Multimédia
A Nokia é exímia no que toca a multimédia, e este dispositivo não podia ser excepção. Temos uma área reservada “leitor média” dividida por música, vídeo, rádio por Internet e misturas músicas. Os menus são todos simples e a qualidade é excelente. Destacamos apenas o receptor FM que funciona francamente mal. Penso que uma simples aplicação corrige o problema, mas é claro que não é solução ideal. Já o emissor funciona bastante bem.
Câmara
As fotografias têm uma qualidade espectacular e o flash é sensacional, igual ao do N97 (existe até uma aplicação a fazer de lanterna). Não há muito a dizer se não frisar os menus bastante simples mas com as opções necessárias. A única coisa que temos ainda a referir é que as fotos tiradas com luz artificial e sem flash saem (pelo menos no nosso simples teste) com muito ruído.
Conclusão
Pros:
- A plataforma Maemo está muito bem conseguida;
- Homescreen bastante personalizavel;
- Ideal para o utilizador exigente;
- Internet é excelente.
Contras:
- O teclado podia estar bem melhor concebido;
- Falta mms’s;
- Aplicações escassas;
- Falta portrait-mode.
Se criticamos o N97 mini por ser um smartphone de mainstream que poderia não agradar ao power user, aqui temos a situação inversa, o que (no nosso ponto de vista) é excelente por parte da Nokia dar-nos escolhas de tão alta qualidade.
O Maemo, tal como esperávamos está muito bom. Tem algumas coisas que o Symbian não tem e vice-versa, mas, no geral, gostamos mais da experiência que tive com o Maemo, que certamente é um sistema muito pouco aproveitado pela Nokia e que ainda não está totalmente polido, infelizmente. É para nós dos melhores smartphones/tablet que testamos, mas a falta de alguns pormenores pode deixar o potencial comprador de pé atrás.
No entanto queremos deixar bem expresso o receio da “evolução” para o MeeGo, poderá significar uma estagnação do Maemo, o que é pena, pois o Maemo é uma plataforma muito bem conseguida e que tira todo o proveito do hardware.
O N900 por si só é também um bom dispositivo, um pouco grande para aqueles que procuram portabilidade acima de tudo, mas garantimos que cabe no bolso. Se eram fãs do Symbian mas acham que está na altura de mudar, este N900 é uma excelente razão, mesmo com as algumas limitações, tem um poder fantástico e uma jovialidade que fazia falta no Symbian.
Por fim queremos agradecer à Nokia, por ceder este dispositivo.
Homepage: Nokia N900
Índice:
- Especificações e primeiras impressões
- Hardware, teclado e botões e saídas
- Maemo, Internet e Ovi Maps
- Multimédia, câmara e conclusões


















