Incrível! Temperaturas da superfície no Ártico atingem 48ºC

103 Comentários

O mundo já se apercebeu que tem de fazer algo para combater o problema do aquecimento global. De acordo com um responsável alemão da maior expedição científica realizada ao Polo Norte, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado.

Recentemente, segundo a Organização Meteorológica Mundial, a superfície no Ártico atingiu os 48 ºC.

Incrível! Temperaturas da superfície no Ártico atingem 48ºC


Ártico está a aquecer duas vezes mais rápido que o resto do mundo…

Não, não são “infelizmente” fake news! O Ártico está a aquecer bastante. As temperaturas da superfície perto de Verkhojansk atingiram o pico de 118 graus Fahrenheit (48 graus Celsius) em 20 de junho. De relembrar que o círculo do Ártico é conhecido pelas temperaturas abaixo de zero.

As temperaturas foram registadas pelos satélites Copernicus Sentinel 3A e 3B. O programa Copernicus é administrado pela Agência Espacial Europeia que monitoriza as condições terrestres, oceânicas e atmosféricas usando um radar e imagens multiespectrais. Cada missão Sentinel consiste em dois satélites de constelação para garantir a cobertura e robustez dos dados.

É importante referir que a temperatura registada perto de Verkhojansk foi a temperatura da superfície da terra. A temperatura do ar rondava os 86 graus Fahrenheit (30 graus Celsius). Para o Círculo Polar Ártico, 30 graus também é muito quente.

As temperaturas no Ártico têm aumentado nos últimos anos. Em julho de 2019, o Ártico atingiu algumas temperaturas bastante altas (e preocupantes).

Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão em níveis recordes. Enquanto o mundo inteiro enfrenta o aumento das temperaturas, o Ártico está a aquecer duas vezes mais que a média global, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

Estas temperaturas prejudicam o Permafrost ou Pergelissolo – o solo congelado do Ártico, que retém os gases do efeito estufa e sobre o qual grande parte do leste da Rússia é construída.

 

Leia também…

Aquecimento Global: Ponto irreversível pode já ter sido atingido

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de knight
    knight

    cíclico.
    Parem de repetir burrices de comunistas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, é verdade que o planeta já passou por vários períodos de aquecimento e arrefecimento durante toda a sua existência.

      No entanto, tens provas de que este aquecimento é também um processo natural?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se é ciclico e acontece á milhões de anos é natural.

        1. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Engana-se.
          Está a ser acelerado, e de que maneira pelo Homem.
          Seria natural se o Homem não interferisse, mas como interfere … NÃO É NATURAL …

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Falso, não há provas disso, apenas especulações e impostos.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            É
            se ignorares as provas que há
            elas deixam de existir

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          O que dizes é uma falácia porque não tens demonstração de que o que observas faz parte de algo cíclico.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Nem tu de que faz parte da intervenção do homem.
            Pelo menos o que acontece já aconteceu e pelo que os cientistas dizem, já aconteceu bem pior.

            Aceitem, não sejam paranóicos . Quando morrermos (todos morremos) nada disto interessa, é se nunca sequer tivessem existido, é como o planeta tivesse explodido, é o nada.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Miguel, continuas com falácias vindo dizer que o que acontece já aconteceu! Não fazes ideia! O que o passado revela por amostras recolhidas são ciclos de com vários milhares de anos, não te diz que em 200 anos há alterações súbitas.
            Se é verdade que ainda não podemos demonstrar inequivocamente a relação causa-efeito da actividade humana, o facto é que já existem muitos dados que corroboram essa possível relação, sendo que está nas nossas mãos a capacidade de mudar os nossos comportamentos para evitar as pioras consequências que se tem modelado. Não o fazer, ficando à espera duma prova inequívoca, é uma irresponsabilidade, pois nessa altura será tarde demais.

        3. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Fizeste lembrar-me da que comentador da SIC que se mete em todos os assuntos e nem se quer sabe do que fala!! Não é cíclico e as provas estão a olho nu!! Informa-te antes de falares.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            O único desinformado és tu que apenas lê o que lhe interessa ignorando a opinião de muitos especialistas e cientistas.

            Por ti metade do mundo ja estava submerso, o petroleo já tinha acabado, hoje estava 65 graus, já tinhas colónias de turistas em júpiter e a lista de palermices continua, sempre todas erradas.

          2. Avatar de Manuel Fernandes
            Manuel Fernandes

            Samuel, ainda dá ouvido a alguém que não tem um QI superior a 50?
            Melhor desistir que isto de tentar ter uma conversa civilizada com uma pedra não resulta mesmo.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas que raio os comunistas têm a ver com a Ciência?
      Deixa de ser obtuso.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se Hollywood diz que a culpa é sempre dos comunistas
        é porque é

    3. Avatar de SM
      SM

      Olha, este assume-se como comuna, LOL

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Qual o problema de se ser comunista?
        Tenho amigos comunistas espectaculares.
        Valem enquanto pessoas
        Não o sou, mas chateia-me mais um preconceituoso estúpido como tu que um comuna.

  2. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Estas agendas já enjoam. O que vale é que lê-se o título e já está.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Temperaturas da superfície no Ártico atingem 48ºC

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Ainda mais quente que o Alentejo!! Parece que antenas terrestres da Starlink já não funcionam no Ártico!! =))

      2. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Essa cidade não está no artico…
        E é especialmente conhecida pela diferença de temperaturas que atinge.
        Ou seja, estão a pegar na excepção para dizer que é regra…

        Não sou negacionista. Mas nao concordo com este sensacionalismo que depois de desmascarado dá munição aos negacionistas…

  3. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Este knight e esta Rafilda são o que escrevem: uns completos g&%$us: o primeiro chama comunistas a todos quantos não gosta – um completo im/U&%il, a segunda mete a cabeça na areia como a avestruz – quando a água lhe bater á porta de casa, vai abrir as pestanas.
    Quanta estupidez …

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, é verdade que o planeta já passou por vários períodos de aquecimento e arrefecimento durante toda a sua existência.

      No entanto, tens provas de que este aquecimento é também um processo natural?

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Nem mais. É a ilusão da loucura que os aflige.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      2 headshots com uma única bala!!

  4. Avatar de asdrubal
    asdrubal

    Caros membros do pplware, é com este tipo de texto que muitos leitores se interrogam se a informação é credível. Vocês não fazem qualquer referência às temperaturas máximas expectáveis durante esta altura do ano. 48 graus podem ser apenas 1 grau acima dos máximos expectáveis, mas com este texto é impossível saber. Vocês aparecem com uma informação alarmista sem apresentarem qualquer contexto. Qualquer leitor mais rigoroso interpreta que querem é maximizar o número de clicks. Texto claramente comparável a qualquer fake news que se apanham nas redes socias. Façam um esforço em apresentar a informação com algum cuidado, o público agradece.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Nao sei se tens ideia, mas o aumento de 1Grau pode ser catastrofico para o planeta.

      Convém leres com olhos de ler e caso pretendas mais alguma info, a procurares por forma a exclarecer as tuas duvidas.

      https://en.wikipedia.org/wiki/Climate_of_the_Arctic

      Acho que tens aí a tua resposta.

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        O facto de aquecer 1 grau momentâniamente não quer dizer absolutamente nada, por isso é alarmismo mesmo. O Suposto “aquecimento global” é relacionado a uma temperatura média num determinado espaço de tempo (normalmente 1 ano).

        Já agora, se a terra é simétrica, não deveria acontecer o mesmo no lado antartico quando é inverno no hemisfério norte? É que não o gelo não derrrete como no artico.

        1. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          A sério ?
          Que tem a simetria da terra a ver com a Terra ?
          Então antes de dizer besteiras, informa-te:
          https://news.harvard.edu/gazette/story/2021/04/study-says-antarctic-ice-sheet-melt-to-lift-sea-level-higher-than-thought/ .

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Oh “besteiras”, isso não explica porque o artico fica praticamente sem gelo quando é verão no norte e depois gela novamente no inverno. No entanto no lado antartico o gelo nunca desaparece mesmo no verão antartico.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Artur Peralta, mas a Terra não é simétrica. A maioria do Ártico é oceano, enquanto que no Antártico estamos perante um continente. Isto afecta a forma como a camada de gelo se comporta, por isso não podes fazer uma comparação dessa maneira.

        2. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Mais uma vez em vez de dizer besteiras leai o artigo e instrua-se:
          https://news.harvard.edu/gazette/story/2021/04/study-says-antarctic-ice-sheet-melt-to-lift-sea-level-higher-than-thought/.
          O gelo não derrete todo na Antártida , como sugere, mas cada vez derrete mais e cada vez mais se desprende do continente e se funde no mar.
          Que tem isso a ver com estar mais frio no Inverno e mais calor no Verão?

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            qualquer coisa que eu diga vais me mandar ler outra vez esse artigo… enfim… acredite no que quiser e pronto.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Depois de o leres deixas de dizer asneiras e deixará de ser necessário voltar a recomendar-te a leitura

        3. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Caro Asdrúbal,
          Acredito em cientistas que são responsáveis por terem criado, durante muitos séculos, todo o conforto em que tu vives. a cadeira onde sentas o rabo, a tv onde lês as notícias, o computador onde circulas na net, a electricidade que usas no teu dia-a-dia, a água que vem confortavelmente canalizada para a tua casinha.
          Queres que explique mais ou precisas que faça um desenho?

          1. Avatar de Manuel Fernandes
            Manuel Fernandes

            Cometi um erro:
            Queria escrever:
            ________________________________________________________

            Caro Artur Peralta,
            Acredito em cientistas que são responsáveis por terem criado, durante muitos séculos, todo o conforto em que tu vives. a cadeira onde sentas o rabo, a tv onde lês as notícias, o computador onde circulas na net, a electricidade que usas no teu dia-a-dia, a água que vem confortavelmente canalizada para a tua casinha.
            Queres que explique mais ou precisas que faça um desenho?
            ________________________________________________________

            As minhas desculpas ao Asdrúbal.

        4. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Simétrica?? Desde quando?? Comparar ambos os polos é no mínimo burrice 🙁 O Polo Sul tem 80% de terra enquanto o Polo Norte tem 80% de água.

        5. Avatar de Mariana
          Mariana

          Desde quando é que a superfície da Terra é simétrica? Quando olha para o globo vê alguma simetria na distribuição de continentes? É para isso que deve olhar se pretende começar a entender minimamente os climas da Terra.

      2. Avatar de asdrubal
        asdrubal

        O link que enviou não apresenta qualquer referência às temperaturas máximas registadas durante esta altura do ano nessa localização. A referência mais apropriada seria https://en.wikipedia.org/wiki/Verkhoyansk, no quadro onde apresentam as temperaturas entre 1961 e 1990. Repare que não sou negacionista do aquecimento global e estou consciente de que o aumento de 1graud da temperatura média pode ser catastrófico, mas não a temperatura máxima. Acho é que a culpa da desinformação é causada pela forma como as notícias são apresentadas.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          concordo! Há muita desinformação por má interpretação e má divulgação do trabalho que é feito em ciência!

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Catastrófico é para as mentes paranóicas como a tua, ai sim, é catastrófico.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Assim sim, nada como um cientista da wikipédia

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O teu título de cientista de faKebook é muito mais válido, sim.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      asbrudal… Lê e aprende por favor, não digas asneiras: Incrível! Temperaturas da superfície no Ártico atingem 48ºC. Nem do titulo te podes queixar.
      https://www.copernicus.eu/en/media/image-day-gallery/land-surface-temperature-sakha-republic

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Apoiado Pedro.
        Infelizmente ainda há muita gente inculta a tecer comentários completamente idiotas por aqui.
        São pessoas da Ciência a alertar, não comunas como diz o infeliz senhor que tem o pomposo nick “knight”.

    3. Avatar de Vasco
      Vasco

      Caro asdrubal, não creio que o pplware esteja especialmente vocacionado para fazer artigos de fundo sobre a matéria, mas como leitor assíduo penso que é importante que tenhamos acesso a esse tipo de notícias condensadas, que reflectem o que é o consenso das principais comunidades científicas e organizações internacionais sobre a matéria. Quando muito poderiam colocar uma extensa lista para links contento as medições efectuadas por estações meteorológicas, boias marítimas, satélites etc. O condensar de milhões de data points permite aos especialistas na matéria chegar a esse tipo de conclusões. Por exemplo, os dados recolhidos pelos satélites “Copernicus” que vi no website respectivo após uma procura rápida – que teve por base este artigo – estão condensados pelos especialistas na afirmação «For the Arctic region as whole, 2020 was the second warmest year on record, with a surface temperature anomaly of 2.2°C above the 1981‒2010 average.». Existe muito mais informação histórica disponível, por exemplo no site https://crudata.uea.ac.uk/ tem data points para totos os gostos, que pode analisar. Interessantissimos são estes: «Google Earth interface for CRUTEM4 land temperature data» disponiveis em https://crudata.uea.ac.uk/cru/data/crutem/ge/CRUTEM4-2019-12_gridboxes.kml que podem ser verificadas depois carregando nas grelhas que aparecerão no Google Earth sobre o globo. E existe uma imensidão de dados, de relações, de correlações, disponível em muitos locais. Isto para dizer que a menos que o pplware comece a fazer artigos de fundo que esmiúcem todas as matérias que publica, (e para isso teria de ter uma enorme equipa editorial e de funcionar eventualmente em regime de assinatura), existirá sempre uma parte que nos compete a nós, os leitores, aprender, investigando fontes e aplicando o espírito crítico, independentemente da posição que tomaremos depois sobre a matéria. A mim, que não o estou a criticar, parece-me por uma questão de natural humildade, que quando existe consenso científico sobre uma determinada matéria, é porque muita gente já fez o TPC e de boa fé nos dá acesso a essa informação.

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Caro Vasco, não pertenço ao pplware.
        Sou um cientista.
        O pplware baseou-se num artigo científico.
        Tem algum problema com isso?
        Tem algum problema com factos científicos ?

        1. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Retiro a última frase:
          “Tem algum problema com factos científicos ?”

        2. Avatar de Vasco
          Vasco

          Caro Manuel Fernandes, respondendo: Não.

          1. Avatar de Manuel Fernandes
            Manuel Fernandes

            Folgo em saber.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      O Ártico sempre foi conhecido pelas suas temperaturas elevadas, quando alguém quer fazer umas ferias no calor siberia, Alasca ou qualquer outro local no Ártico é das melhores opcoes.
      Na Altura do natal o antarctica é a melhor opcao para fazer praia e apanhar banhos de sol

  5. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Quero dizer:
    Que tem a simetria da Terra (planeta) e não terra (substância) a ver com o clima ?

  6. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Gosto de ver negacionistas armados em cientistas. Foi isto que a era moderna nos habituou, infelizmnete. Será que eles vão desaparecer por não quererem tomar a vacina ? Era uma seleccao “quase” natural. Seria óptimo para a vida psicológica de todos.

    Terra simétrica, terra que descongela em cima como em baixo …. Mas …. As pessoas percebem alguma coisa disto ? Sabem que a terra nak é de todo simétrica e o que acontece em cima não acontece em baixo, bem no meio e por aí fora ? Existem correntes quentes e frias que são mutáveis e andam sempre de zonas diferentes para outras. É como se fosse (ou é) um ser vivo independente de tudo aquilo que nele consta …. Excepto naquilo que nós façamos em massa para o afectar. facam a vossa parte já não seria mal de todo. E leiam mais.

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Nem mais, Tabonitota.
      Ainda bem que há gente consciente como você.
      Concordo com a frase:
      “Será que eles vão desaparecer por não quererem tomar a vacina ? Era uma seleccao “quase” natural. Seria óptimo para a vida psicológica de todos. “.
      Faziam um favor ao planeta e aos seres vivos, isentos de culpa de tudo isto que está a acontecer.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Os negacionistas sempre existiram; o problema é que com a proliferação das redes sociais ganharam uma voz que antigamente não tinham. Infelizmente.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Também têm direito… É a democracia, meu caro.

      2. Avatar de Petrus
        Petrus

        Gosto da frase “façam a vossa parte”. Se cada um fizesse a sua parte, o ambiente estaria muito melhor. Entristece-me ver, especialmente jovens que têm toda a informação à disposição, além da que lhes é prestada nas escolas, cometerem os mesmos erros das gerações anteriores. A máxima deve ser “Não culpes os teus pais pelo planeta que te deixaram, pensa no planeta que vais deixar aos teus filhos!”

        1. Avatar de RM
          RM

          Por acaso as pessoas que fumam, querem lá saber se estão a prejudicar a sua saúde ?

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Fazem isso por opção… mas a beata podia ir para o lixo e nao para o Chao…

          2. Avatar de Petrus
            Petrus

            Não era esse o sentido do meu comentário, mas, de qualquer maneira, isso que diz em relação ao fumo também se aplica ao que comemos, aos automóveis que conduzimos e mais uma data de coisas que fazemos. No que se refere ao pernicioso ato de fumar, como bem refere o Filipe, é importante ter-se cuidado com o que se faz às pontas dos cigarros, assim como a todo o lixo que se produz.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Outro que para nega as várias opiniões cientificas, e as falhas inerentes á ciência. Apenas olha para o que lhe convém e nega toda a história ciêntifica.

      A ciência muda de cardápio constantemente, é um facto.

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Falhas inerentes à Ciência?
        Faça uma viagenzinha à Antártida e veja os glaciares a desprender-se e formar icebergues que, mais tarde ou mais cedo, irão derreter no mar e aumentar o volume deste e deixe-se de dizer dizer disparates.
        As evidências calam qualquer teoria pseudo-cientista que negue a alteração climática que está a ocorrer.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O planeta, segundo a ciência, já esteve metade congelado. E depois?
          Deixa aumentar o nível do mar, não tem nada de mal. Todos os anos morrem milhares de crianças á fome e tu estás nas tintas para isso. depois abrem a boca com preocupações de clima e porcarias parecidas. Ganhem juízo.

          Que paranóicos, get a life, a real one!

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O problema da ciencia é viver na idade da pedra e ignorar as verdadeiras fontes de conhecimento.
        A ciência tem que olhar mais para tudo o que está disponivel no Facebook e Youtube, enquanto não o fizerem nunca acesso á verdade.

        1. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Gosto do seu humor inteligente e corrosivo.
          Parabéns.
          😉

        2. Avatar de RM
          RM

          E aí o que não falta são provas irrefutáveis 🙂

      3. Avatar de RM
        RM

        A ciência não é perfeita, mas é a melhor opção que temos para aprendermos.
        Não é de um dia para o outro que se chega à verdade. Temos que ser pacientes e esperar que haja um consenso entre o que é ‘descoberto’.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Maior problema que os negacionistas armados em cientistas são os cientistas armados em politicos.
      Maior parte do trabalho de um cientista é meramente especulativo, já tive consultas na Maia com informações mais concretas!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Na Maia ou na Maya?

  7. Avatar de Nelson Silva
    Nelson Silva

    Infelizmente, constata-se que os comentários só servem paras as pessoas se insultarem umas às outras.
    Zero de opiniões construtivas.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Será que vamos ter um novo imposto “alterações do ártico”.

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Não.
      Mas há quem devesse pagar um imposto “não digas disparates”.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não ganhavas só para impostos. Então se fosse de paranóiquisse tinhas de pedir crédito.

        Medo…tenham medo…..muito medo….muito, muito medo……

        1. Avatar de Manuel Fernandes
          Manuel Fernandes

          Vens para aqui desconstruir o objectivo de um artigo: alertar as pessoas.
          Tanta estupidez junta é que devia pagar imposto.
          Estar aqui a interagir contigo é como tentar falar com um urso.
          Desisto.
          Gosto de interagir com gente inteligente.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Alertar? As pessoas estão já fartas que tanto alerta e maluquices.
            As pessoas querem é ganhar a vida e pagar as contas, querem lá saber dessas palermices inevitáveis.

            Faz o mesmo que fazes com as crianças que morrem á fome no mundo, faz de conta que não existem.

            Get a life, a real one!

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Primeiro os dados dos satélites podem ser falsificados ( https://pplware.sitedev.pt/ciencia/imagens-de-satelite-geograficas-falsas-poderao-representar-uma-ameaca-nao-muito-distante/ “Imagens de satélite geográficas falsas poderão representar uma ameaça não muito distante” noticiado aqui a 21 de Abril de 2021), mas não é preciso ir ao Árctico para se ver as variações malucas ao longo do ano, até aqui em Portugal acontece um pouco por toda a parte.

    O dito cometa/ planeta gigantesco que passará próximo da Terra num futuro não muito longínquo está a exercer cada vez mais influência em tudo incluindo no clima, o actuar errado de nós seres humanos a isso obriga já que a ressonância vibratória energética não é totalmente positiva, se fosse isto não aconteceria… a Terra será endireitada tanto figurativa como literalmente e as coisas só vão ficar progressivamente mais graves com o tempo até ao ápice durante a passagem física do dito cometa/ planeta gigantesco, então isto vai virar a verdadeira loucura, para depois então ficar como é suposto, neste processo está previsto a morte de uma parte significativa dos animais e plantas, alterações na geografia do planeta, a morte de quase toda a gente ou mesmo de toda a gente… é ainda uma incógnita, dependerá de haver ou não pessoas na altura em que tal acontecer com reais possibilidades de evoluir segundo a “frequência vibratória correcta” (por assim dizer), no fundo aquela pessoa que se esforça verdadeiramente para ser correcta não segundo a opinião de outras pessoas ou instituições mas segundo a verdadeira Verdade que É, porque sempre o foi e sempre o será, independentemente dos achares ou não achares da humanidade. Não vai tudo morrer só das alterações ditas naturais, também a falsa paz ainda mais ou menos vigente será quebrada e as pessoas vão se matar umas às outras com toda a espécie de truques e engenhos que muitos desenvolvem diligentemente até neste preciso momento.

  10. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Mas quem é o Chico esperto que começou a falar nisto do aquecimento global, central e total?
    Isso não interessa nada agora.
    Temos que estar concentrados no futebol, apenas e só no futebol e dar o nosso apoio à selecção e no próximo jogo vamos todos ao molho para Sevilha.
    Vamos lá infectar os espanhóis…

    Primeiro os assuntos que interessam, depois os fait divers.
    Chatice, pá…
    Agora é só futebol.
    Não se fala de mais nada para não desconcentrar…
    Em força para Sevilha, todos, com o Ferro Rodrigues no porta bandeira aos grtios “estou me a cagar para os Belgas.”
    Vamos a eles….

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Claro que não interessa nada.
      Só o futebol interessa certo?!
      Vê-se mesmo que és básico …

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Só pelo título com que te apresentas , se nota o teu “elevado” QI …

  11. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    De facto é triste ver tanta estupidez comentada aqui.
    Alguém quis noticiar algo importante e só lemos comentários próprios de que vice na Idade Média.
    Com gente desta ainda quer Portugal chegar ao nível da Europa mais civilizada?
    Isso,encharquem o zé povinho com futebol que ele quer mesmo é isso: fazer como a avestruz, meter a cabeça na areia

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Correção:
      De facto é triste ver tanta estupidez comentada aqui.
      Alguém quis noticiar algo importante e só lemos comentários próprios de quem vive na Idade Média.
      Com gente desta ainda quer Portugal chegar ao nível da Europa mais civilizada?
      Isso, encharquem o zé povinho com futebol que ele quer mesmo é isso: fazer como a avestruz, meter a cabeça na areia

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Importante? Para quem? Para os paranóicos?

      Get a life, a real one.

      1. Avatar de Manuel Fernandes
        Manuel Fernandes

        Get a life yourself.
        Preocupas-te com gajos a darem pontapézinhos numa bola enquanto o mundo em que vives está em convulsão.
        Isso é que é a “real life”, não aquela em que vives, aquela que vai afectar o teu futuro e o de todos nós.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Vai afetar me a mim? Nao. Talvez daqui a uns anos ja ca não estou não quero saber…quero viver a grande enquanto ca estou. Recuso me a reciclar e pactuar com essas tretas do consumismo. Eu consumo a grande porque posso

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            como é que sabes que não te vai afectar? Vais-me dizer que estás protegido contra desastres naturais?

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não gosto de futebol, e preocupo-me com outras coisas que tu fazes de conta que não existem, coisas sem importância para ti mas de muita para mim como por exemplo a saúde e bem estar da minha família, fome no mundo, guerras e mais umas coisas.

          Get a life, a real one.

      2. Avatar de RM
        RM

        Menos mal que há ‘paranóicos’ que se preocupam com o teu futuro e o dos teus filhos!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O meu? Preocupate com o teu e deixa lá o meu.
          Vai uns dias ao IPO e a àfrica subdesenvolvida que isso passa-te logo e começas a preocuar-te com coisas a sério e de importância.

          Preocupam-se com um grau e uns litros de água a mais e não passam a minima importância á fome, doença e guerras. Vão bujiar, já ninguém vos atura hipócritas.

          1. Avatar de Manuel Fernandes
            Manuel Fernandes

            Hipócrita és tu.
            Vejamos:
            “Vai uns dias ao IPO e a àfrica subdesenvolvida que isso passa-te logo e começas a preocuar-te com coisas a sério e de importância.”

            A seguir escreves:
            “Vai afetar me a mim? Nao. Talvez daqui a uns anos ja ca não estou não quero saber…quero viver a grande enquanto ca estou.”.

            E ainda tens a distinta lata de chamar hipócritas aos outros?
            És um imbecil.
            Não te importas com o que se escreve?
            Desampara a loja!
            Deixa os outros ter conversas adultas e civilizadas, jã que és tão burro que não as consegues ter.
            Anormaloide…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Manue Fernandes.

            Hipócrita és tu e explico porquê.

            Porque fazes-te preocupaco com coisas na moda para pareceres “bonito”, perante a sociedade estás nas tintas para a miséria, fome e guerras. Em termos de actos não fazes nada, nem pelo clima que tando te dizes preocupado.

            Já eu, não quero saber de alterações climáticas nem dos problemas dos outros que desconheço, se bem que costumo fazer doações a instituições de caridade. Mas nunca me vais ver a querer fazer-me de bonito com preocupações da moda, isso nunca, pois sei que há coisa bem mais graves e até não muito dificeis de resolver.

            Percebes agora porque tu és hipócrita e eu não? HIPÓCRITA MODISTA

          3. Avatar de Manuel Fernandes
            Manuel Fernandes

            Não vale a pena falar com gente estúpida … mesmo.
            Contribuis para a sociedade’
            Sabes se não contribuo também.
            De formas se calhar mais válidas que as tuas ???
            Vens para aqui ofender os outros que não pensam como tu.
            Além de hipócrita és grosseiro.
            Não sei lidar com gente imbecil como tu.
            Desisto.
            A estupidez em excesso assusta-me.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    acredito que a terra vá mudando mesmo que não haja interferência humana, mas o problema será que com interferência humana este processo é muito mais rápido do que seria de esperar

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Nem mais.
      Assim é que é falar.
      Abraço.

  13. Avatar de jhonny@jhonny.com
    jhonny@jhonny.com

    Mais quente que essas temperaturas, e ler estes comentario… alguns levam a pensa, que estao na profissao errada…

  14. Avatar de AlexX
    AlexX

    Ainda ninguém viu nada mas a Internet na europa e américas já está ao rubro em pleno apocalipse..

  15. Avatar de António Lopes
    António Lopes

    Bom, as grandes (enormes, está mais correto) variações de temperatura não se registam apenas no Ártico.
    Ainda há pouco, cerca das 16 horas, hora local, a cerca de 10 quilómetros de Cartum, capital do Sudão, registavam-se -52ºC (52 graus celcius negativos) …

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Exato, António.
      Estas enormes variações estão a tornar-se cada vez mais frequentes o que é anormal

    2. Avatar de Mariana
      Mariana

      Isso é muito estranho. Onde posso consultar? Obrigada.

      1. Avatar de António Lopes
        António Lopes

        Em Cartum, ou no local em que V. Exª se encontra, basta subir na vertical cerca de dez quilómetros e a temperatura será ligeiramente inferior a menos 50 graus centígrados.

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Nunca pensei que visse tanta gente a escrever com palas nos olhos..

    1. Avatar de Manuel Fernandes
      Manuel Fernandes

      Bom dia.
      Talvez concorde consigo.
      Está do lado dos “iluminados” ou dos cientistas ?

  17. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Para os “sabichões” que andam sempre a dizer que as alterações climáticas são uma falácia e uma invenção de gente que não tem mais nada que fazer, eis um artigo de fundo da NGS (National Geographic Society):
    https://www.nationalgeographic.com/environment/article/global-warming-overview .

  18. Avatar de Claudio Cerdeira
    Claudio Cerdeira

    Eu pensava que só existiam negacionistax no Brasil, nunca houve nada no passado como agora,.houve era do Gelo nunca este fenômeno que o homem causou com início na revolução industrial, jamais o planeta foi destruído como fez o homem civilizado, pensem as roupas que seus avós usavam se hj poderiam usar, eram 7 Anaguas e vestidos longos, no Brasil nos anos 60/70 carro não tinha Ar condicionado, hj é impossível ter um sem Ar!

  19. Avatar de Hugo
    Hugo

    Esquecem-se de comentar tb, que essa cidade foi a mais fria no ano passado!