Asteroide explode na atmosfera terrestre por cima das Caraíbas (Vídeo)

26 Comentários

Pode parecer algo que só acontece na ficção científica, mas na realidade e mais comum do que pensamos. Assim, foi detetada uma rocha espacial de 3 metros de comprimento que atingiu a Terra sobre Porto Rico. O asteroide 2019 MO explodiu com uma energia de 3 a 5 quilotoneladas de TNT.

Segundo os astrónomos, tais eventos acontecem uma ou duas vezes por ano. Contudo, a maioria é inesperada, mas esta rocha espacial foi detetada horas antes de atingir a atmosfera.


Explosão foi gravada pelos satélites meteorológicos

Cientistas confirmaram um impacto de meteorito na atmosfera da Terra, por cima da Caraíbas, no último fim de semana. O clarão luminoso foi detetado pelo satélite GOES-16 da NOAA e outros satélites meteorológicos. Surpreendentemente o evento ocorreu no sábado, 22 de junho de 2019, por volta 21:25 (hora de Lisboa), a cerca de 274 km ao sul de Porto Rico.

O astrónomo Peter Brown, especialista em meteoros da Universidade de Western Ontario, no Canadá, referiu que uma estação de infrassom, localizada nas Bermudas, detetou ondas aéreas produzidas pelo impacto da rocha espacial na atmosfera. Além disso, o especialista referiu também que era uma rocha incomum. Isto porque o pequeno asteroide foi detetado antes do seu impacto – nas horas anteriores – pelo Atlas (sistema de alerta de impacto de asteroide terrestre) no Havai.

 

Asteroide libertou energia de 3 a 5 quilotoneladas de TNT

Quando se colocam valores desta natureza, é importante apresentar algo que nos faça perceber a magnitude. Assim, a bomba atómica lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 explodiu com uma energia de cerca de 15 quilotoneladas de TNT.

Tanto a energia libertada, como as observações feitas pelo Observatório Atlas, sugerem que a rocha espacial, de 22 de junho, tinha cerca de 4 metros de diâmetro. Originalmente designado por A10eoM1, a rocha foi agora designada como asteroide 2019 MO.

 

O escudo natural da Terra, a atmosfera, parou a “bomba”

Embora as pequenas rochas espaciais e fragmentos caiam continuamente na atmosfera terrestre, este não é assim tão frequente. Segundo os especialistas do Centro de Estudos de Objetos da Terra, da NASA, grandes eventos como o de 22 de junho ocorrem uma ou duas vezes por ano.

A atmosfera da Terra faz o seu trabalho em nos proteger nesses casos. Como tal, o nosso escudo causa arrasto ou fricção que desintegra a maioria destes pequenos objetos antes que eles atinjam o chão (embora alguns resistam e caiem no solo, mais no oceano).

Algumas imagens de satélite mostram o clarão luminoso produzido pelo meteorito e, segundos depois, um rasto de fumo a dissipar-se. Segundo o astrónomo amador italiano Ernesto Guido, esta é apenas a quarta vez na história que um objeto impactante foi observado antes da entrada da atmosfera.

Em conclusão, o asteroide explodiu na atmosfera terrestre com energia equivalente a cerca de 3 a 5 quilotonelada de TNT. Tais eventos acontecem inesperadamente, uma ou duas vezes por ano, dizem os astrónomos. Este era incomum, pois foi detetado nas horas que antecederam a sua ocorrência.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Valeu-nos a “santa” atmosfera a bem dizer.Ufa,deste estamos salvos. 😐

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Mas temos as alterações climáticas que nos vão matar, todos, até 2050 😀 😀 lolol Dizem…dizem… E eu acredito mesmo, acredito piamente nisso… É uma catástrofe!!

      1. Avatar de censo
        censo

        A história do teu planeta é feita de alterações climáticas. É a moda do momento. Elas acontecerão, sem dívida, mas não vale a pena. Já ninguém se lembra do buraco do ozono, o drama dos anos 80/90.

        1. Avatar de censo
          censo

          “…sem dúvida…”

        2. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Essa preocupação já não serve os interesses económicos do establishment…
          Há quem diga que foi para dar uma ajudinha a uma empresa que queria introduzir no mercado outros produtos, então teve que se demonizar os CFCs.

          Nas alterações climáticas é a mesma coisa.
          Nem há razões para alarmismos, porque se somos nós os culpados, então está nas nossas mãos mudar o clima e pô-lo como estava, é muito simples…

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Também há quem diga muita coisa sobre toneladas de idiotices. Isso não torna verdadeira a afirmação.

            Claro que as toneladas de estudos que demonstravam que realmente os CFCs e HCFCs causavam a redução de ozono na estratosfera faziam parte da conspiração. As medições feitas por satélites por múltiplas nações que indicam que a redução da camada de ozono começou a estagnar após a implementação do protocolo de Montreal, e que pouco mais tarde começou a ser revertida, também faz parte da conspiração.

  2. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Quando ser um maior. Good bye, cruel world.

    1. Avatar de eu
      eu

      Pior do que misturares Português com Inglês, é não saberes escrever.
      Quando “ser” um maior (transcrevi porque na via das dúvidas, creio que não chegarias lá).

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @eu,

      Poir mesmo é quando nem sabe escrever Portugues nem Ingles…

      Nao é good bye, é goodbye….

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Não é poir, é pior…

      2. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Which is correct goodbye or good bye?
        There are four ways to spell this familiar parting expression: goodbye, good-bye, goodby, and good-by. They mean precisely the same thing. … ~The OED (both American and British versions) prefer the unhyphenated goodbye, and list goodby and good-by as alternate spellings. It makes no mention of the hyphenated good-bye.

  3. Avatar de iDesparing
    iDesparing

    For um maior, mais correto, podes dar aulas que aceito. Pois estou a perder a minha língua materna.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Se fosse só a lingua materna 😀

  4. Avatar de 123 e Boooom
    123 e Boooom

    É Pena não cair na Câmara de Viana do Castelo e na Vianapollis

    1. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      bem dezido

    1. Avatar de M
      1. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        se nao tem video é fake hahaha

        brincadeira 😛 😛

        1. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Brincadeira, brincadeira….mas fiz a mesma pergunta…lol
          Dependendo em que altitude e em que parte da atmosfera é que o asteróide se desfez, com tanto satélite, com tantos telescópios, com tantas câmaras de alta definição e lentes, a única coisa que nos apresentam é uma “coisa” que parece feita nos anos 80 lolol
          #ExploraçãoEspacial
          #Paródia

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            O GLM é uma câmara de infravermelhos. A única coisa que é dos anos 80 é a tua ignorância.

            O NEO em questão desintegrou-se sobre o mar a quase 300km de terra, e possuía um diâmetro de 3m. Explica lá como é que estavas à espera de ter muitas observações de telescópios, câmaras de alta definição? Quanto aos satélites tens uma observação. Olha que não existem assim tantos satélites quanto tu pensas com as câmaras apontadas para o planeta.

          2. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            @ Nuno V
            Tinha 4 metros, é o que diz no artigo, pelo menos.
            Como estava à espera? Não era de esperar menos do todo-poderoso Homem que está prestes a ir a Marte…E está tão avançado na exploração espacial…
            (ironia)

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            2019 MO tinha um diâmetro médio de 3m. Os 4m a que te referes foi no relatório inicial logo após a detecção.

            O quê que isto tem a ver com a exploração espacial? Sabes o que é pensamento crítico? É algo que não existe no teu argumento.

  5. Avatar de Lara Romão
    Lara Romão

    Gostei! Mas não muito, pois se cai na Terra … Já estávamos a voar no espaço! Pelo menos poderia ir para onde queria, tipo ir ver o Sol perto, ou até mesmo tocar nele, mas tinha que ser rápido, porque se não queimava a mão. Poderia ir no meu carro pelo resto do espaço. Vendo desta maneira, até não parece assim tão mau.

    1. Avatar de André Simeone
      André Simeone

      Concordo! Até seria curtido andar e voar pelo espaço. E um dia, passados muitos anos construir um planeta com os destroços da Terra. Apoio-te e vou contigo 😉 😉 😉

  6. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    @Nuno V
    Não tenho culpa que não tenhas percebido a ironia, apesar de ter mencionado entre parêntesis, nem assim….

  7. Avatar de Cátia
    Cátia

    O meteorito deveria cair na cabeça de vocês todos .. em vez de comentarem coisas sobre o evento vêm ver os erros ortográficos uns dos outros. Fui ler os comentários para ver se tinha algo inteligente sobre o assunto e só encontrei gente desocupada…