É hoje o dia em que a Microsoft revelará o novo Windows 11. Serão estas as novidades?

27 Comentários

É hoje que a Microsoft se prepara para renovar novamente o seu sistema operativo e apresentar o que se pensa ser o Windows 11. Este é ainda um nome por confirmar, mas o mais importante é mesmo a sua existência.

Os rumores e as hipotéticas certezas têm chegado, como já temos mostrado, faltando ainda a confirmação da Microsoft. Assim, e pelas 16 horas de hoje, a gigante do software irá revelar ao mundo as novidades sobre o que se espera ser o Windows 11.

Windows 11 Microsoft Windows 10 sistema

Quando revelou ao mundo o Windows 10, a Microsoft anunciou que esta seria a última versão do último Windows. Agora, vários anos depois, tudo parece ir mudar com a chegada de mais uma novidade.

Há algo novo e que hoje será revelado, até um teaser a Microsoft produziu:

Uma nova interface no Windows 11

Com a fuga de informação que surgiu, já não existe muito para conhecer do Windows 11. Este sistema é uma renovação grande do que o Windows tem apresentado ao longo dos anos.

Como esperado, segue a linha do Windows 10 e não descarta com o passado que conhecemos.

Windows 11 Microsoft Windows 10 sistema

Ainda assim, há mudanças óbvias na interface, que já tínhamos visto no Windows 10X. Novos ícones, novas animações e muita coisa diferente nas janelas das apps do Windows 11. Tudo isso será uma novidade neste sistema.

Um Menu Iniciar que volta a mudar

Apesar de estar também na interface do Windows 11, o novo Menu Iniciar tem um espaço por si só.

Este elemento tem sofrido muitas alterações ao longo dos anos, nem sempre positivas e bem recebidas. Desta vez voltam a haver mexidas, mas não são radicais.

Windows 11 Microsoft Windows 10 sistema

A primeira e mais visível mudança é a sua nova posição. Está ao centro da barra de tarefas, pronta a ser usada. Por outro lado, e já dentro, tudo está arrumado de forma diferente, mais simples, mais eficiente e mais simples.

Uma loja de apps reinventada

Uma área que tem escapado à exposição do Windows 11 nos últimos dias é a loja de apps da Microsoft. Esta tem-se vindo a tornar um elemento central no ecossistema do Windows e agora deverá ganhar um novo e mais importante papel.

Windows 11 Microsoft Windows 10 sistema

A Microsoft promete mudar novamente este seu elemento e tudo aponta para que seja agora.

Fala-se que irá abrir-se a apps win32 e permitir sistemas de pagamentos próprios. Este último será um ponto essencial e que a fará crescer, mudando o espírito destas lojas.

Mais uma atualização gratuita

Por fim, e focando numa área que muito interessa aos utilizadores. O Windows 10 foi uma oferta que a Microsoft deu a quem já tinha uma versão anterior e que resultou de forma quase perfeita.

A adesão ao novo sistema foi grande e “rapidamente” a maioria dos utilizadores mudou para o novo sistema.

Windows 11 Microsoft Windows 10 sistema

A Microsoft terá percebido que este é o modelo certo e por isso espera-se que o Windows 11 siga o mesmo caminho. A nova proposta deverá ser novamente uma atualização gratuita, o que fará com que seja rapidamente adotada.

Este é o cenário que se espera que venha a surgir pelas 16 horas de hoje, quando o evento “See what’s next for Windows” acontecer. É certo que o Windows 11 vai ser uma presença forte, mas certamente haverá mais para conhecer.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alf
    Alf

    A primeira coisa a saltar à vista é a centralização da barra de tarefas, à la Mac.

    1. Avatar de Miguel Leite
      Miguel Leite

      É o que faz mais sentido por causa dos monitores ultrawide

      1. Avatar de Pedro Cunha
        Pedro Cunha

        Mesmo.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Como é que é à la Mac, se o Mac não tem barra de tarefas… É só porque centralizaram as apps?

      1. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        *centraram

      2. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1

        Quando hate é tudo o que há.

  2. Avatar de TóSousa
    TóSousa

    Pesno que está mal calculada a conversão das 11 EST para GMT, que não será pela 4pm (16:00) mas sim 3pm (15:00).
    São 4 horas de dirença entre o Eastern Time e GMT.

    1. Avatar de Tê

      Não; são 5.

  3. Avatar de Discover
    Discover

    Já uso há uns dias sem.oroblemas…no entanto…o facto de ter múltiplas janelas no mesmo ícone, está a dar comigo e muitos em doido. Paneleirices.
    Provavelmente irei reinstalar o no W10 Enterprise LTSC e que se lixe as modas apeneleiradas e retrógradas a que chamam “evolução”…

    1. Avatar de elManko
      elManko

      Há dias que usas uma versão beta e não finalizada do windows 11, coisa que pouca gente o faz.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Não me parece bem o menu iniciar estar colocado no meio! Parece-me uma “coisa parida” (para não dizer outra coisa) ali!

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Com um simples clicar de botao direito do rato, pode ser colocado à esquerda (como o windows 10) ou ao centro

    2. Avatar de Miguel Leite
      Miguel Leite

      Faz sentido se tiveres um monitor ultrawide

  5. Avatar de kiddie
    kiddie

    o que fazer confusao é, uma app tem cantos redondos e outras nao, lol

    1. Avatar de Megadriver
      Megadriver

      Mais alguém tem “janelas” com cantos redondos em casa?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Microsoft nunca disse oficialmente que era a última versão do Windows. Alguém o disse, a malta ficou com essa impressão, e a Microsoft nunca o negou oficialmente já que não foi a própria Microsoft a dizê-lo em primeiro lugar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim. É verdade. Foi um indivíduo que o disso numa conferência qualquer mas nunca a Microsoft o disse.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Mesmo que fosse (não sei se foi ou não) alguém da Microsoft a dizer que a última versão do SO seria a 10 não vejo qual o problema se essa decisão for alterada. Não quero acreditar que alguém pensasse ou acreditasse que a Microsoft iria encerrar ou deixar de tentar evoluir o seu SO…por isso não vejo qual o problema de o Windows continuar a “evoluir” com uma nova designação ou apenas com as builds a terem um número acrescentado! Ficaria desiludido sim esta nova versão fosse paga ao contrário da evolução do 8 para o 10…mas os lucros da Microsoft até têm aumentado com essa nova politica! E a “pirataria” do SO é coisa de saudosistas…da pirataria!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        E todas as novas instalações em computadores vindos novos de fábrica (a grande fonte de rendimento, juntamente com as instalações nas empresas) continua a ser paga. Só as actualizações são grátis e acho que só para a versão Home e eventualmente Pro, as edições empresariais não gozam de borlas, têm de pagar como sempre mesmo as actualizações de versões como do 8 para o 10 e agora do 10 para o 11.

  7. Avatar de ALMC
    ALMC

    Só não tem informação se o processo de instalação (“setup”) tem uma opção para NÃO instalar tretas (“crapware”). Eu pagaria para ter uma função dessas e não ter de usar powrscrits da net…

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Falta muita informação…afinal só hoje será apresentado de forma oficial! As versões que foram “vazadas” na net…foram apenas aquelas que a Microsoft quis que “apreciadas” de forma antecipada!

    2. Avatar de OG
      OG

      Se instalar nao vou meter por cima do 10, formato 1º, mas duvido que saia com essas opções, só para desligar e remover as definições ditas spyware do Windows e desligar os auto updates é sempre uma encrenca. A Microsot tem que fazer dinheiro, se nao pagamos esta actualização “gratuita” então querem à força toda que paguemos com nossos dados pessoais.

    3. Avatar de Junior
      Junior

      Essa opção esteve disponível até o Windows 2000 e foi removida no XP.

  8. Avatar de Aposto com voces!
    Aposto com voces!

    a MS vai revelar algo nunca antes visto! simples! the best windows Ever!

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguém me sabe dizer se fica já hoje disponível para instalar/atualizar?

  10. Avatar de Davi
    Davi

    Podiam incluir uma app dock nativa, para arrumar o desktop. Saudades da quick launch bar destacavel.