Primeiro caso de febre hemorrágica da Crimeia-Congo em Portugal

23 Comentários

Depois de uma pandemia por COVID-19, voltam a soar os alarmes por causa da mpox e agora por causa da febre hemorrágica Crimeia-Congo. Recentemente foi confirmado o primeiro caso de Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo em Portugal.


Primeiro caso de febre hemorrágica da Crimeia-Congo registado em Bragança

A Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC) é uma doença viral grave transmitida principalmente por carraças, e causada pelo vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (Nairovírus), pertencente à família Bunyaviridae. A doença é endémica em várias regiões da África, Ásia, Europa Oriental e oriente Médio.

O primeiro caso de febre hemorrágica da Crimeia-Congo em Portugal foi agora registado em Portugal e infelizmente já causou uma morte.

Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas costas, dor nas articulações, dor de estômago e vómitos. À medida que a doença progride, pode haver hemorragias graves, tanto internas quanto externas, podendo levar a complicações sérias como falência hepática ou renal.

O diagnóstico é feito através de testes laboratoriais que detetam o vírus ou os anticorpos. Não há um tratamento específico para a febre hemorrágica da Crimeia-Congo.

Como medidas preventivas estar atentos à presença de carraças, usar repelentes, roupas protetoras ao entrar em zonas agricultas, ter atenção aos animais e pessoas infetadas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Com imigrantes aos milhares a entrar sem controlo nenhum até estou admirado de não existir mais doenças.

    1. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      Sem controlo nenhum? É pá não inventem….ainda se acreditam no Ventura?

      1. Avatar de Tiago Rodrigues
        Tiago Rodrigues

        Acreditas tu na Mortagua.

      2. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Se o que tu dizes fosse verdade, ainda era pior a situação! Milhares a viver na rua porque o estado deixava entrar demasiada emigração! Venham eles certo??? Depois daqui a uns anos dizes que sempre foste contra e emigração descontrolada, depois é tarde demais.
        Mete os olhos nos EUA, Reino unido, etcs…

    2. Avatar de VpokaFP
      VpokaFP

      Turismo a mais. O pessoal não para 1 segundo e depois admiram-se de propagar milhares de doenças.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Há controlo sim senhor.
      E que tal os portugueses que trabalham fora do país. Eles não podem trazer carraças ou doenças também? Eu sou um deles, que só venho a Portugal de férias…
      Cuidado com as generalizações e xenofobismos loucos.

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Os que propagam propaganda negra sobre os migrantes não se preocupam muito se ainda sobrar para os portugueses que migram, vai de tabela se for preciso o que importa é por a extrema direito no poder e divir para reinar.

        1. Avatar de O+que+sera,+sera
          O+que+sera,+sera

          Nem mais. Julio Cesar o pai do que se esta a passar hoje em dia simplesmente por ter falado – Divide e Conquista! Estao a dividirnos a todos.

          Se corrermos com os imigrantes todos qual a diferenca disso para com o que muitos na Africa do Sul querem para com os brancos de la? E quando o Malema cantou viemos todos falar que ele era maluco.

          Falaste bem!

    4. Avatar de Marko
      Marko

      Concordo a 100% na zona de Lisboa é só ir ao Martim Moniz, na zona da Pontinha/Odivelas ir a Serra da Luz, passar pela Almirante Reis em Lisboa a noite ou chamar um Uber, ou ir a Costa da Caparica e percebe-se perfeitamente que é imigração desmedida, e o Ventura não tem razão em tudo mas neste ponto tem milhares de milhões de razão!
      Passa nas AMA e vê as filas todos os dias…
      Claro que os Portugueses também imigram, e vem cá de férias e também ficam doentes, mas quer dizer se existem bactérias e vírus de regiões específicas que entram num país que nem próximo geograficamente é… Quer dizer… Pode ter sido um tuga que foi de férias a um desses países e trouxe, como um imigra que chegou e trouxe, facto é que estamos a entrar num caminho que qualquer dia somos estrangeiros no nosso próprio país e isso é evidente a qualquer pessoa creio eu!

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Estamos a falar de carraças. Sic Notícias, 23/08/2024:
        “A Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo foi detetada no final da década de 40 e não tem sofrido “grandes variações” até agora, explica Isabel Aldir. Em Espanha, já foi identificada há vários anos e em zonas que fazem fronteira com Portugal.
        “Existindo lá a doença e existindo em Portugal a carraça que a transmite, era inevitável” que chegasse cá, diz a infecciologista à SIC Notícias.”
        Porcaria dos racistas xenófobos aproveitam tudo, seja o esfaqueamento de crianças em Inglaterra ou Espanha – por nacionais desses países, nascidos lá – seja a morte de um idoso em Portugal, que foi à horta e foi picado por uma carraça.

        1. Avatar de Marko
          Marko

          Não sou racista nem xenofóbico, simplesmente são factos, o que disse e se não gostas passas a frente simples!
          Estás a entrar num assunto só parvo e sem sentido comparar crimes com infecções/bacterianas enfim…
          Que és um artista já tinha percebido pelos teus posts, e portanto os artistas é nos palcos e neste caso podes ficar com o palco a vontade, quando acabares o espetáculo podes sempre pedir um Uber caso seja tarde!

          1. Avatar de O+que+sera,+sera
            O+que+sera,+sera

            Migracao sofre o mundo inteiro. O que dizes tem a sua verdade mas vivendo nos num mundo criado a base do que roubamos, mesmo que tenha sido ha decadas, nao vale a pena falarmos muito.
            Vais a Africa do sul e tens zonas de so brancos que nem falam a lingua mae da africa do sul. Vais a argentina e tens lucais onde so falam alemao, mesmo acontece no brasil. Vais ao Congo e muitos outros paises e tens a agua que pertence a uma companhia da Franca ou Reino Unido….
            Sei que ja falei muito que nao faz sentido mas se rebobinares tudo logo veras o porque de em Portugal termos tanta imigracao – culpa e nossa e so nossa! Mesmo se passa aqui na Inglaterra.

    5. Avatar de O+que+sera,+sera
      O+que+sera,+sera

      Em portugal ou na africa? Olha la a mania que temos de olhar para o umbico. Conta la quantas doencas nao causamos ao mundo ja? America latina, Africa e Asia? COVID a ultima grande doenca. Mpox outra….tudo feito pelo home.m e que eu saiba todos do ‘western world’. Por isso para la mas e de te queixar e de trazer tudo o que sabes lendo as noticias da TV ou jornais.

      E tudo os imigrantes e nos somos todos perfeitos ne

  2. Avatar de luisa
    luisa

    Ahhh! Os grandes benefícios dos imigrantes fora do continente europeu!
    É bom saber que estamos seguros com eles em todos os aspectos..
    Fronteiras abertas…. O que poderia correr mal?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Um problema do carraças 😉

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        HAHAHAAHAHAHA bem metida sim senhor

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Todos que entram no espaço europeu são controlados nos aeroportos.
      A ideia das “fronteiras abertas” é para quem já está DENTRO do espaço europeu.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Sao controlados nos aeroportos ? Sei, depois veem-se casos de estrangeiros a pedir nas ruas. Se isso e controlo de cada pessoa que entra em Portugal, vou ali e ja venho.

        1. Avatar de O+que+sera,+sera
          O+que+sera,+sera

          Vai entao e quando voltares conta historias.

    3. Avatar de O+que+sera,+sera
      O+que+sera,+sera

      O mesmo que correu quando la fomos nos. O mesmo que ainda sucede conosco a tentar fazer deles o pato feio.
      Esta mania que os outros e que fizeram nao nos leva a lado nenhum.
      Neste tema, que e da africa, eu digo sempre o mesmo – Continente cheio de problemas de saude ainda assim tem a populacao mais jovem do mundo. Mas pronto, nos que estamos sempre correctos e dentro da perfeicao – aparte de abrirmos as fronteira que e o nosso unico pecado ate hoje e foi feito por bondade

  3. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    As vacinas vão ser 3 em 1. Gripe, Mpox e FHCC.
    Fixe.

  4. Avatar de O+que+sera,+sera
    O+que+sera,+sera

    ISto e coisa linda….falamos tantos dos brasileiros, nepalenses e africanos…que maior parte ate trabalha mas dos ingleses que vieram comprar casas e aumentar as rendas a 1000% nada ne?
    Aos Ingleses e Americanos que andam a querer comprar tudo e que nos tanto lhes demos descontos a dar para o torto ninguem fala…quando Angola queria comprar muita companhia portuguesa ai guinchavam. E depois nao sao racists nem xenofobos….pelo menos e o que o consciente acredita.