:9 e uma resolução de 1136 x 640 pixeis.

Pessoalmente, a primeira vez que li sobre esta opção e vi alguns “esboços” do iPhone com um ecrã assim, não me pareceu de todo viável, por diversas razões: uma nova resolução significa mais trabalho para os programadores, maior fragmentação, e o aspecto do iPhone nas imagens que começaram a surgir parecia ridículo.No entanto, pensando um pouco mais sobre o assunto e analisando as possibilidades do aumento nessa forma específica no ecrã, vejo que talvez possa ser um caso a pensar melhor, e que poderão haver, entre as desvantagens, algumas vantagens interessantes.

O site iMore, dedicado a assuntos relacionados com a Apple e os seus produtos, analisou a fundo as possibilidades, vantagens e desvantagens de um ecrã 16:9 no iPhone, chegando a conclusões interessantes. Embora ainda não exista nenhuma informação por parte da Apple acerca do tamanho do ecrã do próximo iPhone, chegam por variadas fontes alegadas fugas de informação que dizem que a Apple está a testar diversos protótipos, entre eles um com o mesmo tamanho, 3,5”, e outro com aproximadamente 4” (e resolução 1136 x 640, formato 16:9).

Mas como conseguirá a Apple tornar apetecível este novo formato? A empresa da maçã é conhecida por não mudar as coisas, principalmente no que respeita ao design, apenas porque sim, ou apenas para ser novo. A Apple apenas muda algo se tiver a certeza absoluta que será para melhor, que a mudança irá tornar o produto melhor, mais funcional.

 

Um espaço dedicado ao Sistema Operativo

Uma das possibilidades seria o uso do novo espaço extra para novas funções do iOS.

Esta seria a melhor opção para os programadores, pois as aplicações continuariam com a resolução actual (960 x 640), e os 176 pixeis que esta nova resolução traria seriam usados pelo SO, ficando localizados acima do “ecrã principal”, abaixo, ou dividido entre os dois locais. Este espaço “reservado” poderia ser usado pelo iOS de diversas formas, e muitas novas funções poderiam surgir daqui.

 

Doca / Barra de Multitarefa fixa

Um dos possíveis usos para o espaço dedicado ao SO é a criação de uma doca fixa, sempre visível, ou uma barra de Multitarefa (como a já existente), igualmente fixa e sempre visível.

Já existe uma doca actualmente, no entanto esta desaparece quando se abre qualquer aplicação. Esta nova doca, ou barra, estaria sempre visível e sempre acessível, mesmo com aplicações abertas.

No entanto é uma opção que poderá apresentar claros problemas: um toque acidental num ícone nesta doca abriria imediatamente outra aplicação, fechando a actual, e em landscape faz pouco sentido a existência da mesma.

 

Espaço fixo para Widgets

Outra opção, semelhante à anterior, é a utilização desse espaço extra não para uma doca mas sim para widgets.

Actualmente está disponível um número muito limitado de widgets, que estão sempre escondidos, ou na barra de multitarefa ou no centro de notificações. Este espaço extra traria os widgets para a “linha da frente”, possibilitando a visualização de informação de uma aplicação quando se tem outra aberta, e abrindo portas ao desenvolvimento de mais widgets, algo já bastante pedido pelos utilizadores.

Como anteriormente, em landscape parece “estranha” a forma como este espaço para widgets fica posicionado, no entanto é uma coisa que pode ser trabalhada para algo mais funcional.

 

Centro de notificações fixo

Ainda outra possibilidade para o espaço extra seria o seu uso para centro de notificações, ficando aquele espaço reservado para as notificações.

Isto evitaria o actual problema de as notificações “caírem” em cima de alguns botões (como por exemplo o retroceder), e abriria diversas possibilidades, como a interacção com a notificação (ou melhor, com a aplicação referente à aplicação) sem sair da aplicação que está actualmente aberta (exemplo: respostas rápidas no iMessage). Esta opção tem igualmente problemas: aquele espaço estaria inutilizado quando não houvessem aplicações, seria igualmente estranho em landscape.

 

Espaço reservado para gestos

A possibilidade de o espaço extra ser usado como um espaço reservado para gestos é pouco provável. Com uma área sensível ao toque tão grande (são 4” de ecrã!).

É pouco provável que isto seja implementado, pois seriam basicamente pixeis “mortos”, sem utilidade a não ser o toque (que já pode ser feito no ecrã).

 

Todas as anteriores!

Espaço fixo alternado entre várias funções. Juntando todas as possibilidades acima deixadas, é perfeitamente viável pensar também na possibilidade de várias delas, ou mesmo todas, serem implementadas. Todas elas podem co-existir naquele espaço reservado ao Sistema Operativo, possibilitando dessa forma várias ou todas as funções anteriores.

Ou… nenhuma das anteriores!

As opções acima apresentadas abrem espaço a ideias bastante interessantes, algumas melhores, outras piores, mas é sempre interessante pensar no que poderia ser feito. No entanto tudo isto vai muito pouco de encontro ao que é e tem sido sempre a filosofia da Apple: design simples e limpo, tanto em hardware como em software. Aquele espaço, aquela informação, estaria sempre lá, mesmo quando não fosse necessária. Posto isto, vamos ver as opções que são mais “prováveis” quando se pensa num aumento de ecrã: aumento do espaço útil para utilizarmos o sistema operativo.

 

Apenas um ecrã maior

Esta é sem dúvida a possibilidade mais lógica, a primeira em que se pensa quando falamos num aumento do ecrã. Maior ecrã significa mais pixeis, mais espaço. Basta optimizar o software para estas novas dimensões, e está tudo bem! Ou será que não?

Embora pareça simples, este aumento pode ser problemático em determinadas circunstâncias. Como a dimensão dos pixeis se mantém, o texto mantém igualmente a dimensão actual, tal como os botões/controlos, todo o espaço a tocar ficará igual.

As aplicações que usem os elementos do SDK do iOS (como botões de retroceder, actualizar, etc) não terão praticamente nenhuma alteração, apenas terão mais uma linha para mostrar, seja ela uma linha de ícones, uma linha de uma tabela, lista, etc. A única diferença estaria apenas na quantidade de informação mostrada. O Safari será capaz de mostrar um pouco mais de uma página, o Mail conseguirá mostrar mais um email, ou mais informação de um email, etc. Mas então e aquelas aplicações que não usam estes elementos básicos?

As aplicações com uma User Interface (UI) mais própria e costumizada, como os jogos, terão grandes problemas com este aumento do ecrã (e consequentemente da resolução). Se os programadores fizerem novas versões para preencher o espaço extra, essas versões não poderiam ser utilizadas nos iPhones anteriores. Para isso os programadores teriam que fazer 2 versões das aplicações, o que resultaria num aumento do tamanho das mesmas, visto que uma aplicação universal teria que conter os elementos para iPhone, iPad, e para o novo iPhone com maior resolução.

É uma opção sobre a qual se pode pensar um pouco, mas é também uma opção que não está de acordo com o que a Apple costuma fazer. Iria levar a uma fragmentação da plataforma, muito trabalho para os programadores e, no fim de contas, as vantagens não são tão relevantes que valham a pena as contrapartidas.

Não só no software há contrapartidas. O próprio design teria que sofrer alterações mais ou menos drásticas para permitir este ecrã, a começar pelo botão Home e pelo espaço para ele reservado (caso contrário teríamos um iPhone muito comprido), entre outros pormenores físicos que teriam que ser alterados.

De qualquer forma vamos ver uma análise mais detalhada das alterações que seriam feitas na possibilidade da implementação deste ecrã 16:9.

 

Aplicações “básicas”

Como já foi referido, as aplicações que usem os elementos básicos da interface do iOS apenas beneficiariam do aumento do ecrã, havendo a possibilidade de mostrarem mais informação no novo ecrã mais longo.

A visualização em landscape não tira tanto partido disto, mas não não apresenta qualquer aspecto negativo ou contrapartida (dá apenas a sensação de espaço mal utilizado).

 

Teclado

O teclado ficaria bastante semelhante ao actual, mas com benefícios.

Por um lado podia ficar com mais  espaço para visualizar o texto, por outro podia ser adicionada uma linha de “teclas”, podendo ser adicionados os algarismos de 1 a 0, ou teclas especiais.

Em landscape o leque de opções possíveis é mais vasto. O teclado nesta posição podia ser mantido do mesmo tamanho, aumentado em ambos os sentidos (horizontal e vertical), esticado na horizontal, separado (como no iPad). Várias possibilidades existem aqui.

 

Aplicações com interface própria (Jogos)

Aqui está o maior problema do aumento da resolução apenas num sentido, como já foi referido. As aplicações que não usam os elementos básicos do iOS teriam que ser adaptadas, perdendo retrocompatibilidade (ou obrigando a maior trabalho por parte do programador para a manter).

Até serem actualizadas essas aplicações não ocupariam o ecrã na totalidade, ficando ao centro do ecrã.

 

Web e Web-Apps

Neste campo pouco é alterado. As Web-Apps têm grande facilidade em se adaptar à dimensão do ecrã, mostrando mais ou menos informação.

No caso dos sites com dimensão fixa, em portrait pouco se altera, e em landscape o site irá aumentar para ocupar o espaço extra, mostrando menos informação na vertical.

 

Vídeo

Apenas vantagens se podem esperar no campo do vídeo.

Estando o 16:9 cada vez mais massificado no que respeita a vídeo, com quase todos os filmes mais recentes neste formato ou mais largo, esta resolução apenas benificiará o utilizador, diminuindo ou eliminando as barras negras em cima e em baixo.

 

Retrocompatibilidade

O suporte aos dois tipos de ecrã, 3:2 e 16:9, não seria fácil, e ninguém iria gostar de ter as aplicações desenhadas para o novo ecrã cortadas nos ecrãs antigos (iPhone 4S ou anterior). A separação das aplicações entre novos e antigos iPhones não é algo que vá de encontro ao que tem sido a filosofia da Apple, apresentando diversos pontos negativos, sendo por isso pouco provável. A opção de as versões diferentes serem implementadas numa única aplicação universal também tem aspectos negativos, desde a complexidade ao tamanho da aplicação para o utilizador final (visto que uma aplicação universal teria que conter os elementos para iPhones antigos, novos iPhones e também iPads).

 

Porque optaria a Apple por um ecrã 16:9?

 

1. Os iDevices, e neste caso específico o iPhone, têm como parte mais importante o ecrã. A Apple desenha estes produtos para dar a maior ênfase possível ao ecrã. Reparem que há sempre o mínimo de “tralha” próximo do ecrã, pois é este o centro do dispositivo. O utilizador interage com o ecrã, é o ecrã que “responde” ao utilizador, que dá toda a informação, toda a utilização é centrada no ecrã. Com um ecrã maior, mais conteúdo pode ser entregue ao utilizador, e se houver uma forma prática e viável de aproveitar o espaço extra dado pelo aumento do ecrã, porque não?

2. O design é parte muito importante do iPhone. As últimas versões do iPhone e iPad já alteraram praticamente tudo o que havia para alterar, talvez esteja na altura de a Apple alterar igualmente o ecrã, aumentando-o. E sendo claro que não se quer um aumento em demasia das dimensões do iPhone, um aumento do ecrã na tentativa de manter as dimensões actuais (ou pelo menos aproximadas) seria um desafio tecnológico como a Apple bem gosta. E um aumento do ecrã nestas condições significaria uma diminuição da moldura em volta do ecrã, ou seja, o ecrã tornar-se-ia ainda mais o centro de todo o dispositivo.

3. A procura de mais clientes, um ponto chave para qualquer empresa. O iPhone continua a vender mais que qualquer outro dispositivo, mais que qualquer outro smartphone, mais que qualquer Android com ecrã maior. A Apple não precisa de um ecrã maior por razões competitivas, isso é claro. No entanto isso não significa que não seja importante ir de encontro aos requisitos de outros clientes, ou mesmo atender aos pedidos dos actuais clientes de aumento do ecrã. Só porque os clientes compram mais iPhones com ecrãs de 3,5” que Androids com ecrã maior, não significa que prefiram ecrãs de 3,5”. Significa apenas que preferem o iPhone. E enquanto há pessoas que se privam de um ecrã maior para usarem o iPhone, há da mesma forma quem se prive do iPhone para usar um ecrã maior. Sendo assim, se a Apple conseguir um iPhone com ecrã maior que mantenha aproximadamente as mesmas dimensões, conseguirá um maior público alvo, que se traduz em mais vendas, o grande objectivo de uma empresa como a Apple.

 

Ainda há muito tempo pela frente até Outubro, data prevista para o lançamento do novo iPhone, e até lá a Apple irá com toda a certeza testar, testar, e voltar a testar muitas dimensões de ecrãs. Da mesma forma muitos rumores vão continuar a circular pela blogosfera. Até lá muita coisa pode mudar, e cá estaremos para acompanhar. [via]

 

E o leitor, o que pensa desta possibilidade do iPhone com ecrã 16:9? O que trará de novo o próximo iPhone?

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NoName
    NoName

    se o iphone 5 tiver isqueiro ai sim compro um

      1. Avatar de Marcelo C
        Marcelo C

        Lol adorei esse comentario, embrulha 🙂

  2. Avatar de bate
    bate

    Na minha opinião a BATERIA é um dos maiores defeitos do iPhone!! Mas de longe o maior defeito! A sua duração é algo… Pequena, muito pequena! Isso é que deviam melhorar… Agora écrans que depois gastam ainda mais bateria…

    1. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Pequena? Em comparação com…???

      Neste momento tenho um Galaxy S2, vindo dum iPhone 4, e comparativamente a bateria do iPhone durava bastante mais tempo. E mais ou menos com o mesmo tipo de utilização, isso da bateria do iPhone agora posso confirmar que é um mito…

      1. Avatar de Vítor M.

        Uiii tu não digas isso ao povo do Android que eles esfolam-te vivo :O

        É que realmente a bateria de um iPhone não “dura muito” mas isso é em comparação com um Nokia 3310, pois os novos smartphones padecem todos do mesmo problemas… mas é nice apontar apenas esse problema ao iPhone.

        1. Avatar de André Sousa
          André Sousa

          Estou no campo do Android neste momento, por isso peço piedade 😉

          Mas infelizmente é uma realidade, o SGS2 tem uma duração de bateria mais curta que o meu antigo iPhone 4, com o mesmo uso, tanto de programas como de brightness, vibrações, etc.

          Pelo menos não é como o Lumia que praticamente nem 1 dia de uso durava…

          1. Avatar de Emanuel Alves

            A Nokia lançou um update para corrigir o problema da bateria 🙂

          2. Avatar de miguel
            miguel

            é normal..comparar um samsung com o iphone é como comparar um seat com um mercedes, lool.

        2. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          cantam de galo agora … depois do tão aguardado update. 😛

          Um colega meu que tem um iPhone 4, até já fazia piadas era “olha liguei o ecrã lá foram mais 5%”

          1. Avatar de Vítor M.

            Qual update? É que nenhum foi o tal… continuo a achar que o iPhone consome muita energia, dura pouco, mas continuo a achar que é um mal comum aos smartphones.

        3. Avatar de Eu mesmo
          Eu mesmo

          Desde que de para um dia tudo esta bem,

        4. Avatar de Alexandre Pinto

          No meu ponto de vista, não me pareceu que o comentário do bate fosse qualquer comparação com outros sistemas. Essa comparação foi feita por voces.

          Eu concordo com ele. A bateria do iphone devia levar um improvement. Isso seria uma excelente novidade!
          No entanto, é mais que verdade que a bateria do iphone dá uma abada á concorrencia!

          O meu Lumia 800 que o diga 🙂

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Tem graça que o meu Lumia 800 aguenta quase sempre 2 dias…

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Se compras um smartphone tens de saber que o tens de carregar todos dias! É uma consequencia de usar tanta potencia e quantidade de antenas.

    3. Avatar de MárioM
      MárioM

      Ate concordo,o que chateia nestes equipamentos é a autonomia,a mior parte das vezes o meu smartphone fica em casa e levo o velhinho nokia porque sei que não vou ter problemas com a bateria.uso apenas o smartphone aos fins de semana.

    4. Avatar de Nicholaz
      Nicholaz

      e o segundo problema é o botão de retorno que em algums iphones dá problema talvez na 7 geração do iphone será touch esse botão.

  3. Avatar de Paulo Bastos

    Com a nova tecnologia adquirida pela Apple (liquidmetal) liga de metal com características melhores que o titânio, o próximo iPhone vai ser excelente em termos de resistência e um design mais fino, essa tecnologia vai ser adoptada num futuro próximo nos MacBooks e iPads.

  4. Avatar de Ricardo

    A parte da área fixa reservada para funções do sistema é que não me agradou nada…

  5. Avatar de Qwerty
    Qwerty

    Na minha opinião a BATERIA é um dos maiores defeitos do iPhone!! Mas de longe o maior defeito! A sua duração é algo… Pequena, muito pequena! Isso é que deviam melhorar… Agora écrans que depois gastam ainda mais bateria…

  6. Avatar de Legion
    Legion

    Não acredito nessa história do 16:9! Porquê?
    Alguém com a mesma opinião que eu: http://www.gizmodo.co.uk/2012/05/why-i-think-the-next-iphone-wont-be-169/

  7. Avatar de ruben
    ruben

    É impressão minha ou na primeira foto o iPhone parece-se com o SGSIII? Aquele botão esborrachado. Eu sei que é só uma imagem com o que os criadores acham que o iPhone se vai parecer.

    1. Avatar de jYkA
      jYkA

      é impressão minha ou a samsung tem uma obsessão em imitar a apple?

      epa ha mercado suficiente para todos!

      inovem e deixem se de comparações!

  8. Avatar de Bufik
    Bufik

    Não acredito em qualquer das possibilidades…ficaria muito surpreendido pela negativa se a Apple fizesse isso

  9. Avatar de João Ramiro

    O que trará de novo o próximo iPhone?
    Novo CPU, GPU, câmara e uma nova versão do iOS…

    o resto sabe-se um ou dois dias antes do lançamento 🙂

    1. Avatar de the man
      the man

      Ja nao ha grande coisa que se possa inovar nesta area… agora é so aumento de specs…

  10. Avatar de Campachi

    Eu gosto da ideia do 16:9. As Aplicações com interface própria (Jogos) podem usar esse espaço extra para publicidade fixa (banner), pois podem usar uma api interna de publicidade do sistema que detectaria a tela maior e, no lugar de sobrepor a propaganda em cima do jogo a colocaria na parte superior da tela e o jogo ficaria encostado no canto inferior. Mas isso é só uma sugestão baseada em principio particular. Obg pela leitura.

  11. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Ou entao mais de 50% disto e tudo mentira, como acontece sempre 😀

  12. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Da próxima vez que falarem do futuro da Apple podem incluir os iPod Touch’s?
    Estou curioso como será o próximo mas não vejo notícias concretas sobre esse assunto.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Claro Pedro, eu próprio adoro o iPod Touch e acho-o um dispositivo incrível!

      Há algumas notícias acerca dele, estava para incluir neste artigo, mas vou ver se escrevo outro mais dedicado ao iPod 😉

  13. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    E continuam os rumores…! Já não chegou o “estrago financeiro” que fizeram da ultima vez com os rumores do iPhone 4S, que todos se revelaram falsos.

    Só no dia da apresentação se saberá alguma coisa, conhecendo a segurança da Apple, que tem muito poucos leaks.

  14. Avatar de fiendmost
    fiendmost

    ninguém quer me doar/vender um iphone antigo não? Sempre quis ter um mas tá difícil… não pago R$ 2300,00 em um iphone nem se tivesse condições para tanto :/

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que continue com o ecrã de 3.5. É um dos bons motivos para ter o iPhone 4.

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      E o motivo porque nunca compraria o iphone

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ainda bem que não gostamos todos de amarelo

        1. Avatar de RCS
          RCS

          Quando sair o iphone de 4′, vais mudar de opinião.

  16. Avatar de José Leite
    José Leite

    Excelente artigo,Tiago Dias.Infelizmente,para um teso como eu,o iPhone passa-me ao lado.Há coisas mais importantes na vida,do meu ponto de vista.Não falo pelos outros.Um resto de boa noite para todos e um excelente fim-de-semana.Aproveitem 🙂

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ámen! 🙂

  17. Avatar de Zé Miguel
    Zé Miguel

    Respondendo à pergunta do titulo do post acho que vou invocar a Betteridge’s_Law! 😉

  18. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    O que não gosto mesmo é, tapar o “buraquinho” com coisas que não precisam de estar à mostra como por exemplo a barra multitasking, seria aproveitar da pior maneira o espaço que que a nova resolução e o ecrã maior oferecia. Tenho quase a certeza que neste artigo, deve ser o que tenho mais a certeza que a Apple não vai fazer com certeza, O resto até me parece bem. Gostei especialmente da da resolução e tamanho do ecrã para os vídeos… que é uma coisa que dá sempre jeito, sendo que cada vez mais vemos vídeos em alta definição espalhados pela Internet e temos que ter um dispositivo à altura para isso.

    Agora resta saber, será que a Apple vai mesmo avançar com isso mesmo sabendo que vão ter alguns problemas com as aplicações atuais e com os dispositivos antigos sendo que vão ter de ser compatíveis com todos e funcionar de maneira correta?

    Só o tempo dirá…

  19. Avatar de Zefra
    Zefra

    Se a altura do telefone ficou maior porque razão não deveria ficar a largura também. Eu que até nem gostava do iPhone comprei o iPhone 4 (e depois o 4S) porque o achei interessante. Veio o 5 bom… o hardware sempre bom agora o design deixou-me a pensar que afinal há por aí qualquer coisa que não bate bem. Pode ser que na próxima versão venha a safira e finalmente a largura proporcional à altura.