Bitcoin é ainda mais poluente desde que foi banida da China

29 Comentários

A pegada carbónica da mineração de criptomoedas é um problema real e sem solução à vista. Aparentemente, se esta era já uma atividade poluente, a proibição da Bitcoin na China tornou a moeda criptográfica ainda pior para o ambiente.

Afinal, a mineração de Bitcoin é responsável pela emissão de mais de 65 megatoneladas de dióxido de carbono por ano.

Criptomoeda Bitcoin

No verão do ano passado, 42% da eletricidade que alimentava os computadores que mineravam criptomoedas provinha de fontes renováveis, como a energia hidroelétrica. Contudo, no outono, esse número desceu para 25%. A resposta para esta queda está num novo estudo.

Uma investigação publicada na revista Joule refere que esta mudança foi uma consequência da decisão que a China tomou, em agosto de 2021, de proibir a mineração de Bitcoin. De acordo com o analista de dados e coautor do artigo, Alex de Vries, as pessoas acreditavam que, depois de a China proibir a mineração de Bitcoin, a atividade tornar-se-ia “mais verde”. Contudo, “o facto é que já era um negócio sujo, e só piorou”.

Afinal, agora, apenas um quarto das moedas é minerado utilizando energia renovável.

 

A Bitcoin na China

Numa altura em que a Bitcoin deixava de ser apenas uma curiosidade digital para se transformar num importante ativo financeiro, a China foi casa de um enorme número de mineiros. Em setembro de 2019, os computadores na China utilizavam três quartos de toda a eletricidade para minerar Bitcoin.

De acordo com o Interesting Engineering, em algumas partes do país, uma combinação de energia hidroelétrica barata, durante os meses húmidos, e eletricidade alimentada a carvão, durante os restantes meses, tornou a mineração de Bitcoin bastante rentável nesses locais. Aliás, em 2020, o país atingiu o seu auge, tendo sido responsável por 65% da atividade mineira de todo o mundo.

Mineração criptográfica

Depois de proibir totalmente a mineração e o negócio de criptomoedas, em setembro do ano passado, muitos dos mineiros que estavam instalados na China mudaram-se para outros sítios, como o Cazaquistão ou os Estados Unidos da América. Para os que ficaram na Ásia, o carvão tornou-se na fonte de energia durante todo o ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, é frequente que os mineiros se instalem em estados que utilizam menos energia renovável do que a média nacional.

De acordo com os especialistas, os mineiros de Bitcoin são responsáveis pela emissão de mais de 65 megatoneladas de dióxido de carbono por ano. Além disso, segundo Vries, o estudo mostra que a cooperação internacional é essencial, para que os governos consigam controlar o impacto ambiental da Bitcoin. Contudo, admite que “uma solução rápida para a pegada de carbono da Bitcoin não está à vista”.

 

Leia também:

Ucrânia angariou milhões de dólares em doações de criptomoedas

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zr
    zr

    É POR ISSO QUE EXISTE CARDANO , SOLANA ,MONERO,ETHER ,SHIBA E MUITAS OUTRAS
    Bitcoin tem os dias contados.

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Ya, como se a mineração dessas moedas não precisasse de energia…

      1. Avatar de JR
        JR

        Não existe mineração para moedas PoS. Conceitos diferentes
        Mas o que ele diz errado está
        BTC nunca terá os dias contados. Mais depressa vai a meme coin (shiba) a vida.

        1. Avatar de ze
          ze

          meia duzia de transações por segundo , não chega .

      2. Avatar de ze
        ze

        ya, uma fração .

    2. Avatar de paulo
      paulo

      chegaste agr so pode!

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      A bitcoin também está a estudar a viragem para o PoH ou PoS. O ETH já está virou com o 2.0

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Esta noticia é tão mentirosa quanto a sua intenção. Só se vê blá-blá-blá blá-blá-bl blá-blá-bl

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      As verdades são difíceis de se ouvir, não é?

    2. Avatar de Fo
      Fo

      Es tipo aquelas crianças que metem os dedos nos ouvidos e começam a gritar “lalalalalalalalala não estou a ouvir!!! Isso é mentira!”

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Se é o que me habituei em ler alguns comentários dele, bem podes latir bem alto que ele está-se cagando para a tua opinião.
        Os cães ladram e a caravana passa.

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Os terraplanistas aqui presentes não dizer que é mentira

  3. Avatar de jota
    jota

    Aposto que há aqui muita gente que está sempre a falar e sempre preocupado com a pagada ecológica mas que são investidores na Bitcoin!

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      No meu caso não tenho e nunca terei BTC pois não quero. Agora para minerar BTC é preciso energia e para refrigerar/arrefecer é também preciso energia ou seja a mineração de BTC gasta 2x mais energia.

  4. Avatar de paul
    paul

    lembrando que as luzes de natal na america gastam mais que o btc! vms banir elas tb!

    1. Avatar de Asilva
      Asilva

      Deve ser deve.

      1. Avatar de paul
        paul

        vai confirmar antes de afirmar!

        1. Avatar de Asilva
          Asilva

          Já confirmei, é peta o que dizes.

          1. Avatar de Joaquim Santos
            Joaquim Santos

            Não menosprezar um americano cagão que gosta de mostrar aos vizinhos que tem mais luz que um bairro inteiro.
            Se não fossem os LED’s aí ai

  5. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    se ao menos entendessem o valor da Bitcoin

  6. Avatar de °0°
    °0°

    Dou uma sugestão ao pplware fazer um artigo da energia gasta pela empresa META (Facebook, Instagram, etc)

  7. Avatar de Pandemia
    Pandemia

    Carrega FUD!

  8. Avatar de Ulisses Brügger
    Ulisses Brügger

    Não vejo ninguém se coçando para fechar Madeireiras, que consomem muito mais eletricidade do que uma mineradora de bitcoins.
    Quantos edifícios com blocos de 8 elevadores será que existem na China ?

  9. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Poluição : É fazer as descargas dos esgotos diretamente para as praias e depois irem lá dar uns mergulhos, alguns até já tratam o cagalhão por tu. Menos, por amor Deus desçam á terra.

  10. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Isto já parece a propaganda russa