NASA dá luz verde à instalação de um reator de energia nuclear na Lua

27 Comentários

A NASA tem grandes planos para a Lua e o programa Artemis é o próximo grande passo para o ocupar o nosso satélite natural. Contudo, o ainda presidente Donald Trump acabou por incentivar os EUA a ir mais longe.

Trump acaba de assinar uma diretriz que incentiva o uso de energia nuclear no espaço, para garantir o retorno dos astronautas à Lua e, posteriormente, enviá-los a Marte.

Ilustração Central Nuclear na Lua e em Marte

NASA quer produzir na Lua energia nuclear

A Lua parece estar de novo no horizonte das conquistas das grandes potências. Os EUA querem levar novamente o homem ao solo lunar e pousar a primeira mulher no satélite natural da Terra.

Contudo, também a China, entre outros países, olha com mais atenção para este astro, desenvolvendo missões e tecnologias para explorar a Lua.

A energia nuclear será fundamental na exploração espacial americana. Este é o objetivo da nova Diretiva de Política Espacial 6 (SPD-6), que acaba de ser assinada pelo ainda presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Especificamente, a SPD-6 estabelece a estratégia que a NASA seguirá para “o uso responsável e eficiente dos sistemas de propulsão e energia nuclear espacial (SNPP)”, afirmam no site da agência espacial.

A propulsão espacial e a energia nuclear são a tecnologia que permitirá fundamentalmente missões dos EUA no espaço profundo para Marte e além.

Disse Scott Pace, vice-assistente do presidente e secretário executivo do Conselho Nacional do Espaço, em comunicado.

Conforme é percetível, a estratégia pretende manter os Estados Unidos como líder entre as nações que voam pelo espaço. Agora, querem reforçar essa liderança aplicando tecnologia de energia nuclear de forma segura e sustentável.

 

Lua poderá recarregar naves para viagens pelo espaço

A relação entre missões espaciais e energia nuclear tem sido pensada desde há várias décadas. Por exemplo, as sondas interestelares Voyager 1 e Voyager 2, bem como a nave New Horizons ou o rover Curiosity obtêm a sua energia de geradores termoelétricos de radioisótopos (RTGs), que convertem o calor gerado pela decomposição radioativa do plutónio-238 em eletricidade.

Contudo, a ideia é estender esse tipo de sistema para, por exemplo, futuras colónias ou centrais nucleares espaciais.

Em concreto, a NASA e o Departamento de Energia dos EUA têm trabalhado no projeto Kilopower desde 2015. São mini reatores de fusão a partir dos quais serão obtidos até 10 quilowatts de energia elétrica durante dez anos sem interrupção (embora os primeiros protótipos estejam a ser projetados com menor capacidade de validar essa tecnologia).

Estas pequenas “centrais nucleares” espaciais servirão como posto de reabastecimento de energia para postos avançados nas próximas missões tripuladas à Lua (a serem desenvolvidas na década de 2020) e futuras expedições humanas a Marte (planeadas a partir de 2030).

Estas duas entidades trabalham juntas num projeto de reator de fissão.

 

Colonização de Marte e a energia de fissão

Segundo o documento SPD-6, existe agora o compromisso com os sistemas SNPP e são já indicados os objetivos específicos. Por exemplo, o documento afirma que os Estados Unidos devem desenvolver, em meados da década de 2020, “capacidade suficiente de produção e processamento de combustível para apoiar uma variedade de sistemas espaciais nucleares, desde RTGs até propulsão nuclear térmica e elétrica nuclear”.

Outro objetivo estabelecido pelo SPD-6 é a demonstração de um “sistema de energia de fissão na superfície da Lua que é escalável a uma gama de potência de 40 kilowatts elétricos (kWe) e mais além para apoiar uma presença lunar sustentada e a exploração de Marte” em meados e finais da década de 2020.

Ou seja, desenvolver o projeto Kilopower para estabelecer uma verdadeira “central nuclear” na superfície lunar.

Donald Trump tem sido bastante ativo em questões de política espacial. Além de assinar este documento menos de um mês antes do final do seu mandato efetivo, ressuscitou o Conselho Nacional do Espaço, que estava inativo desde o início dos anos 90 e promoveu o programa Artemis, para o regresso do homem à Lua.

 

Leia também:

Artemis: NASA revelou os seus planos para o regresso dos EUA à Lua até 2024

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ola
    Ola

    O Trump afinal ainda serve para alguma coisa. Mas aposto que foi só por causa da china

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Que perda de tempo e recursos, que poderiam estar a ser aplicados em coisas mais úteis como renovar as infra-estruturas básicas da federação de estados, onde têm muito que fazer!
    Não há dinheiro mas depois gastam o que não há em coisas completamente inúteis.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Gastam o que tem e o que mão têm, ainda vamos ver a america de joelhos. Alguém sabe me dizer em que mãos está a divida americana?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Os valores variam conforme as fontes, mas parece que andará acima dos $27,233,000,000,000 (in. https://www.worldometers.info/us-debt-clock/ e https://www.usdebtclock.org )… isto de gastar aos milhares de milhões nos militares, espionagem e coisas do género têm os seus problemas, em especial quando o país não produz quase tudo por si mesmo como no passado.

      2. Avatar de Tiririca
        Tiririca

        Os USA nunca vão ter problemas de dívida, decidem os destinos do mundo a seu bel prazer, podendo usar políticas geoestratégicas a seu favor ou de outros para resolver problemas financeiros. Além de que é o país mais rico do mundo.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Nunca vão ter problemas de dívidas… excepto que já a têm e é uma verdadeira loucura! O país já parou várias vezes, e a dívida fez parte do problema, mas os políticos lá autorizaram a aumentá-la.

          Os EUA decidem as coisas até certo ponto, eles têm forças militares a sério, mas têm outros países com que se preocupar: Rússia, e em especial a China que está com uma política agressiva de expansão na influência e até domínio de determinados locais nomeadamente em pleno oceano com ilhas artificiais.

          Além disso a maior parte da indústria saiu do país para ir para países asiáticos onde as coisas são feitas muitíssimo mais baratas e ainda com o bónus dos donos das empresas não terem de andar a gramar os sindicatos e suas exigências a “toda a hora”.

    2. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Porque existe sempre alguém a dizer isto? Parece que fazem copiar colar do Google.

    3. Avatar de Bruno Marques
      Bruno Marques

      Realmente!
      Quando a ignorancia impera, saem estes disparates tipo punzinho mal cheiroso….

      Se não fossem o tempo e recursos gastos na questão espacial, não tinhamos boa parte da tecnologia das quais hoje, não passamos sem elas no dia a dia.

    4. Avatar de Bruno Marques
      Bruno Marques

      Realmente!
      Quando a ignorancia impera, saem estes disparates tipo punzinho mal cheiroso….

      Se não fossem o tempo e recursos gastos na questão espacial, não tinhamos boa parte da tecnologia das quais hoje, não passamos sem elas no dia a dia.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Vejam lá se colocam a lua inabitável.

    1. Avatar de Azeitonas de Alcaíns
      Azeitonas de Alcaíns

      Ou se arrebentam com a lua. Não é se ela não regulasse nada na terra. Ou se deslocam a orbita e entra em rota de colisão com a terra. Vai ser bonito

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Se todas as armas da terra rebentarem num único ponto da superfície da lua ela mal tremia quanto mais mudar de órbita.

    2. Avatar de Tiririca
      Tiririca

      Quando é que ela foi habitável?

  4. Avatar de TugaTesla
    TugaTesla

    Devia era de ter assinado uma diretriz a proibir o uso das máquinas da Dominion…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Dominion… ainda vai dar que falar…

      em relação ao reactor estejam descansados, se a Nasa diz que tem planos deste gabarito é porque não o consegue fazer..

  5. Avatar de A.F.
    A.F.

    O Homem já quase destruiu o nosso habitat TERRA, e não satisfeitos querem destruir a Lua.
    Sim sou adepto e a favor do progresso, mas há certas e determinadas evoluções, que pode por em causa a existência dos seres vivos.
    Não sei se esta coisa da instalação de um reactor de energia nuclear é boa, porque se correr mal, quais serão as consequências.
    Enfim, parece que nunca aprendemos com os nossos erros.

  6. Avatar de adbu
    adbu

    Afinal o espaço 1999 pode acontecer, apenas o ano está errado.

  7. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Onde vão buscar a água para a refrigeração?

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      A Lua tem água.

    2. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      Refrigeracao? A lua está a -170C no lado da sombra, achas que e preciso mais arrefecimento?

  8. Avatar de eu2
    eu2

    O que a lua tem para destruir? No máximo é só mais uma cratera no meio das outras…

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Isto foi em reposta ao A.F.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Space 1999 ! Quem não se lembra ?!! :)))

  10. Avatar de LA
    LA

    O ser humano tem uma capacidade para destruir e fazer me?$a¡, que é uma coisa brutal. Já não basta, o que fazem na terra, agora também querem fazer fora, da terra. Qualquer dia nem ao espaço podem ir, com o lixo espacial que se vai acumulando.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A nasa da luz verde. E quem e que autorizou a nasa para isso ? Se fazem reunioes para tudo e mais alguma coisa, essas decisoes bem poderiam ser discutidas com muitos paises envolvidos, nao so os EUA. Imaginem que depois vai a China a querer fazer o mesmo, depois outros paises. Pois. Isto vai de mal a pior.

  12. Avatar de Lurdes Pereira
    Lurdes Pereira

    Tudo isto me fascina e atrista, ( triste) pois tanta inteligência e tanto dinheiro, e nós milhares de pobres a chorar de fome e frio, que farão esses seres que não pensam primeiro nos milhares de seres humanos quando não ouver população para colonisar e talvez destruir a terra, a luz, Marte, e quem sabe outro big-bang?

  13. Avatar de nuno
    nuno

    Os tugas sempre em primeiro lugar no que respeita a falar mal de qualquer noticia de tecnologia que apareça aqui no pplware. E fazer melhor? Só experts aqui em exploração espacial e energias nucleares. Quase que sinto vergonha em ser tuga, malta que parou no tempo..