Windows Phone 7
Quando falei pela primeira vez neste sistema operativo, tinha a sensação que estava deslocado do tempo moderno. Apresentava uma quadrícula simples a roçar o simplório… mas não! Confesso que quando, pela primeira vez, o usei a sério, este sistema operativo saiu-se muito bem. É fluído e bastante intuitivo.
Não é rico na resolução dos seus ícones, basicamente tem apenas uma cor, mas traz à luz da actualidade uma inovadora forma de “usar” um interface. Se repararem todos os sistemas operativos foram um pouco a reboque do iOS. O Android apareceu com uma grelha alinhada de ícones, à imagem do iPhone, depois apareceram outros que ainda disfarçaram pior… o BADA por exemplo.
E as limitações?
Sim, ainda é um sistema em desenvolvimento. Tem limitações e muitas promessas. Em tempos, numa das minhas visitas a um evento da Microsoft, questionei o responsável pela mobilidade na Microsoft, Francisco Chaves, sobre o atraso em que se encontrava a Microsoft face aos seus mais directos concorrentes numa mercado outrora dominado pelo Windows Mobile.
Ele laconicamente respondeu que o mercado dos smartphones apenas representava 20% de todo o mercado dos telemóveis. Respondi-lhe que era essa desvantagem da Microsoft. Levava já 20% de atraso face aos seus concorrentes e não havia volta a dar. Estava consumado e o Windows Phone 7 teria de ser capaz de se afirmar com significativos valores para o utilizador reconhecer vantagens em adquiri equipamentos com o Windows Phone 7.
WP7 limitações especificas:
- Não possui gestor de ficheiros para todo o sistema
- Não permite transferência de ficheiros por Bluetooth
- Não possui modo de armazenamento USB
- Tem limitações a aplicações de terceiros
- O seu browser não suporta Flash nem Silverlight
- Super dependente do software Zune para gerir ficheiros e sincronizar com o computador
- Não tem chamadas vídeo
- Novos toques apenas estão disponíveis através do Marketplace
- O player de música não tem função equalizador
- Não possui multi-tarefas (multitasking)
- Não permite copiar/colar (copy/paste)
- Não tem suporte a formatos de vídeo do tipo DivX/XviD (estes formatos são convertidos automaticamente com o Zune software)
- Até ao momento não há nenhum sinal de navegação gratuita com mapas Bing
- Sem suporte para partilha de Internet
Conectividade
Neste campo não há muito dizer. Como acontece no iOS da Apple, este sistema operativo também traz limitações estranhas e não inova em nenhum campo. Permite o básico e nisso é muito estável. Permite ligações WLAN Wi-Fi 802.11 b/g/n e traz Bluetooth v2.1 com A2DP.
O que é o A2DP?
Advanced Audio Distribution Profile (A2DP) é como se define áudio de alta qualidade (estéreo ou mono) e que pode ser transferido em tempo real de um dispositivo para o outro sobre uma conexão Bluetooth. Por exemplo, músicas podem ser transferidas de um smartphone para auscultadores sem fio. Será um pormenor inovador que, no futuro, poderá ser muito interessante numa vertente multimédia.
Interface
Conforme podemos ver neste comparativo, entre o Samsung Galaxy S e o Samsung Omnia 7, o Windows Phone 7 e apresenta uma escolha de ícones, na sua interface, simplificados permitindo um consumi de recursos inferior de gestão gráfica.
Windows Phone 7 é um sistema ainda “verde” no sentido que por ainda lidar com poucas “features”, automaticamente usa menos frameworks e API’s que conseguem garantir, para já, uma estabilidade e velocidade acrescida, juntando ao factor do seu gestor de ambiente gráfico “único.. ou diferente” baseado num padrão duotone (duas cores) fazem com que os requisitos gráficos na navegação da interface o torne mais leve.





















