Análise Withings Thermo… o avançado termómetro do mercado

37 Comentários

A evolução tecnológica projeta-nos para um universo de novos dispositivos que podem ajudar imensamente a nossa vida. Hoje mostramos um equipamento que cabe em todas as casas e que poderá ser um dispositivo útil para o recém-nascido até ao mais idoso. Estamos hoje a falar no Nokia (Withings) Thermo, um termómetro inteligente.

Chegámos ao momento em que temos hipótese de ter tudo o que é informação centralizada no nosso smartphone, desde a nossa vida profissional até aos mais elementares sinais de saúde. Este é um dispositivo que recolhe a temperatura do seu corpo ou de alguém do seu agregado e que lhe dá informações relevantes. Thermo mostra “a febre” como nunca a viu!

pplware_thermo00


Este equipamento fascina pela facilidade de utilização, pela fiabilidade e pela agregação de informação compilada, para lhe fornecer não só um histórico, mas também ajuda especializada.

 

Nokia Thermo – Um termómetro avançado

A Withings lançou há poucos dias este produto no mercado. Além de ser visto como um evoluído termómetro wireless, este engloba um conjunto de dispositivos que recolhem dados corporais das pessoas por forma a elaborar um relatório de saúde com base nos indicadores naturais de cada ser humano.

Para percebermos a evolução da tecnologia desde o tempo do termómetro de mercúrio, este conta com 16 sensores infravermelhos que proporcionam uma medição altamente precisa e em apenas 2 segundos. Além disso, a sua ergonómica estrutura oferece um mostrador táctil que apresenta o indicador de temperatura, com códigos de cores quando houver sinais de febre.

pplware_thermo01

A sua utilização não exige que toque sequer na pele de quem esta a ser analisado, previne assim a contaminação de germes para o dispositivo e do mesmo para outras pessoas. Este dispositivo recolhe toda a informação medida e, através da aplicação e do serviço da marca, compila um histórico para proporcionar uma perceção dos valores medidos e, eventualmente, poder ajudar o clínico na avaliação da condição do doente.

A aplicação é instalada no smartphone e, mais uma vez, traz ao utilizador a forma segura, simples e organizada de recolher dados da sua própria saúde sem grandes apetrechos e complicados instrumentos.

 

Design e funcionalidades em prol da saúde

O equipamento é muito elegante, tem uma forma cilíndrica e é fabricado num material termoplástico rígido liso que se chama Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) branco. Mede 12 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de 6 gramas, já com as baterias (duas pilhas AAA).

As pilhas, que vêm incluídas, duram cerca de 3 anos, por isso está a ver como é otimizado este equipamento, recorrendo a tecnologias modernas. Não podemos esquecer que tem um ecrã de LEDs e um LED indicador do estado da pessoas que utilizou o equipamento. Além disso, este termómetro comunica via wireless com o smartphone.

pplware_thermo02

Na frente do Nokia Thermo existe um ecrã LED de 20 x 5 píxeis que, automaticamente, muda a cada 30 segundos quando solicita o registo da temperatura no utilizador.

Depois de retirarmos a tampa delicada em silicone verde, que protege o dispositivo, clicamos no botão do equipamento, apontamos para a testa e fazemos deslizar até à zona temporal da cabeça. O Thermo irá vibrar e registar a temperatura em 2 segundos. De seguida, mostrará no LED de estado a condição do utilizador visado. Depois, deslizando o dedo sobre uma barra de LEDs à frente da temperatura indicada, poderá afetar essa temperatura ao utilizador. Fará com isso um histórico para poder analisar ou até partilhar com o seu médico.

pplware_thermo03

O Thermo está classificado com certificação IP22 para resistência à água, mas atenção, não é à prova de água, nunca deve ser submerso, isso irá danificar o dispositivos. Para o limpar, use um tecido macio ligeiramente humedecido apenas.

 

Emparelhamento, aplicação e performance

Para emparelhar o Thermo com o seu telefone, necessita de descarregar a aplicação WiThings Thermo para Android ou iOS. Uma vez descarregada a app, basta abrir a aplicação e seguir as instruções no ecrã do smartphone. Ligue o Bluetooth ou o Wi-Fi (porque ele pode ligar-se por um ou pelo outro) do seu smartphone e este irá de imediato procurar dispositivos a comunicar, encontrará logo o Thermo. Faça emparelhar.

pplware_thermo13

Para que serve o emparelhamento?

Serve para adicionar as temperaturas lidas ao perfil de cada pessoa referenciada na app. A vantagem de ter Wi-Fi é que não precisa de ter o seu smartphone junto do dispositivo. Irá receber esta informação quando se ligar ao Thermo via Wi-Fi.

Uma vez emparelhado, o utilizador pode criar perfis para que possa monitorizar os vários membros da família. Adiciona o nome, sexo, data de nascimento de cada utilizador e pode mesmo atribuir uma imagem a cada perfil.










anterior próxima

Depois de tirar uma temperatura, pode usar a app para visualizar uma linha de tempo, que é super intuitiva, para lhe mostrar resultados, o registo dos sintomas, as notas adicionadas e até permite receber conselhos sobre o que fazer quando há febre. A aplicação tem em linha de conta, para “disponibilizar” um diagnóstico, a temperatura, idade e sintomas (seleccionável a partir de uma lista).

Caso precise de ajuda para tomar alguma acção, dentro da aplicação tem informações que o poderão orientar em caso de existir um estado febril. Essa informação vem com o rótulo de qualidade da Academia Americana de Pediatria, Hospitial Infantil de Boston, e de outras fontes.

pplware_thermo12

Agora é a sua vez…

Este equipamento é muito simples de utilizar, como já vimos, é robusto, tem linhas elegantes e é muito prático. Basta passar perto da cabeça, sem encostar e, em menos de 2 segundos, tem a temperatura. Depois associe a um utilizador e monitorize no seu smartphone as temperaturas recolhidas. Se for necessário crie na própria aplicação notificações dentro de um determinado horário e partilhe até com o seu médico.

Withings Thermo

 

Preço e disponibilidade

O equipamento não é barato, aliás, o preço recomendado na página do produto são 99,95 euros, mas também o que oferece merece ser colocado no prato da balança para que possa realmente fazer sentido este preço. Quanto à disponibilidade, está já à venda e pode ser, por exemplo, adquirido aqui.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Campos
    Filipe Campos

    eu tenho em casa um que nao precisa de pilhas, é mais leve e custou-me menos de 10€.
    Mas pronto.. o meu de facto nao tem wifi e tambem como este não faz chamadas ou toca uma musicinha mp3 enquanto esperamos pela temperatura.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem razão o Filipe 😉 mas de certeza que também deve ter tido em tempos, se é que é desse tempo, um telefone daqueles pretos de disco que fazia chamadas… mas era chato para transportar 😀

      Chama-se evolução, mas isso o Filipe sabe perfeitamente.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Pois é, por isso é que em cima das secretárias dos médicos existem uns tablets dos grandes para tirar a febre, a tensão arterial e o batimento cardíaco e enquanto se espera pelos resultados passa uma banda desenhada e acalma-se o doente. Realmente a evolução é enorme ,um dia destes vamos ver no ebay a procura destes aparelhos analógicos vintages, como já acontece com o Turntable.

        1. Avatar de Vítor M.

          Depende dos hospitais claro, mas sim, na generalidade tens razão.

      2. Avatar de Dani
        Dani

        Concordo com a evolução das coisas, mas em conta as funcionalidades úteis deste termometro Withings , penso que a maior evolução empregue foi mesmo preço.

          1. Avatar de Vítor M.

            nada a ver. Tecnologia e previsão ridiculamente diferentes… além que ambos os conceitos são divergentes quanto ao sítio mais correcto para retirar a temperatura. Dessa ordem de ideias… os lábios da mãe servem (o velho é infalível metido).

        1. Avatar de Vítor M.

          O preço reflexo também a qualidade do serviço, do software e da própria tecnologia que o dispositivo traz. É redutor apontar o preço como caro, é puxado, sem duvida, mas justifica-se se colocarmos tudo o que está em causa no outro prato da balança…

          Por falar em balança, medidor da tensao arterial e outros dispositivos, todos em conjunto alimentam a aplicação que dará um quadro geral dos nossos sinais de saúde compilados em fantásticos gráficos. Além disso, temos possibilidade de analisar toda essa informação de forma organizada quer de nós próprios quer por cada membro da família.

          Tudo isso se paga… porque é bom.

      3. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Grande resposta, sim senhor. Uma boa gargalhada para começar o dia

      4. Avatar de João Cavaleiro
        João Cavaleiro

        Segundo parece, o termómetro é indiscutivelmente bom. Consigo compreender que é a evolução tecnológica e tudo mais mas trata-se de um artigo de luxo, para famílias com capacidade económica e que não contam tostões para poderem fazer uma vida completa. Uma família comum, para poder viver a vida em função de todas as suas exigências e necessidades não pode pensar em gastar 100€ num termómetro, por mais fancy que ele seja.

        Contudo, é um excelente termómetro. O Ferrari dos termómetros.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sem dúvida que é bom e claro que não será a primeira escolha para grande parte das famílias (pese o facto deste ser o caminho e destes produtos se tornarem bem mais baratos), agora, isso é como tudo, por isso existem segmentos de entrada de gama, média gama e gama alta. O mercado, daqui a uns anos, irá ter destes gadgets a preços acessíveis.

  2. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Tenho um que comprei no ebay, digital de contacto que mede entre 35º e 42º.
    Tem peças para poder encostar na testa ou no ouvido ou mesmo medir a água do banho.
    Não tem wifi mas nem queria isso!
    Resultado instantâneo e com precisão custou cerca de 7euros!
    Não faço ideia quem dará 100€ por isso!

    1. Avatar de Vítor M.

      Debaixo de água, ouvido e testa dão valores diferentes e errados. Há o sítio certo, esse num deles da de certeza. Claro que não tem wireless, não tem um serviço por traz que lhe cria um histórico, um relatório que pode enviar para o médico… além do próprio equipamento.

      Por isso há diferença de preços. Quem quer mais que isso que tem, poderá querer este.

      Quem não quiser até gastar o que o darkvoid gastou, compra um de mercúrio… acho que fica mais barato que 7 euros.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        o mesmo termómetro que mede na testa mede na região temporal ou em qualquer outra. basta direcioná-lo para onde queremos. até mede a temperatura dos discos de travões se o apontarmos para lá!
        a exatidão, por outro lado, depende do tipo de tecnologia empregue, das características, qualidade e grau de erro dos materiais utilizados na construção do equipamento. no texto não vejo anda que distinga este de qualquer outro em termos de precisão.
        se quisermos ser mesmo precisos na medição então a temperatura exterior nunca deve ser utilizada.
        quanto ao wireless, relatórios, histórico, etc, será este o preço a pagar para os ter. para já 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é bem assim, nem vamos alimentar esta conversa (porque o MLopes não conhece este equipamento e está a falar sem saber), porque está tudo no artigo, leia as características, o tipo de tecnologia em causa, as especificações do equipamento… basta ler.

  3. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Boa tarde.

    Muito caro.

  4. Avatar de RF
    RF

    O preço “mata” este gadget.. e sejamos realistas, quantas vezes por ano nós ou os nossos filhos têm febre (a minha tem umas 3x vá..)? Não basta um termómetro normal mesmo daqueles que tiram a temperatura também em segundos? (o preço é bem diferente). Outro problema que vejo aqui é a questão da partilha com o médico… lool pois sim! Isto para já não falar que se desse um termómetro destes à minha mulher (que até é enfermeira) ela dizia-me logo para o ir devolver.. Dito isto, sim é um gadget engraçado para qualquer amante de tecnologia, mas….

  5. Avatar de PEDRO PINHO
    PEDRO PINHO

    Gosto deste tipo de termómetro, tenho um de aproximação mas não é muito fiável a temperatura medida nunca é sempre a mesma, este será mesmo preciso na medição da temperatura!

    1. Avatar de Joao Paulo
      Joao Paulo

      Sabes que a temperatura do teu corpo está sempre em mudança e nunca é exactamente a mesma certo? Oscila entre os 25-36ºC

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        25ºC?? Nem a dormir…. que é a altura em que o corpo está mais frio.
        É verdade que a temperatura oscila mas não tanto como pensa.

        “Normal body temperature
        Most people think a normal body temperature is an oral temperature (by mouth) of 98.6°F (37°C). This is an average of normal body temperatures. Your normal temperature may actually be 1°F (0.6°C) or more above or below this. Also, your normal temperature changes by as much as 1°F (0.6°C) during the day, depending on how active you are and the time of day. ”

        Link: http://www.webmd.com/first-aid/body-temperature

        1. Avatar de Joao Paulo
          Joao Paulo

          eu queria dizer 35-36..claro que 25 nunca seria porque a menos de 28 morre-se de hipotermia. Para ser mais exacto 35.5C a 36.5C é a temperatura que oscila no nosso corpo

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Esses valores falsos são avaliados onde, já agora?

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Se é para ter produtos de qualidade eu prefiro escolher esta marca, já tenho um para a hipertensão, memoriza e ligado ao PC imprime o relatório e levo ao meu médico. Simples. Então o termómetro IR 150 custa metade do preço e tem a garantia do NHS, HSE, ESH ,AHA, etc.
    http://www.microlife.com/

    1. Avatar de Vítor M.

      Esse não é de todo melhor. Falta o serviço por trás que liga tudo. E mais, esse termómetro em termos tecnológicos fica uns pontos largos abaixo deste.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Desnecessária toda essa tecnologia de ligar ao smartphone, febre é coisa que não se tem todos os dia, nem coisa que se tenha que andar a controlar e guardar para o resto da vida. Portanto o de cima serve, é aprovado pelos organismos e é mais barato, esteticamente é mais bonito e melhor não necessita de andar atrelado.

  7. Avatar de Alpha
    Alpha

    Como é que se “tira a temperatura”?!

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Simples, deitas-te numa banheira cheia de gelo.
      Tiras logo temperatura que é um instante!

  8. Avatar de Rosso
    Rosso

    Antes: Termometro 10€, funcionava até alguêm o partir.

    Agora: Termômetro 99€, precisa de pilhas para funcionar, necessário emparelhar com dispositivos para ter acesso as funcionalidades extra. Dependentes da existência de uma app e dos acordos/ boa vontade da empresa e da continuada existência dos serviços de parceiros associados para funcionar.

    Mais uma app no telemóvel usada esporadicamente a ocupar espaço, mais updates (provavelmente entre a medição das febres e com as actualizações ja nem reconhece o interface), mais as questões relativas ao hacking e privacidade destes dispositivos, podia continuar…

    Complicar, complicar, complicar…

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente, para que o relógio de pilhas se o de corda não precisa de pilhas?

      Poderá ter alguma razão, o mundo evolui de por vezes complica, mas estamos na era da informação, da tecnologia e na globalização de tarefas. Caminhamos para uma simples consulta no médico de família sermos ‘scaneados’ dos pés à cabeça.

      Faz parte da evolução.

      1. Avatar de Rosso
        Rosso

        Porque? Porque é clara a mais valia de um relógio de pilhas relativamente a um de corda.
        Se tivesse de mudar as pilhas todas as semanas duvido que tivessem algum sucesso.
        Sem falar na precisão do quartzo. Porque alia conveniência e fiabilidade.

        A moda da IOT parece ser pegar em objectos de uso quotidiano que foram aprimorados e refinados durante décadas e adicionar funções que pouco melhoram o que já existe ao mesmo tempo que adicionam uma serie de inconveniências.

        Vitor quando vai ao medico de família nota uma particular preocupação por parte dele em saber como se sente? Em fazer perguntas exploratórias para entender o seu problema, ou rapidamente lhe passa um medicamento de acordo com os sintomas que lhe descreve? Provavelmente não. (Caso contrario parabens 🙂 arranjou um bom profisisonal).

        Acha que ele vai ligar às métricas que o apple watch ou outros dispositivos registam?

        Agora se prefere que seja o google a passar-lhe a receita… pois ja nao digo mais nada. 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Lá está depende. Dou-lhe um exemplo. Como desportista de x em x tempo tenho a preocupação de fazer exames cardíacos, respiratórios, análises várias e outros exames. No último, o médico perguntou-me de monitorizava a actividade física, se tinha noção do esforço feito, até porque se usamos determinados equipamentos, deveríamos pelo menos saber interpretar os resultados obtidos. Boa oportunidade que tive para aprender um pouco mais sobre o que representam determinados valores quando fazemos desporto, a tensão arterial em várias fezes da actividade física e mostrei o resumo que as apps que uso retiram dos gadgets que de facto monitorizam o batimento cardíaco. Sabendo da relativa importância desses dados, há pelo menos um histórico, há padrões interessantes e isso pode ajudar-nos a perceber como somos e reagimos. É para esse nível que tudo se encaminha. Por isso cada vez mais temos controlo de tudo nos gadgets que usamos, seja na balança, no medidor da tensão arterial, no termómetro, no relógio que levamos à corrida, à piscina, sejam os auscultadores que já monitorizam o batimento cardíaco, sejam os casos mais específicos de pessoas que têm equipamentos de monitorização da glicose, até outros níveis, como da qualidade do ar que respiramos, o luz que nos envolve ou a qualidade do sono.

          Este é o caminho, mas para já, só alguns têm determinada qualidade, outros haverão de lá chegar e não falo só no hardware, cada vez mais o que faz a diferença é o software e o serviço que suporta tudo.

  9. Avatar de Knight
    Knight

    O produto tem que ser encostado no ser humano, eu vi no vídeo, esta la.

    Assisti ao video comendo pipocas com guaraná, eu até derrubei uma pipoca no chão quendo vi a imagem do produto encostando na cabeça do menino.

    Portanto não é certo afirmar que o produto pode ou não passar germes para outras pessoas.

    O produto fica horrível quando o texto não acompanha o que as imagens mostram.

    Vou esperar mais 2 anos para trocar o meu pc.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não precisa nada de encostar. Eu testei varias semanas e nunca o encostei e as medições são exactas.

      O que viu no vídeo do lhe deu a impressão que pretendia… mas acredite que até de mais longe que dois ou três centímetros ele faz um exame exacto.

      1. Avatar de Paulo Fragoso
        Paulo Fragoso

        Confirmo que não precisam encostar, ainda que tem de se ter alguma ‘precisão’ na mão para que tal não ocorra.
        De resto o aparelho é sensacional, e só quem um dia tiver um filhote, bebé, com necessidade de análise constante da febre, poderá entender plenamente a utilização de um equipamento deste tipo.
        E não esquecer que os registos efetuados, são comunicados a todos os smartphones que tiverem app instalada (para a familia inteira se for o caso), pelo que poderemos estar ausentes de casa mas saber como evolui a temperatura do filhote… 🙂
        A única crítica que eventualmente tenho, é que não compreendo porque a WITHINGS não integrou este equipamento na APP WITHINGS, colocando uma outra APP (Thermo) que não fala com APP principal da WITHINGS!!!

  10. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    100 euros é mais do que custam a maior parte dos termómetros. Mas há uns 14 anos quis comprar um termómetro que fosse realmente rápido (quem tem ou teve filhos bebés sabe por que a rapidez é importante) e fiável e um Omron custou-me na altura cerca de 60 euros. E a única feature além da rapidez é poder fazer leitura na zona das axilas ou na zona retal.
    Se tivermos em conta as funcionalidades, nomeadamente ser multi-perfil e gerar um histórico de medições comodamente e centralizado, parece-me um preço interessante.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cambada de chorões! Só sabem criticar.

    Vão para UK, metam um termómetro de mercúrio no cu do vosso filho de 3 semanas e vão contar ao pediatra. No dia seguinte têm a um policia e a segurança social a porta para vos tirar o puto porque meteram uma cena de vidro, potencialmente cortante, no cu da criança. Depois venham para aqui postar que afinal deviam ter gasto 50, 100, 150 euros num termómetro.

    Andem de carro com o puto ao colo, em vez de comprarem uma cadeirinha que garanta alguma segurança. Os vossos pais sobreviveram numa altura em que não haviam cadeirinhas… assim não gastam dinheiro.

    O pessoal que postou aqui, usou um pc topo de gama ou um iphone/samsung topo de gama para aceder ao pplware, enquanto viam o glorioso na BTV numa TV Led de 50″, enquanto liam uma mensagem do whatsapp no apple watch e tiram fotos à vizinha nua com maquina incorporada no Drone com que estão a brincar… e estão preocupados em gastar 100 euros num termómetro todo xpto. O mesmo se pode dizer de carros, bicicletas e até de colchões ou ténis/sapatos que calçam diariamente. A evolução tecnológica, que permite maior conforto, mais funcionalidades, maior fiabilidade, mais segurança e até maior entretenimento paga-se em todos os produtos que compramos e só compra quem quer.

    Gastei 30 euros num daqueles termómetros que mede a temperatura em líquidos, ouvido e testa… media sempre 36,4º. Fui a farmácia comprar um termómetro digital básico em borracha e afinal ninguém lá em casa tinha 36,4º. Problema: demora alguns 20 ou 30 segundos a medir… o puto não gosta obviamente.

    Se comprava este termómetro? Como amante das novas tecnologias, e porque tenho um telemóvel que me permite usa-lo, e porque estou a precisar de um termómetro, e porque guardar histórico do puto dá muito jeito para mostrar ao pediatra e até para analises relacionadas com alturas do dia, sítios onde esteve, pessoas com quem esteve, etc… e porque a marca já provou que os seus produtos são fiáveis, era capaz de o fazer.

    Daqui a 5 anos vão existir mais 20 iguais a este a custar 20 euros? Provavelmente sim! Quem quiser esperar até lá, força.

    #ObamaOut #DropTheMic

  12. Avatar de Carocha 66
    Carocha 66

    Eu cá não acredito em bruxas, mas lá que as há, há…
    Acho que a verdadeira febre, está nesta dita “evolução”
    e além disso acho que esta humanidade actual vai ter mau fim e que o merece completamente…