Europa quer que smartphones iPhone e Android usem a mesma porta de carregamento

59 Comentários

Atualmente, a Apple tem uma estratégia e os fabricantes de smartphones Android têm outra no que respeita às portas de carregamento. Conforme temos visto, a empresa de Cupertino não abdica da ficha Lightning no iPhone e noutros dispositivos, mas no iPad e nos Macs já introduziu portas USB-C. No mercado Android, o caminho aponta para o USB-C. Como tal, a União Europeia quer que todos os smartphones tenham uma porta igual de carregamento.

O Parlamento Europeu votou a favor da definição de um novo padrão comum de cabos de carregamento. Assim, até julho deste ano, a UE terá de elaborar uma lei e votá-la para que possa ser implementada.

Imagem cabos de carregamento para smartphones


Redução de lixo eletrónico

Tem havido uma série de avanços no que toca aos acessórios de carregamento. Aliás, nunca esta vontade enfrentou tanta oferta que poderá em breve deixar a lei sem sentido técnico. A Apple parece estar a caminhar para a remoção total da porta física de carregamentos. No caso do Android, cada vez mais os dispositivos trazem uma enorme velocidade de carregamento wireless, removendo consideravelmente a necessidade da utilização da porta física.

Portanto, com estas evoluções, fará sentido este tipo de ação?

A ideia tem um fundamento muito positivo. Conforme foi dado a conhecer, a proposta recebeu votos esmagadores a favor de um padrão de carregamento comum. Esta tomada de posição dos membros do Parlamento Europeu mostra que este órgão entende que a quantidade de lixo eletrónico gerado pelo uso de diferentes padrões de carregamento pode ser reduzida usando um único padrão.

 

Usar o mesmo ou retirar da caixa do smartphone?

Com as vendas massivas deste tipo de dispositivos ao longo da última década, tornou-se um problema o lixo eletrónico. Milhões de cabos e carregadores são entregues aos clientes no momento em que compram um novo smartphone.

Assim, a Apple, e depois outros fabricantes, já decidiram no ano de 2020 deixar de introduzir estes componentes. Contudo, esta ação foi vista pelo mercado como uma forma de aumentar o preço dos dispositivos e não de poupar o ambiente. Apesar disso, e já que as marcas irão optar por remover, então é importante existir um único padrão para este componente.

A fragmentação contínua do mercado de carregadores de smartphones e outros dispositivos eletrónicos de pequeno e médio porte traduz-se num aumento no lixo eletrónico e na frustração do consumidor.

Afirma a resolução.

 

A Apple não está de acordo

Considerando tudo o que foi dito anteriormente, as marcas podem não concordar. Aliás, a Apple já emitiu um comunicado sobre este assunto. A empresa diz que uma única ligação de carregamento em todos os smartphones irá sufocar a inovação.

Acreditamos que a regulamentação que força a conformidade em todo o tipo de ligação embutida em todos os smartphones sufoca a inovação em vez de encorajá-la, e prejudicaria os consumidores na Europa e a economia como um todo.

Esperamos que a Comissão continue a procurar uma solução que não restrinja a capacidade da indústria de inovar e trazer novas tecnologias empolgantes aos clientes.

Disse a Apple num comunicado publicado no Financial Times.

 

Leia também:

 

E se o iPhone 13 fosse lançado sem porta de carregamento mas com Face ID e Touch ID?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se realmente se preocupam com o ambiente tinham-o feito…
    E a opção sem carregador, seria feito de forma diferente.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      esta mesma proposta do parlamento Europeu, que já tem 1 ano, também propõe que o carregador deixe de ser fornecido com o smartphone.

  2. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Aí vem o iUSB.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Acredito que seja um adaptador

      2. Avatar de Zé Duarte
        Zé Duarte

        O novo cabo que é a mistura do USB-C com o Lighting que obviamente tem de ter um nome à Apple senão eles não aceitam esta possível lei.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          O Lighting sempre usou as normas USB, de modo que…

    1. Avatar de acs
      acs

      A apple participou no desenvolvimento do usb-c e do thunderbolt. não é por acaso que já tem isso em todo lado menos nos iphones. Não vão meter usb-c no iPhone porque tudo indica que vão tirar as portas e vão full wireless. Só nao fizeram mais cedo porque wireless charging está não está a perfeito.

  3. Avatar de NaPodes
    NaPodes

    Falam como se o USB-C não fosse melhor que o Lightning.

    https://www.macworld.co.uk/feature/usb-c-vs-lightning-3666439/

    Além disso, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e o iPhone X todos suportam o carregamento rápido. E para isso é necessário um carregador USB-C e um cabo USB-C para Lightning (os quais não vêm incluidos na caixa).

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é uma tecnologia mais moderna e poderá trazer vantagens. Mas deixa-me lembrar-te que o Lightning apareceu quando os outros usavam micro USB 😉 e que tens uma rol enorme de equipamentos com Lightning.

      Mas há vantagens em usar USB-C face ao Lightning?

      Sim, em grosso modo há na velocidade de carregamento. Mas também há desvantagens para a Apple. Aliás, a história explica isso.

      Quando se começou a trabalhar no USB-C, em 2014, onde estiveram envolvidas muitas empresas, a Apple, a Google, HP, Intel, Lenovo, Microsoft e Samsung (entre várias outras) foi formado o USB 3.0 Promoter group (que a sua formação data de 1995). Contudo, porque não havia entendimento, a Apple chateou-se decidiu avançar ao lado com o Lightning, já que tinha tecnologia sua, patenteada. Isso ajudou a Apple a incrementar uma série de inovações nos seus equipamentos e isso gerou receitas enormes.

      Portanto, um dos pontos em que a Apple pode ganhar em usar a sua própria tecnologia é não depender de outros, que, como explica a história, com a indecisões e os atrasos no consenso, atrasam o desenvolvimento de novas tecnologias.

      1. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
        Miguel Ferreira Pinto

        Mas se a Apple usa o USB-C nos computadores que vende (o meu Air tem 2 USB-C Thunderbolt), porque não fazer isso em toda a linha de produtos, homogeneizando a própria marca? Eu ter um lightining para o iphone e um USB-C para o MacBook Air não faz muito sentido, diria

        1. Avatar de Galo
        2. Avatar de Tecnical
          Tecnical

          A razão está explicada acima pelo Vitor M.: “Apple chateou-se decidiu avançar ao lado com o Lightning, já que tinha tecnologia sua, patenteada. Isso ajudou a Apple a incrementar uma série de inovações nos seus equipamentos e isso gerou receitas enormes.
          Portanto, um dos pontos em que a Apple pode ganhar em usar a sua própria tecnologia é não depender de outros […]”
          Ou seja: a “birra” em manter o lightining é porque gera receitas. Já o Thunderbolt é tecnologia Intel.

          1. Avatar de Vítor M.

            Gera receitas e permite evoluir sem depender das birras dos outros, que foi o que atrasou vários anos, uns 4 pelo menos, a introdução do USB-C 😉 e em 4 anos, o lightning deu grande vantagem à Apple e aos utilizadores, pela qualidade de ligação, usabilidade… entre outros vantagens.

            Portanto, é redutor dizer que é só por receita, é receita, mas é, sobretudo, liberdade de inovação sem depender de terceiros. Isso é qualidade de serviço.

  4. Avatar de ernez
    ernez

    Meio caminho para a apple eliminar por completo a porta Lightning, lol.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sei se assim será. Mas, de facto poderia a Apple já ter adotado o USB-C. Já que fez parte da equipa de engenharia na sua criação e já que tem vários dispositivos com esta tecnologia, poderia abrir a todos. Mas, quem melhor que a Apple para perceber isso. Por exemplo, nos recentes AirPods Max, a ficha é Lightning. Será que ainda há encomendas destas tecnologia para colocar cá fora? Claro, o utilizador Apple não fica mal servido, mas era preferível assumir o USB-C.

      Mas, poderá não fazer sentido esta lei, se avançar dentro de um ou dois anos a remoção da porta física em favorecimento do carregamento wireless 😉

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    À anos que se fala nisto e nunca mais avançamos com esta macacada.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    E que tal obrigar as marcas a lançar apenas 1 modelo de telemóvel a cada 3 anos.
    E que tal que distribuir senhas para comprar telemóveis, assim controlavam melhor o lixo eletrónico.

    Penso que a UE se devia preocupar com outras questões que são mais importantes para os europeus.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      2, um ano de desenvolvimento e 1 de lançamento para cada modelo.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E porque somente a telemóveis. Era introduzir senhas para comprar tudo.
      Antes de se ir ás compras fazia-se um requerimento a pedir autorizacao e depois recebia-se um comprovativo ou senha. Sem autorizacao, nao havia comprinhas

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Se a Apple está contra, que meta 2 portas, uma para carregar e outra para sacar dinheiro em iDevices incomp…. para inovação, peço desculpa

  8. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    Era o sonho. Isto de ter um cabo por marca não dá. e só falta a apple, tudo o resto já usa usb-c

  9. Avatar de Apple
    Apple

    Acho piada que a europa nunca promoveu o empreededorismo para ter projectos semelhantes a essas duas empresas e agora quer obrigá-las a esta ou aquela medida. Porque nao fazem isso com a china????? A solução para Portugal é abandonar esta organização, que impede com burocracias o desenvolvimento economico.

    1. Avatar de ...

      Fazem isso com a China como com a apple e android,os fabricantes automóveis chineses,por exemplo,ao não passarem nos testes Euro-NCAP(burocracias,que pelas suas palavras,são impedimento ao desenvolvimento económico),não podem comercializar esses veículos no espaço Europeu!!!
      Solução para Portugal era abandonar o espaço Europeu segundo o que afirma,para escapar das burocracias que estarão a impedir o desenvolvimento económico…antes de Portugal entrar no espaço Europeu,Portugal tinha desenvolvimento económico?Ou entramos no espaço Europeu para termos desenvolvimento que sozinhos não conseguíamos?

      1. Avatar de Apple
        Apple

        Voce quer comparar o que era a actividade economica antes e o que é agora? Voce imagina o que era o textil em Portugal, por exemplo…. a quantidade de pessoas que estavam empregadas nessa área? a quantidade de negocios que se desenvolviam a volta dessas fabricas? Isto é só um dos muitos exemplos.

        1. Avatar de ...

          Sei tudo o que afirmou,e tudo o que não afirmou…não afirmou que eram industrias de baixo valor acrescentado,fundamentadas no valor da mão-de-obra baixo,e que a inovação era sofrível!É para isso que quer sair do espaço Europeu?Voltar ao “orgulhosamente sós”?

          1. Avatar de Apple
            Apple

            Orgulhosamente Portugueses, é isso que Portugal vai voltar a ser!

          2. Avatar de ...

            …”vai voltar a ser”…
            -se não conseguiu demonstrar quando Portugal FOI orgulhosamente,como pode saber que VOLTARÁ a esse orgulhosamente??? Ou o orgulhosamente é salários baixos,inovação inexistente,baixo valor acrescentado?É que estes parâmetros são o oposto ao empreendedorismo que alegou no seu primeiro comentário!!!

        2. Avatar de Alexandre Moura
          Alexandre Moura

          Considerando o nome esta pessoa esta no gozo ou é bait.

          Mas se quer lembrar o tempo antes de Portugal estrar na União Europeia e ate nos primeiros tempos, primeiro a classe media era coisa das grandes cidades, porque fora das grandes cidades classe media eram alguns funcionários públicos alguns porque ganhavam bem outros porque ganhavam ainda melhor com o que recebiam por fora, o resto ou eram muito ricos ou muito pobres.

          E a industria têxtil as fabricas o ordenado as vezes eram menos de 150€ muitas dessas fabricas eram ilegais onde a media de idade dos funcionários era 13 ou 14 anos podia haver muito dinheiro na industria mas ao povo chegava pouco e o ordenado dava para por comida na mesa e pouco mais.

          Não é que hoje em dia o ordenado mínimo de para mais do que pagar as contas mas acho que ganhamos mais por continuar na união europeia.

  10. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Depois começam os problemas dos cabos e protocolos….

    “ In 2016, Benson Leung, an engineer at Google, pointed out that Quick Charge 2.0 and 3.0 technologies developed by Qualcomm are not compatible with the USB-C standard”

    Abc

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nesse caso, não existe problema nenhum, o smartphone é compativel com o USB-C standard. Continua a ser possivel utilizar qualquer cabo/carregador USB-C, a única diferenca é que fica um pouco mais lento a carregar.

      1. Avatar de peferreira98
        peferreira98

        Depende daquilo que consideras problema. Limitações na inovação pode ser um problema.

  11. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Mais rapidamente a Apple remove a porta por completo. Já há rumores de que este ano vem pelo menos 1 iPhone sem porta (ainda que não ache que seja este ano), por isso não vejo Lightning a ser substituído por USB-C nos iPhones.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, isso de trocar o Lightning por USB-C também não vejo, de facto. Realmente mais depressa a Apple remove a porta.

  12. Avatar de jorge
    jorge

    A europa nao o faz com a china, porque a china nao obedece a europa, melhor a china nao lhes da ouvidos a europa esta a cagar para os europeus de meia tijela, depois existe outra coisa a Apple tem muitos engenheiros, e a europa no parlamento europeu so tem advogados, existe uma grande diferença no saber, era a Apple proibir a venda do cabo usbc, porque foi a Apple que o desenvolveu, mas apenas o deu a explorar a terceiros.

      1. Avatar de Galo
        Galo

        Muito bem que não percebes nada do assunto XD.

        Mas a Europa não tem obrigado a que os produtos vindos da China obedeçam a criterios legislativos?
        O proprio iphone não é também um produto made in China?
        As grandes empresas chinesas também não têm muitos engenheiros?
        A Apple fez parte do grupo que desenvolveu o usbc , não é a proprietaria para ter poder de proibir a sua comercialização.

        Por isso muito bem a nada.

  13. Avatar de tswax
    tswax

    O Lightning tem a vantagem de a “parte” mais fragil do sistema ficar no carregador, que é muito mais barato a substituição. Já o USB-C tem a parte mais frágil do lado do telefone, o que acarreta mais trabalho, e maiores valores de reparação! Continuo a achar que seria preferivel terem todos a mesmo ficha, mas antes de isso acontecer acho muito sinceramente que os iphones irão abulir qualquer ficha no equipamento!

  14. Avatar de PM
    PM

    Está o caminho aberto para a massificação do carregamento sem fio

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Sim, também acredito nisso. É cada vez mais implementados pelas marcas, com velocidades de carregamento superiores, e até já ha propostas de “verdadeiros carregamentos sem fio” de pelo menos da XIaomi e da Motorola.

  15. Avatar de David
    David

    É mais provável que a Apple abandone qualquer tipo de cabo e use apenas conexão sem fio, como é no Apple Watch.

  16. Avatar de Joao Pequeno
    Joao Pequeno

    Perfeitamente legitimo!

  17. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    A mania dos cabos proprietários…Se o USB-C permite tudo, é adotar-se isso. Em termos de durabilidade dos contactos, o lightning é melhor, mas paciência…tem é que se escolher um!

    1. Avatar de acs
      acs

      Eles não devem meter USB em mais nenhum lado. Tudo o que tinha que levar com USB-C/thunderbolt já tem. Os iPhones devem ir full wireless.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ainda nao existe carregamento wireless, existe uma forma diferente de carregamento.
        Para ser utilizar magsfe ou se coloca numa base ou anda-se com um cabo agarrado á traseira do iPhone. Algo wireless nao possui cabos nem contacto com nada.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Provavelmente não sabes mas o Lightning apareceu antes do USB-C, ou seja, ainda nós usávamos o velhinho micro-USB.

  18. Avatar de Marquinho
    Marquinho

    Claro que a Apple não concorda é normal sendo uma empresa capitalista e de números e lucros, irá hipoteticamente perder uma fonte de receita da exclusividade de um dos seus acessórios? Óbvio que não, e é legitimo mas a um senão que é… se queremos vender os nossos produtos nas “casas” de 3°s temos de nos adaptar as regras que eles têm em casa deles.
    E se a Apple caso a Europa avance com essa medida quer vender smartphones na Europa tem de seguir as regras Europeias, eu como consumidor acho que sim, que faria sentido usar um cabo único sendo o USB-C o mais generalizado… Mas existe a situação do copo meio vazio ou meio cheio consoante o jeito que dá por um lado a Apple tem o direito de vender os seus produtos como bem entender e com os acessórios que bem entender, mas lá está a Europa também têm o direito de querer que os produtos vendidos na “sua casa” sejam vendidos consoante o padrão que pretendem e neste caso a uniformidade dos cabos de carregamento!
    Uma coisa é certa por este andar se não se começar a impor limites às marcas qualquer dia começam a vender os smartphones às peças, tiram carregadores, e auriculares só a França pelos vistos e bem é que bateu o pé em defesa dos seus consumidores e cidadãos e honestamente acho que havia de haver mais Franças por essa Europa/Mundo e começarem a impor regras e limtes às marcas!

    1. Avatar de Vanadu
      Vanadu

      A Apple ou qualquer outra empresa tem o direito de vender respeitando as regras que determinado estado ou grupo de estados (como a União Europeia) impõe. Essa é a legitimidade que tem em vender os seus produtos.
      Era o que faltava uma empresa qualquer, por muito peso que tenha, fazer as suas regras á revelia das Leis ou contornando as mesmas ao seu gosto. E muito abuso essas empresas fazem, mesmo assim.
      A União Europeia faz bem em uniformizar o tipo de carregamento, e não devia parar por aí, existem muitas outras coisas que deviam ser comuns aos equipamentos e que deviam partilhar. Quer por uma questão de economia do consumidor, quer pela defesa do meio ambiente.
      O resto é conversa de fanboys de uns e de outros que não resolve nada do que é fundamental.

      1. Avatar de Marquinho
        Marquinho

        Concordo, e foi precisamente o que disse!

  19. Avatar de ze
    ze

    Sem normas não existe democracia, sem normas existe é uma grande bagunça e ninguém se entende e o custo para todos inclusive o meio ambiente é enorme. Há coisas que tem de haver normas, imagine agora que cada fabricante de candeeiros fizesse um socket da lampada diferente para com o intuíto de forçar as pessoas só comprarem lâmpadas da mesma marca. É que são cenas que fazem basicamente o mesmo.

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os problemas associados à eliminação das porta de carregamento nos IPhones não é apenas uma questão de carregamento.
    A porta também é usada para ligar o equipamento aos computadores e a outros acessórios.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Com avanço das ligações wireless para transmissão de dados isso seria dispensável.

      Uma das vantagens de eliminar a porta de carregamento nos IPhones é que as pessoas deixavam de usar o equipamento enquanto este carrega (se atendermos que não deve ser nada confortável em termos de peso segurar no Iphone com o Magsafe agarrado), o que seria mais seguro.

  21. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    As outras marcas foram todas para a USB (no tempo da nokia, haviam carregadores de todos os tipos, e ficou harmonizado com as micro usb), não entendo como pode justificar inovação por um conector só utilizado pela marca, proprietário e que dá metade da velocidade usb C 3.1.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Historicamente há razões (já apontadas aqui por outros users) que suportam a escolha da Apple em usar o cabo proprietário. No entanto, concordo que para o utilizador atualmente só traria vantagens a escolha por cabo universal USBC.

  22. Avatar de Fábio Raniery
    Fábio Raniery

    Essa Apple é uma sacana mesmo. Onde é que ela inova em alguma coisa? Tudo que for feito que possa prejudicar a Apple eu estarei apoiando.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Comentário 100% imbecil!