Será possível o ser humano ir e voltar a Marte? Sim, mas com certas condições…

35 Comentários

O homem quer ir ao espaço, quer fazer turismo na órbita da Terra e quer conhecer outros planetas. A Lua já foi pisada por humanos, e Marte parece ser o astro seguinte a receber-nos em “carne e osso”. Contudo, são muitos os perigos para os homens e mulheres que ambicionam fazer o caminho de ida e de vinda. Aliás, colocam-se muitas dúvidas se será viável tal viagem. Segundo um artigo científico, é possível o ser humano chegar ao planeta vermelho e voltar, mas é necessário primeiro criar várias condições.

Esta viagem, que poderá estar já no horizonte de algumas empresas, exigirá que os cientistas e engenheiros resolvam uma série de obstáculos tecnológicos e de segurança.

Ilustração da nave para a viagem a Marte


Ir a Marte e chegar com vida

Poderá já ter nascido o ser humano que vai pisar Marte pela primeira vez. Apesar de parecer prematuro, alguns visionários, como Elon Musk, projetam para 2024 a primeira viagem tripulada ao planeta vermelho.

Esta epopeia dos descobrimentos cósmicos poderá ser possível se forem respondidas duas perguntas-chave, fundamentais para se conseguirem superar os obstáculos: será que a radiação de partículas representa uma ameaça demasiado grave para a vida humana durante uma viagem de ida e volta ao Planeta Vermelho?

E poderia o próprio “timing” de uma missão a Marte ajudar a proteger os astronautas e a nave da radiação?

Num novo artigo científico publicado na revista Space Weather, uma equipa internacional de cientistas espaciais responde a estas duas perguntas com um “não” e um “sim”.

Isto é, os humanos devem ser capazes de viajar em segurança para e de Marte, desde que a nave espacial tenha blindagem suficiente e a viagem de ida e volta seja mais curta do que aproximadamente quatro anos. E o “timing” de uma missão humana a Marte realmente faria a diferença: os cientistas determinaram que o melhor momento para um voo deixar a Terra seria quando a atividade solar estivesse no seu pico, conhecido como máximo solar.

Segundo os cálculos dos cientistas, poderá ser possível proteger uma nave espacial com destino Marte das partículas energéticas do Sol porque, durante o máximo solar, as partículas mais perigosas e energéticas de galáxias distantes são desviadas pela atividade solar intensificada. O Sol poderá proteger a nave dos elementos perigosos de outras galáxias que atingiriam a nave.

Imagem radiação solar

 

Ida e volta em menos de 2 anos

Uma viagem deste tamanho seria concebível. Em média, ir até Marte leva cerca de nove meses, portanto, dependendo do “timing” do lançamento e do combustível disponível, é plausível que uma missão humana possa alcançar o planeta e regressar à Terra em menos de dois anos, segundo Yuri Shprits, geofísico da Universidade da Califórnia em Los Angeles e coautor do artigo científico.

Este estudo mostra que, embora a radiação espacial imponha limitações estritas sobre a massa da nave espacial e o momento do lançamento, e apresente dificuldades tecnológicas para missões humanas a Marte, tal missão é viável.

Disse Shprits, que também é chefe de física espacial e clima espacial no Centro de Investigação para Geociências GFZ em Potsdam, Alemanha.

Os investigadores recomendam uma missão de não mais de quatro anos porque uma viagem mais longa exporia os astronautas a uma quantidade perigosamente alta de radiação durante a viagem de ida e volta – mesmo supondo que partiam quando era relativamente mais seguro do que em outras ocasiões.

Conforme foi já referido, o principal perigo para esta missão seriam as partículas oriundas do exterior do nosso Sistema Solar.

Cientistas do MIT, do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia de Moscovo e do GFZ Potsdam, desenvolveram modelos geofísicos de radiação de partículas para um ciclo solar com modelos de como a radiação afetaria uma tripulação humana. Nestes modelos foram incluindo os vários efeitos variáveis em diferentes órgãos do corpo – e uma nave espacial.

Ilustração nave espacial para Marte

Então, a modelagem determinou que ter uma cápsula de uma nave espacial construída com um material relativamente espesso pode ajudar a proteger os astronautas da radiação. No entanto, concluíram também que se a blindagem for demasiado espessa, pode, na verdade, aumentar a quantidade de radiação secundária à qual estão expostos.

 

Quais são os perigos que os astronautas poderão enfrentar na viagem a Marte?

Tal como foi referido, o perigo é a radiação. Os dois principais tipos de radiação perigosa no espaço são partículas energéticas solares e os raios cósmicos galácticos. A intensidade de cada um depende da atividade solar.

Segundo referiu o geofísico Yuri Shprits, a atividade galáctica dos raios cósmicos é mais baixa entre seis e doze meses após o pico da atividade solar, enquanto a intensidade das partículas energéticas solares é maior durante o máximo solar.

Portanto, se a tecnologia resolver estes problemas, o homem e a mulher poderão um dia viajar até Marte e voltar com vida. Até lá, o esforço é conceber o hardware para a nave segura.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Estaremos sempre confinados à Terra. Não temos hipóteses. É aqui que pertencemos é aqui que vamos desaparecer. Não há condições nenhumas pois tudo o que se possa criar é artificial e contranatura. Mas vamos esbanjando milhões nestas tretas…

    1. Avatar de Acorda para a vida
      Acorda para a vida

      Se todos dependessem de ti ainda estaríamos por descobrir o fogo!

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        A vida não é o Star Wars.

    2. Avatar de abre a pestana
      abre a pestana

      “Estaremos sempre confinados à gruta. Não temos hipóteses. É aqui que pertencemos é aqui que vamos desaparecer. Não há condições nenhumas pois tudo que possa criar é artificial e contra natura. Mas vamos esbanjando milhões nestas tretas.”

      Homem de Neandertal sobre a criação de abrigos artificiais (casas)

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Falamos de seres humanos e tu fazes comparações com objetos. Tá certo. Assim se explica muita coisa.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quer isso dizer que tecnologia é algo natural? Medicina, transportes é algo natural?
          Que se saiba toda a sociedade e estilio de vida é baseada em algo artificial e contranatura.

    3. Avatar de João
      João

      “Estaremos sempre confinados à península Ibérica.Não temos hipóteses. É aqui que pertencemos é aqui que vamos desaparecer. Não há condições nenhumas pois tudo o que se possa criar é artificial e contranatura. Mas vamos esbanjando milhões nestas tretas…”

      Tuga sobre a construção de caravelas e descoberta de outros continentes

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Sim, nos outros continentes não existiam condições para a sobrevivência da vida humana…Fantástico o teu raciocínio. Guardem o vosso ódio à opinião contrária. Respeitem as opiniões antes de dizerem ou fazerem comparações palermas.

        1. Avatar de João
          João

          Ódio? Não, gozo. Opiniões palermas não valem o esforço de dar uma resposta minimamente séria.

    4. Avatar de Vítor M.

      Interessante discussão sobre a evolução da vida humana. Iremos a Marte, mas não será que Marte tem algo que valha a pena investir no planeta?

      1. Avatar de nelson
        nelson

        Francamente estou mais interessado em permanência no espaço, a china já encomendou um estudo sobre naves com tamanho medido em KMs, isso vai acabar por permitir ter fabricas no espaço e a partir do momento que tivermos a primeira fundição de minério no espaço, a expansão da nossa presença vai acelerar de forma exponencial uma vez que os custos de material vão cair a pique, imaginem não termos de nos preocupar com os custos ambientais de uma mina, ou com a população local, ou com direitos de propriedade, simplesmente encontrar o asteroide com o minério pretendido e rebocar até à fundição

    5. Avatar de Edgar
      Edgar

      farto de ouvir este argumento

  2. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Para quando casas em marte? Ja estou a juntar dinheiro para ir viver o resto da minha vida nesse planeta.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Marte só se fosse para os condenados. Portas-te mal, Marte contigo.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Parabéns por querer viver em um deserto gelado, sem ar, sem vida e com altíssimas doses de radiação. Enterra-te em um buraco e estarás em um lugar mais estimulante e acolhedor do que Marte. Sonhas com Tatooine, mas a vida não tem nada a ver com as “space operas”.

  3. Avatar de Leonardo Proença
    Leonardo Proença

    “A palavra homem atualmente é utilizada tanto para denominar seres humanos adultos do sexo masculino como para denominar genericamente o indivíduo da espécie humana independentemente de sexo.”
    Porque de ter que referir o homem e a mulher??? (Consequência dos tempos modernos… Caso contrário ainda dava origem a uma revolução sexista de infindáveis mensagens)
    Estamos a cair num extremismo que fica tudo ofendido…. é preciso pensar duas vezes antes de falar ou escrever…
    Enfim tempos modernos de um equilíbrio desequilibrado…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pois é!
      Só faltava os homens recusarem o tratamento de “pessoa” só porque pessoa é no feminino… Ou recusarem pertencer à Humanidade porque também esta palavra é no feminino!
      Enfim…

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Problemas:
    1- Combustível para lá chegar!!
    2- Em caso de avaria como é que eles vão resolver
    3- Alojamento para os astronautas em Marte
    4- O maior dos problemas é a poeira que lá existe que pode impedir o regresso

    1. Avatar de João
      João

      É o espaço, não é uma estrada, não é necessário estar sempre a queimar. A esmagadora parte do combustível necessário é para escapar á atmosfera da terra. O grande desafio é combustível para voltar, sendo que a ideia é produzir lá o combustível para voltar.

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Errado! O p4oblema do combustível é real. Para que a viagem não seja por demais prolongada é necessário atingir grandes velocidades, o que gasta muito combustível. Para desacelerar ao chegar no planeta gasta-se muito combustível e para acelerar de novo em direção à Terra gasta-se, novamente, muito combustível.

        1. Avatar de EA5Y
          EA5Y

          Como disse, a maioria do combustível gasto apenas será para entrar e sair de órbita contudo as grandes velocidades de que fala vão ser alcançadas usando o campo gravito da Terra, consequentemente da Lua e assim sucessivamente . A viagem não vai ser em linha recta e muito menos a gastar combustível para lá constantemente. Teríamos que ter pelo menos em funcionamento motores de fusão nuclear desenvolvidos a tempo da missão para tal acontecer

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Pelo que vi num documentario, eles pretendem ter grande parte do alojamento já enviado previamente em separado da viagem que leva as pessoas.
      Mas de facto nao vejo condições para se aventurarem em 2024

    3. Avatar de Ze das quintas
      Ze das quintas

      Existe uma serie na Netflix que tem em conta os pros / contras de ir a Marte.
      É preciso muito combustível sim senhor, mas uma das ideias é usar o tal foguete que aterra de maneira poder deslocar de novo do SpaceX, em termos de alojamento devem já ter tudo lá, e desconfio que inicialmente a ideia será ficar pouco tempo, a mim o que acho mais preocupante é as tempestades solares que existem la em Marte tem mesmo que calcular muito bem a altura que devem chegar lá.
      Mas nos somos seres muito inteligentes, e adversidades são algo que conseguimos superar por mais complicadas que sejam, enquanto o problema for matemático conseguimos resolver tudo!

  5. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    ele tambem disse.. eu vou “a”marte para sempre.. e acabei abandonada.

    1. Avatar de Fernando Sérgio Carvalho
      Fernando Sérgio Carvalho

      eheheh

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Tanto dinheiro mal gasto que poderia ser canalizado para pessoas com mais necessidades.

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Vão trabalhar nas obras existem ofertas na minha terra á semanas à espera …

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Poderia ser canalizado para pesquisa científica séria. Acho o lançamento do telescópio James Webb muito mais excitante que qualquer viagem tripulada para Marte.

    3. Avatar de nelson
      nelson

      O avanço cientifico é um multiplicador de esforço, se não se tivesse investido em medicina e os que poderiam ser investigadores tivessem sido postos na agricultura para ajudar os mais necessitados, ainda hoje não tinhas medicamentos, porque não vai ser um agricultor a descobrir um novo medicamento no laboratório que (não) tem no estábulo.

      Deve ser sempre reservado uma fatia dos dinheiros do estado para investigação e deve ser feita investigação mesmo em temas que alguns considerem impossíveis. Era impossível voar, temos aviões, era impossível um pessoa transportar toneladas de uma vez, temos camiões, agora é impossível viver no espaço, mas já temos uma visão de como pode vir a ser feito, agora requer mais estudo e investimento.

      Consegues imaginar um mundo sem desastres naturais? Em um O’Neill cylinder não tens terramotos, maremotos, furacões, chuvas torrenciais, etc. Vai demorar décadas a lá chegar-mos? Vai. Se algum dia vou por os pés num? Provavelmente não, mas espero que os meus netos possam.

      A revolução industrial tirou muita gente da miséria, não foi perfeita nem perto disso, mas não podemos parar de tentar progredir por causa disso.

  7. Avatar de jack
    jack

    Elon Musk vai ser o primeiro, se tiver… para isso

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Ele bem que poderia ir e ficar lá.

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        mais um hater do enorme homem que o Musk é

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Enorme farsa, isso sim.

  8. Avatar de DOMINGOS RIBEIRO VELOSO
    DOMINGOS RIBEIRO VELOSO

    É sempre de louvar opiniões, sejam elas de que tendência for. O que caracteriza o “animal humano” é a sua capacidadce imaginativa e criativa e daqui, segundo o potencial de cada um evoluimos para a grandeza universal onde, hoje, já exploramos. Até eu, que de forma alguma, me sinto confinado a este magnífico planeta, tenho por vezes a sensação de uma viagem espacial, de uma descoberta de novos planetas e de os poder visitar. Os portugueses já o fizeram em tempos idos quando se atiraram para o mar à descoberta do desconhecido. É muito bom saber que os humanos tem objetivos espaciais, porque, talvez, seja a possibilidade de se expandir e, até, quem sabe, de salvar a espécie.