Vacinação de menores de 12 anos é o “trunfo” contra a variante Delta?

69 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, o processo de vacinação está correr bem em Portugal apesar de ter faltado bastante gente nos últimos tempos à segunda dose. De acordo com a Task Force portuguesa, cerca de 90 mil pessoas faltaram à segunda dose.

Ainda relativamente à vacinação, a resposta à variante Delta pode ser conseguida através da vacinação de crianças. No entanto, os reguladores aguardam por mais dados.


Vacina para menores de 12 anos pode ajudar a reduzir contágios da variante Delta

A vacinação de menores de 12 anos contra a COVID-19 é considerada determinante para reduzir contágios e combater a variante Delta. Os reguladores não avançam ainda, pois referem estar à espera de mais dados de resultados de ensaios clínicos para tomarem decisões.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) confirmou à Lusa que ainda não recebeu nenhum pedido das empresas farmacêuticas para aprovar a vacinação de crianças com menos de 12 anos.

Os ensaios clínicos pediátricos são geralmente estruturados para que uma vacina seja estudada primeiro em adolescentes e, progressivamente, em crianças menores de 12 anos. Se os dados de uma faixa etária mostram que a vacina é segura e que confere uma boa resposta imunitária, as farmacêuticas podem enviar os dados à EMA para a sua aprovação nessa faixa etária.

As duas vacinas de tecnologia RNA mensageiro (mRNA) aprovadas pela EMA e que estão a ser administradas na União Europeia (UE) podem ser utilizadas em crianças, mas, para já, apenas a partir dos 12 anos.

De relembrar que a 28 de maio de 2021, a vacina do consórcio Pfizer/BioNTech foi aprovada para utilização em menores dos 12 aos 15 anos na UE e, em 27 de julho, a da farmacêutica Moderna recebeu a `luz verde´ da EMA para imunização de adolescentes entre os 12 e os 17 anos.

O virologista José Miguel Pereira referiu que os benefícios dessa imunização superam os riscos, tendo em conta que “uma criança vacinada é menos uma que fica doente e é também uma fonte de contágio de menor importância”. O virologista refere ainda que se as crianças forem vacinadas, a “infeção por SARS-CoV-2 será gradualmente menos transmitida com todos os benefícios que daí se podem antecipar”. 

Apesar de uma criança infetada correr um menor risco de contrair uma forma grave de covid-19 do que um adulto, a vacinação permite que seja “menos capaz de transmitir a infeção” a terceiros, uma vez que a sua carga viral, se existir, será mais reduzida do que se não tivesse imunizada, remata.

Em Portugal, dados recentes da Direção-Geral da Saúde indicam que a incidência de novas infeções nos jovens por 100 mil habitantes acumulada a 14 dias está a baixar, apesar de continuar a apresentar valores bastante elevados.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CRP
    CRP

    O mundo está mesmo doido, que barbaridade querem executar. Tenho esperança de estar enganado, do que o futuro nos possa ainda trazer.
    De momento só encontro uma palavra, CRIMINOSOS.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Hoje em dia seria difícil erradicar a varíola …

      1. Avatar de roger
        roger

        A ideia de vacinar abaixo dos 12 é baseada em que fontes?

        Vaccinated and unvaccinated individuals have similar viral loads in communities with a high prevalence of the SARS-CoV-2 delta variant

        https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.31.21261387v1

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 e de onde vem esses criminosos todos da esquerda corrupta que so procura poder.

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Criminosos? Quer dizer ainda se está a estudar quais os efeitos da vacina em menores de 12 anos. Eu ficaria preocupado era se não fossem tomados estes passos.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se a doença não afeta de forma grave nem severa os menores de 12 e até acho que não há casos de morte porque raio se vai vacinar este grupo???

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Porque serão portadores da doença na mesma, e continuam a espalhar, tornando o vírus endémico.

          1. Avatar de HOS
            HOS

            prova isso, quero estudos cientificos e nao artigos de jornais.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Então espera lá.. o objetivo aqui deixou de ser o proteger as crianças (em que existe estudos que a vacina é muito mais prejudicial do que a doença) para proteger uma cambada de florzinhas que tem medo do mundo real é isso? Mas que raio de pensamento é este?

          3. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            A vacina nem dá imunidade nem evita a propagação. Nem em crianças nem em adultos.

          4. Avatar de João
            João

            As vacinas das crianças servem para proteger os adultos vacinados?

          5. Avatar de pirata
            pirata

            E tu estando vacinado também podes ficar infectado e espalhar, tornando o virus endémico…
            Vacinar ou submeter as criancas a qualquer restrição é de uma barbaridade

          6. Avatar de HOS
            HOS

            Então David Guerreiro, ja passaram 24 horas e tu ainda nao colocaste aqui os estudos cientificos que provam isso que disseste…

          7. Avatar de dajosova
            dajosova

            Também gostava de ver os estudos.
            Vítor M., tu que estás melhor informado que a maioria, p.f. manda aí link para os estudos, s.f.f. Obg.

          8. Avatar de Vítor M.

            Eu? Outra vez? E para este peditório? Esquece meu caro. Tenho muito o que fazer não tenho tempo para chalupas. Há coisas bem mais interessantes e este assunto já está noutro patamar. Agora é o grafeno 😀 😀 😀

          9. Avatar de dajosova
            dajosova

            pronto, ok. desculpa o incómodo!

          10. Avatar de Vítor M.

            😀 qual incomodo, qual quê 😀 seguramente que também já não estás para estas coisas. 😉

        2. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Fdx. outra vez arroz. Mas estes gajos não morrem?

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Incoerência entre o teu nome e a tua linguagem.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Criminosos por querer vacinar crianças? Tens a noção da quantidade de vacinas que uma criança toma nos primeiros anos de vida? Por haverem doidos que recusam vacinar os filhos é que temos tido surtos de sarampo na Europa.

      1. Avatar de Mig21
        Mig21

        Está a comparar uma vacina devidamente testadas com estas com aprovação de emergência ? Ainda por cima de virus respiratõrios. Daqui a pouco estamos a vacinar bebés com a vacina sazonal da gripe para um possivel beneficio de terceiros.

        1. Avatar de jgt
          jgt

          As crianças não votam.
          Não têm importância.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A Pfizer já tem aprovação total, já não é de de emergência. A Moderna vai a seguir.

          1. Avatar de J. Lebre
            J. Lebre

            Para crianças não

          2. Avatar de Paulo Soares
            Paulo Soares

            @David Guerreiro, isso é fake news.

            Os estudos clinicos fase 3 só acabam am 2023 e sem isso nada feito. É pura propaganda!

            E sem falar nas outras etapas todas que foram puladas, bem como o estudo a médio/longo prazo…

    5. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Estás a falar daqueles anormais que ameaçarão o Presidente da Assembleia da República? Sim, criminosos esses.

  2. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Havemos de estar a vacinar cães e gatos antes dos idosos e populações de risco no terceiro mundo

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Nao deixa de ser curioso achares que em países de terceiro mundo tens muitos idosos ou pessoas com comorbilidades. Nesses países existe algo que no primeiro mundo não padecemos, chamado seleção natural.

  3. Avatar de Mitra
    Mitra

    lol, 70% chegava, depois lá teve que ser 80%, mais tarde 85% agora não chega?

    E agora querem vacinar as criancinhas?
    Não acordem, não…

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Mitrão és de ValongO? Conheces as bifanas de lá?

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    Penso que se está a colocar o dinheiro acima da saúde.

    https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.08.30.21262866v1

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se estivéssemos a colocar o dinheiro acima da saúde não se vacinava ninguém. A pipa de massa que custam as vacinas, e toda a logística? O estado poupava uma remessa de dinheiro se não vacinasse ninguém.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        A pipa de massa que a far máfia recebe.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Querias que fosse quem a ganhar dinheiro com os medicamentos e as vacinas? A Apple ou a Sonae?

          1. Avatar de GM
            GM

            No caso em concreto deveria ser apenas quanto muito para cobrir custos, nada mais. Tal como os testes PCR. Determinados laboratórios quadruplicaram o volume de facturação. Tiveram o quadruplo de custos? Toda esta estória do COVID, admitindo que teve origem natural até prova em contrário, deveria ter sido assumida com espírito de missão, e não com espírito comercial.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @GM Entendo o teu ponto de vista mas bem vindo ao mundo capitalista. No entanto há alguns fundos e doações que ajudam a que os países mais pobres tenham acesso à vacina.

            Há lobbies? Há, agora não se pode dizer que pelo facto de ganharem dinheiro isso implica que tenha sido fabricado.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            E fez-se silêncio.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Não há silêncio nenhum, as pessoas é que não devem acreditar em qualquer teoria.
            Uma coisa é ser fabricado para ser lançado PROPOSITADAMENTE para ser espalhado pelo Mundo. Outra é ter sido manipulado e ter saído do laboratório ACIDENTALMENTE por falta de segurança.

            No entanto, caso tenha sido, de facto, um acidente deveriam ter sido mais transparentes para não dar a azo a teorias da conspiração.

          3. Avatar de Pedro L
            Pedro L

            26 out of the 27 Lancet scientists who trashed theory that Covid leaked from a Chinese lab have links to Wuhan researchers

            https://www.telegraph.co.uk/news/2021/09/10/revealed-scientists-dismissed-wuhan-lab-theory-linked-chinese/

            Eu nem gosto de teorias de conspiração

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    PETER GØTZSCHE
    Medicamentos Mortais e Crime Organizado: Como a Industria Farmaceutica Corrompeu a Assistencia Medica

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quando estiveres doente e precisares de um medicamento, depois já dás graças à indústria farmacêutica…

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Medicamento que cura, não é rentável.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Não tens mesmo noção. Então para ti medicamentos são todos placebos.

          Realmente tens uma doença e aconselho-te a consultares um psiquiatra

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            😀

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    No ensaio anterior, com a gripe A. Existiu vacina e depois medicamento , o Tamiflu. Descoberta a mentira, terminou o ensaio.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      E qual é o problema?

      Neste momento estão a ser testados centenas de medicamentos para a Covid:

      https://www.raps.org/news-and-articles/news-articles/2020/3/covid-19-therapeutics-tracker

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Qual mentira? Não me digas que foi masi uma das mentiras que enganaram toda a gente menos meia duzia de iluminados como tu.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        2009, declarada pandemia pela diretora da OMS, Margaret Chan. Imunidade das farmacêuticas pela aplicação da vacina. Compra de milhões de Tamiflu. Teresa Forcades ” Campanas por la gripe A ” desmonta o negócio.
        https://www.jornalmedico.pt/atualidade/27844-gripe-a-h1n1.html

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Será que o negócio com a gripe significa que a gripe também é uma mentira? Será que andamos estes invernos todos a imaginar tosse, pingo no nariz e febre?
          https://eco.sapo.pt/2021/08/20/portugal-vai-comprar-mais-146-mil-doses-da-vacina-da-gripe-que-em-2020/

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “a vacinação permite que seja “menos capaz de transmitir a infeção””

    Com base em quê? E qual a diminuição? Tenho dúvidas que compense o risco. Vacinem mas é os adultos todos, incluindo aqueles que parece terem medo de picas e deixem as crianças em paz.

  8. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Ao que chegámos… este mundo vai passar a ter dois tipos de pessoas: os vacinados e os saudáveis!

  9. Avatar de CRP
    CRP

    Dr Fernando Nobre, medicos servem o paciente e não o Estado.

    https://youtu.be/PqmeOWdOlHo

  10. Avatar de SP
    SP

    Ainda não perceberam onde querem chegar? E o que se seguirá?

    Follow the money.

    O primeiro teste experimental em humanos… continua dentro de momentos…

  11. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Posso explicar porque a ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE PEDIATRÍA está promovendo e pedindo que todas as crianças sejam “vacinadas” mesmo que não tenham nenhum risco de adoecer pelo coronavírus?
    Sua FOUNDATION recebe € 304.464 da PFIZER.
    https://www.transparencia-pfizer.es/transparencia2020

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      E voltou-se a fazer silêncio. Continue a meter estes farmacêuticos pé-de-chinelo no sítio. Andam aqui a defender o patrão que lhes mete comida na mesa.

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        looool vou começar a postar aqui cada idiota que morreu e andava a gozar com a vacinação, para ver se faz barulho ou não. Deixa de ser idiota

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ai ai que falta de criatividade destes baroes das vacinas. Os pais que nao acordem nao.Mais vale arriscar agora a dizer um basta nesta bosta de vacinas que depois comecarem a chorar. E o que digo este negocio do virus, sim que isto e um autentico negocio, esta a ser ben explorado. A populacao mundial com as faixas etarias, uii e um mundo de exploracao para mais lotes de vacinas chegarem ao mercado e fazer render o peixe deles. Epa pplware agradecia que este comentario passasse ok ? Nao estou a ofender ninguem e so estou a dar a minha opiniao. Obrigado.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Pedires para um comentário passar depois da quantidade de comentários teus que já passaram é para quê? Fazeres-te de vítima?

      O que eu me rio é que os principais “líderes” dos negacionistas são os mesmos dizem que a vacina é assassina e que tomando sumo de cebola curam cancro do estomago, ou fazendo o teste chinês mas com pimenta cayenne cura todas as doenças.

  13. Avatar de SP
    SP

    Violation Tracker Parent Company Summary

    Parent Company Name: Pfizer
    Ownership Structure: publicly traded (ticker symbol PFE)
    Headquartered in: New York
    Major Industry: pharmaceuticals
    Specific Industry: pharmaceuticals
    Penalty total since 2000: $4,660,896,333
    Number of records: 71

    5 principais grupos de ofensa ( grupos definidos )
    ofensas relacionadas à saúde
    crimes relacionados com contratação governamental
    ofensas relacionadas à segurança
    ofensas relacionadas à competição
    ofensas relacionadas ao meio ambiente

    Os 5 principais tipos de ofensas primárias
    promoção off-label ou não aprovada de produtos médicos
    Lei de reivindicações falsas e relacionados
    violação de segurança de medicamentos ou equipamentos médicos
    Lei de Práticas de Corrupção no Exterior
    violação ambiental

    https://violationtracker.goodjobsfirst.org/parent/pfizer

    Follow the money.

  14. Avatar de Filipe Ferreira
    Filipe Ferreira

    Fazendo um esforço enorme para não embarcar em teorias de conspiração, começa a ser muito dificil não achar , no minimo, estranho o facto de o numero de mortes mensais serem os expectáveis nos ultimos 6 meses, tendo em conta os ultimos 10 anos e retirando o 2020 e janeiro e fevereiro de 2021. Sou a favor da vacina, eu próprio decidi me vacinar, mas os dados, as evidências indicam sem qualquer manipulação que depois dos grupos de risco terem sido vacinados, o número de mortes caiu para o que já referi, os expectáveis.
    Verifiquem https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-q_total

    1. Avatar de Filipe Ferreira
      Filipe Ferreira

      Onde esta a pandemia !? Onde esta a justificação para tão grande campanha na vacinação de tudo e todos. Eu não encontro. Se alguem as tiver, por favor que as apresente.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Só consideras pandemia quando morre muita gente durante muito tempo?
        Aqui houve um pico em Janeiro/Fevereiro de 2021 onde chegaram a morrer 300 pessoas por dia da mesma doença. Isso já não é indica que anda um vírus por aí?

        Acho incrivel que passado mais de ano e meio e com as mortes que houve pelo mundo inteiro ainda haja quem duvide da pandemia…

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          A OMS tem o poder de definir e alterar a definição. Por coincidência, ou não, a definição foi alterada pouco tempo antes do ensaio com a gripe A.

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            O que é que isso tem a ver? O Filipe está a duvidar da pandemia, surto, chama-lhe o que quiseres.
            Não venhas com essas teorias que a OMS já estava a preparar terreno para a vacinação que aí vinha.

      2. Avatar de Filipe Ferreira
        Filipe Ferreira

        Peço desculpa só responder agora.
        Não duvido da pandemia. Os dados de 2020 e dos 2 primeiros meses de 2021, sem dúvida que suportam a designação. A minha questão era sobre agora e sobre informação dos ultimos 6 meses.

  15. Avatar de António Carrasco
    António Carrasco

    Sinceramente näo sei o que é que o tema COVID tem a ver com este portal de tecnologia. Já acabavam com estes artigos e deixavam o tema para quem o corresponde. Misturam alhos com bugalhos e a malta aqui a discutir esta merda que nunca foi nem é 100% certezas de coisa nenhuma!

    1. Avatar de Vítor M.

      O portal não é só de tecnologia. É de tecnologia, ciência e inovação. Este é um assunto importante do foto da ciência.