Maemo
Quisemos reservar umas quantas linhas apenas para falar no sistema operativo, pois acho que é um sistema pouco explorado pela Nokia mas que está bastante bem conseguido. Apesar de em princípio já ter “morrido” devido ao MeeGo, penso que conhecendo o Moblin e o Maemo, acho que o MeeGo só teria a ganhar se, pelo menos na versão para dispositivos móveis adoptasse mais a interface do Maemo.
Um pequeno aparte é o facto da mistura Maemo/MeeGo me fazer lembrar, em parte o Windows Mobile/Windows Phone. Os dispositivos com Windows Mobile vão ficando ultrapassados, pois a novidade é Windows Phone 7. O mesmo vai acontecer ao N900 que pode nem vir a receber a primeira versão do MeeGo.
O Maemo que já vai na versão 5, é um sistema operativo usado nas tablets da Nokia desde 2005 e é baseado em Debian. Imaginem uma mistura entre o poder do Linux e a experiência em dispositivos móveis da Nokia e aí têm o Maemo.
As novidades da versão 5 passam pelos 4 homescreens totalmente personalizáveis, com ícones ou atalhos, e também a integração com as redes sociais, muito em voga actualmente.
Vamos então começar a explorar o N900, onde vou ter inevitavelmente de comparar com o Symbian, pois as parecenças são notórias. Ainda assim, irei tentar explorar o Maemo ao máximo, explicando as características que me parecem mais pertinentes.
Podem ver neste nosso artigo mais sobre o Meego.
Homescreen

Começamos pelo início. São 4 homescreens, que podemos explorar e personalizar a nosso gosto. Podemos adicionar widgets, contactos e os nosso favoritos da Internet. Para além disso, não estamos sujeitos à grelha do symbian, pelo que as possibilidades são ainda maiores. Também no homescreen, o wallpaper e o tema do Maemo podem ser alterados. Quanto aos wallpapers, existem dois tipos: os normais , que poderão ser diferentes em cada homescreen e os packs, que são 4 wallpapers que enchem todos os homescreens.
Landscape
Já sabemos que o N900 é uma tablet, e já sabemos que o N900 tem acelerómetro. Assim sendo, aborrece ver que não conseguimos utilizar o N900 na vertical, pois só na horizontal (landscape mode) este funciona. A única altura onde se pode realmente utilizar o N900 na vertical é mesmo para telefonar, que, sejamos sinceros, é onde faz falta.
À parte disso, a navegação nos menus é fantástica e a interface é bastante finger-friendly. O leque de programas é um tanto ou quanto limitado e por isso nota-se um pouco a falta de developers para a plataforma.
Ao carregarmos no canto superior esquerdo, vamos parar ao menu. Esse ícone dá-nos também acesso ao painel das aplicações abertas, um pouco como no WebOS. Quanto ao menu, é idêntico ao symbian, muito simples com os ícones e os nomes por baixo. Quer-se algo simples para uma fácil utilização.
Por falar em simplicidade, podemos referir já as notificações. As notificações aparecem na parte superior quase como um balão que se sobrepõe a tudo. Podemos ver um excerto da mensagem e quem a enviou, por exemplo. O único senão é se tivermos uma chamada não atendida e se não prestarmos atenção à cor do Led indicador (que deverá ser azul e não branco), então nunca saberemos se existem ou não chamadas não atendidas ou mensagens por ler.
Browser

Temos de agradecer à Nokia pelo trabalho espectacular que fez com o Browser, está soberbo.
Para além da navegação ser esplêndida, é um browser que respeita os standards, visto que obteve nada mais nada menos que 94/100 nos testes Acid3, já para não falar do suporte ao flash. Mesmo não tendo absolutamente nada a apontar quanto ao browser, existe uma alternativa de alta qualidade que todos devem conhecer: Firefox. Esta versão, a meu ver, também está bastante boa como é apanágio da fundação Mozilla e traz algo realmente bom, que são os extras. Já existem alguns que vêm, evidentemente, ajudar a melhorar a experiência. Resumindo e concluindo, a Internet neste dispositivo é quase perfeita, de fazer inveja a qualquer outro dispositivo.
Ovi Store
É bom a Ovi Store estar disponível para as suas tablets e isso é mais que certo. Agora não deixamos de mostrar o nosso desagrado em relação à falta de qualidade e de aplicações na Ovi Store. Na nossa opinião não funciona bem, mas o que é bom nisto tudo é que as aplicações podem ser descarregadas de outros catálogos de aplicações espalhados por essa Internet fora, onde destacamos o portal oficial do Maemo, com aplicações bastante pertinentes.
Ovi Maps
O Ovi Maps está muito bem conseguido, de tal forma que até ganha a alguns GPS. Apenas peca pela falta das instruções “Vire à direita”, mas também já existe uma aplicação que trata disso.
O grande e único problema neste nosso teste foi pôr o GPS a funcionar. Foi um tormento encontrar satélites e isso intrigou-nos. Da porta para a rua, da rua para o descampado tudo foi testado e mesmo assim não foi fácil. Problema indagado e… onde estará o problema, no N900 ou nos satélites?
Infelizmente o problema não nos parece ser nem do N900 nem dos satélites, pois eles estão lá, a Nokia é que parece não querer usá-los. Ainda assim, ao fim de 20 minutos lá conseguimos sinal. 20 minutos que não deveriam ser mais que 30 segundos. Fora isso tudo bem, o Ovi Maps é bastante intuitivo e bastante simples de usar, tornando às vezes até simples demais.
Carências
Existem, é claro, diversas carências nesta plataforma, como a falta de MMSs, a não utilização da câmara frontal e a falta do portrait mode. É claro que estas três falhas podem ser resolvidas com aplicações, mas ainda assim penso que se sente a falta de programadores oficiais mais presentes e atentos às necessidades da plataforma.
Uma curiosidade passa pela câmara frontal, onde deu luta descobrir a sua existência, mais tempo gasto a tentar descobrir como se utilizava e finalmente, depois de uma pesquisa no fórum oficial, lá conseguimos deslindar o mistério: só se consegue activar via comandos Linux, comandos esse que estão mais simplificados nesta versão, o que é uma mais-valia para todos os power users.
Índice:
- Especificações e primeiras impressões
- Hardware, teclado e botões e saídas
- Maemo, Internet e Ovi Maps
- Multimédia, câmara e conclusões



















