Vacina portuguesa precisa de 20 milhões de euros para avançar

35 Comentários

Sim, Portugal também está a trabalhar numa vacina contra a COVID-19. De acordo com notícias recentes, os primeiros ensaios em ratinhos com sucesso, mas falta o apoio do Governo para avançar com os ensaios clínicos em humanos.

Para a vacina portuguesa avançar, são necessários 20 milhões de euros.

Vacina portuguesa precisa de 20 milhões de euros para avançar


Vacina portuguesa com bons resultados em ensaios “não clínicos”

A explicação foi avançada à TSF pela empresa de biotecnologia, com sede em Cantanhede, no distrito de Coimbra. O diretor científico da Immunethep, Pedro Madureira, refere que até este momento os primeiros ensaios, conhecidos como “não clínicos”, correram muito bem.

Foram muito positivos e é verdade que só teremos a certeza dos resultados com os ensaios clínicos em humanos, mas dão-nos muita confiança, pois usando um modelo que imita a doença em humanos revelaram que a vacina foi muito eficaz, numa forte indicação de como as coisas vão decorrer em pessoas

Vacina portuguesa precisa de 20 milhões de euros para avançar

Segundo a equipa, após terminar os testes com animais, é fundamental avançar para a próxima fase, mas para que isso aconteça é necessário que exista um financiamento do Governo. A empresa diz ter tudo pronto para avançar em setembro.

A solução em desenvolvimento pela Immunethep atua na prevenção da COVID-19 e utiliza o vírus inativado, que “reduz muito a probabilidade de haver novas variantes do vírus SARS-CoV-2 que escapem à vacina”.

Pedro Madureira admite que o processo de aprovação do dinheiro público está um pouco demorado, “tendo em conta a urgência da necessidade de investimento e de termos rapidamente uma vacina que nos proteja das variantes, bem como por ser uma vacina de fácil administração – muito vantajosa para países onde a vacinação é quase inexistente”.

Leia também…

COVID-19: Vacina portuguesa com resultados promissores em animais

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Parece que na próxima semana vem aí um cheque de muitos milhões.

  2. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Se me saisse o euromilhoes eu aplicaria aqui parte do dinheiro nao m importava nd

    1. Avatar de ze
      ze

      Se me garantirem que eu acerto o euromilhoes com um jackpot de 25 milhoes eu faço uma doação de 20 milhoes para esta pesquisa, o estado fica com 4 milhoes de iva e eu com 1 milhão.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Errado, se ganhares um jackpot de 25 milhões o estado apenas o imposto de selo são 20% logo são 5 milhões, então ficas sem nada.

        1. Avatar de Asilva
          Asilva

          Quero “dar” 5 milhões ao estado. Ajudem-me. Qual é a chave do ero milhões?

      2. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Quase todas as Sextas Feiras, em Portugal ha uns 4 ou 5 premiados com o segundo prémio…que já é muito bom…onde é que esses vencedores andam? Será que contribuiriam? Pois é….

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Contribuíram de certeza, caso tenham jogado em Portugal.
          O dinheiro desse imposto é que não se sabe onde anda. Por outro lado o vencedor é normal que queira ficar no anonimato.

  3. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Se este projeto não for subsidiado é uma vergonha. 20 milhões são trocos para o estado e isto seria um passo importante para a industrialização cientifica em Portugal principalmente se houvesse uma parceria com a Bluepharma ou a Bial.

  4. Avatar de CPU Lord
    CPU Lord

    “A solução em desenvolvimento pela Immunethep atua na prevenção da COVID-19 e utiliza o vírus inativado”

    Isto é diferente das outras vacinas. E 20M parece-me fácil de obter. Carrega Immunethep.
    Vacinas destas até da gosto tomar.

    1. Avatar de Toy
      Toy

      Se o Sars-CoV-2 nunca foi isolado como é que utilizam o vírus inativo? Só se for o adenovírus que a “vacina” da Astrazeneca e outras usam.

    2. Avatar de R00KIE
      R00KIE

      Não é novidade, a vacina da Sinovac também usa o vírus inativado.

      De qualquer forma termos uma vacina “nossa” seria bom, para adquirirmos experiência em todo o processo e para não estarmos tão dependentes de terceiros.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Calma, primeiro está o Novo Banco.
    Depois está a vacina.
    Prioridades são prioridades…

    Já só faltam 5000 milhões para o NB.
    Trocos, portanto…

    1. Avatar de pirata
      pirata

      ainda falta a tap ai pelo meio

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        sem esquecer os comboios

        1. Avatar de Miguel
          1. Avatar de jaugusto
            jaugusto

            … então e já venderam a Efacec?!!

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Se pudesse dava um laique.

  6. Avatar de jota
    jota

    Os €20 milhões de que precisam, não deve ser só para os ensaios clínicos em humanos! Pelo menos para os ensaios clínicos em humanos, o Governo tem que ser célere em dar o apoio!

  7. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Portugal é mesmo uma província…
    Quando já estiver aí outro vírus inventado por chineses ou americanos tipo xovidite22 e já todos estiverem vacinados e imunes ao covid-19 é que vai portugal apresentar com poupa e circunstância a sua vacina covid-19 tuga e vai vender o que? Zero… Já não há vírus. Lol
    Volta Don Afonso Enriques, ou volta era dos descobrimentos… Portugal portugal… Ai ai

    1. Avatar de Heribert
      Heribert

      Que ridiculo, espero que não sejas vacinado para nos livrarmos da tua presenca

    2. Avatar de nunov
      nunov

      Deve ser por isso que existem muitas outras vacinas a serem desenvolvidas, talvez em estagio mais atrasado! Até a própria AstraZeneca está a desenvolver uma vacina oral! Nem daqui a 1 ano teremos grande parte da população mundial vacinada!
      Enfim, o que é bom é falar mal…

  8. Avatar de Heribert
    Heribert

    20milhoes? Nem pensar! Com o meu dinheiro não contam, temos vacinas estrangeiras muito melhores . Vacina portuguesa e so para dizer que também fazem alguma coisa, tipico de pais pequeno e complexado. Se os ingleses e alemaes não gostassem das praias e clima ja portugal não existia pois não via um centimo.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      se não demorarmos muito tempo, temos por exemplo, o mercado dos países de lingua oficial portuguesa onde a nossa vacina seria bem recebida (vendida) … e eles são muito milhões !!!

    2. Avatar de nunov
      nunov

      Como pode garantir que temos vacinas estrangeiras muito melhores?? Pelo que tem sido dito, as vacinas orais até podem ser melhores pois actuam localmente!! Enfim, comentario tipico não de país mas sim de pessoa pequena e complexada!

    3. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      Tenho muita pena e vergonha que sejas Português!
      Até porque para teres essa visão de Portugal, deves estar de olhos postos apenas em ti! Se soubesses o valor que os Portugueses têm por esse mundo…
      Faz um favor a todo o país, nunca saias do teu vilarejo…

  9. Avatar de Steve Robs
    Steve Robs

    Se fosse para o Novo Banco o dinheiro aparecia logo…

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Trocos e como Portugal já deve ter baixado as calças às fabricantes estrangeiras, nem deve estar a pensar nesta vacina portuguesa

    mas se fosse para 1 amigo, apareceu logo mil milhões

  11. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Era porreiro termos a nossa própria vacina, o problema é que, se lhes derem os 20 milhões, o mais provável é que passado uns tempos abram falência/insolvência e nunca mais ninguém vê o dinheiro. E o povo é que paga.

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    Peçam ao Ricardo Salgado ou ao Berardo!!! oh wait…

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Para onde posso enviar os 10 € que me competem para chegar aos 20 milhões?!? (diria mesmo que estou disponível a enviar já 200 € para apoiar o projecto, representando o meu agregado familiar em dobro!) 😉

    Vamos lá apoiar o que é nosso e que nos dá autonomia.

  14. Avatar de Manel
    Manel

    Fácil… Peçam ao Luís Filipe Vieira que ele financia. … E ainda fica a ganhar.é só falar com o amigo dos frangos para comprar a dívida.

  15. Avatar de Manel
    Manel

    Peçam ao Luís Filipe Vieira que ele financia… Se for preciso vende um jogador e ainda poe ao bolso.

  16. Avatar de PorcodoPunjab
    PorcodoPunjab

    Aposto que vai já aparecer um boy Xuxareco a criar uma empresa na hora para fazer a vacina e receber esses 20 milhões.
    Segundo me disseram aquele empresa que fez golas anti incêndio inflamáveis já está na corrida…

  17. Avatar de Luís
    Luís

    Este governo prefere engordar a indústria dos outros países em vez de desenvolver a nossa. Nunca mais sairemos da cauda da Europa. O povo português ou é ignorante ou burro para não dar uma lição a este tipo de política.

  18. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O Tuga normal, porque há sempre alguns com a cabeça no sítio, que são cada vez menos porque piram se daqui para fora, é burro, iletrado, conformista, invejoso, e masoquista.
    Em breve até Marrocos nos vai passar.
    Se não fosse a Europa a mandar dinheiro este seria mais um país falhado.
    Até mete nojo.