NASA: Asteroide classificado como perigoso vai passar pela Terra no próximo ano

31 Comentários

Chama-se 1998 OR2 e é um enorme asteroide que está atualmente numa trajetória para passar pelo nosso planeta. Contudo, este não é um asteroide qualquer. O astro tem órbita excêntrica, é classificado como objeto próximo da Terra e como asteroide potencialmente perigoso do grupo Apollo.

O 1998 OR2 foi descoberto no dia 24 de julho de 1998. Quem o detetou foram astrónomos do programa NEAT no Observatório de Haleakala, no Havai. Contudo, este é um dos asteroides mais brilhantes e um dos mais perigosos que existe.

Imagem de astroide na rota da Terra


Asteroide  de 1998 OR2 é da classe dos mais perigosos que passam pela Terra

Os asteroides – corpos rochosos que vagueiam pelo no espaço – não evocam uma sensação particularmente positiva. Na verdade, cada vez se tem falado mais, após sabermos que não estamos a salvo dos impactos.

Assim, há cada vez mais olhos a vigiar o espaço e, segundo informações recentes, parece que há uma grande rocha prestes a passar por cá. Se entrar na nossa atmosfera, seguramente vai fazer muitos estragos.

Chama-se 1998 OR2, esta rocha está desde há muitos anos na mira da NASA. A agência projetou a sua órbita até ao ano 2197. Pela estimativa da rota, este astro nunca irá colidir com a Terra, a não ser que algo perturbe a sua rota.

 

NASA classifica como muito grande

O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA revelou que o asteroide 1998 OR2 tem um diâmetro estimado de 4 quilómetros e espera-se que passe pela Terra no dia 29 de abril de 2020, às 15:26 horas de Portugal Continental.

No seu ponto mais próximo, o asteroide estará a uma distância de aproximadamente 0,04205 unidades astronómicas ou cerca de 6,3 milhões de quilómetros do centro do nosso planeta. Parece seguro, certo? Bem, o curso do asteroide pode ser alterado devido a alguns fenómenos e pode eventualmente colidir com a Terra.

 

Mas que fenómenos serão esses?

Em primeiro lugar existe o efeito Yarkovsky, que é conhecido por afetar o semieixo maior dos asteroides. Este fenómeno pode ser definido como a força consequente exercida sobre um corpo celeste devido a mudanças na temperatura. Entre as várias razões para esta alteração da temperatura, está a influência da radiação externa ou a gerada internamente.

Dessa forma, este tipo de alteração pode afetar a rotação do asteroide 1998 OR2 e, eventualmente, a sua órbita, fazendo com que este se vire para a Terra.

O segundo fator que poderia levar ao evento catastrófico de colisão de asteroides seria a perturbação da trajetória causada pela Fenda de ressonância gravitacional. Este último pode ser descrito como uma pequena região no espaço em torno de um planeta onde a gravidade do planeta pode alterar a órbita de um corpo celeste que transita por perto. Dessa forma, no caso de um asteroide, a gravidade poderá atrair para dentro da órbita do planeta, levando a uma colisão.

 

Que consequências resultariam de um impacto deste asteroide o planeta?

Há muitos dados apenas avançados com base em previsões, felizmente não temos registos que atestem a certeza dos factos. Contudo, além do dano tectónico causado pelo asteroide, o impacto também alteraria severamente as condições meteorológicas e atmosféricas do planeta.

 

NASA: Asteroide de 2.700 megatoneladas vai passar “perto” da Terra em outubro

 

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Riasa
    Riasa

    Ou seja, não existe perigo nenhum, é mais uma telenovela dos asteroides para meter medo. Ok. Hoje já não vou dormir.

    1. Avatar de John
      John

      Tem sim, pois , os fenômenos ditos no noticiário pode ocorrer então tem perigo de colidir com a terra.

  2. Avatar de Davide Costa
    Davide Costa

    Para quê tanto alarmismo, quando por vários anos à nossa frente, não há asteróide nenhum em rota de colisão. Qualquer asteróide que possa passar próximo da terra, para a comunicação social já está em rota de colisão. Até parece que querem a todo o custo que um asteróide choque mesmo com a terra. Acho que tenho mais possibilidades de eu ganhar o euromilhões do que isso acontecer.

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Em 2013 um asteróide explodiu por cima da Rússia e só causou ferimentos a centenas de pessoas e danos a milhares de edifícios. Não foi detectado até ter explodido na atmosfera. Só tinha 20 metros e provocou este dano todo. Penso que foi este ano que um outro asteróide explodiu na atmosfera da Terra só tendo sido detectado horas antes se isso. Só não se falou tanto desse asteróide como do que caiu na Rússia porque este caiu no mar e não provocou danos.

      Mas sim, para quê tanto alarmismo quando os métodos de detecção que temos neste momento não conseguem detectar estes dois asteróides…

      1. Avatar de Davide Costa
        Davide Costa

        Quantos asteróides já caíram na terra desde que há memória? Por passar um ou outro próximo não quer dizer que venha a colidir com a terra. Antes pode colidir com outro astro qualquer. Somos 8 planetas e uma estrela, porque raio têm de insistir em colisões com a terra? Só vejo teorias da conspiração que não passam mesmo disso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva Davide. Muitos astereroides têm atingido o planeta, contudo, poucos são sentidos pelas pessoas.

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/asteroide-desintegrou-se-na-atmosfera-da-terra-e-foi-apenas-detectado-horas-antes/

          https://pplware.sitedev.pt/ciencia/asteroide-explode-na-atmosfera-terrestre-por-cima-das-caraibas-video/

          Esses dois são recentes, mas há mais. Claro que não se trata “se iremos ser atingidos por um de classe Apollo de novo”, trata-se de “quando seremos”.

    2. Avatar de Jofiel
      Jofiel

      Isso vai acontecer ss, não sei se
      a minha previsão está correta mais daqui a 10 ou 15 anos um possível asteróide se chocara com a terra, e poderá ser um acidente bem Catástrofico para a humanidade.

      1. Avatar de Arthur kich
        Arthur kich

        Mano se ele ta na rota dele des de 1998 ele não mudar a rota dele em 8 meses se liguem nisso quantos anos ele está na sua rota ele vai passar muito longe do nosso planeta ums 7 milhões de quilômetros do nosso planeta 24 ou do nosso planeta ou seja muito longe pesquisem eles só colocam essas notícias vai cair pra causar pânico nas pessoas e se acharem importante se liguem

    3. Avatar de Física
      Física

      É aGente não temos certeza né ? Quem sabe disso é eles , Entt fala menos e aprender mais pq Se eles botarem vc na frente disso vc não sabe oque fazer flw

    4. Avatar de Joreg
      Joreg

      Fia-te na virgem…e não corras!

  3. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Approaches the end of man on earth

    1. Avatar de Davide Costa
      Davide Costa

      Talvez sim talvez não, mas por um asteróide não é de certeza pelo menos para já.

  4. Avatar de cantiflas
    cantiflas

    The end is near…

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pessoal isso e pura verdade nao brinque o que vcs falam

  6. Avatar de Ulisses da Silva Scrima.
    Ulisses da Silva Scrima.

    Sobre a este asteroide diz na Bilblia que havera um terremoto mundial,-oode ser em consequencia da queda desse asteroide na terra-? ; -leia Mateus numero 24 versiculo 21 .

    1. Avatar de censo
      censo

      É um fenómeno natural que acontecerá mais cedo ou mais tarde, esteja na Bíblia ou em qualquer outro livro.

    2. Avatar de Davide Costa
      Davide Costa

      A Bíblia não pode ser levada à letra, tem de se saber interpretar esse livro. Não está lá escrito como vai ser o fim da terra.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Deveriam ler a bíblia como uma colecção de histórias/ estórias e narrações feitas por pessoas ao longo da história humana, e analisar dessa perspectiva… certamente que rapidamente começavam a detectar erros óbvios, sem contudo desperdiçar o que de correcto e útil é transmitido.
        E a Bíblia, mesmo as partes correctas devem ser analisadas do ponto de vista extra-material: espiritual… o que para alguns é simplesmente impossível e por isso não conseguem tirar proveito nem daquilo que de correcto lá vem escrito.
        Por outro lado já existe, por escrito a Verdade, o esclarecimento do que é a Verdade, do tal “Filho do Homem” à muito anunciado e como tantas vezes antes não reconhecido pela humanidade como tal… mas se procurarem com verdadeira sinceridade encontrarão a informação.

        O fim da Terra é igual ao de todos os outros planetas e de tudo o mais, a certa altura será de forma progressiva desintegrado até ser totalmente desintegrado para voltar aos componentes básicos para se voltarem a unir e voltar a formar novas parte do universo. É basicamente uma cópia do que acontece por todo a Terra em pequena escala, mas em larga escala.
        Quanto ao fim do ser humano, esse fim, só depende de cada um… porque cada um tem livre arbítrio e por isso o fim não pode ser previsto individualmente embora seja possível ver com milhares e milhares de anos de antecipação a tendência geral.

  7. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Qualquer dia vamos deixar de pagar impostos.

    1. Avatar de David
      David

      Isso é mais ou menos como o asteróide… para perto mas nunca acontece 😀

  8. Avatar de Jonathas Santos
    Jonathas Santos

    Se passar próximo ao Brasil, terá que pagar impostos, porque aqui é só para isso que o governo presta…

  9. Avatar de Guillermo Pinto Seelig
    Guillermo Pinto Seelig

    QUE VENHA POIS O PLANETA ESTÁ DOMINADO PELO DEMÔNIO ,OS HOMENS SE AFASTOU DÁ ESPIRITUALIDADE , SÓ PENSAM EM DINHEIRO PARA SI PRÓPRIO , ACHAM QUE DEUS BRINCA ,ENTÃO ESPEREM A RESPOSTA?????

    1. Avatar de David
      David

      @Guillermo estás possuído rapaz…

  10. Avatar de Davide Costa
    Davide Costa

    Quanto Deus para aqui Deus para ali, e no fim de contas quem mais bate no peito e quem mais fala Nele é quem mais tem que se lhe diga. Só se lembram de Deus quando se sentem ameaçados. Será que realmente Ele existe? Será que há vida para além desta? Não andaremos enganados e quando morremos acaba tudo? Não acreditam em coisas da física mas acreditam em coisas imateriais como Deus. Quem é Deus para vós? Qual é a imagem de Deus que tedes na cabeça?

    1. Avatar de David
      David

      Sei que amanhã é segunda e vou trabalhar…
      A sociedade criou um Deus para justificar e conseguir ultrapassar os seu medos…ou culpabilizar um Deus por todos as atrocidades que o Homem faz à sociedade, ao seu semelhante e à Natureza…

      Eu tb acredito num Deus… em mim próprio!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Deus é o único que vive por si mesmo.
        Você, David, não é Deus, é espírito, e mesmo assim só é de pleno valor quando tiver atingindo a maturidade para tal através de esforço próprio sempre no sentido correcto, ao longo de várias vidas entre a Terra e o além.

        Deus ainda deu origem e continua a manter as condições para que você possa desenvolver-se… idealmente sempre de forma correcta, e sempre que não age de forma correcta também a forma com tudo funciona garante que irá ter de resgatar seus erros de alguma maneira podendo ou não sofrer conforme cada erro cometido e conforme a vontade para o correcto ser ou não forte… e tudo isto sem que Deus mexa um só dedo ou sequer que se preocupe consigo ou com qualquer outra pessoa em particular. Tem livre arbítrio mas tudo tem retribuição seja ainda nesta ou numa qualquer outra vida no além ou de volta aqui na Terra… a ignorância não altera a consequência.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      P: Será que realmente Ele existe?
      R: Sim.

      P: Será que há vida para além desta?
      R: A vida é contínua, apesar de não se lembrar das existências anteriores, e tudo para ajudá-lo a viver esta fase da vida de forma plena e assim tirar proveito da mesma.
      A vida é contínua, mas pode ter um fim, ou melhor a personalidade individual pode ser desfeita e assim ser extinta, a conhecida segunda morte por muitos povos de antigamente. O núcleo espiritual em si não pode morrer, mas a personalidade que se desenvolve rumo à auto-consciência pode ser destruída, se não se desenvolver correctamente e ficar presa na matéria.

      P: Não andaremos enganados e quando morremos acaba tudo?
      R: Muitos preguiçosos de espírito gostam de pensar que quando morressem acabaria tudo, contudo, mesmo que se tenha auto-condenado à auto-extinção da sua personalidade por seu querer errado ainda assim ainda viverão por bastante tempo mesmo que em grande sofrimento até ao desaparecer permanente.

      P: Não acreditam em coisas da física mas acreditam em coisas imateriais como Deus.
      R: Acreditar em coisas físicas não implica não acreditar em Deus e vice-versa, são ambas compatíveis. Só a ignorância afirma o contrário.

      P: Quem é Deus para vós?
      R: Deus É!
      É o único que vive por si, sem precisar de outros para existir. Sempre existiu, e continuará a existir mesmo que futuramente por decisão do mesmo deixassem de existir seres humanos auto-conscientes.

      P: Qual é a imagem de Deus que tedes na cabeça?
      R: Ser humano algum pode ver Deus, por ser de espécie diferente. A única imagem possível de ter é a de um olho, e nada mais, é única visão espiritual que um ser humano pode ter de Deus… mas na realidade só aqueles que são partes do próprio Deus (Filho de Deus e o Filho do Homem) podem realmente saber como é Deus por serem da mesma constituição, e na realidade parte do mesmo.

  11. Avatar de Luis Nascimento
    Luis Nascimento

    Acho que os americanos sabem da casa Branca ó talvez cia não se preocupem com isso

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O fim esta proximo pessoal nao binquem

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    brinquem com isso brinquem !