Quanto ao Hardware, muito pode ser dito sobre o N900. Para começar é feito de plástico e tem o mesmo “cromado” à volta tal como o N97, ou o iPhone. Quanto ao plástico, nota-se que não é de fraca qualidade e, no geral, está um dispositivo muito bem conseguido. Já o ecrã é resistivo (não tem multi-toque) comporta-se muito bem pois tem, quanto a nós, uma precisão acima da média. Apontamos ao N900 na parte do hardware dois problemas: o do KickStand (suporte) e em parte o teclado.
Teclado
Começando então pelo teclado, que podia estar melhor. São 3 linhas com 38 teclas ao todo. Até aqui tudo bem, visto que o teclado do N97 também tem três linhas e escreve-se muito bem. Mas no N900 o espaço é apertado, as teclas estão muito juntas pois, quando desliza na horizontal, apenas metade do espaço é utilizado para o teclado, enquanto no N97 ,por exemplo, tem esse espaço aproveitado ao máximo.
Uma situação caricata: no decorrer da apreciação do o dispositivo deparamos-nos com a falta das teclas direccionais para cima e para baixo. Pois, ao que parece, da versão standard para a versão Portuguesa, ou melhor, Ibérica, não tem essas teclas em benefício de outras duas (o Ñ e o Ç). Se o Ç ainda lhe conseguimos ver utilidade, o Ñ não nos servirá para nada. Além do mais nas aplicações que são necessárias as tais setas, torna-se complicado activar as mesmas pois obriga a um toque no FN e um toque na seta da esquerda, se queremos ir para cima, ou na da direita, se queremos ir para baixo.
Layouts à parte temos de ser totalmente sinceros, poucas foram as vezes que precisamos das teclas direccionais.
KickStand
Este problema é um pouco diferente, ora vejamos. Na traseira do N900 temos um suporte para por o dispositivo quase como se fosse uma moldura. Se para ver vídeos é fenomenal e é uma ideia bastante funcional, já quando tocamos no ecrã, ou tentamos escrever, o mais certo é o smartphone cair, pois o tal suporte está colocado de lado, em vez do ideal, que seria no meio.
Botões e Saídas
Na parte frontal não encontramos nenhum botão físico, mas basta um olhar mais atento e já observamos 4 botões mais uma patilha para desbloquear o ecrã. Os botões são dois de volume, um para a câmara e, obviamente, o de ligar/desligar. Nada de mais, e é o suficiente para um dispositivo do género.
Quanto às saídas, são duas e estão posicionadas nas duas laterais do aparelho. (eu chamo laterais às extremidades e extremidades às laterais, pois este dispositivo é para ser utilizado na horizontal, mas já lá vamos). São elas uma saída micro-usb e uma TRS 3.5mm (para os fones). Quanto à micro-usb, é usada para carregar o telemóvel (via usb ou corrente eléctrica), ou para transferir dados. Já a saída TRS é utilizada para os fones e para o cabo TV-Out.
Índice:
- Especificações e primeiras impressões
- Hardware, teclado e botões e saídas
- Maemo, Internet e Ovi Maps
- Multimédia, câmara e conclusões


















