Ministério da Saúde: há 81 carros (alguns elétricos) parados no Algarve

109 Comentários

Em 2023 informamos aqui que o Ministério da Saúde iria adquirir viaturas elétricas. A chinesa BYD foi a escolhida para “eletrificar” a frota do Ministério da Saúde. Segundo informações recentes, no Algarve estão parados 81 carros, sendo que alguns são elétricos.


Viaturas BYD já estão disponíveis, mas não ha carregadores

São 81 as viaturas que estão paradas e que tinham como destino apoiar os doentes. De acordo com alguns testemunhos, os carros atuais não garantem a segurança e por isso é urgente que as viaturas atuais, paradas há mais de um mês, entrem em funcionamento.

Segundo é referido pela TVI, apesar das viaturas já estarem disponíveis, não há carregadores para os elétricos. Os enfermeiros queixam-se da falta de planificação e articulação entre a Unidade Local de Saúde e as autarquias.

De relembrar que o concurso público para a eletrificação da frota foi lançado na segunda metade do ano de 2023 e mediado pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) terminou com a aquisição de 53 viaturas BYD que foram distribuídas de norte a sul.

A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias e baterias elétricas, e uma das maiores empresas do mundo na vanguarda da inovação sustentável, reconhecida globalmente pelo seu compromisso no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, chegou a Portugal apenas em meados de maio de 2023 e tem, desde então, revolucionado o mercado dos elétricos, com os seus modelos progressistas e a sua identidade.

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tugolandia no seu melhor
    Tugolandia no seu melhor

    Sempre a mesma coisa, burocracias Portugal peca imenso nestas tretas, gasta-se o dinheiro dos contribuintes e depois é o que se vê…

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não estão parados 81 carros em Faro. Estão parados 81 carros nas ULS do país todo. Em Faro são alguns.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      FOnte da noticia: Há 81 carros elétricos de apoio a doentes que estão parados por falta de postos de carregamento nos centros de saúde do Algarve

  3. Avatar de LS
  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Então compram os carros e não tem local para carregar?
    É despedir a pessoa que fez a compra e ainda o meter em tribunal por ter lesado o estado, isto só lá vai quando existir tempos de prisão para estes gandulos!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Isso mesmo. Só que se encorem uns aos outros.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Compraram barcos elétricos para transtejo sem baterias ( Ajuste directo para baterias que era urgente).
      Compraram as armas para a PSP e GNR sem os coldres ( Ajusto directo para os coldres porque era urgente).

  5. Avatar de Zé

    Mais um emaranhado de burrocracias. Lá vão continuar a usar táxis para domicílios. Deixem lá os carros parados que ainda dão cabo do negócio. Não consigo perceber para que é preciso tanta entidade com autonomia. Só mesmo para provar que o Ministério é (ou tem vindo a ser) incompetente.

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Quando os ministros e os secretários são ignorantes e sem o mínimo de bom senso dá nisto. Gastam o dinheiro em bancos mas esquecem-se do resto do país.

  7. Avatar de nfu
    nfu

    então mas deixou de haver carregadores no Algarve? ainda no ano passado lá passei férias e havia muitos carregadores…

    Ah pois, o que são é caríssimos, porque o tacho da mobi.e serve para tudo menos para proteger os consumidores e favorecer a baixa dos preços caríssimos quando comparados com qualquer outro país da UE…

    1. Avatar de rss
      rss

      Acho que não há é infraestruturas nos locais onde os carros vão operar, ou seja, nas unidades de saúde, não é falta de carregadores pelo Algarve como tu estas a pensar…

      isto é sempre o velho problema do estado, demasiada gente com cargos de empurrar papel, e as coisas levam anos para resolver uma coisa que se resolvia em 5 minutos…

      1. Avatar de nfu
        nfu

        então mas e como é com os carros a combustão que até agora usaram? também tinham posto de combustível na unidade de saúde?

        1. Avatar de rss
          rss

          Não estou a perceber agora essa tua visão das coisas, que raio de comparação é essa, naturalmente que a viaturas a combustão não tinham de necessidade de ter um posto de combustível na unidade de saúde, em menos de 10m abasteciam em qualquer bomba, num elétrico não carregas em 10m 80% da bateria, e é mais vantajoso tem um carregador logo aplicado na unidade de saúde para o carro carregar quando não está a ser usado.

          É só pensar um bocado, não é preciso ser entendido na matéria para perceber o que se passa…

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          Abastecer um carro 5 minutos, carregar um carro dezenas de minutos…

          1. Avatar de JL
          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E não estamos a falar de mangueiras de alto débito.

          3. Avatar de JL
            JL

            Depende, e o resto do tempo ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Emergências não há resto. É chegar e andar. Paga depois.

          5. Avatar de JL
            JL

            Emergências ? estes carros são para fazer emergências ? não é o que diz ali em cima.

            Depende da bomba, se estiver cheia ou não, por esta altura estão sempre cheias de filas.

  8. Avatar de AJ
    AJ

    existe muitos BMW’s e Mercedes no governo pagos por o contribuinte, podem despachar esses e os substituir por os 81 parados em farro, incluindo o Mercedes do estado utilizado por o marcelo , o primeiro que podia dar o exemplo. Se quer Mercedes, que conduza o dele.

  9. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    A farsa do carro €létrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      A farsa inventada pelo secalharya.

  10. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Dar dinheiro a ditaduras com os nossos impostos…

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Este governo ainda não descobriu que o pais democrático, Coreia do Sul fabrica automóveis electrónicos, 2 marcas em particular e vários modelos, também devem ter esquecido a frança onde vem o Zoe que a Marta Temido utilizava em serviço.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Isso não é desculpa. Basta uma qq tomada residencial para carregar os carros. Enquanto aprontam o doente o carro carrega num instante para mais 1ou 2 kms numa só hora.

    1. Avatar de JL
      JL

      Uma carrega para 15 a 20 KMS, numa tomada comum.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @JL Não acha que já chega de andar praí a enganar as pessoas?
        Vc ou não percebe nada disto ou a sua missão é enganar os pobres coitados q pensam comprar um elecktro.
        TOMADA RESIDENCIAL
        “Tomada Casa 36 horas”
        Viu bem?
        TOMADA REFORÇADA
        “…No entanto, a potência destas tomadas é limitada a 2,2 kW, ou seja em média irá conseguir 10 km de autonomia por cada hora de carregamento”
        portanto para andar 10kms já tem que ficar agarrado uma hora à parede e já precisa de equipamento especial que nenhuma casa tem de origem. E quer que a comunidade acredite q qq tomada carrega o dobro disso?
        Olhe vá-se mas é tratar q vc não bate bem.
        https://chargeguru.com/pt/2021/04/01/preco-instalacao-wallbox-carros-eletricos/
        CARREGADOR DE 3,7 KWH
        “Se o seu trajeto diário é inferior a 50 km, pode carregá-lo com um carregador de 3,7 kW ”
        Portanto já com um carregador q se atira para os 7horas se fizer 50kms já vai com sorte.
        Uma carga toda a noite aprox 50 kms. Já nem dá para fazer mais nada a não ser casa-trabalho-casa.
        https://chargeguru.com/pt/carros/carros-eletricos/tesla-model-3/
        Enfim, as missas pouco a pouco estão todas a cair por terra.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem está a enganar é você.

          O que é uma tomada de 36 horas ?

          Ah afinal não são 1 a 2 KMS por hora.

          Então afinal quem fez as missas ? Eu fiz a conta para os em questão. Já agora há cabos de tomada normal a carregar a mais de 2.2 kW, isso são os velhos cabos dos Nissan que fazem 10 amperes, os dos teslas fazem 13 amperes e se comprar a ficha de 32 amperes fica a carregar quarenta a 50 KMS por hora.

          Enfim, como diz, as suas missas estão pouco a pouco a cair por terra.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto quer saber mais que os profissionais da área que inclusivamente apenas garantem 50kms com um carregador (wallbox) de 3.7 exactamente para um Tesla Model 3 ( último link) e que têm parceria com a própria Tesla.
            TOP

          2. Avatar de JL
            JL

            Quais profissionais ? Que nem fazer uma conta simples ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro, a Tesla confia o destino em agentes que não sabem fazer contas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quais agentes ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “ChargeGuru é um instalador autorizado da Tesla desde 2018.”
            Vc não lê os documentos que lhe deixo, depois não aprende.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então não é um agente, é um instalador certificado.

            Se não sabem fazer essas contas, não são grandes instaladores, simples assim ?

          7. Avatar de JL
            JL

            A mais usada pelos teslas é esta:

            https://shop.tesla.com/pt_pt/product/adaptador-azul—16-a_32-a

            É segura, a fêmea é barata, 16 amperes = 24 kms/h, 32 amperes = 48 KMS/hora.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tem lá a Tabela, essa tomada REFORÇADA dá 2,2 e só lhe garante 13 kms por hora em dias bons e a correr tudo bem e já tem um custo considerável para obras e reforço da rede.
          (As tomadas normais na casa dos doentes podem não aguentar o aquecimento e incendiarem-se. Vá pregar as suas missas para outra freguesia.
          Para chegar aos seus 20 kms por hora já precisa de uma WallBox de 3.7.
          Foi pq alguém com responsabilidades e decisão de compra caiu nessas missas que agora estão dezenas de carros parados que não servem para nada simplesmente pq são elektros. No lugar desse alguém punha-lhes um processo, devolvia os carros e pedia a devolução do dinheiro pq simplesmente esses carros não prestam para nada.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, dá 3.7, ou não sabe fazer contas ?

            232 * 16 = ?

            Tem lá onde ? 27 euros ?

            E é preciso carregar em casa dos doentes para quê? Agora também têm bombas de combustível nas casas dos clientes ?

            Wallbox de 3.7 kW ? Que é isso ?

            Alguém que não pesca nada do assunto, ou a Efapel não entende nada do assunto ?

            Processo metiam em quem não sabia que era preciso pontos de carga.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro claro os agentes da Teslas para esta area são uns nabos. Deviam ter escolhido o @JL

          3. Avatar de JL
            JL

            Sejam ou não, essa conta está errada.

            Mas onde é que os agentes da tesla dizem isso ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente:
            “ChargeGuru é um instalador autorizado da Tesla desde 2018.”
            Vá lá fazer queixinhas à Tesla, pode ser que acreditem em si e consiga roubar o lugar da Chargeguru.

          5. Avatar de JL
            JL

            Como disse, não são agentes, são instaladores que compram os carregadores da Tesla e os instalam.

        2. Avatar de rss
          rss

          Que fartote que aqui vai, no seu lugar deixava de andar aqui a tentar mostrar que sabe, com links e tablelas, o que só está mesmo a mostrar é que não sabe puto do assunto…

          Pela sua ordem de ideias a tomada ardia para dar os 3.7W nem em casa num circuito básico você chega a essa potencia sem a casa ir abaixo, existe uma coisa que são tolerâncias e tanto os cabos como proteções são dimensionados com base nisso…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se quiseres correr o risco é lá casa. Instalações residenciais não estão preparadas para isso. É preciso investir e dimensiona-las.
            https://www.edp.pt/particulares/content-hub/desvantagens-carregar-carro-eletrico-tomada-normal/

          2. Avatar de JL
            JL

            A edp a vender carregadores ? boa…
            Tanto estão que é o que a maioria usa.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem é q está a vender carregadores? A EDP informa as limitações. A Chargeguru informa o mesmo mas por recomendação das marcas.

          4. Avatar de JL
            JL

            A EDP vende carregadores, ou melhor EVSE’s.

            O chargeguru tem as contas mal feitas.

    2. Avatar de rss
      rss

      Pois é, estás a ver não estás, isso a acontecer, além do mais percorrem muitos km’s nas voltas diárias e a maioria da vezes o carro nem fica perto da porta de quem vão assistir…

      Enfim para fazer algo no estado é sempre um problema…

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      Carrega em que tomada e paga a quem?

  12. Avatar de A
    A

    No Algarve? Na EPE onde eu trabalho estão à vontade uns 15 parados há uns 2 meses e meio, incluindo 3 polestar…

      1. Avatar de A
        A

        Obviamente não vou dizer onde é… E não é por falta de postos de carregamento!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      E a razão é a mesma, falta de postos de carga?

  13. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Ainda começam a propagar a ideia que o Algarve não é seguro no verão e os turistas deixam de cá vir, não invistam não…

    1. Avatar de rss
      rss

      Olha eu trabalho no Algarve, e desculpa que te diga, mas o que não falta é turistas e tugas nestes 3 meses e agora principalmente o Agosto, tudo cheio e ao preço do ouro e ainda dizem que está mau..

      O turismo nunca esteve tão bom, o problema continua a ser o resto das coisas que lá é para esquecer, continua-se a Portugal resume-se Lisboa e Porto o resto é paisagem…

  14. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Isso é pedir ao ElectroJL que ele resolve isso num instante…

  15. Avatar de Jose brites
    Jose brites

    Não faço tensões de colocar um rabo em nenhum electrico quem quiser que o use.

    1. Avatar de JL
      JL

      Fixe, mais carregadores sobram.

  16. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Na minha aldeia a associação local que presta serviços externos a doentes e velhotes tem duas renault elétrica kangoos e sempre a funcionar …

  17. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Elétrico é sinónimo de parado a carregar.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pensando bem nada mais certo! Prá próxima é levar o grelhador e fazer um churrasco ali à volta.

    2. Avatar de B
      B

      Idem para os ICE, ora pensa bem…

  18. Avatar de Mario2
    Mario2

    DAqui a um tempo queixam-se que não podem carregar os carros porque não há verba para a eletricidade.

    1. Avatar de JL
      JL

      É mais cara que o combustível ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É é mesmo assim só à custa de 3.3 mil milhões de subsídios, só em Portugal.
        Se não houvessem subsídios ainda mais cara era.

        1. Avatar de JL
          JL

          Só é menos que no combustivel, já que também beneficiaram desses subsídios, se é que existiram.

          Mas olhe, também estão a acabar, segunda leva já a martelada.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é a martelada. É mais martelada. Nestas coisas o céu é o limite.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é mais, é um pouco menos que aquilo que devia levar, segundo os entendidos.

      2. Avatar de Mario2
        Mario2

        Se juntar um edificio de um centro de saúde.. se calhar é… ou então nao percebe como funciona os orçamentos no público…. Se tem 1000€ alocados para gasolina, não pode realocá-los á energia elétrica.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eles também gastam gasolina ? Ou era isso que você queria que eles gastassem ?

          1. Avatar de Mario2
            Mario2

            Se calhar não… gastam vinho, os carros andam a vinho.
            A Administração pública nem tem carros a combustiveis fosseis, gasoleo e afins….
            Bastava ver que em anos passados nem ligavam aquecedores porque não tinham €€€ para a energia.

            Adoro o seu mundo encantado onde toda a gente pode ter um elétrico, não sei quantos paineis em casa e n sei quantas baterias que aguentam a casa não sei quantas semanas a carregar o tesla não sei quantas vezes ao dia…

          2. Avatar de JL
            JL

            Prefiro viver num mundo encarnado do que num que tenho de passar o tempo a fazer negacionismo só para me tentar convencer que as minhas escolhas são as acertadas e não quero mudanças.

            É por terem veículos a gasóleo e outros que provavelmente estão velhos e sem viabilidade, que trocam frotas e de modo a que gastem menos recursos.

            Se não tinham dinheiro para a energia muito menos vão ter para a gasolina.

            Eu disse que toda a gente pode ? Você é que se tenta convencer a si e aos outros que ninguém pode ter, até usando essas desculpas de não terem dinheiro para energia.

            Pois não sabe, nem lhe interessa saber, apenas fazer negação.

          3. Avatar de Mario2
            Mario2

            Eu quero ter um elétrico sr. JL foi isso que você não percebeu, você é que diz que os elétricos dão para toda a gente fazer viagens de 1000 kms sem abastecer, ou abastecer em 5 minutos…. a questão é que eu não tenho Banco Pai e Mãe para comprar carro como a maioria das pessoas tem.
            Nem toda a gente tem disponibilidade para ter paineis e vivendas carregadas de paineis e dizer que é ecológico.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não quer ter, quem quer ter tem.

            Eu disse onde ?

            Claro que não tem, entrega o dinheiro todo aos árabes, óbvio que não dá para tudo, na vida é preciso fazer escolhas.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            Sr. JL antes aos árabes que aos chineses….

          6. Avatar de JL
            JL

            Dá também aos chineses deixe lá, até porque anda aqui.

            Mas ok, ainda bem que confirma.

      3. Avatar de Mario2
        Mario2

        Só tem um elétrico porque os carros são altamente subsidiados com as pseudo taxinhas ambientais de CO2.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde é que isso acontece ?

          1. Avatar de Mario2
            Mario2

            Em Portugal… Energia elétrica é subsidiada por todos nós (Feed In Tariff, CfD, como lhe queira chamar), automoveis elétricos com zero impostos, pessoas como o Sr. JL a dizerem mal do governo mas no entanto á espera da esmola do fundo ambiental para comprar um elektro, meter paineis, etc….

          2. Avatar de JL
            JL

            É tipo os combustíveis ?

            Eu disse mal do governo onde ?

            Não usei esmola nenhuma.

            Não consegue ter um post onde não apareceram só MENTIRAS ?

          3. Avatar de Mario2
            Mario2

            Diga-me onde estão as mentiras dos CfD’s das renováveis, em particular das eolicas, você é que é um artolas.
            Não usou esmola? Não foi pedir mama ao fundo ambiental apra comprar um elétrico? Então usou.
            Ah… so era esmola se voce fosse da cor do partido que lá está… já percebi.

          4. Avatar de Mario2
            Mario2

            @JL https://www.esquerda.net/dossier/o-jackpot-eolico-de-2013-tarifas-garantidas-energias-renovaveis/60790

            isto é mentira não é? não diz lá artigo validado e escrito por JL com toda a verdade inegável.

          5. Avatar de Mario2
            Mario2

            @JL outra mentira veiculada pela DGEG https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/producao-de-energia-eletrica/producao-potencia-instalada-superior-a-1-mva/remuneracao-das-energias-renovaveis/

            o outro artigo ainda pode ter algo tendencioso… mas os malvados da DGEG mentiram só para os Portugueses porque sim.

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que era mentira ? Onde ?

            Já viu que não consegue ter uma conversa que não seja mentiroso?

            Não, não usei, se comprei usado não usei, e que comprou o que tenho também não usou, porque ele foi importado.

            Ah portanto você é da esquerdalha. Site da esquerdalha em 2013 ? Hummm porque será ? Loool

            Mas porque não responde à questão ? É qu segunda feira já vai ver a diferença.

            E já agora, só falta dizer que o FMI não pertence à esquerdalha.

            https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies

            Já agora, se acredita no que diz, para não ser hipócrita, devia desligar o quadro da sua casa, e usar apenas geradores.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É tudo a mamar e o Portuga a pagar.

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, já era tempo de pagarem aquilo que realmente devem pagar

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o @JL a dar tiros nos pés:
            ” …Explicit subsidies occur when the retail price is below a fuel’s supply cost. For a non-tradable product (e.g., ELECTRICITY), the supply cost is the domestic production cost, inclusive of any costs to deliver the energy to the consumer, such as distribution costs and margins. …”
            Subsídios a fósseis só para electricidade. Rodoviários na UE pagam em impostos mais do dobro do que custa o produto já devidamente refinado, distribuído e vendido.

          10. Avatar de JL
            JL

            Já sabemos que na electricidade fóssil tem, nunca neguei isso, mas tem mais:

            “In contrast, for an internacional tradable product (e.g., oil), the supply cost is the opportunity cost of consuming the product domestically rather than selling it abroad plus any costs to deliver the energy to the consumer. Explicit subsidies also include direct support to producers, such as accelerated depreciation, but these are relatively small.”

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já sabemos que enquanto os combustíveis rodoviários pagam em impostos mais do dobro daquilo que custam incluindo custos de produção e distribuição.
            E ficamos a saber que há electricidade que é vendida a 1/10 daquilo que custa. Principalmente a solar
            Isso só é possível à custa de subsídios:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w
            O resto é música.

          12. Avatar de JL
            JL

            Não é diferente dos carregamentos e até dá electricidade, isso não confirma que há ou não subsidiação.

          13. Avatar de Mário
            Mário

            Você disse que era mentira sim… Você vá ao médico que tem Alzheimer

            By JL:
            Não consegue ter um post onde não apareceram só MENTIRAS ?

            E já agora… É mentira quando diz quem quer um elétrico, tem.
            A pessoa pode querer mas não ter dinheiro para um.
            Mas se tem dinheiro a estorvar ou tem paizinhos que lhe deram a casa e carro não é problema meu.

          14. Avatar de Mário
            Mário

            @JL está a dizer também que a dgeg é de esquerda? Grande salada que para aí vai.
            Mas sim devem ser mentirosos porque forjam valores naquelas tabelas… (Isto do seu ponto de vista)

          15. Avatar de JL
            JL

            Sabe muito bem quais são as mentiras, são aquelas que inventa sobre mim, dai não as refutar.

            Claro que não tem dinheiro, oferece-o todo a quem já não precisa.

          16. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que era de esquerda ? onde ? assim se vê como tenta alterar tudo o que é dito.

          17. Avatar de Mário
            Mário

            E os chineses precisam? Olhe que não.
            Vai me dizer que os seus super painéis solares são made in europe… Nem em sonhos.

          18. Avatar de Mário
            Mário

            E não, não tenho dinheiro porque infelizmente não me posso dar ao luxo de ter teletrabalho ou vender gato por lebre como o sr.

          19. Avatar de JL
            JL

            Consegue consumir alguma coisa que não tenha mão chinesa ?

            Eu não vendo gato por lebre, já que a minha atividade não é vender coisas palpáveis.

            Não tem porque não faz por isso.

  19. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Coisas à PS!! O PS só sabe lixar e gastar o dinheiro dos portugueses. Neste caso foi 2 milhões.

  20. Avatar de Aves
    Aves

    A única fonte é uma reportagem da TVI que só conseguiu entrevistar alguns enfermeiros. Disseram que os carregadores dos BYD estão dentro dos carros. Os carros são para usar por enfermeiros no apoio domiciliário (cuidados de saude primários).
    De acordo com a legislação, a gestão dos equipamentos dos cuidados de saúde primários foi transferida para as câmaras municipais, para serem utilizados nos respetivos centros de saúde. Pelo que é dito na reportagem, os carros chegaram ao Algarve há um mês e estão parados, não foram ainda entregues às câmaras. Não se sabe mais nada.
    https ://tvi.iol.pt/noticias/videos/ha-81-carros-eletricos-de-apoio-a-doentes-que-estao-parados-por-falta-de-postos-de-carregamento-nos-centros-de-saude-do-algarve/66c8922d0cf23e044af70ebe

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “https ://tvi.iol.pt/noticias/videos/ha-81-carros-eletricos-de-apoio-a-doentes-que-estao-parados-por-falta-de-postos-de-carregamento-nos-centros-de-saude-do-algarve/66c8922d0cf23e044af70ebe”
      Os padres elektros já estão a mexer os cordelinhos para fazer sumir a notícia.
      O link de partilha já não funciona. Daqui a pouco esse tb vai de vela.
      https://tvi-iol-pt.cdn.ampproject.org/

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, a sério que os padres eléctrico já têm mais poder que os padres a combustão ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tem dúvidas? Noticias que colocam em causa a ME e cujos links desaparecem da Internet é mato.

          1. Avatar de JL
            JL

            Enfim, não é altura de ser um pouco mais crescidinho, ou ainda tem idade para fazer birras ?

            Então e do carro que incendiou 200 não desapareceu ? Porque não disseram antes que foi um a combustão ?

            Olhe soube outra, é que disseram que incendiou por sobrecarga se energia, mas no topo do prédio não haviam carregadores. Loool

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E é preciso? No camião de teslas tb não havia carregadores.

          3. Avatar de JL
            JL

            E no camião da palha e dos tomates também não havia carregadores. Lol

            Mas não foi você que mostrou uma notícia que falava em sobrecarga ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em sobreaquecimento falava de certeza, que foi o que se verificou.

          5. Avatar de JL
            JL

            Verificou onde ? no fogo ?lol

      2. Avatar de Aves
        Aves

        O link que coloquei para a reportagem da TVI para mim funciona (pode ser por causa de o link estar em cache no browsr). Basta retirar o espaço que foi acrescentado em https ://
        Já é habitual acrescentarem um espaço em links para notícias da comunicação social.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O teu funciona. O que não funciona é a função de partilha
          https://tvi-iol-pt.cdn.ampproject.org/