Novíssimo Scénic da Renault: um SUV familiar 100% elétrico e com 620 km de autonomia

70 Comentários

O IAA Mobility 2023, em Munique, está a ser palco da estreia do aguardado Scénic E-Tech da Renault. Com esta proposta, a fabricante passa a contar com três novos atores na história do segundo maior segmento da Europa.

Renault Scénic E-Tech, 100% elétrico

O Renault Mégane abriu o caminho e, agora, é a vez do Scénic se reinventar e assumir o protagonismo da nova geração de modelos elétricos da fabricante. O novíssimo Scénic E-Tech 100% elétrico entrou em cena, hoje, pelas portas do IAA Mobility 2023, em Munique, e chegará ao mercado em 2024.

Esta máquina foi totalmente concebida a pensar nas famílias e na sua necessidade de viajar livremente e em segurança. Além disso, integra-se no plano estratégico a que a fabricante chama Renaulution: “é elétrico, atual, repleto de tecnologias úteis e intuitivas, e concebido de forma mais sustentável”.

 

Scénic da Renault chega com imagem renovada e adaptado ao presente

A história do Scénic é escrita há 27 anos, tendo sido lançado em 1996 e revolucionado, na altura, o mercado, enquanto primeiro monovolume compacto da história automóvel europeia. Por curiosidade, o nome abrevia “Safety Concept Embodied in a New Innovative Car”.

Considerando que os hábitos de viagem das famílias e as suas exigências, relativamente à segurança, se alteraram, com o tempo, a Renault procurou que o Scénic acompanhasse essa evolução. Assim sendo, o renovado modelo continua a querer ser o carro principal de uma família, fiável para longas viagens aos fins de semana e nas férias.

Aliás, a autonomia de 620 km (ciclo WLTP) indica exatamente essa vontade de se ajustar às longas distâncias.

É o primeiro automóvel familiar elétrico concebido de forma mais sustentável e preocupa-se com o bem-estar dos seus passageiros e com o mundo que o rodeia. É o automóvel familiar do futuro, hoje.

O Scénic E-Tech dará à Renault três ofertas distintas no segmento dos SUV compactos, juntando-se ao novo Austral e ao Arkana.

Renault Scénic E-Tech, 100% elétrico

Esta novidade que estamos a conhecer, hoje, no IAA Mobility 2023, será construída sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan e, embora a distância entre eixos seja pequena (2780 mm), relativamente à média do segmento, o seu espaço é considerável.

 

A Renault decidiu arrojar com o seu novo modelo 100% elétrico

Uma bateria compacta, que fornece até 87 kWh e liberta ainda mais espaço no interior do automóvel, permitindo um aproveitamento ideal das proporções. Mais ainda, o motor debita até 160 kW (o equivalente a 220 cv).

O interior é confortável para todos os passageiros e o teto plano (e de vidro Solarbay, que permite alternar entre opaco e transparente) tornam-no mais espaçoso. O sistema multimédia OpenR Link inclui mais de 50 aplicações para que as famílias possam planear a sua viagem sem esforço e desfrutá-la ao máximo.

Por sua vez, o sistema Multi-Sense da Renault permite ajustar a experiência do utilizador e a interface homem-máquina (HMI), privilegiando a personalização: inclui um modo de condução “Personal” que permite micro-ajustes de suspensão, travagem regenerativa e aceleração. Além deste, dispõe de outros modos como o Sport, Eco e Comfort.

A sua assinatura sonora é resultado da parceria da Renault com o compositor Jean-Michel Jarre.

Renault Scénic E-Tech, 100% elétrico

O Scénic E-Tech é o primeiro modelo elétrico da gama Renault a integrar o acabamento Esprit Alpine, que lhe confere um caráter desportivo.

Os pormenores aerodinâmicos incluem puxadores das portas embutidos, jantes de 20 polegadas com inserções que reduzem a área de superfície e barras de tejadilho de baixo perfil.

Este automóvel familiar 100% elétrico é mais inventivo, mais generoso e mais adequado ao seu tempo do que nunca. Está a levar o desenvolvimento sustentável e a segurança para novos patamares.

O novo Scénic E-Tech elétrico é montado em França, na fábrica ElectriCity de Douai, e abre um novo caminho para uma mobilidade mais ecológica, mais segura e mais vanguardista.

Partilhou Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Renault Scénic E-Tech, 100% elétrico

Serão disponibilizadas duas baterias, uma com 60 kWh e uma autonomia superior a 420 km, e outra com 87 kWh e uma autonomia superior a 620 km.

Mais, estarão disponíveis dois motores elétricos: um de 125 kW (170 cv), com uma velocidade máxima de 150 km/h e um tempo de 0-100 km/h de 9,3 segundos, e outro de 160 kW (220 cv), com uma velocidade máxima de 170 km/h e um tempo de 0-100 km/h de 8,4 segundos.

A Renault afirma que a densidade energética das baterias é 6% superior à do Megane E-Tech, utilizando a química de níquel-manganês-cobalto da LG Chem.

Os preços deste renovado Renault Scénic E-Tech 100% elétrico serão conhecidos em 2024.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    “87 kWh e uma autonomia superior a 620 km.”
    Sim muito superior!
    Conduzam lá isso a 120km/h, até deve chegar aos 1000 kms de autonomia.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Qual é o problema de conduzir a 120km/h? És daqueles aceleras que depois vem reclamar das multas e da caça à multa?

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Não percebeste, a 120 nunca dará para mais de 620 kms! nunca mesmo.
        Para andar mais de 620 km este modelo terá que ser conduzido a baixo dos 80km/h e mesmo assim tenho dúvidas!

        E se estás a falar dos aceleras que andam a 140/150 (nem estava a falar nesses), nem 300 kms de autonomia!!

        1. Avatar de EEQTR911
          EEQTR911

          Os Teslas a 120km/h perdem muita autonomia. São pouco evoluídos.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Os teslas são os que menos perdem vai comparar a eficiência dos elétricos, vais comparar a eficiência os teslas ganham a milhas e distância.
            https://www.youtube.com/watch?v=fvwOa7TCd1E&ab_channel=carwow
            Vem por exemplo este vídeo que o tesla é o chega mais longe e tem de longe a melhor eficiência de 3,9 e o novo model 3 já chega a 4,5 m/kwh

        2. Avatar de JL
          JL

          Qual é o carro que a 120 kmh faz o consumo anunciado?

        3. Avatar de Carved
          Carved

          Sim….
          compras um carro com tanque de 45L com autonomia para 900km, mas se andares a 120km/h também não fazes os 900km
          mesmo esperto….

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Sou esperto sim, obrigado 🙂
            Mas falando do assunto, se andar a 120 km/h faço perto de 800 kms. O que quis mostrar foi que não diminui a tanto a autonomia como no elétrico.

            E mais se tiver que andar mais depressa e precisar de abastecer demoro 10 minutos. Não se compara com o tempo de reabastecer de um elétrico!

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual é o consumo wltp do seu carro, assim vamos ver qual diminui mais.

            Mas que interessa isso, estes são 5x mais eficientes.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, em 95% das vezes também só se compara o tempo de carregamento gasto pelo utilizador(alguns segundos) com os minutos que todos os abastecimentos num a combustão demoram.

            Ou seja, eu gasto 10 a 20x menos de tempo por ano a carregar do que você a abastecer. Já agora, mesmo num carregamento rápido não preciso de la ficar a segurar o cabo, posso ir tomar um café, wc, ler o jornal, você não, tem mesmo de la ficar e muitas vezes ainda leva com uma fila para pagar.

          4. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            A parte de segurar o “cabo” como dizes demora 3 minutos! É ridículo falar nisso, em relação ao tempo necessário para carregar um electrico.

            Por vezes eu também bebo o café e vou ao WC e ao fim de 20 minutos já estou farto e quero ir embora e não ficar á espera mais meia hora!

            Prefiro segurar a mangueira os 3 minutos! 🙂

          5. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            O WLTP do meu carro:

            Fuel Tank: 50 Liter
            Fuel Consumption Low Speed (WLTP) 4,6 lt/100km
            Fuel Consumption Medium Speed (WLTP) 3,3 lt/100km
            Fuel Consumption High Speed (WLTP) 3,8 lt/100km

            Agora é fazer as contas mas a variação é menor do que a de um elétrico. Mas isto é um detalhe para mim.

            PS: Continuo á espera de um vídeo que mostre o model 3 em condução normal a passar os 900km de autonomia. Estou curioso!

          6. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Correção, fui agora abastecer o meu carro, estava quase vazio até ficar cheio e cronometrei no telemóvel o tempo de segurar o “cabo” como dizes:
            Levou 44,6 litros e demorou exatamente 66,8 segundos, desde retirar a mangueira e voltar a colocar de volta na bomba!

            1 minuto! estavas a criticar algo que demora UM minuto 🙂

            E quanto á fila para pagar… sim já tive 5-10 minutos á espera para pagar (por acaso é raro) e agora até tenho ido a uma bomba automática que pago logo na caixa com cartão!
            Ou seja 1 minuto a segurar o “cabo” e depois pago logo com o cartão!

            Não se compara com o tempo de espera que terás que apanhar se tiveres uma fila de carros á tua frente para carregar.
            Já deu nas noticias, pessoas que esperaram várias horas a caminho do algarve para poder carregar! HORAS
            Nem sei como podes sequer querer comparar!

          7. Avatar de JL
            JL

            Não é ridículo já que ligo o cabo em segundos e vou embora.

            Beber café , wc e 20 minutos já se pode ir embora.

            Também é raro apanhar fila, ao que parece este ano apenas apanharam uma vez em férias e para carregar de borla, senão não estavam lá tantos.

            Sabemos bem que é bem diferente, mas não se perde mais tempo com isso, é apenas quando se faz grandes viagens, essas não me afeta nada parar 30 minutos a cada 300 kms.

            O vídeo está ali em cima, eu já o deixei, ninguém lhe disse que era a 120 kmh, só lhe disseram que é possível, até a uma velocidade média superior ao que de faz em cidade.

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah , eu não critiquei nada, também acho mal estarem a criticar os 20 segundos que perco por semana para carregar o carro.

        4. Avatar de Pedro
          Pedro

          620 km em WLTP (ninguém no planeta conduz assim). No mundo real WLTP / 1.35

          1. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            Concordo, depende muito da velocidade, no caso dos eléctricos, mas vai de /1,20 a /1,35

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            WLTP é 40 à hora. Mais vale ir de bicicleta looolooolool

    2. Avatar de Jaime Silva
      Jaime Silva

      Sim, um deposito de combustivel também dá para os mesmos quilometros se fores a 50 ou a 120

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        O teu não sei, mas o meu depósito de combustível (diesel) dá para 800km, se conduzir no máximo 120/130.
        E se conduzir a poupar em nacionais 90/100, já fiz perto de 1000 km com um depósito.

        Neste electrico se conduzires a 70/80 talvez consigas os tais mais de 620 km com uma carga.
        Mas se conduzires 120/130 se chegar aos 400 km só com muita sorte. E depois é mais 1 hora parado a carregar!

        1. Avatar de jpc
          jpc

          sim, é um equilíbrio entre o tempo e o dinheiro, quem têm tempo gasta tempo a carregar as baterias , quem têm dinheiro, gasta o dinheiro em combustível. não existe uma solução 100% perfeita.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem por isso, já que não se gasta tempo a carregar baterias, ok, uns segundos para ligar a ficha.

        2. Avatar de JL
          JL

          E quanto dá se conduzir a 50 kmh ?

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Nunca fiz esse teste nem penso fazer, mas o consumo médio a essa velocidade faz-me antever que também possa conseguir +/- 700 a 800km de autonomia se conduzisse a 50km/h (sem pára arranca).

          2. Avatar de JL
            JL

            Então faz menos a 50 kmh que a 120 kmh ? Que raio de tecnologia é essa ?

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Obrigado pela sua opinião foi devidamente anotada

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    As performances são muito modestas (125 kW (170 cv), vmax de 150 km/h , acceleração de 9,3s e outro de 160 kW (220 cv), vmax de 170 km/h e acceleração 8,4s) quando comparado com a concurrencia e já nem falo do otismo do range WLTP.
    A Renault não consegue melhor? Vão ser arrasados pela concurrencia (sobretudo chinesa e koreana).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Vão ser arrasados porque a vmax é 170 ? ahah com a quantidade de clios 1.0 que se vendem na europa eu diria que vai ser um tremendo sucesso

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Um Clio custa menos de metade deste carro.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Também não tem nem perto de 220cv nem se equipara em nada a este carro estou só a dizer que ninguem compra um carro pela vmax até porque em portugal o máximo é 120

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Pessoal compra o Clio somente pelo preço. É dos mais baratos do mercado.
            Muitos compram pela potência/velocidade senão não existam as versões de alta cilindrada.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Que cada vez se vendem menos

        2. Avatar de EEQTR911
          EEQTR911

          +1. Sobra e chega!

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Estava mais a pensar nos valores de aceleração, mas as de velocidade máximas tb são fracas.
        A concorrência faz melhor ( Tesla, wv, ford, etc )

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O problema desta scenic é que muito provavelmente será mais cara que o tesla model y e muito provavelmente quando for lançada o y estará a ser renovado como está agora o 3…

  4. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    “concurrencia”?????

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Sim, este é um local onde se pode aprender português. Cada comentário cada novidade linguística.
      Para além de estar a par com novidades tecnológicas venho aqui para desfrutar estes “mimos” da língua.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Oh pá é a m…a do corretor ortográfico…

  5. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Ok. tudo bem! Apesar dos velhos do Restelo ou espécie de negacionistas à priori, o problema não é esse, é ver se a eletricidade usada não vem da queima de carvão, que está em força na maioria dos países que compra estes elétricos! Ser elétrico só por si não garante que não seja poluente. Mas como estamos no início (mais ou menos, e se não estamos, não se evoluiu o que se devia!) vamos dar-lhes o benefício da dúvida, só porque estamos desesperados e alguma coisa tem de ser feita para salvar o belo e único planeta terra!

  6. Avatar de Sleepy Joe
    Sleepy Joe

    Nao sei muito bem porque, mas cada vez mais sinto que as Propostas da Renault ate que fazem o seu sentido pelo preço que é pedido. Continuam a ser Renault é certo, mas estão a remodelar o design num sentido interessante, nao extravagante como uma bmw , nem a ser demasiado conservadores , os interiores ja são melhor trabalhados que antigamente , o sistema de info entretenimento com a google faz o seu sentido de facto , o tamanho das baterias é o correto , so é pena claro a velocidade máxima, mas é um compromisso que se faz logo a partida para quem tenha ideias de comprar os seus carros. Acho cada vez mais que são passos bem dados, se calhar mais bem pensados do que algumas construtoras alemãs infelizmente, se bem que ainda vão a tempo todos de melhorar.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No meu model 3 conduzo a 90-100kmh e chego a todo o lado ao mesmo tempo dos aceleras. A diferenca? E que faco 900km de autonomia no long range!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      O Tesla model 3 no modelo com mais alcance, anuncia no máximo 700Km de autonomia, isto apenas nas condições ideias.
      Há vários registos e videos na internet de pessoas que fazem no máximo 500-600km até ficar a 0% (que deve ser evitado a todo o custo por várias razões)

      Como é que fazes 900km?!!!
      Se isso for verdade por favor contacta a Tesla, necessitam de fazer um caso de estudo contigo!

      1. Avatar de JL
        JL

        Não existe anuncio de máximos, a autonomia anunciada é no ciclo wltp, ou saiu agora do buraco ?

        E também há videos na internet a fazerem 900 e até mais kms, quantos quer ?

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Mostra aí um que seja credível, e que seja a conduzir normalmente e não a 60km/h, e/ou a descer em relação ao ponto de partida e com mais de 900km conduzidos num model 3.
          Estou curioso!

          1. Avatar de JL
            JL

            Não tem Google por aí ? É só lá meter o que quer procurar.

            Eu não disse que era a 60 kmh.

          2. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Ah bem me parecia!
            No “meu” Google não há nenhum video assim!

          3. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Eu estava a falar de condução normal e tu mandas cenas de Hypermiling que não tem nada a ver 🙂

            Em Hypermiling há aí videos com diesels a fazer mais de 2500 kms com apenas um depósito!
            Por exemplo: https://newatlas.com/tank-diesel-distance-world-record/22488/

            Mas isso não tem nada, mas nada a ver com o que eu estava a falar. é uma condução muito mas muito especifica que nada tem a ver com o dia a dia das pessoas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não falou, você implicou com o Ricardo a dizer que ele não fazia mais de 700 kms, eu só lhe provei que faz, se é com Hypermiling ou supermilling não interessa.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “diesels a fazer mais de 2500 kms
            Pois é, na vida real é mais ou menos o mesmmo. O diesel faz o triplo do melhor elektro. Não falha.

          6. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Tens que estar mais atento JL eu sempre disse em condução normal!
            Sempre!!!

            Nunca falei nessas condições especiais!

          7. Avatar de JL
            JL

            É isso é , diesels a consumir 2.79 litros aos 100 kms é o que não falta por aí, e 3.76 litros aos 100 são aos montes. Looooll

          8. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            @JL:
            Conduzir em “hypermiling”, é literalmente conduzir a pisar ovos, ir a morrer a baixas velocidades, ir a empatar o transito, não ultrapassar, não poder apanhar filas de trânsito, acelerar o minimo dos minimos, andar sempre em velocidades muito baixas, janelas sempre fechadas sem A/C, etc

            Poucas pessoas sabem e têm paciência para atingir os valores de autonomia que apresentaste.
            Ninguém aqui, nem eu que tenho carta há mais de 26 anos, sabe conduzir dessa forma.

            O que queria mostrar é o que o Ricardo estava a mentir a dizer que conduz a 90-100kmh e faz mais de 900km de autonomia!

            Os exemplos extremos que mostraste em hypermilling não são a essas velocidades! Portanto não mostraste que era possivel conduzir a 90-100 num model 3 e fazer mais de 900km.

          9. Avatar de JL
            JL

            O exemplo que eu mostrei é o no mesmo estilo que você mostrou.

            Está aqui o que você disse, não estou distraído:

            “ O Tesla model 3 no modelo com mais alcance, anuncia no máximo 700Km de autonomia, isto apenas nas condições ideias.
            Há vários registos e videos na internet de pessoas que fazem no máximo 500-600km até ficar a 0% (que deve ser evitado a todo o custo por várias razões)

            Como é que fazes 900km?!!!
            Se isso for verdade por favor contacta a Tesla, necessitam de fazer um caso de estudo contigo!”

            Onde falou em normal ? Até já tinha dito que não existe máximo.

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas onde é que ele disse que fazia 900 kms a 90-100 kmh ?

          11. Avatar de JL
            JL

            Não interessa onde foi, só prova que é possível fazer mais de 900 kms com uma carga,’coisa que você disse que não fazia.

            O segundo era para mostrar que fazem também grandes viagens é praticamente no mesmo tempo.

            Se não serve não compre. Agora não venha dizer falsidades.

            Eu já conheço bem as suas razões, vocês só querem provar aos que escolheram bem, mas quem tem estes já teve a combustão, e mudamos por muitas razões.

        2. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          FL, Agora é que vi os 2 links que enviaste com atenção 🙂

          O 1º era de um tesla numa test track. Numa pista de testes sem trânsito, a velocidade sempre constante, sem pessoas a bordo e sem parar ou arrancar sempre ás voltas!

          No segundo que enviaste nem leste nem viste o que era!
          “The 2022 Tesla Model 3 Performance covered the 620 mile distance for 9 hours and 15 minutes, a pretty amazing feat that beats the 2020 model year version by 40 minutes. The Tesla managed an average speed of 67 mph (108.1 km/h) and had to be charged only four times along the way, helping it top the previous record.”
          “Other electric cars, particularly ones from Chinese EV startups like Aion are reporting extreme 620-mile ranges, able to cover the challenge’s distance without charging, but they do it with much larger battery packs than what Tesla installs.”

          O Tesla “had to be charged only four times along the way”!!!!
          Apenas foi carregado 4 vezes!!! quatro!!!

          Enfim, está mais que provado o meu ponto e vou deixar esta thread.
          Acredito que os elétricos vão ser o futuro e acho bem. E têm muitas vantagens!

          Mas sinceramente para mim e para muitas pessoas não são nada práticos no momento. E faz-me muita confusão estas pessoas que querem mandar areia para os olhos dos outros!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “O Tesla “had to be charged only four times along the way”!!!!
            Apenas foi carregado 4 vezes!!! quatro!!!”
            loooloooloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Esse não era mostrar a arianismos com uma carga, é para mostrar que fazem 1000 kms em 9 horas.

      2. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Ele põe em ponto morto mas descidas, eheh

    2. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Acrescentaste uma zero a mais. Fazes 90km de autonomia.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Também acho!

        1. Avatar de JL
          JL

          Loooiol, agora juntaram-se o Carmo e a Trindade, ou seja, o Negacionista e o sócio.

          Ah secalharya. Looooool

          1. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Shiuuu. Saí mosquito!

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      WLTP é 40 à hora. Mais vale ir de bicicleta looolooolool qd chegasses já eu tinha jantado lool

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, não existe velocidade média.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Errado está vc ou gosta de ser enganado ou enganar os presentes.
          A velocidade média do ciclo de teste WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) é de aproximadamente 46,5 km/h.
          Uma média miserável,portanto.
          Até no mato/monte a atravessar pinheiros ,eucaliptos, sobreiros corta fogos riachos , etc. faço o dobro looolooolool

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, não existe velocidade média no ciclo wltp, são feitos testes a velocidades diferentes, até a 120 kmh chegam a andar.

            Ah agora ja nao é 40 kmh, daqui a pouco será um pouco mais.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não interessa se é miserável ou nao, é bem superior àquela que de consegue na maior parte das cidades e é igual para todos.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O gajo que fez as jantes devia estar com uma grande bebedeira…o resto do carro é bonito mas aquelas jantes matam tudo…fogo!!!