Investigadores descobrem que níveis de radiação na Lua são demasiado elevados

26 Comentários

Em 1969, a Lua foi pisada, pela primeira vez, por um ser humano. Neil Armstrong protagonizou este momento e provou que o céu não é o limite. Assim, o nosso satélite natural é ainda hoje estudado de forma afincada e há até nações que tencionam levar lá civis e explorá-la de forma comercial.

Para os astronautas, um dos maiores riscos para a sua saúde é a radiação espacial a que estão expostos, uma vez fora da Terra.



Nível de radiação da Lua é 200 vezes superior ao da Terra

A exposição a que são sujeitos os astronautas é um dos maiores riscos para a sua saúde. Isto, porque, a longo prazo, podem ser vítimas de várias doenças, como cancro ou doenças degenerativas relacionadas com o sistema nervoso.

Após vários anos, os cientistas decidiram medir (mais uma vez e agora com equipamento moderno) o nível de radiação na Lua. Assim, estes descobriram que este é absurdamente elevado, sendo 200 vezes mais alto do que o da Terra. Havendo no passado, nas missões Apollo, já algumas medições e valores, estes atualmente são muito superiores ao que se conhecia. Então, este cenário confere aos astronautas uma exposição de risco nas missões sempre que atravessam a atmosfera da Terra.

Assim, agora sabemos também que os astronautas, que partirão na missão Artemis, em 2024, estarão a suportar níveis de radiação deveras mais altos do que aqueles a que estão habituados.

Missão Artemis, para já, sem alterações

Estas medições da radiação na Lua foram feitas em janeiro de 2019, pela missão China’s Chang’e 4. Todavia, os resultados só agora foram publicados na revista Science Advances, revelando que os astronautas, uma vez na Lua, estariam expostos a uma radiação média equivalente a 1 369 microsieverts diários.

A verdade é que existem astronautas que passam várias semanas na Estação Espacial Internacional. No entanto, conforme explicaram os investigadores, a radiação aí é 2,6 vezes inferior à da Lua, podendo até ser considerada segura, se estiverem expostos em curtos espaços de tempo.

Os autores do estudo chamaram a esta radiação ‘galactic cosmic rays’ (em português, raios cósmicos galácticos) e revelaram, então, que poderá ter um impacto muito negativo na saúde dos astronautas, a longo prazo.

Para já, a missão Artemis, que prevê que os astronautas permaneçam na Lua durante duas semanas, mantém-se de pé. No entanto, estes novos dados podem ser tidos em conta e podem provocar, entretanto, algumas alterações.

 

Leia também:

NASA procura propostas para produzir energia nuclear na Lua

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cm
    cm

    Isso são os chineses a a tentar ficar com a lua só para eles!!
    A lua tem pontos com campos magneticos fracos que são o suficiente para proteger o ser humano, depois quando esta na parte escura da terra fica protegida pelo campo magnetico terrestre.

    1. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Dizes isso porque fazes parte de um grupo científico que estuda a Lua e com publicações em varias revistas de ciência , ou porque fizeste formação no YouTube?
      Acho que é mais a segunda opção…

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        acho que é a segunda opção mesmo lol

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      Pelo comentário CM parece que já lá andaste!!

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Nível de radiação da Lua é 200 vezes superior ao da Terra”. É estranho,no mínimo.Mas não quero fazer conjecturas nem entrar em teorias da “conspiração”,se me entendem. 😐

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Chernobyl também tem níveis de radiação elevados, no entanto é possível ir visitar o local. Tem tudo haver com o tempo. Pode ser elevado mas seguro durante um ou 2 dias, mas extremamente prejudicial se for mais que um x numero de dias/semanas/meses

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Porque haveria de ser estranho? A lua não tem campo magnético capaz de proteger de radiação ionizante vinda do sol e raios cósmicos, ao contrário da Terra

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    acho que é a segunda opção mesmo lol

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas não tiveram tempo para descobrir estas coisas e mais gumas das vezes que lá foram?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Porque nessa altura ainda não existia o youtube ou Facebook. Senão já sabiam essas coisas

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      Quem e que já lá foi??? Que eu saiba ainda ninguém pós patas na lua!

      Aquela encenação dos americanos e treta, até agora já dizem que foi encenado.

  5. Avatar de Nitrox13
    Nitrox13

    Então conclui-se que ninguém pode por lá as patas.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Podes mas não deves…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quer isso dizer que ninguém pode por as patas em Chernobyl e todas as visitas guiadas são fake?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mas todos sabem que a zona de chernobyl é radioativa.
        Depois de pisarem lua umas tantas vezes no passado só agora descobrem que a lua tem radiação demasiado elevada?

        Na visita a um corpo celeste que custou milhões apenas decidem medir os niveis de radiação décadas depois?

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Os Estados Unidos já tinham medido radiação na Lua.
          O que não terão medido ou divulgado foi certos tipos de radiação.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Cagari Cagaró….

  6. Avatar de Carpen7er
    Carpen7er

    Mais uma prova, a juntar à destruição do módulo e à transmissão sem delay, de que nunca ninguém lá pôs os pés.

  7. Avatar de Carpen7er
    Carpen7er

    Mais uma prova, a juntar à destruição do módulo e à transmissão sem delay, de que nunca ninguém lá pôs os pés.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Claro que ainda ninguém meteu lá os pés. Hollywood mexe com tudo

    2. Avatar de Paulo Baptista
      Paulo Baptista

      O negacionismo é um problema com danos bem piores na saúde do que as radiações cósmicas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pena que não houve negacionistas quando diziam que estava tudo bem no BES e no BANIF.
        Também podemos dizer acerca das armas nucleares no Iraque.
        Ou quando o azeite fazia mal, assim como as sardinhas…terrivéis para o coração.
        Ou os níveis do mar, que a esta hora já era para ter tapado muita coisa…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          …E o petróleo que era para já não existir!

  8. Avatar de Beltrano
    Beltrano

    Fica sempre a dúvida.

  9. Avatar de Paulo Baptista
    Paulo Baptista

    Este artigo está cheio de imprecisões. Referir todas implicaria outro artigo. Vou apenas referir que, o nível de radiação existente na superfície da Lua, já tinha sido medido, durante as missões Apollo, como refere e bem o artigo agora publicado na Science Advances, mas nunca divulgados. Basta ler, está lá. Obviamente, não com a precisão e o rigor com que foram agora realizadas as medições. Tal como as saídas ao exterior da ISS, os astronautas têm tempos limitados de exposição (o máximo está em 8 horas) a todo o género de radiações e estão protegidos com fatos adequados a esse tempo de exposição. Na Lua, o limite de permanência foi de duas horas e meia, fora do veículo. E não, não existem astronautas que passem várias semanas na ISS, mas sim meses, mais concretamente de 14 meses de permanência, não na ISS mas na antiga MIR, por um cosmonauta russo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Lê bem porque o artigo tem tudo bem explicado. Aliás, o que estás a querer fazer é um paralelo entre os valores captados nas missões Apollo, que não foram as primeiras, os russos já o haviam feito, com o que foi agora medido pela missão chinesa. Portanto, estás a baralhar os assuntos que estão retratados. Em lado nenhum é dito que estas medições são feitas agora pela primeira vez. Lê bem.