Até quanto estaria disposto a pagar por um smartphone?

46 Comentários

O mercado dos smartphones está recheado de diversos produtos diferentes para responder às necessidades e à carteira de cada um dos consumidores. Desde os modelos mais básicos e, consequentemente, mais acessíveis, aos topo de gama mais arrojados que levam ao utilizador a experiência mais inovadora possível.

Neste sentido, na nossa questão desta semana pretendemos saber até quanto estaria disposto a pagar por um smartphone. Participe!




Até quanto daria por um smartphone?

Na generalidade dos casos, os consumidores compram telefones de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, mediante o capacidade de memória, o processador, o desempenho, a câmara, as ferramentas, o tamanho, o peso, entre outros.

Também há quem escolha com base sobretudo na marca, seja por interesse ou pelos status associados a alguma delas. O sistema operativo pode ter um peso significativo no momento da escolha, pois sabemos que o Android domina este segmento.

Topo de gama iPhone 12 da Apple

No entanto o preço continua a ser um fator decisivo para muitos consumidores na hora de escolher um smartphone. E neste campo existem modelos para várias capacidades financeiras.

Temos, por exemplo, modelos mais simples, básicos e baratos, cujas principais funcionalidades se centram no telefone e nalgumas aplicações.

Depois existem os equipamentos de gama média, um pouco mais caros, mais potentes e com vários recursos e funcionalidades mais elaborados do que os modelos anteriores.

Topo de gama Galaxy S21 da Samsung

De seguida temos os smartphones topos de gama, com preços que ascendem muitas vezes aos 1.000 euros. Vêm equipados com os melhores e mais inovadores componentes atualmente no mercado, conseguindo levar ao utilizador a melhor experiência e as melhores ferramentas existentes.

Por fim, existem os telefones específicos para nichos e a pensar nos consumidores mais excêntricos. Alguns são banhados a ouro, outros são edições limitadas, mas todos têm em comum o preço exorbitante que não está ao alcance de qualquer um.

Desta forma diga-nos quanto estaria disposto a pagar por um smartphone.


Participe na nossa questão desta semana

Até quanto daria por um smartphone?

  • 200€ a 299€ (24%)
  • 100€ a 199€ (17%)
  • 300€ a 399€ (14%)
  • 400€ a 499€ (10%)
  • 500€ a 599€ (8%)
  • Mais de 1000€ (8%)
  • 600€ a 699€ (4%)
  • 700€ a 799€ (3%)
  • Menos de 50€ (3%)
  • 800€ a 899€ (3%)
  • 900€ a 1000€ (3%)
  • 50€ a 99€ (2%)

Total Votos: 4.094

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Após ter explorado o mercado de usados.
    Costumo ficar por até 230€.
    Comprando “old flagships” e com bom suporte de xda, ROMs e mods de gcam.
    Ficando me pelos OnePlus (3t e 6) e pensando num s9 porque tem suporte “bom” no xda.

    Novos, acabados de lançar msm na média de 200€.
    N compara a “old flagships” que abaixa bastante o preço

    Mas prontos isto sou eu. Que gosto de mexer em software, Android ROMs e tal.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tb já andei nessa vida, só tinha um S1 e fui vivendo com ele até não poder mais, depois comprei um S7.
      Desde a compra deste último nunca precisei de voltar a isso, daqui a pouco posso vir a precisar…
      Fico apenas com uma pergunta, consegues por Apps como o banco ou Revolut a funcionar com essas ROMs?

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Sim, também tinha o S7 e tinha custom rom (OneUI based), mas me roubaram e passei para OnePlus 6 (180€ ebay italia).
        Sim tenho conseguido rodar as apps de banco todas. Uso activoBank, Moey, MBWay, Revolut.
        O revolut update mais recente restringe dispositivos root, mas basta magiskHide, e roda normal.
        Activobank e Moey, sem problemas. Uso NFC do MBWay, para pagamentos.

        Atualmente com Oneplus 6(OOS root) e 3T(Custom Android10+root), e roda normal todas as apps de banco.
        McDonalds, tem uma restrição do Root (Magisk), mas basta ir ás definições, mudar o nome de Magisk Manager para outro , e tudo funciona.

        Claro se samsung perde samsung pay. Coisa que n uso, mbway serve para mim.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Samsung pay e macdonalds não faz falta 😉
          Obrigado e Boa compra com o OP6, o tamanho é apenas ligeiramente acima do S7, acho que ainda servia.
          Vou dar uma olhadela

    2. Avatar de Ru
      Ru

      No max 200€, e têm que suportar LineageOS. Tanto faz ser novo ou usado, mas sem passar esse valor e a suportar obrigatoriamente essa Rom.

  2. Avatar de Woot!
    Woot!

    Votei 600 a 699 porque me parece o valor intermédio com melhor qualidade/preço.
    Não me choca dar 600€ por um telemóvel desde que cumpra as minhas necessidades. Mais que 699 já me parece overpriced independentemente das features que ofereça.

    Neste momento tenho o Galaxy S20 comprado em Agosto e que me custou contas feitas 550€ novo e diretamente da Samsung. Parece-me um preço bastante razoável pelas features que oferece e estou bastante satisfeito.

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      +1 a aguardar baixas para substituição do S6 que já não aguenta a bateria

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Infelizmente o Jack faz me falta e dizem que o S20 e S21 são fracos de bateria, confirmas?

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Isso depende do que fazes. Costuma-me dar para um dia inteiro. Agora com o puto em casa tive de instalar o pokemon go para o distrair no quintal e nas voltas higiénicas e aí já dura bem menos.

        Uso o accubattery e neste momento já com base nas sessões dos últimos 7 dias tenho 16h de consumo combinado e 5h45 de screen on time.

        Estive a ver o histórico e antes das escolas fecharem tinha sessões de bateria que duravam 26h

        Para mim chega e sobra e o modelo com mais bateria já é demasiado grande para o que gosto.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O Screen time é um bom comparativo, não é bom, mas também não é mau.
          É bem usavel, obrigado

  3. Avatar de Adriano Jordão
    Adriano Jordão

    Tudo depende do preço que o MI 11 chegue a Portugal

    1. Avatar de Carbonato de Sódio
      Carbonato de Sódio

      No site GSM Arena está sugerido o preço de 799,99 dólares
      ( https://www.gsmarena.com/xiaomi_mi_11-10656.php ). Se se converter para euros e aplicar o IVA dá cerca de 817 euros. Este site não costuma falhar muito, mas de qualquer forma o melhor é aguardar por informação mais precisa.

    2. Avatar de Galo
      Galo

      Depois ainda há o Xiaomi Mi 11 Pro e o Mi 11 Pro Extreme Edition XD

  4. Avatar de José Santos
    José Santos

    A ver pela realidade de Portugal com ordenadas mínimos tão baixos e com a media de ordenados também baixa o valor das gamas altas não devia ultrapassar os 499€.
    Ou seja:
    – Gama baixa dos 50€ a 149€
    – Gama media dos 150€ aos 299€;
    – Gama Alta dos 300€ aos 499€

  5. Avatar de Almerindo
    Almerindo

    Fico sempre pelos 150 ~ 199 euros , at+e agora não dei mais que isso por um telemovel , assim continuará a ser . Redmi Note 9s comprado à 3 meses é o actual

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    até 10 mil euros, depende do que o telemovel fizesse.
    Com o que existe no mercado 400 a 499€ é mais que suficiente, só mesmo a estetica levaria-me a passar esse valor

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    200€ a 299€ (25%)—->foi a que eu votei e a que vai à frente nesta altura.Vá lá,estamos a ficar mais sensatos e comedidos.Assim sim. 🙂

  8. Avatar de Patanisca
    Patanisca

    Eh pá.. se for para ir à net e jogar uns jogos… fico-me pelos 300 paus! Agora se deve para fazer chamadas de voz.. já vou até aos 1000€ ! 😉

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      @Paranisca 100€ estar a gozar certo? Até porque qualquer telemóvel por menos de metade desse preço faz tudo isso até chamadas. Devia de ser proibido preços de 1000€ por um telemóvel que pouco ou não acrescenta para além de ser muito bonito e grande

  9. Avatar de Kaká
    Kaká

    hoje em dias so da mais de 250€ quem nao tem nada na cabeça… quando temos tlms melhores que um iphone ou s20 por metade ou menos do preoço e com dobro das caracterictidcas

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Dar mais que um ordenado minimo por um telefone, não me parece de todo viável, e por mais incrível que pareça, há pessoas nesta situação que o fazem.
    Não querendo passar por hipócrita, tenho um OP6 e funciona como um relógio, que custou em black friday 308€ na gearbest. Só penso em trocar para não desvalorizar e não perder muito dinheiro.
    A consumismo desmesurado da nossa sociedade, convenceu-nos que o minimo a dar por um telemóvel é 200€, o normal é 400€ e os bons é a partir de 600€, está tudo louco.
    Os ordenados em Portugal não acompanham esta inflação do preço dos telemóveis.
    Lembro-me que o OnePlus One, custou-me 214€ salvo erro, hoje em dia o flagship custa mais de 1000€…
    Pessoas a fazer créditos para comprar telemóveis.
    Pessoas a derreterem o subsídio de férias e de natal num telemóvel.
    Custa a ver.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Gastar 1 ordenado mínimo num telemóvel ganhando o ordenado mínimo parece-me estupido mas essas pessoas iriam gastar o mesmo ordenado mínimo noutra porcaria qualquer porque não têm a minima noção do que fazer ao dinheiro e o mais fácil é gastar em porcarias. Por isso é que muitos são pobres e continuam a ganhar o ordenado mínimo.

      E falo por experiência própria, infelizmente conheço alguns casos de pessoas (e alguns familiares) que ganham o ordenado mínimo mas gastam 600€ numa máquina de café, um subsidio de natal em malas, botas, colunas portáteis e obviamente 800€ (sim + que um SMN) num telemóvel (a crédito que assim é melhor).

      Se fores ver bem, muitas vezes quem tem os telemóveis “piores” é quem ganha melhor isso diz muito da sociedade que temos.

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        @Woot Olha eu tenho 1 que na altura custava no maximo 120€ e ainda não estou a pensar em mudar só mesmo se ele entretanto ficar inutilizando, ganho pouco e não dá para mais mas mesmo que tivesse dinheiro para mais no máximo seria 250 a 300 e não mais que isso.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Fazes muito bem, se ganhas pouco e esse montante está dentro do teu limite acho que fazes muito bem. Eu compro um entre 400 e 600 de 4 em 4 anos. Tenho-me dado bastante bem e todos têm aguentado o teste do tempo. E também se ganhasse mais não me vejo a comprar outro tipo de equipamento porque para o que preciso, chega e sobra e acho que consigo fazer o resto do dinheiro render mais do que comprar algo que não me gera qualquer rendimento.

          1. Avatar de SSD
            SSD

            +1 então desde que tenho o poco acho que vou baixar a fasquia para os 400 mesmos. Um processador mais potente e mesmo com 2 anos e meio quase sem qualquer queixa. E sendo honesto não preciso, comunicações, música, videos, alguns, jogos, Netflix, sinceramente nao me compensava estar a dar mais por um. Talvez as câmeras me convençam a dar um pouco mais mas duvido.
            Agora concordo completamente pessoas que eu vejo quase a espetar dois ordenados para passar o dia a tirar selfies, ou nas redes sociais, mas o dinheiro é deles que cada um faça o que quiser

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Posso ainda acrescentar que nunca na vida vou comprar o Galaxy Fold 2 aos preços que estão e mesmo que fosse 1000€ achava caro, mesmo considerando que ganho muitíssimo bem. No entanto, um determinado familiar que ganha o SMN está a pensar comprar e diz que até é barato porque faz de tablet e telemóvel.

      Se ele acha barato, muito bem, o que posso eu dizer?

      Há uns dias retirei parte de um investimento que fiz em Bitcoin há uns anos e infelizmente chegou-lhe aos ouvidos, a pergunta dele foi “Então e vais gastar em quê?” Quando lhe respondi que não ia gastar em nada mas sim investir noutra coisa ficou todo incomodado porque poderia perfeitamente pagar um almoço a toda a família, comprar um bom telemóvel (já que ele diz que o meu não presta pq existem dois modelos acima do meu lol), comprar uma boa prenda para o meu filho e ainda me sobrava muito dinheiro que depois podia usar para remodelar a casa ou comprar um PC novo. Tudo exemplos dele. Todos os exemplos implicam uma coisa: gastar. Esquece-se que eu só consegui retirar parte do montante porque também investi no passado.

      Enfim. Gente assim não muda.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ahah és dos meus, também de incomoda os planos malucos que o pessoal faz para o euro milhões?
        Carros, casas, férias para todos, deixar de trabalhar..
        Haha eu com as minhas poupanças tb podia comprar um topo de gama, mas só de olhar para a utilidade dele e o dinheiro, acabo sempre por ficar com o meu S7 partido.
        Já ando nesta história à quase 2 anos.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Euro-milhões é papa-milhões. Prefiro fazer um investimento a sério que gastar dinheiro em sorte, mas isto sou eu. Fazem todos planos com base em nada.
          Com o dinheiro que lá metem semanalmente vs o retorno que têm provavelmente mesmo deixando numa poupança sem qualquer rendimento teriam mais dinheiro do que aquele que gastaram a jogar.

          Btw tb tinha um S7 partido xD, foi reformado precisamente pelo S20 que referi na primeira resposta 🙂

          1. Avatar de Joaquim
            Joaquim

            S7 é um excelente telemóvel, e com custom rom, ainda muito tempo se aguenta. Pena, é msm a usb. Porque no S7 para reparar USB, é quase certo, preciso mudar o ecrã também, a não ser que seja muito “hábil” com soldar.
            Tinha o S7, e prontos 4GB já se fazia sentir. Mas bem rápido ainda. Tenho agr OnePlus 6 e cena incrivel.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ahah o meu teve um acidente grave, tem o ecrã frontal rachado, o de trás partido e o chassis dobrado nas esquinas….
            Digamos que caiu em andamento da mota a 100kms/h.
            Mas tudo funciona e custa-me pagar tanto por um novo ahah
            Os Galaxy que tive, sempre foram muito resistentes.

    3. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      também tenho OnePlus 6, e comprei usado ano passado (agosto 2020, ebay), por 180€. No ebay grande apanhado em leilão. Na minha opiniao e para os meus usos, serve perfeitamente.

      Eu pessoalmente gosto de mexer com root, software, rom, linux etc. E oneplus é dos melhores para isso. Também tem bom suporte de comunidade para gcam e demais.
      Ainda valorizo muito o jack 3.5mm, suporte software e easy repair, msm que seja comunidade (xda)

      Agora arranja-se o OnePlus 6 no OLX, apartir de 180€ muito bom.
      E agora como tenho estado no mercado de usados, inclusive portáteis, verifico a “reparabilidade” dos telemóveis. Os OnePlus, são relativamente baratos e modulares, para reparar. Do tipo, fácil reparar a porta USB, ou jack audio(ainda uso muito), já os samsung *alguns modelos* nem tanto (ex: o S10 usb é soldada na board), e ecrã são um pouco mais caros.
      Sendo honesto, muitas vezes usando “adblock” no tlm ou consciencia no que se está instalando tlm dura bastante, e baterias DÁ para mudar!
      Sei que há certos riscos em usados, mas eu estou confortável em abrir telemóvel, e o quanto mais barato fica, continua a ter tlm Top!

  11. Avatar de Jonny
    Jonny

    Até 200e novo ou usado nao interessa desde que tenha garantia

  12. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Até 250€ novo.

  13. Avatar de Alex Teixeira
    Alex Teixeira

    Até €400, é isso porque valorizo muito a câmara e para preços muito abaixo disso não encontras nada de jeito a esse nivel, se não até era mais baixo. Comprei um Pixel 4a que com portes ficou-me por €379, e consigo o que pretendo. Mas acho que até €400 há opções que permitem toda a gente satisfazer as necessidades mínimas que se pretende de um smartphone. Infelizmente o mercado está louco e a culpa é nossa.

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tenho tido iPhones desde 2016 e ate agora nao tenho dado mais de £350 por um! E neste moment tenho o Xs Max que me custou mais ou menos £330 em dezembro de 2019.

  15. Avatar de Njag
    Njag

    Entre os 1000/1500€, já por um carro não dou mais que 7 mil.
    Já ouvi pessoas a criticar em dar 1000€ por um smartphone e andam em carros de 30/40/50K.

  16. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu com o que recebo gastaria até 300, ainda se consegue bons smartphones a esses preços, embora com problemas de visão gosto muito dos ecrãs amoled e de grandes dimensões e por estes preços é dificil, claro que gostava de um galaxy note ou o s20 ou 21.
    Não há guito pra isso por isso.
    Ah e claro em termos de tamanho de letra a samsung sempre foi a melhor para mim. Embora actualmente tenho um redmi note 8T

  17. Avatar de Simão
    Simão

    Tudo depende
    Ou se arranja um topo de gama que dará para muitos anos pois se for para trocar todos os anos é perder dinheiro.
    O meu actual telefone tem 1 ano e antes disso tinha um Lumia 930 desde 2013.
    Ainda o tenho, mas com a morte do W10M desde há 1 ano para cá vi-me obrigado a comprar um Android.
    Uso os 2 mas o W10M em muitas coisas só através de browser pois não há apps, mas é o que é ….

  18. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    120€ de 2/3 anos…

  19. Avatar de Marquinho
    Marquinho

    O máximo que dei foi 799€ pelo meu P30 Pro NE em Setembro, mas por norma costumo ficar no mínimo 2 anos com os smartphones, neste caso há partida irei ficar mais tempo 3/4 anos no mínimo dado o valor e as specs!

    1. Avatar de Marquinho
      Marquinho

      Não sei se existe muita ou pouca gente a viver bem em Portugal, mas existe sim muita gente que trabalha honestamente para poder ter algo na vida e se pode acho que sim, que deve comprar o que pode e o que gosta, já que anda um mês a dar tudo de si e a trabalhar o melhor que pode e sabe! São opções eu por exemplo não fumo e nunca fumei, prefiro dar para telemóveis que por tabaco e acredite que muita gente que fuma se fizesse o mesmo além de fazer bem a sua própria saúde e vida poderia ter um smartphone, um computador, uma tv etc melhor que o que possui com o dinheiro que gasta em tabaco e era o melhor que fazia… Isto foi um pequeno a parte a titulo de exemplo e não aplicando a ninguém em concreto, mas a título geral atenção e não censuro ou julgo quem fume, cada um faz o quequer e tem esse direito… agora muita gente refere e dá o mesmo tipo de comentários por quem tem um smartphone, um smartwatch ou um PC mais caro e depois gasta o mesmo valor por ano ou mais em coisas mais absurdas e que por vezes só prejudica os próprios, tenho dito!
      Pois caro/a JCR é uma questão de opinião, mas atenção que se calhar o seu, e muita coisa que possui também vem do pais do vírus… e não foi dada e muito menos com indemnização ;)!

  20. Avatar de Centurião Cornélio
    Centurião Cornélio

    Tanta gente a viver bem em Portugal…

  21. Avatar de JCR
    JCR

    Telemóveis do país do vírus, deviam ser dados, e com respectiva indeminização!

  22. Avatar de Just Me
    Just Me

    Os ultimos que comprei em 2019 foram Note 10+ para mim e S10+ para a esposa mais 2 S8 para os filhos.

  23. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu realisticamente falando tenho um topo de gama, que só realmente utilizo um mês por ano quando viajo de mochila às costas, e nota-se a diferença a nível das câmaras e quem viaja é muito mais pratico levar um tlf que uma DSLR que também tenho, mas acho que hoje em dia entre os 200 e 300€, já ficamos muito bem servidos
    Eu tenho a sorte de poder ficar com os tlf de serviço de um amigo, todos os anos tem direito a topo de gama, e um ano fico eu com o tlf e no ano a seguir fica a esposa dele, mas se ñ tivesse esta oportunidade também comprava topo de gama, mas a troca seria muito mais espaçada no tempo, e só por causa da qualidade fotográfica, é que viajar de mochila e acartar DSLR mais objectivas custa bem mais, e com um bom tlf já tiramos fotos bem simpáticas para o uso que lhes vou dar.
    Tenho como tlf de Serviço um Samsung A10, e é bastante mau, pode ser o facto de ter um topo de gama e comparar com este, mas acho que pelo mesmo valor a Huawei por exemplo tem tlf,muito melhores

  24. Avatar de Ana
    Ana

    Por aqui, um Redmi7A de pouco mais de 60 Euros.
    Boa relação preço\qualidade.
    já se encontra telemóveis abaixo dos 100 Euros, bastante bons.
    Chega muito bem, para o que preciso de fazer!!
    https://www.gsmarena.com/xiaomi_redmi_7a-9716.php