NASA restaurou vídeo do Homem na Lua com recurso à Inteligência Artificial

36 Comentários

O Homem pisou a Lua pela primeira vez no dia 21 de julho de 1969. Portanto, hoje, faz 51 anos que Neil Alden Armstrong desceu do módulo lunar e caminhou no nosso satélite natural. As imagens em vídeo captaram o momento e para a história ficará sempre a efeméride da missão Apollo 11 que alunou no dia 20 de julho de 1969. As imagens conseguidas na altura não eram de grande qualidade e a NASA, que as guarda religiosamente, fez agora um trabalho notável.

O restauro dos filmes feitos na Lua eram uma necessidade, dado o mau estado em que se encontravam. Assim, com auxílio da Inteligência Artificial, a agência espacial deu nova vida à história do homem no espaço.

Imagem da NASA do primeiro homem na lua


Vídeos do homem na Lua restaurados com IA

A NASA trabalhou arduamente no restauro dos vídeos captados na Lua. Conforme as preocupações da agência espacial, o material da época estava já sem grande qualidade. Os filmes guardados estavam em mau estado e era importante, para preservar a história, atuar por forma a salvaguardar imagens únicas.

Para a tarefa de melhoramento das imagens foi requisitado um especialista em restauro de fotografias e filmes. DutchSteamMachine trabalhou com um sistema de inteligência artificial (IA) para melhorar o filme original das gravações Apollo, criando vídeos e imagens surpreendentemente claros e vívidos.

Eu estava muito interessado em proporcionar uma experiência sobre este material antigo que nunca tinha sido visto antes.

Referiu o responsável pelo trabalho à publicação Universe Today.

Assim, DutchSteamMachine é responsável pela visualização detalhada de uma das viagens lunares da Apollo 16 com os astronautas Charlie Duke e John Young, onde as imagens originalmente tiradas a 12 frames por segundo (FPS) foram aumentadas para 60 FPS:

Além deste exemplo há vários outros. O seguinte mostra uma visão clara da superfície da Lua, onde se pode vislumbrar o local de desembarque da Apollo 15 em Hadley Rille:

Apesar de haver muitas cópias, todas elas partem da origem que, nos dias de hoje, não nos mostra grande qualidade. Por exemplo, as imagens icónicas do vídeo de Neil Armstrong. Nelas é mostrado o momento em que o homem, pela primeira vez, pisou o solo lunar:

 

Tecnologia OpenSource recuperou fragmentos da história da humanidade

A IA utilizada por DutchSteamMachine é chamada de Profund-Aware video frame INterpolation, ou DAIN, para abreviar. Esta tecnologia de IA é opensource e está constantemente a ser desenvolvida e melhorada. A interpolação de movimento ou interpolação de frames compensada por movimento é uma forma de processamento de vídeo em que são gerados frames de animação intermédios entre os existentes, numa tentativa de tornar o vídeo mais fluido, para compensar, por exemplo, a desfocagem.

As pessoas têm usado os mesmos programas de inteligência artificial para reavivar gravações de filmes antigos dos anos 1900, em alta definição e cor. Esta técnica foi uma grande oportunidade para a aplicar a este tipo de filmagens.

Explicou o artista.

Segundo o especialista, esta técnica não pode ser feita por qualquer um em casa: é necessário um computador potente que não está disponível para todos. DutchSteamMachine explica que um vídeo de apenas 5 minutos pode demorar entre 6 e 20 horas a completar. Mas os resultados falam por si.

 

Leia também:

50 anos do primeiro homem na Lua. Por que razão Armstrong saiu primeiro?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Tiraram o afro americano que mostrava os dentes…. E racismo! Kkkkk

    1. Avatar de AqueleAmigo
      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Nas filmagens originais aparece uns dentes ao fundo.. e verdade parece anedota.. eles só fizeram aquela encenação pk o John Kennedy foi assinado e ele tinha prometido que nessa década um americano ia a lua…

        Eles fizeram a encenação em junho ou julho de 69… Palavras para quê?

        Nação capital da palhaçada USA

        1. Avatar de Antônio Fernandes
          Antônio Fernandes

          O Kennedy foi assinado? Não é de admirar que alguém que nem escrever sabe compreenda algo acerca de ciência e engenharia aeroespacial. O Kennedy foi assinado…

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Antônio Fernandes és +1 do sistema

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Ainda estou à espera das filmagens dos dentes.

        2. Avatar de Francisco Carlos Popriaga
          Francisco Carlos Popriaga

          Recomendo que volte a comentar apenas sobre futebol e novela. Seu nível intelectual não permite envolvimento em assuntos científicos.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Podias-me indicar em que vídeo aparece um afro-americano?

  2. Avatar de Antônio Fernandes
    Antônio Fernandes

    Agora é que os fanáticos religiosos vão dizer que as imagens da alunagem são fabricadas numa cave de Hollywood.

    1. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      ” um vídeo de apenas 5 minutos pode demorar entre 6 e 20 horas a completar. ” bitch please. Já tive animações de 5 minutos que demoravam SEMANAS a renderizar. Mandem lá o software que qualquer um em casa pode fazer isso com um bocadinho de paciência.

    2. Avatar de José
      José

      Não são fanáticos religiosos, são apenas estúpidos, desculpem-me a franqueza.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Achas msm que os americanos tiveram na lua?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Sim, estiveram.

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Toma: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncias_independentes_das_miss%C3%B5es_lunares

          Agradeces-me depois o dinheiro que vais poupar em papel de alumínio para fazer chapéus 😉

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O que a NASA era e o que é…. Antigamente concentravam todos os esforços em ir à Lua e Marte. Nos últimos 20/30 anos devido aos cortes orçamentais concentram os esforços em restaurar películas de filmes com 51 anos e em fazer planos e mais planos para um dia voltarem à Lua!

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Sabes que ir à Lua não custa o mesmo que ires ao café da esquina certo?

    2. Avatar de O pensador
      O pensador

      O Homem nunca foi na Lua. Não é possível em 50 anos nunca mais terem feito nada de respeito!
      Se alguém me der um argumento forte da razão da NASA estar parada faz 50 anos, eu com certeza irei acreditar nessa instituição. Até lá, eu posso afirmar com todas as letras:

      “”A NASA é uma brincadeira!””

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        já fizeram… Enviam sondas com a tecnologia de hoje ja conseguem ver facilmente as superfícies e até analisar com precisão o que está por debaixo..

        O que interessa agora é Marte, e é para lá que o investimento está a ser redireccionado.
        Só lunáticos como tu pensam que isto é fantasia. Recomendo ires aos HeadQuarters da NASA fazer uma visita.

      2. Avatar de José
        José

        Que disparate pegado! Já agora, consulta astrólogos aposto!

      3. Avatar de Antônio Fernandes
        Antônio Fernandes

        Quanta ignorância, é embaraçoso… Já ouviste falar em triangulação? A localização de um sinal rádio usando 3 receptores distanciados entre si? Todo o mundo com capacidade tecnológica, seguiu as alunagens passo a passo, incluindo a Rússia, o maior rival da América á altura. Todos sabiam quase exactamente o local de emissões. Passo a passo, mesmo sem confirmação visual. É embaraçoso fazer observações tão ridículas, só mesmo alguém que vive na mais miserável ignorância…

        1. Avatar de Américo de Castro
          Américo de Castro

          Não é verdade. Tanto assim é que chanceler russo Lavrov já questionou os americanos sobre a autenticidade das filmagens e gravações uma vez que o valor histórico são as originais, coisa que os americanos nunca mostraram.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Podias colocar o link?

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Isso é mentira, não há nenhuma notícia credível que mencione isso!

            Mas diz lá uma, UMA fonte credível que demonstre isso!

            UMA!!!!

      4. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Porque ir à Lua não é propriamente barato, e o próprio Kennedy disse que a razão de irem à lua era para ultrapassar os russos. Com o fim da guerra fria, já não existe qualquer motivo político ou militar para se ir à lua, apenas motivos científicos.

      5. Avatar de BC
        BC

        Foram literalmente 6 vezes. Chega a uma altura, já não há nada a explorar que justifique gastar os biliões todos novamente. E com o defund da NASA, ainda pior.

      6. Avatar de BRUNO M.
        BRUNO M.

        O Erro comum é as pessoas pensarem que foram apenas uma unica vez à lua,…

        A realidade é que:
        21 de julho de 1969 – Neil Armstrong pisou a lua pela primeira vez tornando-se o primeiro humano a pisar a mesma.

        21 de julho de 1969 – Buzz Aldrin pisou a lua na mesma missão logo de seguida.

        19 de novembro de 1969 – Pete Conrar foi o 3º Homem na Lua!

        19 de novembro de 1969 – Alan Bean na mesma missão foi o 4º Homem na Lua

        5–6 de fevereiro de 1971 – Alan Shepard foi o 5º Homem na Lua

        5–6 de fevereiro de 1971 – Edgar Mitchel foi na mesma missão o 6º Homem na Lua

        31–2 de agosto de 1971 – David Scott foi o 7º homem na Lua

        31–2 de agosto de 1971 – James Irwin na mesma missão foi o 8º Homem na Lua

        21–23 de abril de 1972 – John Young foi o 9º Homem a pisar a lua

        21–23 de abril de 1972 – Charles Duke foi o 10º homem na mesma missão a pisar a lua

        11–14 de dezembro de 1972 – Eugene Cernan foi o 11 Homem a Pisar a Lua

        11–14 de dezembro de 1972 – Harrison Schmitt foi o 12º Homem a pisar a lua!

        Jim Lovell e Fred Haise foram impedidos de caminhar sobre a lua devido ao mau funcionamente da Apolo 13 tendo que abortar a missão por esse mesmo motivo. Haise esteve para caminhar sobre a lua na Apolo 19, mas esta missão acabou cancelada.

    3. Avatar de José
      José

      Eles disseram em 1972 que durante 50 anos a NASA não voltaria à Lua! O objectivo estava conseguido e a população “inventava” “necessidades mais urgentes”. Muitos “esquecem-se” ou ignoram-no. Harrison Schmitt o único cientista a pisar a Lua e Gene Cernan o último homem a pisa-la, confirmaram-no. Cernan até pretendia regressar antes de morrer, foi o único que criticou abertamente a ausência de planos e o desvio das atenções para “simples” voos orbitais. O que de facto veio a acontecer. Houve um desinteresse com o satélite natural da Terra durante este tempo. Agora aguardemos pelo programa Ártemis.

  4. Avatar de Joselito
    Joselito

    O artista (q não precisa saber nada sobre computação para fazer o trabalho…) ganhou dinheiro da NASA, e os tontos do open-source ficaram se dinheiro mais uma vez… ah o mundo gira no momento em que um esperto encontra um otário ou um monte…

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      DutchSteamMachine não foi pago pela NASA.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    FAKE. Like 1969: FAKE

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tugas no seu melhor é só espertalhões a chamar tontos a toda gente, como se soubessem muito. Deixem-se de teorias da conspiração e estudem um pouco mais, mas com humildade.

    1. Avatar de Francisco Carlos Popriaga
      Francisco Carlos Popriaga

      Deixa para lá. Vai assistir futebol.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ó Francisco já sei que somos uma potência no futebol, até porque somos campeões da Europa. Mas esse tema não vem ao caso agora.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Tenho a sensação que a maioria destes terraplanistas que aqui passam são “importados”…

  7. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Estes intelectuais superiores que pensam que o homem nunca foi à lua devem ser os mesmos que a acreditam que a terra é redonda certo? Quanta ignorancia meu deus

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Tal e qual o que tu disseste. Os intelectuais superiores sabem que o homem foi à lua e que a terra é redonda. Os idiotas, por sua vez acreditam que vivemos uma pizza.