FBI recomenda tapar webcams e o mercado já oferece soluções

67 Comentários

Foi há poucos meses, durante uma conferência realizada no Center for Strategic and International Studies (CSIS), que o director do FBI, James Comey, deixou uma série de recomendações importantes relativas à protecção da privacidade e dos dados, onde sugeriu que os utilizadores de computadores deveriam tapar as suas câmaras web.

A velha fita-cola ou o post-it são as soluções mais simples e corriqueiras, mas o mercado não pára de se reinventar e já existem dispositivos que permitem mostrar a câmara apenas quando esta é necessária.

webcam

Em Junho passado, uma foto partilhada por Mark Zuckerberg andou pelas bocas do mundo por causa da fita-cola que tinha colada na webcam do seu portátil e ainda pelo microfone, também ele protegido. A verdade é que esta solução “caseira” é utilizada por muitos de nós, tendo mesmo sido recomendada por James Comey, director do FBI.

tapar webcams

Ao não escondermos as câmaras web podemos estar a abrir vulnerabilidades que podem ser aproveitadas por hackers e a criar as condições ideias para cenários de extorsão ou de espionagem industrial, por exemplo. “Se trancamos habitualmente as nossas casas e os nossos carros, por que é que os nossos computadores podem ficar abertos à mercê dos criminosos?”, questionou James Comey na conferência realizada no CSIS.

Mas além da fita-cola ou do próprio post-it, o mercado já oferece soluções mais geek e as empresas produtoras de portáteis e monitores já começam a ter estas recomendações em consideração.

A Philips, por exemplo, apresentou recentemente uma nova geração de monitores profissionais, monitores de 27″, 24″ e 22″, que integram uma webcam que apenas fica visível quando é activada pelo utilizador. Com um simples toque, a câmara pode ser levantada e novamente escondida.

Philips tapar webcams

A vantagem é clara: se necessitar da câmara durante uma conferência online, por exemplo, basta levantá-la. Caso contrário, ela mantém-se escondida e os hackers não têm hipótese de explorar qualquer vulnerabilidade.

O modelo de 27 polegadas, o Philips 272B7QPTKEB, já está disponível por cerca de 490 €. Os monitores de 24″ e 22″ 241B7QPJKEB e 221B7QPJKEB ficarão disponíveis no último trimestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017, respectivamente.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r41m31
    r41m31

    Eu já resolvi há muitos anos. Não tenho webcam nem micro….. 😀

    1. Avatar de João
      João

      Mais um monte de empresas que fabricam proteccoes de camera a render dinheiro…a seguir a moda dos selfie sticks isto é ridiculo por um simples motivo, nao usam tablets e smartphones? Todos eles sao hackaveis da mesma forma…Melhor conselho que vos posso dar é o seguinte : Enquanto estiverem no skype ou a usar a camera ninguem a poder usar ao mesmo tempo logo nesse momento estão seguros, de resto evitem andar nus ou fazer coisas constragedoras em frente ao pc…Sites pornograficos tem acesso a vossa camera por isso se não querem ser apanhados aconselho quando visitarem esses sites taparem a camara ou entao porem o pc de lado num angulo que nao vos apanhe..

  2. Avatar de neapo
    neapo

    E como é que se “tapa” o microfone do portátil? Convém não esquecer esse detalhe.

    1. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Desliga-o nas propriedades de multimedia do computador.

      1. Avatar de RF
        RF

        A sério!? Até porque quem quer não passa por cima disso!! Valha um burro aos coices e dois aos pinotes!!

      2. Avatar de ioio70
        ioio70

        Isso vai resolver sem dúvida o problema 🙂

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não é conveniente, ainda mais com revisões automáticas sendo feitas pelo SO. Eu uso simplesmente um grampo de papel de 45mm, com emborrachamento colado na parte interna, cobre câmera e microfone.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Realmente, um hacker consegue entrar no PC mas não consegue alterar as definições multimédia…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Nota: É o mesmo que tirares a bola da manete das mudanças do carro, porque assim um larapio não vai saber qual é a mudança certa.

      5. Avatar de José António
        José António

        lol e um bom hacker entra no teu computador e volta a ativar ou instalar

      6. Avatar de Fábio Pica
        Fábio Pica

        Uma fita adesiva daquelas que se compra numa loja bricolage ajuda com a situaçao do microfone de portatil, abafa o som ao ponto de nada soar nitido até mesmo depois de masterlizaçao, para microfones externos eu recomendo um com botao fisico de ligar e desligar o microfone.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Se tiveres uns headphones antigos lá por casa , corta o cabo e enfia no sitio do mic e define a captura de audio para essa entrada,

      Abc

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Porque para um hacker que entra no pc, não seria fácil reverter o mic por defeito para o outro.
        Desculpe, mas só me faz rir

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          “Low level attacks are more in the realm of targeted attacks, and if you are a high enough target to justify such investment from the adversary and it turns out that your devices are affected by low level malware (or you assume so by default, which may be wise in such circumstances), then your balance should go more toward drastic measures than convenience and physically removing microphones may seem a minimum.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      com um jack 3.5 e o cabo cortado, ou colocando uns phones na entrada do micro

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Colocar os phones no sitio do micro não funciona, porque os phones criam o efeito de microfone e propagam na mesma o som. O principio de funcionamento é o mesmo.

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Por isso é que o jack é o ideal. E já agora se quizerem ser mais radicais, desistalar os drivers. ou então, se quizerem ser mesmo comprelamente paranoicos… abrir o portatile cortar os cabos da cam e do mic, LOL 🙂

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Só mesmo “cortar os cabos da cam e do mic”, pois se um hacker te entra na máquina, não te adianta ter desactivado os drivers..

  3. Avatar de slowpoke
    slowpoke

    Ainda ficam a faltar os smartphones. :p

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      exacto.. nos tlms temos micros e cameras.. além disso andamos com eles para todo o lado.. e não existe nenhum led a avisar que a camera está a ser usada (pelo menos não conheço nenhum tlm com isso..).. e ainda.. os tlms normalmente não estão equipados com anti-virus, firewalls.. etc.. a mim parece-me que o risco no tlms é muito maior.

      1. Avatar de Str
        Str

        O smartphone é o dispositivo espião de eleição, está extremamente bem equipado para a tarefa e para onde quer que as pessoas vão o smartphone vai junto.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Excepto se for Windows 10 Mobile, onde não há vírus.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            A sério??? LoL

          2. Avatar de Rui LUX
            Rui LUX

            eu uso W10M.. e tendo em conta que o mercado é dominado por Android e IOS.. é seguro dizer que o W10M é mais seguro, quanto mais não seja porque não é apetecível para ataques em massa.
            Ou seja, um hacker que passa muito tempo e muitas pestanas queimadas para fazer os scripts / programas (etc).. o exploit perfeito.. vai depois querer usa-lo bastante.. daí que o android + ios sejam a aposta mais apetecivel..
            Se realmente o W10M é mais seguro e mais imune a virus que os outros.. humm.. talvez.. mas não ponho a mão no fogo

  4. Avatar de JP99
    JP99

    Bem vindos a década da paranóia e da falta de privacidade.
    Resolução de todos os problemas relacionados com a privacidade.

    Não ter telemovel.
    Não ter internet.
    Não ter televisão ligada a internet.
    Não pagar com multibanco.
    Não ter dinheiro no Banco.

    Se fazes ou fizeste isto tudo, Parabéns, bem vindo a idade do bronze……

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Infelizmente, é bem real o problema. As consequenciais disso também não são de desprezar .

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Ora diz-me la o que vão fazer com a informação dos sites que visitas, o que compras e com quem falas, para além de publicidade direcionada? Nada.

        É o mesmo que fazer um cartão do supermercado, dar os dados da idade, sexo e os interesses e depois receber em casa ou no email publicidade sobre esses temas.

        Se algum do FBI, etc tiver acesso (e tem) à vossa informação que acham que vão fazer? Mexer nas vossas contas, entrar em vossa casa, mudar os canais de TV? Claro que não ! Querem é saber se tem ligações terroristas e acabou.

        Publicidade e ataque ao terrorismo é o único que vos acontece. Paranóia.

      2. Avatar de jp99
        jp99

        pois por isso deixo essas recomendações…. ou então usa open bsd

    2. Avatar de Raposao
      Raposao

      E para solucionar o problema dos estupros basta que as mulheres não saiam de casa, certo?

  5. Avatar de xpto
    xpto

    Não acham que ficar a olhar para alguém ao computador a trabalhar não é castigo suficiente para um hacker?

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda há pessoal que pensa que o iPhone resolve isso tudo. Privacidade e segurança.

  7. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    Falando apenas por mim (e cada um sabe se si), só tenho qualquer ligação de dados (gsm ou wifi) ligada no smartphone quando realmente necessito de utilizar a net ou qualquer app que necessite de net, caso contrario wifi, dados, localização, nfc, bluetooth, whatever, estão sempre desligados.
    Nos PC’s só uso 1 PC com ligação frequente á net e esse tem a cam tapada (já ha muitos anos) e o mic desligado nas definições (incluindo driver desinstalado).
    Não tenho necessidade do “always on” ou “always connected”, evidentemente que quem tem essa necessidade deve tomar outras percauções.

  8. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Estes maníacos da privacidade já enjoam.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      E pessoas sem nada de jeito para dizer tambem…

  9. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    Pergunta parva:
    A minha webcam quando se usa liga uma luzinha. É possível hackear a câmara sem ligar essa mesma luz?

    1. Avatar de neapo
      neapo

      Sim, é possível fazer vídeo com essa luz desligada.

      1. Avatar de P
        P

        Depende é a resposta correta.

        Existem portáteis em que a luz se liga quando a câmara recebe energia, e aí, ela liga sempre que a câmara liga, e outros em que a luz é ativada por software

    2. Avatar de Pencilvester
    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      A minha também mas dá para desligar isso nas definições…

    4. Avatar de José Maria Oliveira simões
      José Maria Oliveira simões

      Sim, é possível usar a webcam sem ela acender a luzinha

    5. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      a resposta certa é: depende do hardware.
      Ora, se o led é alimentado EM SERIE com o sensor da camera, não é possivel desligar o led e ter a camera a funcionar. Por outro lado, se o led tem controlo/alimentação independente, então, PODE eventualmente ser possível ( é bem provavel )..
      Só como exemplo, é SUPER SUPER fácil controlar as luzes do teclado (caps lock, scroll lock..) e as ligar/desligar sem ninguém tocar no teclado.. ora, para a camera, o principio “é o mesmo”..

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Por acaso há desktops all-in-one da Lenovo em que a webcam tem uma patilha física que tapa ou coloca a lente à vista. E há também alguns portáteis que tinham esse sistema. Eu no meu tenho a câmara visível, se alguém a tentar ativar, a luz liga-se e portanto fico logo a saber.

  11. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Pergunta para queijo. Desactivar a driver da webcam… Não é uma solução?

    1. Avatar de João
      João

      não porque remotamente consegue ser instalada.

    2. Avatar de neapo
      neapo

      Não, pois quem acede remotamente pode ver que hardware tens e que drivers te faltam.

  12. Avatar de João
    João

    Mais um monte de empresas que fabricam proteccoes de camera a render dinheiro…a seguir a moda dos selfie sticks isto é ridiculo por um simples motivo, nao usam tablets e smartphones? Todos eles sao hackaveis da mesma forma…Melhor conselho que vos posso dar é o seguinte : Enquanto estiverem no skype ou a usar a camera ninguem a poder usar ao mesmo tempo logo nesse momento estão seguros, de resto evitem andar nus ou fazer coisas constragedoras em frente ao pc…Sites pornograficos tem acesso a vossa camera por isso se não querem ser apanhados aconselho quando visitarem esses sites taparem a camara ou entao porem o pc de lado num angulo que nao vos apanhe.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Que alguém tenha interesse em espiar o Mark Zuckerberg até acredito, agora a mim não devem ter muito interesse. Deixem-se de filmes.

    1. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      Aponta para a cama, quando tiveres com a tua maria, no bem bom…

      1. Avatar de Joao Paulo
        Joao Paulo

        Estás a brincar mas isso permite pagar casas a muita gente, hoje em dia casais vendem a sua intimidade por 200 a 300mil euros.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        E porque razão eu iria apontar a câmara do portátil para a cama?
        Se os hackers estivessem a aceder às câmaras do pessoal como as noticias querem querer, estava a internet cheia de vídeos disso.

        Por outras palavras, o que quis dizer foi que acredito que o façam mas quando existe um propósito ou por experiência um ou outro pode tentar mas não é tão massivo como dizem.

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Até porque o mercado negro de informações pessoais não rende milhares de milhões de dólares ao ano.

  14. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Para verem um gajo bonito como eu a olhar 3horas para o ecrã? Nem vale a pena . Também não tenho o pc virado para a cama por isso estou tranquilo. Deixem de tanta perseguição.

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Só mais um penduricalho para venda, agora para alimentar um problema que já vem e foi discutido por McAfee, Kaspersky, etc, lá em 2014, tanto que muitos destas suítes já possuem opção para tratar do assunto.

  16. Avatar de Dani
    Dani

    Eu cá uso sempre máscara, falo bem baixinho e com a mão a frente da boca, como a malta do futebol

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Dani perfeito pensei a mesma coisa! Quando esqueço a máscara eu digito de costas para o computador, com a mão para trás e se tiver que passar na frente do computador passo correndo, assim a câmera pega somente aquela imagem riscada em movimento hehehehehehhehe!

  17. Avatar de Zezé Camarinha
    Zezé Camarinha

    Eu cá só ligo o micro e destapo a câmara quando vou bater uma…

  18. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    E que tal o circuito da camera activar SEMPRE a luz em vez da luz ser por software?

  19. Avatar de Fernando Macieira
    Fernando Macieira

    Se se deixassem destas tretas é que era.

    1. Avatar de Joao Paulo
      Joao Paulo

      Tretas? Quando comecarem a cair as maças do teu pomar ficas só Fernando

  20. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não é conveniente desligar propriedades ou mesmo desativar drives, ainda mais com revisões automáticas sendo feitas pelo SO. Eu uso simplesmente um grampo prendedor de papel de 45mm, estes comprados em papelarias e materiais de escritório, com emborrachamento colado na parte interna; cobre câmera e microfone.

  21. Avatar de Luis
    Luis

    O MacGyver já dizia, fita cola é a solução…

  22. Avatar de JLB
    JLB

    Pois…
    Desactivar os drivers da webcam e microfone não é solução pois um hacker que entre na máquina pode voltar a activar os mesmos.

    O que era interessante, era ter um pequeno interruptor físico para ligar e desligar a webcam e microfone, como já existe em algumas máquinas para o wi-fi.

    Por isso até lá a melhor solução para a webcam é tapa-la com fita-cola.
    Já para o microfone, tapar sempre atenua o sinal mas julgo que não seja suficiente…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O meu portátil clevo tem um botao para desligar fisicamente a camera

  23. Avatar de Carlos Cidade
    Carlos Cidade

    Eu tenho um desktop e a minha webcam está desconectada. Quando preciso ligo o USB.