Casal acusado de trocar 90 mil € de origem ilícita por criptomoedas

57 Comentários

Há um novo caso em Portugal na área das criptomoedas que está já a ser tratado pelo Ministério Público. Um casal português está a ser acusado pelo facto de ter trocado 90 mil euros de origem ilícita por criptomoedas.

De acordo com as informações, o casal terá feito outras vendas de criptomoedas “em diversas plataformas” que lhes terão rendido, só num ano, um total de 345.535,51 euros.

Casal português acusado de trocar 90 mil € de origem ilícita por criptomoedas


Criptomoedas: Ministério Público acusa arguidos de dois crimes

Um casal de Vila Nova de Gaia trocou criptomoedas por mais de 90 mil euros em moeda tradicional “que sabia ser proveniente” de atividades criminosas, acusa o Ministério Público (MP) de Santa Maria da Feira, da comarca de Aveiro, revela a Lusa.

Segundo o despacho de acusação do MP…

efetuaram 44 vendas de criptomoeda de sua propriedade, recebendo em troca quantias em moeda tradicional, no valor total de 90.179,20 euros, verba esta que teria sido obtida em atividades ilícitas nomeadamente burlas qualificadas cometidas na Internet e ‘phishing’ [ação fraudulenta caracterizada por tentativas de adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa]

O MP refere ainda que o casal terá feito outras vendas de criptomoedas “em diversas plataformas” que lhes terão rendido, só em 2017, um total de 345.535,51 euros, que “omitiram por completo” ao Fisco, escapando assim ao pagamento de 22.305,75 euros de IRS.

Casal português acusado de trocar 90 mil € de origem ilícita por criptomoedas

De acordo com a Procuradoria Regional, citando o despacho de acusação, “Prestando-se a receber estas quantias assim ilicitamente obtidas em troca das suas criptomoedas, logravam negociar estas por valores situados bem acima do seu valor de mercado, que podiam atingir 5% a 35% do valor da respetiva transação”.

Tendo em conta os supostos crimes, o MP considera que os dois arguidos devem ser condenados por branqueamento de capitais e fraude fiscal assim como ser obrigados a pagar ao Estado 112.484,95 euros, “correspondente às vantagens económicas ilícitas que tiveram com a prática dos factos”.

A acusação, divulgada pela Procuradoria Regional do Porto, detalha que o negócio foi feito nos anos de 2017 e 2018, utilizando a plataforma digital Localbitcoins.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de australopithecus
    australopithecus

    Mas se as criptos não são tributáveis pelo fisco em Portugal porque acusam de fugir ao pagamento no IRS?

    1. Avatar de Rúben Lourenço
      Rúben Lourenço

      Deve ser por não terem como provar a origem dos lucros nas cryptomoedas.. Como diz ali venderam a burloes informáticos em peer to peer, acima do valor de mercado… Como provam que foi a vender criptomoedas? Além de que, rendimentos de 350 mil euros nunca pagariam SÓ 22 mil euros.

    2. Avatar de o tal
      o tal

      o caso foi aberto devido a “sido obtida em atividades ilícitas nomeadamente burlas qualificadas cometidas na Internet e ‘phishing”

      Resposta a sua questão: https://mmc.pt/enquadramento-fiscal-das-criptomoedas-em-portugal/

    3. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Ainda não percebeste que isto é um país sem regras? Melhor.. um país em que cada um e como bem lhe apetece se define uma regra.. depende do teu circulo de amigos…

    4. Avatar de NotMe
      NotMe

      Tens que declarar à mesma.
      Mas penso que só é obrigatório se for numa conta de um banco português.
      Se for para uma conta revolut, aí já penso que não.
      Mas haja aqui algum contabilista que possa clarificar, era bom 🙂

  2. Avatar de BA
    BA

    então, mas não disseram por aí que a venda de crypto não tinha enquadramento legal ao nível de impostos?

      1. Avatar de NotMe
        NotMe

        Por acaso tinha essa questão.
        Obrigado pela partilha

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Então, mas segundo o Juiz Ivo Rangel no caso do Sócrates, na declaração de IRS não existe nenhum campo para declarar montantes oriundos de atividades ilícitas, logo não pode ser fuga ao FISCO.
    Será que existe uma justiça para os lords da politica e outra para o povo?

  4. Avatar de Oscar
    Oscar

    Oh pa! Essa é novidade! Entao nao se podia trocar comprar e vender moedas sem pagar impostos?
    Afinal sempre se tem que provar de onde vem o dinheiro…

    1. Avatar de Thomas
      Thomas

      Apenas quando lhes da geito e sejam valores enormes. Encher o tacho é sempre bom.

    2. Avatar de Racso
      Racso

      Não são tangíveis nem ativos regulados em pt, logo não pagam imposto a menos que sejam atividade principal do indivíduo. Essa do IRS vou gostar de ver o MP provar. Mas ainda vou gostar mais de saber como vão provar que os arguidos sabem a proveniência fraudulenta das bitcoins…

  5. Avatar de agamotto
    agamotto

    Portanto de acordo com o MP trocaram criptomoedas por 90 mil € e não o inverso como indicado no titulo desta noticia.

    1. Avatar de Rúben Lourenço
      Rúben Lourenço

      E os 22 mil euros, certamente é imposto devido a essa troca (visto não terem registros que comprovem que foi numa transação de criptomoedas, porque foram transações ilícitas), porque nunca na vida pagariam SÓ 22 mil euros com lucros normais de 350 mil euros…

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Isto é o “pai nosso de cada dia”!

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    “O MP refere ainda que o casal terá feito outras vendas de criptomoedas “em diversas plataformas” que lhes terão rendido, só em 2017, um total de 345.535,51 euros, que “omitiram por completo” ao Fisco, escapando assim ao pagamento de 22.305,75 euros de IRS.”

    Eles venderam as criptomoedas e isso é tributável (equivale a venda de ações)! Se tivessem trocado por stablecoins já não tinham de declarar.

    1. Avatar de Rúben Lourenço
      Rúben Lourenço

      Isso são leis americanas. Em Portugal não tem enquadramento legal, logo não tens de declarar, mas como e óbvio, convém teres registros que provém a proveniência do teu dinheiro, no caso de uma inspeção.

  8. Avatar de Oscar
    Oscar

    Expliquem me se souberem, se tenho que pagar impostos.

    Transferi 100.000 eur para o Binance e entretanto comprei e vendi bitcoins e o valor sao agora 200.000 eur.

    Se transferir os 200.000 para a minha conta nao tenho que pagar nada? Nem impostos? Nem declarar?

    1. Avatar de Rúben Lourenço
      Rúben Lourenço

      Segundo leis atuais, não. Mas recomenda-se que guardes os registros de onde obtiveste esses 200,000 euros. O que é fácil, visto que na Binance tens o registro de transações!! 😉

    2. Avatar de scp
      scp

      Não, o dinheiro saiu da tua conta em Portugal para a Binance e vem da Binance para a mesma conta. De qualquer maneira tens lá o histórico de quantas moedas compraste, o preço na altura e a mesma quantidade de moedas vendida pelo preço novo.

    3. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      E é numa página de comentários que essa e outras dúvidas semelhantes ficam esclarecidas! Um dia perante a at é fazer um print à conversa para provar que foi aconselhado no Pplware.
      Um bom produto não precisa de pub. Seja clara ou subliminar. Mas dou a mão à palmatória, estão a fazer a coisa melhor sim sr.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Alguém me esclarecer as minhas duvidas?
    1- numa cripto wallet pagas para lá ter as criptomoedas?
    2- Como associo o paypal à cripto wallet
    3- qual é melhor cripto wallet para android que suporte várias moedas (BT, LMT, ETH)?

    1. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      verifica no google. as tuas perguntas passam completamente ao lado do que é uma wallet…..

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Tiago, farias melhor papel se na vez de o mandar para o Google, ele fosse diretamente a melhor fonte.
        https://www.bitcoinportugal.org/

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Pois bom site mas focado em BT!! Mas eu estou a minerar LMT 🙁

  10. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Trimestralmente costumo fazer uma transferencia da minha conta da coinbase ou bybit para o meu banco português, tipo 5 a 10 mil euros. Nunca me foi dito nada mas tenho que provar que esse dinheiro provém da compra e venda de cripto ?

    1. Avatar de Rúben Lourenço
      Rúben Lourenço

      Só na eventualidade de uma inspeção das finanças. De contrário, segue a tua vida eheh

    2. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      teoricamente não tens de provar nada. eles se tiverem duvidas e te quiserem acusar de alguma coisa, é que vão ter que provar que veio de alguma atividade ilicita. e como cripto não paga imposto… nao tens de declarar nada.

      1. Avatar de Rúben Lourenço
        Rúben Lourenço

        Tu tens rendimentos que não declaraste. Acredito que tenhas de explicar o porquê. E tenhas de apresentar provas que foi obtido em criptomoedas… Simplesmente isso.

      2. Avatar de ZeDasCabras
        ZeDasCabras

        Obrigado Tiago.

      3. Avatar de Oscar
        Oscar

        Essa resposta nao quer dizer nada. Entao se me transferirem 1 milhao de euros em bitcoin e eu a passar a dinheiro no meu banco ninguem questiona? Esuqece la isso. É considerado lavagem. Se assim fosse era facil o dinheiro circular entre paises…

        1. Avatar de Tiago vaz
          Tiago vaz

          Foi chumbada a lei do enriquecimento ilicito… que se tivesse sido aprovada, seria como tu dizes.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Estás lixado!! No próximo IRS é melhor declarares isso!! Quem compra e vende cripto tem de declarar o rendimento obtido pois estes casos são equitativos à venda e compra de ações quem também tem de declarar os ganhos no IRS

    4. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Tanta guita não dá para tirar 100 pauzitos de parte por mês para ter um guarda-livros?

  11. Avatar de Oscar
    Oscar

    Entao essa coisa de nao pagar impostos é uma treta. E de nao se saber a proveniencia do dinheiro é outra. E ja agora o bitcoin serve para que? Pagamos impostos, passa pelas financas, etc…

    1. Avatar de NotFUD
      NotFUD

      Bitcoin serve para teres na carteira. Nem fisco, nem Marcelo Rebelo de Sousa nem mesmo a NSA tos pode tirar ou apreender…

      Agora se trocares Bitcoin por dólares ou euros… Já é outra conversa 🙂

      Espero ter ajudado quem leu este comment.

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Ou seja, convertes euros em bitcoins para o Marcelo nao te roubar mas depois se precisares de euros o Marcelo esta ca a tua espera! Fixe.

        1. Avatar de NotFUD
          NotFUD

          Caro Oscar, a essência de Bitcoin é precisamente essa: não depender de fiat/euros/dólares.

          Suponhamos que toda a gente começa a transacionar Bitcoin em vez de mbway e típicos mecanismos bancários, não há forma de controlarem o que as pessoas transacionam, enquanto que se tiveres X no banco te podem congelar a conta de uma hora para a outra…

          Agora se me perguntares se as pessoas vão trocar o tão usado mbway por transações Bitcoin e lightning network….. provavelmente não (para já) mas talvez num futuro próximo.

          A educação sobre o assunto é fundamental. Tenho pena do pplware preferir títulos “clickbait” (óbvio que não é 100% clickbait mais tu percebeste) em vez de educar as pessoas sobre as vantagens que esta tecnologia traz.

          A desculpa de “fraudes, tŕafico de drogas, lavagem de dinheiros” não serve como desculpa para evitar Bitcoin, porque o mesmo acontece (e em maior escala) com euros e dólares.

      2. Avatar de Rúben Lourenço
        Rúben Lourenço

        Mesmo que troques por euros lol segundo a lei, não te podem fazer nada. A não ser quando entrar no banco, perguntarem te de onde veio o dinheiro… Ou numa inspeção se houver manifestações de riqueza…

        1. Avatar de NotFUD
          NotFUD

          Pois… falar é fácil quando “só acontece aos outros” 😉

          Eles podem e têm todo o direito (faca e queijo na mão) para averiguar a origem de fundos, especialmente quando em grande quantidade.

          A moral é da história: se tens carteiras com Bitcoin, ninguém tas pode tirar, venha quem vier (a menos que reveles a chave secreta a algúem…)

    2. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      nao é treta… não paga impostos. em tribunal essa acusaçao de pagar impostos cai logo… afinal eles so estao acusados, nao estao condenados.. sao coisas diferentes. já a parte de branqueamento de capitais, não se safam… independentemente se usaram cripto ou outra coisa qq….

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Isto das criptomoedas não sei,não… 😐

    1. Avatar de Tiago Vaz
      Tiago Vaz

      o que é que não sabes? elabora. 🙂

  13. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E aproveitarem enquanto nao ha legislacao de cryptomoedas, quando existir vai ser diferente. Nada sera como dantes, disso podem ter a certeza. E entao se a UE entrar ao barulho e um instantinho ate ficar aprovado em Portugal.

  14. Avatar de Semogj
    Semogj

    Pelos comentários que aqui vejo, ou devo ser muito burro, ou então há quem não saiba ler. Aqui não se trata de um problema de impostos ou de ser ou não taxado. O problema é que as pessoas em questão trocaram as suas moedas digitais por dinheiro proveniente de atividades ilegais ou injustificadas e ainda lucraram com isso. Se trocarem as vossas moedas digitais por moeda fiduciaria numa instituição autorizada para esse efeito não há problema nenhum. Se trocarem com o zé da esquina que faz atividades ilegais e quer pagar-vos por trocar dinheiro “ilegal” por moeda digital, é normal que a policia e o estado venha questionar sobre a origem desse dinheiro. Até podia ser troca de batatas por este dinheiro, ia dar ao mesmo.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Entao ajuda a malta aqui. Conforme disse antes, eu transferi 100.000eur para o Binance ou outra instituicao e depois fiz as minhas operacoes entre Binance e outras instituicoes e depois estava com 200.000 e transferi novamente para a minha conta.
      Nao tenho que dar explicaoes a ninguem?

      1. Avatar de Tiago vaz
        Tiago vaz

        Exacto. Excepto se te perguntarem. Mas nao estas a cometer nenhum crime, ao nao dares explicacoes a ng. Nem tens que pagar impostos sobre os teus 100mil de lucro.

        1. Avatar de Oscar
          Oscar

          Parece me um tanto ou quanto estranho mas se mais tarde as financas me perguntarem so tenho que dizer que esse dinheiro foi de transacoes? Parece me simples.
          Tenho dinheiro para transferir do Brasil e parece me ser a solucao. Converto em bitcoins ou outra moeda e depois converto novamente para euros. E ninguem me questiona. Perfeito

          1. Avatar de Tiago vaz
            Tiago vaz

            Nesse caso, podem dizer que estas a fazer branqueamento de capitais, e podem pegar por ai… para ser lucro com cripto, e nao haver duvidas, tem de ser dinheiro a sair da conta para uma exchange, e depois o lucro entrar na mesma conta. Nesse caso nao deixa margem para duvidas da origem do lucro.

        2. Avatar de Oscar
          Oscar

          E parece me bem. Transfiro para 50.000 para uma exchange de pt e mais 150.000 de brasil para a mesma exchange e depois transfiro tudo novamente para pt.
          Era isso mesmo que precisava de saber. Assim esta justificado. Saiu e entrou na mesma conta em pt so que com um valor maior.

          1. Avatar de Tiago vaz
            Tiago vaz

            Eles podem pedir o historico de transacoes. E depois vai aparecer esse guito a entrar do brasil… e a coisa ainda piora mais, se eles depois descobrirem que fizeste esses truques todos para ocultar a origem do dinheiro. Que foi basicamente o que aconteceu ao casal que esta nesta noticia.

  15. Avatar de Tiago vaz
    Tiago vaz

    É mais ou menos isso, mas na noticia alem dessa parte do branqueamento de capitais, fala tambem que eles trocaram cripto por eurs em varias instituicoes, e que nao declararam ao fisco esses lucros. Dai o pessoal estar a “panicar” com a parte de “afinal cripto nao era livre de impostos???”.
    Eu acho que em tribunal, nessa parte dos impostos, a acusacao nao tem sorte e eles vao ser ilibados. A outra do branqueamento de capitais é exatamente o que tu disseste.

  16. Avatar de Miguel Portela
    Miguel Portela

    Todas, mas todas as transações de crypto ficam registadas…

    E as suas regras vão ficar iguais ou piores do que o mercado bolsista, porque, ao contrário desse mercado, as crypto não criam valor a não ser a própria valorização ou desvalorização da sua transacção, ou especulação… Não estão alocados a nenhum mercado vertical (saúde, educação, indústria, serviços, infraestruturas, etc). E são cada vez mais utilizadas para lavagem de atividades ilicitas… Por isso, não era nada que já não se estivesse à espera.

    1. Avatar de Terran
      Terran

      Lol que resposta mais ignorante…
      Recomendo a visualização destes dois vídeos:
      https://www.youtube.com/watch?v=yGGalxADnbc
      https://www.youtube.com/watch?v=JPFVkzzTedo

  17. Avatar de Oscar
    Oscar

    Resumindo em poucas palavras, especulacao e esquema piramide.
    Pensei que conseguia movimentar o meu dinheiro sem passar pelos bancos mas parece que nao tenho hipotese.

    1. Avatar de Terran
      Terran

      É possível sim: https://www.youtube.com/watch?v=1DolPqvLBaw
      No entanto branqueamento de capitais continua a ser controlado como é óbvio…