Análise: Samsung Galaxy Note 10.1 GT-N8000

63 Comentários

4 – Software

TouchWiz e funcionalidades

A versão do Android deste tablet é a 4.1.1 (Está disponível uma actualização para a versão 4.1.2 Jelly Bean), mas bem que a Samsung poderia lançar um actualização para Android 4.2.1 ou 4.2.2.

A interface é a TouchWiz UI Nature a mesma do Samsung Galaxy S III e do Galaxy Note II, quem já conhece esta interface, não tem nada de novo. O que mais me cativa nesta interface são as funcionalidades que ela oferece.

A mais interessante é o modo de multiscreen, tal como o nome indica, permite dividir o ecrã de forma a que consigamos ter várias aplicações abertas lado a lado no mesmo ecrã, por exemplo ter a aplicação office e o browser abertos.

Mas para que o multiscreen funcione tem que se ter em atenção que só funciona em modo Vista Dupla e só com aplicações nativas do sistema.

soft_1_thumb  soft_2_thumb
Voltando à S Pen, com ela podemos também recortar qualquer parte do sistema ou aplicações, bastando simplesmente pressionar a tecla presente na S Pen e seleccionar a área a recortar.

É uma funcionalidade bastante interessante para quando queremos só mostrar uma imagem de uma parte especifica ou então para usar em documentos.

soft_3_thumb

Aplicações exclusivas

Tal como em qualquer outro equipamento, incluem várias aplicações, podendo ou não ser da marca.

No caso do Galaxy Note 10.1, temos uma vasta lista de aplicações Out-Of-Box do Android tanto da própria Samsung como de outros programadores.

Aplicações nativas

AllShare Play

ChatOn

Crayon Physics – É um jogo bastante interessante para testar a S Pen, mas também se pode usar o dedo

Dropbox (com oferta de 50GB por dois anos)

Game Hub

Music Hub

Paper Artist

Polaris Office

Photoshop Touch

S Note

S Planner

S Suggest

S Voice

Samsung Apps

Smart Remote – Uma aplicação para ver a programação televisiva

Swipe-It – Serve para transferir, sobre Wi-Fi, imagens e videos para uma Samsung Smart TV

Samsung Remote – É uma aplicação para tornar o tablet num comando remoto

apps_thumb

4 – Benchmarks e autonomia

Browser

anterior próxima
 

Benchmarks

anterior próxima

Autonomia

A bateria é de 7000 mAh e para um uso normal, consegue proporcionar uma duração de cerca 2 dias.

Durante todo o tempo que tive o equipamento para teste, esteve com Wi-Fi ligado e várias aplicações a correr em background (+/- 70 a 75% da RAM disponível para o utilizador ocupada)

Há jogos e aplicações que consomem mais bateria que outros, dependendo também do nível de detalhes e da percentagem de uso do GPU e / ou CPU. As aplicações gratuitas tendem em gastar mais bateria devido ao uso de publicidade, mesmo que a aplicação não necessite de internet, se a tiverem liga, será usada também para alimentar a publicidade, igualmente se tiverem a localização ligada.

Resumo

Prós

  • CPU e GPU de alta performance (Quad-Core)
  • Fluidez do sistema
  • Design
  • Autonomia muito boa
  • Simplicidade no uso e na ergonomia
  • S Pen
  • Ecrã
  • Qualidade da câmara tanto em ambientes claros com em escuros
  • Flash e auto-focus
  • Recepção de Wi-Fi
  • Captação de sinal GPS
  • Slot para cartão MicroSD e SIM (apesar do modelo mais preferido ser o que tem só Wi-Fi)
  • Som stereo (uma coluna em cada lado do ecrã) com excelente qualidade e volume

Contras

  • Lag na detecção do toque e movimento da S Pen
  • Excessivas marcas do uso da caneta (apesar de saírem facilmente com um pano)
  • Não ter actualização para Android 4.2
  • Preço, neste momento já poderia ser mais baixo, ainda anda perto dos 500€.

Conclusão

O Samsung Galaxy Note 10.1 é um excelente equipamento, quem procura um bom tablet Android este é, sem dúvida, um dos a equacionar. No entanto, com a aproximação dos novos tablets da marca, este poderia baixar um pouco de preço para se tornar mais competitivo.

Apesar das algumas lags da S Pen, é decididamente uma mais valia para quem não gosta de escrever textos em teclados touch.

A interface TouchWiz é conhecida por ser funcional e produtiva, eu pessoalmente gosto desta interface.

no entanto, perante a concorrência, como os tablets da BQ, o preço poderia ser mais baixo. A Samsung tem apresentado excelentes equipamentos e este é certamente um deles.

Gostei imenso de testar este tablet.

O Pplware agradece à Samsung pela cedência do equipamento para esta análise.

Samsung

« página anterior     pág. 2/2     página seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valente
    Valente

    GT-N8000 2013 March N8000XXCMC1 N8000OXECMB2

    A última Rom saída hoje ainda é 4.1.2.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Eu verifiquei que existia um update, apareceu uma mensagem a dizer que havia, no entanto, não o fiz.

      Vou adicionar essa informação à análise.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Acabada de instalar mesmo Odex…

      2. Avatar de Valente
        Valente

        As versões 4.1.2 já começaram a aparecer em 16/01/2013. Desde esta data que ando com elas.

      3. Avatar de Valente
        Valente

        E o único update que conheço via OTA é para actualizar o bootloader que vem resolver vários problemas. Eu actualizei e aconselho a fazê-lo.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Pois eu já há mais de 1 mês que recebi a notificação de actualização, mas não consigo actualizar (o equipamento foi rooteado). Alguém pode contribuir com uma ajudar para ultrapassar esta impossibilidade (como unrooteio o aparelho?).

          De resto, o equipamento – que uso desde out/nov 2012 vai de encontro a todas as expectativas… excelente enquanto tablet!

          Obrigado.

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Apagando os ficheiros de root: O Superuser.apk ou SuperSU.apk que está em system/app ou em data/app e o “su” que está em system/xbin. Reboot e já não tens root.
            Nunca fiz isto porque nunca precisei mas parece-me simples. O root’ar é que é mais complicado.

          2. Avatar de rui
            rui

            Obrigado Valente (não consigo responder ao teu post…).

            Sou um bocado noob… não encontro a pasta system ou data (apesar de ter colocado a opção ver ficheiros ocultos). Anysio Idea?

          3. Avatar de arkan
            arkan

            Passei a mesma raiva, porque roteado nao tem como atualizar ele, e bla bla, muitos amam rootear os dispositivos, mas qndo tem uma autalizaçao original é melhor que essas roms customizadas, mas cada um usa do jeito q quizer, eu so sei q nao uso root mais. E depois de muito procurar fiz o o UNROOT dele, e ele esta muito mais rapido, com a atualizaçao BR 4.1.2

            eis aqui os procedimentos:
            Fiz esse aqui:
            1- http://www.droidreader.com/2012/08/install-stock-recovery-on-galaxy-note.html

            Mas depois achei um mais facil:
            2- http://brasildroid.com.br/galaxy-note-10-1-n8000-novidades-tutoriais-dicas-noticias-divulgacoes-etc/14540-tutorial-instalar-rom-stock-no-galaxy-note-10-1-n8000-8010-a.html

            Espero ter ajudado,

          4. Avatar de wander rock
            wander rock

            tudo bem meu caro.basta vc ir em configurações no supersuser ou super su instalado em seu aparelho e clicar na opção configurações e remover acesso root.Se não tiver esse aplicativo procure ele no google play…

  2. Avatar de Crohan
    Crohan

    Apenas um reparo a S-pen não é capacitiva mas sim um sistema proprietario da wacom se não estou engandado.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Erro meu, vou alterar, obrigado.

  3. Avatar de Mário Melo
    Mário Melo

    Apenas um reparo, a porta infravermelhos que o Note 10.1 trás dá para controlar qualquer TV, DVD, Home Cinema, Box de qualquer marca e sem haver necessidade de estar conectado a qualquer rede. No fundo funciona como um comando universal.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Sim, no entanto, não trás nenhuma aplicação para outras televisões, eu experimentei as que vieram no tablet e nenhuma detectou a minha TV / Box.

      1. Avatar de mike
        mike

        boas, mas ele funciona com outras. dá para configurar os botões que se pretenda e tudo. eu uso em 3 televisões, todas elas de marcas diferentes (uma até das de marca duvidosa) e em todas funciona. com a box do meo, a motorola também funcionava.

      2. Avatar de Mário Melo
        Mário Melo

        Eu utilizo a app Smart Remote, versão Europeia, e ligo a uma Sony Bravia e a um Home Cinema da LG. Não consigo é ligar a Box da Zon, penso que apenas dá para as de Satelite. O único defeito é apenas se poder ligar a uma TV.

        1. Avatar de Marcelo
          Marcelo

          Eu testei o Infravermelho na minha tv Panasonic da para ligar/desligar, mudar de canal e alterar o volume. Tambem funcionou no home da LG.

  4. Avatar de Abel
    Abel

    Qual é a diferença da S-PEN (caneta) do samsung note para a que trás o Surface Pro da microsoft?

  5. Avatar de Renato Miguel
    Renato Miguel

    Boa tarde!

    seria interessante uma comparação com o iPad e com mais um Asus 🙂

    Continuação do Excelente trabalho
    Um abraço

  6. Avatar de Ckdeveloper

    ele tem a função telefone ?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O N8000 sim, é a versão Wi-Fi + 3G.
      O N8010 é a versão só Wi-Fi e o N8020 é a versão LTE.

      1. Avatar de Ckdeveloper

        Obrigado. por ajudar.
        Comprei ele no domingo aqui no Brasil.
        Otimo device. em minha opinião supera o IPAD Facil.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Qual a grande diferença (alem das dimensoes) entra este tablet e o samsung galaxy 8.9 LTE?

  8. Avatar de vitor gaspar
    vitor gaspar

    Preferi a review deste dispositivo feito neste site:
    http://i-mobtech.com/portfolio/samsung-galaxy-note-10-1/

    Pelo menos dá para ver em video o equipamento a trabalhar.
    A vossa review está muito técnica e pouco orientada ao Leitor, nem parece as reviews que voces costumam fazer 🙁

  9. Avatar de vitorpt
    vitorpt

    Tenho este tablet na versão 3G, ainda com pouco uso, mas tem uma coisa que nem sei de onde vem.
    Assim que o começo a utilizar, aparece um simbolo na barra inferior que contém publicidade para sites da treta, exemplo, você acaba de ser selecionado para ganhar um ipad 3 🙂
    Alguém tem este problema ou sabe como me ver livre disto?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Isso parece-me efeito de alguma aplicação que tenhas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pois. Instala uma app que faça ads blocking.

      2. Avatar de vitorpt
        vitorpt

        Mas ainda nem instalei nada, só actualizações ao que vinha instalado.
        Vou verificar se tenho a actualização e vejo como fica.
        Obrigado.

      3. Avatar de Valente
        Valente

        O AdFree do PlayStore apaga isso tudo que aparece um pouco por todo o lado, mas é preciso ter acesso root.
        Lembro as aplicações da TMN que vem instaladas lá nas entranhas da root. Normalmente não se conseguem apagar.

  10. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    tenho esse equipamento e devo referir que o SIM não é micro-SIM é um SIM normal.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      SIM normal é como quem diz, mini-SIM. O SIM normal é o mini-SIM ainda metido no cartão do tamanho dum cartão de crédito. Há uns anos tive um telemóvel onde se metia o cartão todo SIM.

  11. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    boa noite, gostava que me pudessem se possível que me esclareçam da seguinte dúvida:

    encomendei através da troca de pontos tmn o tablet Samsung Galaxy tab 8.9 LTE com Android 3.2 Honeycomb.

    Gostaria de saber se poderei atualizar para a versão mais recente Android 4.1 ou o facto de estar bloqueado à tmn será impeditivo de realizar tal atualização.

    Grato pela informação,

    Cumprimentos

  12. Avatar de Helena
    Helena

    Após a actualização já é possível um multiwindow real e não apenas 2 janelas: podem ser arrastadas e alterado o seu tamanho e não apenas duas janelas dividindo o ecran ao meio. Além disso, para além das aplicações nativas, já há algumas aplicações no play que adoptam este sistema e são imediatamente adicionados os seus atalhos à respectiva barra na parte inferior do ecran!
    Cumprimentos,

    1. Avatar de Valente
      Valente

      As Rom’s já incluem a aplicação “Multi Window Manager” que permite validar a redução de janelas nas nossas aplicações mais antigas que o não tenham de origem.
      Este NOTE 10.1 é um Mundo. Até se pode brincar às janelinhas.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      “Samsung Multi Window Manager” no PlayStore

  13. Avatar de arkan
    arkan

    só tenho pontos positivos com esse tablet, tenho a 4 meses, e nao me arrependo uma otima compra. Os unicos dois pontos ruins são a BATERIA que acaba muito rapido se vc usar ele direto, ele aguenta na faculdade de pos 3h direto, de anotaçoes, e gravaçoes de audio, e umas aulas de video que gravo.

    mas se vc usar ele, como gps, dpois das 3horas e receber 2 ou 4 ligaçoes, ele precisara de uma recarga.
    um ponto nao negativo, mas chato, e aborrecido, é a permanencia irritante do samsung DIGGEST tanto em processo de execuçao quanto em cache, e isso come a memoria, e energia. E so para remover ele tem q usar o root.
    E como ja temos uma nova jlb 4.2.2 quem fizer o root, tera q unroot novamente e zerar o contador dele de rooms.

    Fora isso, gosto muito do aparelho, um substituto a altura do meu p7500. POREM espero que a samsung melhore a camera pq 5mpx ta otimo, que da uns 2xxx por alguma coisa reais, mas quanto mais melhor for a foto, ajuda.

    Ah e a parte de tras dele, no meio, vc nao falou dele, se gostou do aspecto dela, que parece q vai afundar se pressionar bem e vc viu como ele ainda ferve mais q o p7500 do lado esquerdo ? 🙂

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Ao contrario do que muita gente pensa, não é a quantidade de mpx que faz uma camera ser boa, mas sim a qualidade e o tamanho da lente. Veja as fotos tiradas com smart phones Nokia por exemplo, a qualida da lente usada pela Nokia é a melhor do mundo, e voce tem ótimas fotos mesmo com poucos mpx.

    2. Avatar de heliton
      heliton

      Ti perguntar, por acaso o GPS dele só funciona se estiver com chip 3g conectado?
      ou ele funciona com mapa já incluso sem necessitar estar conectado ao google maps? assim como um gps normal.

  14. Avatar de Diana
    Diana

    Apenas quero fazer uma pequena retificação que é o facto de os infravermelhos servirem para controlar qualquer tv, independente do modelo ou da marca.
    Tendo este tablet há uns 2 meses posso dizer que estou bastante satisfeita com ele, todos os dias me surpreende.

  15. Avatar de Damiana Sampaio
    Damiana Sampaio

    Olá a todos!
    Saudações do Brasil!
    Meu Samsung Galaxy Note 10.1 foi comprado nos EUA em setembro do ano passado.
    Desde então, fiquei completamente apaixonada por ele e o uso muito (diariamente) para os meus estudos.
    Há dois dias apareceu-me o aviso para a atualização do Android para a versão 4.1.2. Nunca fiz root no aparelho e, assim como procedi com as atualizações anteriores, não vi nenhum problema em clicar no botão “ok” e dar seguimento a esta última.
    Assim que o processo terminou, ficou evidente a diferença para pior no uso da S Pen.
    Vale dizer que utilizo MUITO o aplicativo nativo S Note para fazer anotações, resumos etc, bem como o aplicativo ezPDF, que me permite rabiscar, anotar, desenhar em arquivos pdf. Digo isso tudo para deixar claro que não estou apenas com a IMPRESSÃO de que algo mudou. Tenho CERTEZA de que mudou. Antes da atualização, a escrita era muito macia (e ainda é) e muito FLUIDA, ou seja, era como se eu estivesse escrevendo em uma folha de papel. Agora, apesar de a maciez permanecer, não posso mais escrever com a mesma desenvoltura de outrora, já que os traços de praticamente todas as letras ficam com falhas e/ou incompletos.
    Entrei um grupo do G+ e lá me deram vários conselhos. Um deles foi: “Save your data and clean the data and cache for s-note ( settings , programmanager , all ). If this not works do a factory reset. Remember to save och sync your data first…”
    Bem, alguém sabe me dizer se há uma forma de limpar o cache da S Pen, como foi sugerido acima? Se existe, qual a forma de fazê-lo?
    Eu gostei muitíssimo da penúltima atualização, que trouxe os benefícios do Multi Window Manager. Tenho receio de restaurar para o padrão de fábrica, já que isto, certamente, retirará a versão Android que trouxe o Multi Window Manager.
    Eu ainda continuo fã e apaixonada pelo meu tablet e já não sei viver sem ele, mas essa modificação (para pior) que aconteceu com a minha S Pen, justamente depois da atualização para a versão 4.1.2 está me atrapalhando muito.
    Alguém tem alguma dica a me dar?
    Abraços do Brasil!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      olá. Olhe que isso não é normal. O meu usa a 4.1.2 há muito tempo e não há qualquer tipo desses problemas. Há algumas diferenças mas para melhor.

      Cumprimentos,

      1. Avatar de Damiana Sampaio
        Damiana Sampaio

        Obrigada por responder, Mike!
        Não sei se você viu meu último comentário.
        Fiz vários testes com outros aplicativos e notei que o problema só acontece com o S Note.
        🙁
        Abraços!

    2. Avatar de melquiades
      melquiades

      A minha caneta tbm piorou. E não há o que fazer.

  16. Avatar de Damiana Sampaio
    Damiana Sampaio

    Voltei apenas para acrescentar que fiz vários testes com diversos outros aplicativos voltados para anotações (Write, Papyrus, Mantano Reader, ezPDF, Lecture Notes etc) no Galaxy Note 10.1 e o problema que mencionei acima SÓ acontece com o S Note.
    🙁

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    Poxa…..
    Pensei que esse tablet era o Galaxy note 2…
    Mas é o 1 ainda? :((
    Que pena… fui descobrir isso agora… Estava tão contente porque o note 2 vai receber o android 5.0…
    Me responda, por favor.

  18. Avatar de adilson
    adilson

    eu comprei ele faz uma semana ,e achei otimo por ser o
    primeiro que eu compro

  19. Avatar de Letícia
    Letícia

    Seguinte: Eu deixei meu Tablet Galaxy Note 10.1 descarregar totalmente (até desligar) e coloquei pra carregar. Assim que coloquei, apertei o botão de ligar e apareceu algumas palavras em branco, vermelho, Amarelo, azul (algo assim, não lembro direito), bem pequenas do lado superior direito. Deixei ele lá, carregando. Depois de horas ( + ou – 3hs), voltei e apertei o botão de ligar, ele não ligou. Mudei de conector, esperei alguns minutos e não ligou.
    Não sei o que fazer!!!! Me ajudem! eu só o tenho 1 semana.

  20. Avatar de jorge
    jorge

    Boas, tenho um note 2 10.1 3g+ Wifi n8000 , mas ainda tenho o 4.0.4 e qd procuro actualizações , não encontra nenhuma. O tablet foi comprado na TMN e acho q tabela bloqueado a tmn.
    Alguém encontrou actualizacao para este?
    Agradeço umá ajuda. Obrigado

  21. Avatar de Adriana
    Adriana

    Oi pessoal!! V se vcs conseguem me ajudar…
    Tenho um N8000 e não sei pq o wifi dele não funciona na minha rede em casa!!! Já testei em outros locais o wifi(protegido por senha) e conectou somente o de casa q não conecta dando erro de autenticação… Alguém pode me ajudar nesse quesito??? Já fiz backup para configurações de fábrica mas nada mudou…Tenho q configurar algo no meu roteador Dlink? O meu smartphone samsung e meu note funcionam nessa mesma rede.

    Desde já agradeço a colaboração

  22. Avatar de Renan
    Renan

    Eu vou ganhar um desse.

  23. Avatar de Leandro
    Leandro

    Olá galera.

    Gostaria de Saber se alguém tem o GT-N8010 e se ele tem infravermelho. Pois no site da Samsung tanto o N8000 quanto o N8010 não possuem infravermelho!!!! alguém sabe me falar?

    Vlw

  24. Avatar de ANDRE CHULLI
    ANDRE CHULLI

    Tenho um galaxy tab 2 gt7500 .. e a bateria dura 7hrs sem wifi e 5hrs com wifi…

    VOCÊ ESTA DIZENDO QUE ESTE TABLET AGUENTA 2DIAS (48HRS) COM TELA LIGADA E WIFI LIGADO???????????????????? FICO NO AGUARDO.

  25. Avatar de Iasmin Lima
    Iasmin Lima

    Muito boa a análise, gostaria de saber se ele é bom para produzir e editar textos, pois estou pensando em comprar um tablet para não usar mais o pc normal. E estou fazendo monografia e tudo mais, queria saber se ele atende nesse ambito bem, ou se há outro que o faça melhor.
    Aguardo o retorno.

    Obrigada.

  26. Avatar de paulo
    paulo

    Bom dia, e queria saber se o tablet possui pt-br. agradeco desde já.

  27. Avatar de Alexandre Kittler
    Alexandre Kittler

    Alguém sabe me dizer se posso utilizar o SIM do Galaxy SIII no GT8000?

  28. Avatar de Lucas
    Lucas

    Baixei via torrent o N.O.V.A. 3.

    Ele já veio com a pasta pronta. Bastava colocar no tablet e rodar. Mas não está rodando, quando vou iniciar, diz que o aparelho não é compatível. O que poderia ser?

    O meu é um GT-8013.

  29. Avatar de alzerino
    alzerino

    Alguém sabe como gravar escrita e voz de maneira sincronizada?

  30. Avatar de rubem
    rubem

    TENHO UM TABLET N8000, GOSTARIA DE SABER OQ FAZER PRA CONFIGURAR O GPS POR SATELITE?

  31. Avatar de Renato
    Renato

    rectangulares ??!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK é nova no dicionário? kkkkk

  32. Avatar de hELIA
    hELIA

    bateria acaba muito rápido aliás todos da samsung são assim bateriis ainda são bem ruins

  33. Avatar de bruno
    bruno

    Ola galare tenho tenho esse tablet no 3g eu estalei alguns de tiro falou que nao e compativel mais sera porq meu tablet tem 1.4 ghz quad core brother in armas mesmo nao e compativem splinter cell me respode agredeço

  34. Avatar de Cristina Smith

    Boa noite,meu tablet samsung galaxy note 10.1 estava muito lento e fiz a restaurei a configuração de fabrica nele,agora ele não abre nenhuma função..quando ligo pede a conta samsung,coloco e-mail e senha mas da um erro ao conectar ao ssl (NPC)…não sei mas oq fazer..alguem pode me ajudar?

    Desde já eu agradeço.

  35. Avatar de ercidio
    ercidio

    meu tablet 10.1 possui uma falha ao abrir a camera como solucionar isso…agradeço imensamente pela vossa colaboração. me aguardo